MediaPortal 0.2.3.0

16 Comentários

MediaPortal é uma aplicação Open Source ideal para converter o PC num centro Multimédia avançado. Com o MediaPortal pode ouvir as suas músicas, rádio, ver os seus filmes gravados no PC, DVD’s bem como ver, gravar e até agendar gravações de programas televisivos. Basta que para isso tenha uma placa Tv instalada.



Este software suporta ainda um sem número de plugins e skins que permitem estender as suas funcionalidades. Excelente alternativa aos Media Center do Windows XP Media Center Edition ou do Windows Vista, e que, na minha opinião, em muitos aspectos vai bem mais longe, quer a nível de funcionalidades, quer a nível de usabilidade e estabilidade.

Depois de efectuar o download e a instalação, este programa divide-se em duas categorias essenciais: a aplicação de “setup”, que é utilizada sempre que queremos modificar um parâmetro, acrescentar um plugin ou skin, nomear os directórios com musicas ou filmes, etc e por outro lado, temos a aplicação propriamente dita.

As opções de configuração são imensas, mas uma que achei bastante curiosa e útil, é a integração directa do Daemon Tools no programa, podendo assim definir aqui directamente discos virtuais.

O ecrã principal (bem como no fundo todo o programa) é bastante semelhante ao Media Center, quer do XP MCE ou do Vista. Assim, quem já os conhece, num minuto estará familiarizado com esta aplicação.

Existem também algumas opções de configuração dentro da aplicação principal, principalmente no que diz respeito ao ecrã em si, codecs a utilizar, etc.

Mesmo a partir da instalação de raiz, o Mediaportal já traz algumas utilidades, que podemos usufruir, como é o caso da previsão do tempo

ou até mesmo jogos.

Tetris

Soduko

Na interface, aparecem os ficheiros áudio / vídeo por listagem ou por ícones, mediante o que tivermos definido previamente a nível de directórios na aplicação de “setup”.

Uma curiosidade, que penso não ter visto ainda noutro programa de visionamento de vídeos (pelo menos nos que conheço, embora não sejam muitos) e certamente não existe no Media Center do Windows, é a capacidade de resumir um filme (avi, mpeg, etc) que previamente estamos a ver e paramos, mesmo que entretanto tenhamos fechado a aplicação ou até desligado o PC.

Normalmente, esta função era exclusiva dos DVD’s.

A partir do site, podemos fazer o download de vários módulos para “aprimorar” o Mediaportal, e muitos deles (pelo menos todos os que testei, não tendo sido exaustivo) incluem uma rotina de instalação,

evitando assim aqueles “truques” e “voltas” que é preciso dar para instalar um extra, comum a muitos outros programas.

Podia dizer muita coisa sobre esta aplicação, mas as opções e funcionalidades são tão vastas que só isso dava para um site dedicado.

Assim, se tiverem uma ligação do PC à vossa televisão, preferencialmente por DVI / HDMI, onde a imagem é muito melhor, não hesitem em experimentar este programa. Tenho o Vista instalado em casa e uso o MediaPortal, em detrimento do Media Center.

Obviamente, podem utilizar um comando multimédia, pelo que a experiência de centro multimédia ficará mais completa. Esta aplicação suporta vários tipos de comandos, pelo que a escolha não está assim condicionada.

Para terminar, só é pena que não haja uma versão para Linux. Vale bem a pena. Agradeço ao Eduardo Sousa pelo seu trabalho na autoria deste post.

Licença: Open Source
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista
Download: MediaPortal 0.2.3.0 [26.69MB]
Homepage: MediaPortal

Partilhar:
Tags:

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Spiri
    Spiri

    Tem EPG para Portugal?

    Obrigado

  2. Avatar de Bino
    Bino

    Parece muito bom, vou mesmo experimentar.
    Pelo menos a é o que se pode inferir desta não menos melhor apresentação.

  3. Avatar de Bino
    Bino

    Parece muito bom, vou mesmo experimentar.
    Pelo menos é o que se pode inferir desta não menos melhor apresentação.

  4. Avatar de JOliveira
    JOliveira

    parece-me um optimo programa.. obrigado e continuem………. so falta o link dar para fazer a transferencia… mas tod erram alguma vez na vida…rsrs

  5. Avatar de Quim
    Quim

    pessoal, falta o “h” de “http” no link… de qq forma chega-se lá pelo site.
    obrigado

  6. Avatar de Ju
    Ju

    Funciona com a Pixelview Play TV pro ultra? testei o anterior e não funcionou…

  7. Avatar de Bruno
    Bruno

    Não estou a conseguir sintonizar nenhum canal, o sinal é tvcabo.
    Se for possivel ajudar agradecia.

  8. Avatar de knozer
    knozer

    Tava a mesmo a procura de uma app deste tipo vou ja instalar e testar

  9. Avatar de SyncMaster
    SyncMaster

    Era muito instável (bloqueava muitas vezes) no meu PC, talvez a culpa seja da minha placa de TV (antiga). Acabei por voltar para o Media Center que apesar de não ter tantas opções e extras que o MediaPortal sempre é muito mais estável, ainda por cima acabei por conseguir por o EPG a funcionar no Vista Media Center.

  10. Avatar de Cláudio
    Cláudio

    @Bruno Também estou com o mesmo problema. Não sintoniza nenhum canal. Infelizmente não faz uma pesquisa de canais.

  11. Avatar de Paulo
    Paulo

    Pelo menos podias ter pedido assim um filmezito menos martelado na imagem! ah! ah!

  12. Avatar de Bruno
    Bruno

    #9 Como é que conseguiste fazer isso?

  13. Avatar de SyncMaster
    SyncMaster

    Devo dizer que não foi fácil por a funcionar o EPG no vista media center, recorri aos programas Bladerunner Pro e TVxb que também usava no xp media center, só que a ultima versão do Bladerunner Pro não funciona no vista, então tive que instalar a versão 3.0 Existe um pequeno guia em inglês que eu segui á letra –> http://www.tvxb.com/doc/Vista-BladerunnerPro%20Instructions.htm

    Qualquer duvida 100mhz@gmail.com

  14. Avatar de JCS
    JCS

    Este tipo de programas pode correr em discos externos do tipo ScreenPlay da Iomega ou tenho de ficar à espera de uma eventual actualização de firmware para ter este tipo de funcionalidades a correr a partir daquele dispositivo?

  15. Avatar de Jonatan Atila dos Santos

    se auguem souber como instalar o media portal mande as instrunções para este endereço Jhon.mbc@hotmail.com.
    quando eu tento executar o setup apareceuma mençagem estranha

    (Microsoft .net Framework Runtime is a prerequisite. Please inst)
    eu não sei oque faser
    porfavor meajudem

  16. Avatar de Claudio Roberto Perondi
    Claudio Roberto Perondi

    Jonatan Atila, essa mensagem é pq o MediaPortal precisa do Microsoft .net Framework, você pode baixar ele no site da MIcrosft (Windows Update) ou em sites de busca e baixa de arquivo.
    Eu instalei o programa e ele é muito bom, esta funcionando totalmente no meu PC.