MTPutty – O Putty com um gestor gráfico de sessões

22 Comentários

Com suporte para separadores

Como já tive oportunidade de referir em outros artigos, sou um “viciado” em SSH para acesso remoto as minhas máquinas. O SSH (Secure Shell), também conhecido como Secure Socket Shell é um protocolo/aplicação que permite de forma segura aceder remotamente a uma máquina Linux. Como cliente costumo usar o pequeno mas poderoso Putty.

Para gestão das ligações usava até agora o Auto Putty (já analisado aqui no pplware) mas recentemente conheci o  MTPutty. Vamos conhecer melhor esta aplicação.

mputty_01

O MTPutty (Multi-Tabbed PuTTY) é uma aplicação que permite ter várias sessões do putty a correr num só aplicação. O MTPutty  possui muitas características interessantes, das quais destacamos:

  • Suporte para todas as funcionalidades do Putty (incluindo os protocolos SSH, Telnet, Rlogin, Raw)
  • Simples de usar e gerir todas as sessões (possibilidade de guardar as credenciais de acesso ao servidores)
  • Possibilidade de correr um script nas várias máquinas remotas
  • Suporte para separadores

Depois de instalar o MTPutty, é necessário indicar onde possui o cliente putty. Caso não possua, pode fazer download aqui

mputty_00

De seguida basta configurar os parâmetros da sessão (Raw, Telnet, Rloling ou SSH) e indicar um o endereço IP/nome do servidor e credenciais de acesso.

mputty_03

O MTPutty é sem duvidas uma ferramenta útil, que aproveita todo o potencial do putty e disponibiliza uma interface leve e simples para gestão de sessões. Esta é mais uma das aplicações que está na minha pasta de favoritos.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows
Download: mtputty [720KB]
Homepage: mtputty

Partilhar:
Tags:

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de chicosoft
    chicosoft

    O problema dele é quando estoira… é muito giro até termos estoirado a meio dum upgrade de IOS duma FW e termos que explicar que a FW não faz nada… 🙂
    Desde esse dia SecureCRT…

    1. Avatar de Nuno Silva
      Nuno Silva

      Been there, saw that!

  2. Avatar de VIRUXE

    Não consigo achar este tipo de aplicação útil. Pelo-menos para mim. Pois tenho o meu Windows 7 definido para nunca combinar botões da mesma aplicação na barra de ferramentas, pois acho muito mais prático assim.
    Tenho o texto do titulo das janelas sempre a disposição e não tenho de andar a clicar mais vezes ou passar o rato por cima das aplicações para procurar a janela que quero.
    O mesmo aconteceria se apenas tivesse essa aplicação. Teria de abrir a abrir a aplicação e a procurar pela tab que quisesse. Ou seja, mais cliques.

  3. Avatar de João Ribeiro
    João Ribeiro

    Muito fixe!

  4. Avatar de Christophe
    Christophe

    eu uso o mRemoteNG . Tenho necessidade de visualizar múltiplas ligações ao mesmo tempo, disposição em grelha facilita-me bastante…
    Até agora não me tem falhado 🙂

  5. Avatar de cdcs
    cdcs

    Putty Connection Manager Sempre!
    http://puttycm.free.fr/cms/

    1. Avatar de PMWar
      PMWar

      Infelizmente, parou no tempo…

      1. Avatar de Renato Peixe
        Renato Peixe

        Não há algo que mais me irrite do que software abandonado.

        1. Avatar de PMWar
          PMWar

          Principalmente quando é bom 🙂

          1. Avatar de Renato Peixe
            Renato Peixe

            Poderosa, Mobaxterm e SecureCRT são melhores, acredita.

  6. Avatar de João Alves
    João Alves

    SecureCRT muito melhor…não “crasha”….

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Será o próximo a ser analisado. @João quer tratar tu do artigo? 🙂

  7. Avatar de Pedro Leitão
    Pedro Leitão

    Ai este programa crasha? Que filhos da putty…

  8. Avatar de Renato Peixe
    Renato Peixe

    As melhores soluções são:

    A pagar: SecureCRT sem dúvida
    Gratuitas: Poderosa e Mobaxterm

    1. Avatar de chicosoft
      chicosoft

      Então e o Grande HyperTerminal 😀 lololol

      Já me desenrascou muitas vezes 🙂

    2. Avatar de PMWar
      PMWar

      Dei uma olhadela na diagonal ao Mobaxterm… Aquilo tem muito que se lhe diga.
      Só lhe falta conseguir exportar/importar os bookmarks para ser uma coisa 5 (*)

      1. Avatar de Renato Peixe
        Renato Peixe

        O Mobaxterm, além de cliente SSH, também permite substituir o Cygwin na máquina local. (embora não seja tão completo nessa função)

  9. Avatar de Pedro
    Pedro

    Também podem dar uma vista de olhos no Kitty 🙂

    1. Avatar de João Alves
      João Alves

      Boas..O kitty é uma cópia do Putty, com os mesmos problemas incluidos 🙂

  10. Avatar de CarpoPT
    CarpoPT

    http://remotedesktopmanager.com/ Tem uma versão grátis muito boa!