Microsoft Fix It – Melhorias na gestão de energia

16 Comentários

A eterna guerra para manter a nossa bateria com a máxima capacidade de carga e de carregamento nunca será terminada. Teremos sempre que nos preocupar com a possibilidade de estarmos a consumir demasiada energia no posso computador portátil e assim diminuir o tempo de utilização.

Os Fix It são uma série de ferramentas da Microsoft que nos permitem, de forma simples e rápida, resolver problemas no Windows, sem que tenhamos de estar a aplicar receitas complexas e muitas vezes dúbias. Desta vez foi disponibilizado um Fix It que trata dos problemas relacionados com o consumo de energia e a melhoria da gestão dos consumos desta.


Todas estas pequenas ferramentas são feitas para que pesquisem o Windows do seu utilizador e, consoante o seu propósito, procurem problemas e que aconselhem resoluções. Estas soluções podem ser aplicadas de forma automática ou podem ser controladas pelo utilizador.

No caso concreto do Fix It agora disponibilizado, todas as detecções e pesquisas que são feitas no sentido de afinar o computador para que esteja a consumir o mínimo de energia possível, sempre ajustado à sua realidade (ligado ou não à corrente) e com os parâmetros dos diferentes planos de energia calibrados para todas as situações.

O início do processo, e ainda antes de ser iniciada a pesquisa de problemas, é pedido ao utilizador que defina a forma de aplicar as correcções. As duas hipóteses disponíveis são a aplicação automática ou a aplicação selectiva pelo utilizador. Caso sejam utilizadores mais conhecedores e com customizações feitas devem escolher a segunda opção. As imagens abaixo referem-se a esta opção.

Depois de serem efectuados os testes e a pesquisa das configurações actuais é apresentado um relatório com todos os erros encontrados. O utilizador deve seleccionar quais os que pretende aplicar e de seguida carregar no botão Seguinte.

Após este passo as alterações às configurações são aplicadas e os problemas devem ficar resolvidos. No final deste processo é apresentado um relatório dos problemas que foram encontrados e o estado final do processo de correcção.

Se pretenderem podem ver um relatório ainda mais detalhado onde são apresentados dados do sistema, os testes realizados e as medidas aplicadas. Estes dois relatório podem ser gravados para posterior consulta ou impressos na hora.

As áreas onde o Fix It actua são as seguintes:

  • O período de tempo antes de o computador entrar no modo de suspensão é muito longo
  • É utilizada a protecção de ecrã em vez da definição do modo de suspensão do computador
  • A definição da luminosidade do ecrã é muito elevada
  • A definição do esquema de energia não é a mais eficiente
  • O adaptador sem fios não está optimizado para poupança de energia
  • A definição do estado de desempenho mínimo do processador é muito elevada

 

O Fix It é uma aplicação que não necessita de instalação, mas requer que o computador esteja ligado à Internet pois é descarregado o motor de testes sempre que a aplicação é executada.

Usem esta aplicação da Microsoft para detectarem e corrigirem problemas de consumo de energia no vosso Windows. Vão conseguir obter mais da vossa bateria com a simples afinação dos vossos planos de energia e outros parâmetros. O Fix It trata de todo esse processo por vós.

Testem o vosso Windows e vejam onde podem melhorar. Facilmente vão perceber que existe sempre onde podem melhorar.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Server 2003/Vista/Win7/Server 2008/R2
Download: Microsoft Fix It [347.92KB]
Homepage: Centro de suporte fix-it

 

Partilhar:
Tags:

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Daniel Santos
    Daniel Santos

    Acabei de fazer o download e esta mesma ferramenta não corre no Windows XP…

    1. Avatar de Daiquiri
      Daiquiri

      Não julgo não ser suportado. O Windows XP é um sistema operativo com 10 anos

    2. Avatar de Zane
      Zane

      A Microsoft diz que dá, provavelmente tens que tens o SP3 instalado para correr isto.

        1. Avatar de Daniel Santos
          Daniel Santos

          Eu tenho o SP3 instalado. Simplesmente diz que não tem suporte.

  2. Avatar de Gilmar Coimbra
    Gilmar Coimbra

    Chegou-me em boa hora, pois a bateria do meu Note não dura mais do que 5 minutos. – Farei os testes!

    Preciso fazer testes para saber se ainda há vida ou não.

    O que vocês me indicam? Qual software o mais adequado para saber quantos ciclos ainda existem?

    Alguém pode me dar sugestões? – Agradeço de antemão!

    1. Avatar de Constantino
      Constantino

      5 minutos???
      bateria nova resolve.
      foi isso que aconteceu com uma do meu portátil.

      1. Avatar de Daniel Santos
        Daniel Santos

        Bateria resolve quando de certeza absoluta se trata de fazer uma ou várias calibrações para o problema ficar resolvido? Trata-se de uma des-calibração do sensor da bateria, sensor esse que se encontra localizado na Motherboard. O meu portátil vai fazer 4 anos em Setembro, bateria de 6 células, nunca removi bateria em altura alguma para (supostamente não viciar a mesma). Dependendo dos portáteis claro, é conveniente remover sim apenas se a mesma começar a ficar quente derivado ao aquecimento o hardware em si. Logo, não compensa fazer qualquer tipo de compra, sem antes primeiro fazer este passo que não deixa de ser barato (0,00€) em vez de gastar uma boa quantia por uma nova bateria.

        Espero ter sido esclarecedor (:

        Cumprimentos. ^^

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          As baterias Li-Ion não ficam viciadas, em contrapartida degradam-se com o tempo, mais ainda se estiverem expostas a temperaturas elevadas.

          Uma bateria Li-Ion típica, se estiver sempre na carga máxima, perde 20% da capacidade inicial por ano, o que significa que ao fim de 5 anos só deverá ter uma capacidade residual (os tais 5 minutos).

          Para durar mais, a técnica é guardá-la no congelador só com 40% da carga. Mas aí duvido que seja de grande utilidade… 🙂

          1. Avatar de Gilmar Coimbra
            Gilmar Coimbra

            Então foi isso que dissestes aqui, Carlos! – Execução constante e por muitas horas, de programas pesados e devoradores de memória.
            Recoloquei a bateria, fiz a recarga e refiz o teste: após 10 minutos só restavam 30% de energia.
            Conclusão: já era mesmo!

            Eu não soube como Recalibrar, você sabe e pode dizer-me?

        2. Avatar de Gilmar Coimbra
          Gilmar Coimbra

          Pois é, parece-me não haver uma coisa exata e que sirva para todos os casos. Você diz que faz 4anos que usa no teu portátil uma de 6 células, o que me anima muito. Mas, por outro lado, será que você trabalha no portátil usando diariamente programas como Photoshop CS5, InDesign CS5, Corel Draw X5, Quark 9.0, Office 2007, etc?
          – Se sim, então não sei o que houve mesmo!

          – Ao meu ver, a única explicação que tenho para o desgaste (tão prematuro) da bateria do meu Dell, é a utilização de programas ‘pesados’ de forma contínua e frequente!
          Qual mais poderia ser?

          A sua observação, a do Carlos e dos demais colegas aqui, me fez crer a necessidade de fazer testes mais apurados e saber qual a real situação da bateria do meu portátil.

          Pergunto: a durabilidade e “tempo de vida” de uma bateria, não é diretamente proporcional ao uso que dela fazemos e, principalmente, de quais programas utilizamos? – Ou isso nada ou pouco tem a ver com o caso aqui?

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            A vida das baterias Li-Ion (todas as modernas dos laptops…) depende essencialmente do tempo. Faltou dizer que os 20% de degradação é a uma temperatura de 25ºC. A 40ºC, que não é nada de especial num laptop, o valor passa para 35%. E não é incomum a temperaturas bem mais elevadas que isso, basta ver que a temperatura de funcionamento dum i5 pode chegar aos 70ºC (e processadores mais antigos ainda mais, o meu velhinho Athlon 1000 facilmente ia aos 90ºC).

            Dizes que usas programas “pesados”, o que significa que puxam muito pelo CPU o que significa que o computador trabalha normalmente a temperaturas elevadas, se juntares a isso uma temperatura ambiente elevada, tudo junto é bem possível que a bateria tenha ficado já completamente degradada.

            Paciência.

            Ah. E o que informa a carga da bateria é a própria bateria, as baterias Li-Ion são bem mais complexas que as NiMH e precisam de eletrónica incorporada para evitar a sobrecarga (que as faz explodir, o que é chato), a sobredescarga (que as pode danificar irreversivelmente, que também é chato) e o sobrecarregamento (que também as faz explodir), o sobreaquecimento (que adivinhem o que pode causar) e mais uma série de coisas igualmente más.

      2. Avatar de Gilmar Coimbra
        Gilmar Coimbra

        Pensei haver outra opção (mágica….rs) antes de ter comprar uma nova!
        Ainda tenho esperanças de que hajam alguns ciclos.

        Retirei a bateira para que após uns 3 ou quatro dias, recarregá-la 100% e refazer o teste! – Vamos ver!

        1. Avatar de Daniel Santos
          Daniel Santos

          Podes sempre utilizar o BatteryCare, pois graças a esse programa e às indicações que tem no site referente a este tipo de situações, resolveu o problema a vários portáteis que já me passaram pelas mãos, sem ter de comprar uma nova.

          1. Avatar de Gilmar Coimbra
            Gilmar Coimbra

            Então vou re-utilizar o BatteryCare, pois ainda não consegui descobrir se minha bateria tem ou não ciclos de sobrevida!

            Tua confirmação estimulou-me a tentar mais vezes! – Grato!

  3. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    O meu Portatil HP Pavilion dv6675ep chega rapidamente aos 85º só a trabalhar no sony vegas.. se lhe meto um jogo 3d tipo modern warfare 2 (nem é o mais pesado) atinge 90º+ .. só a trabalhar normalmente no windows sem grandes programas (programas esses que não utilizam o cpu a quase 100%) mantenho temperaturas na ordem dos 50º-65º, as vezes a ver videos pode chegar aos 70-75 (por causa do “papador” de cpu da Adobe) e sempre tive a bateria ligada o que então deve ser resposta ao porque da minha bateria estar a marar.. e este portatil tem apenas 2 anos e meio. Estou a pensar comprar uma de 12 celulas, pq esta ja era e nao deve have calibrador que a ponha boa =).

    Já agora …. Para baixar estas temperaturas loucas só mesmo desmontando o portatil todo retirar o dissipador e enfiar-lhe pasta termica e voltar a assemblar certo? Já estive a ver videos de como desmontar este HP pavilion dv6675ep e para chegar ao CPU só mesmo desmontando TUDO e retirar a board, o que dá uma trabalheira FENOMENAL!