Auto Putty – Automatizar a gestão de máquinas

14 Comentários

Quem faz a gestão de servidores conhece de certeza uma das mais importantes ferramentas que existe. Falo-vos do Putty.

É sem dúvida uma grande ferramenta, mas com algumas limitações, tal como um gestor de ligações, digno desse nome. Existem algumas soluções para suprir esse problema, e por isso hoje apresento-vos o Auto Putty.

autoputty_1

Este gestor de ligações permite ter memorizadas as nossas ligações preferidas. E não se limita ao Putty e ao SSH.

Podemos ter também ligações SFTP, através do Winscp, ter Remote Desktop e VNC. Claro está que temos também de ter as restantes aplicações instaladas ou as respectivas versões portáteis.

Como usar Auto Putty? Simples, definimos um nome para a ligação, um endereço a ligar (com indicação de porto se diferente do standard), o nome de utilizador, a palavra chave a usar e o software a usar. É ainda possível, caso tenhamos, a chave RSA/DSA a usar na ligação SSH. Guardem essa ligação e está pronta a ser usada.

Caso tenham várias ligações já criadas e se as quiserem abrir todas basta seleccionar as mesmas e carregar em Enter.

As definições possíveis de alterar são poucas e muito simples.

autoputty_2

Definam uma palavra chave, se pretenderem que o acesso às vossas máquinas seja controlada (lembrem-se que têm lá as palavras chave acessíveis), importem máquinas através de um ficheiro de texto e definam para cada um dos 4 software possíveis de serem usados qual o caminho e outros parâmetros específicos de cada um deles.

É sem duvida uma mais valia para ser acrescentada ao já muito valioso Putty.

E abaixo podem encontrar as versões portáteis de 3 dos 4 softwares que podem ser usados:

O 4º pode ser encontrado em qualquer instalação de Windows (é nativo).

É ainda necessário que tenham instalado o .NET Framework versão 2.0.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Windows Vista/Win7
Download: Auto Putty 0.23 [50.7KB]
Homepage: Auto Putty

Partilhar:
Tags:

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Maquiti

    Muito boa ferramenta, irei discartar o putty

    1. Avatar de Pedro Pinto

      @Maquiti
      A ideia não é descartar…a ideia é teres um gestor de ligações para o Putty

      1. Avatar de point
        point

        o putty já tem um gestor de ligações..

  2. Avatar de Rafael Eduardo Kassner

    Boa, mas o Putty tem um gerenciamento de conexões que funciona satisfatoriamente bem.

  3. Avatar de Alexandre Pinto
    Alexandre Pinto

    Muito bom.
    Mas acho que se tivesse a facilidade de configuração do KeaVT (macros, edição de comandos por tecla etc) ficaria simplesmente perfeito.

    Por norma prefiro o Kea…

  4. Avatar de Maquiti

    @Pedro

    Obrigado pelo esclarecimento,

    M

  5. Avatar de Hélio Félix
    Hélio Félix

    (Sem Testar)
    Do que falaram, era bom ter suporte para ligaçãos VPN e OpenVPN.

  6. Avatar de Pedro Miguel Pinto
    Pedro Miguel Pinto

    Já agora podem dar uma vista de olhos no:

    mRemote @ http://www.mremote.org

    1. Avatar de João Silva
      João Silva

      Sabes para que serve/o que é suposto aparecer no Sessions Panel?

  7. Avatar de Wonderm00n

    Útil! Já está em uso aqui!

  8. Avatar de João Silva
    João Silva

    Putty Connection Manager
    – gestor de ligações
    – multitab

    http://puttycm.free.fr/

  9. Avatar de Pedro Ribeiro
    Pedro Ribeiro

    Boas. Parece ser uma ferramenta porreira.
    No entanto, tentei aceder (shh) a um pc com uma porta diferente e não me deixar entrar.
    Como se altera para uma porta diferente da por defeito?

    1. Avatar de Pedro Ribeiro
      Pedro Ribeiro

      Ninguém dá uma ajudinha?
      Experimentei com tava lá IP:porta, mas não funcionou.
      O sw tá fixe, mas sem isto não me serve de grande coisa.

  10. Avatar de Carlos Monteiro

    é uma boa solução para windows, para mac é que é mais dificl.