McGuider – O MacGyver dos GPS

43 Comentários

Numa era em que toda a gente tem sede de tecnologia e mobilidade, é cada vez mais comum a procura de um sistema de GPS  que respeite a lei dos três B’s (Bom, Bonito e Barato). Por essa razão, trago-vos hoje uma solução de GPS, testada e aprovada por alguns membros do Pplware. Apresento-vos o McGuider.

Certo dia, estava eu no trabalho, quando um colega me perguntou que software colocar num Nokia com capacidade GPS. Pensei imediatamente no Route 66 para Symbian ou mesmo no TomTom. Após testar estas duas soluções no Nokia, reparei que este não possuía o desempenho desejado utilizando qualquer uma destas aplicações.

Desta forma, decidi pesquisar por uma solução mais eficaz e encontrei o McGuider, até então desconhecido para mim. Após testá-lo exaustivamente  em algumas máquinas, posso afirmar com toda a certeza: estamos perante um canivete suíço dos GPS, perfeitamente à altura dos restantes rivais.

Trata-se de uma solução compacta tendo em conta que, com um simples cartão de 1GB, é possível armazenar o software em si e o mapa da Europa, incluindo extras. Os mapas são fornecidos pela famosa Tele Atlas e pela Wherels. A aplicação encontra-se disponível para diferentes sistemas operativos, não só de plataformas móveis mas também de computador.

Tendo em conta que a versão completa do software custa a módica quantia de 79,99€ incluindo o mapa da Europa, é notório o contraste com os preços equivalentes para TomTom e Route 66.

O McGuider apresenta dois tipos de mapas, 2D e 3D, tendo o primeiro duas vertentes, a vertente normal e a vertente norte. Na vertente normal, a seta aponta para a direcção de deslocamento, enquanto que na vertente norte, a seta está constantemente a indicar o norte, seja qual for a nossa direcção.

Podemos ainda navegar no mapa e indicar para onde queremos realmente ir. Se clicar nos ícones POIs (pontos de interesse) que vão aparecendo no mapa, indicando a existência de farmácias, restaurantes e outros, consegue saber informações sobre esses mesmos estabelecimentos, tais como moradas, posição GPS exacta e ainda em alguns casos, o número de telefone. Tudo isto enquanto navega no mapa.

Assim que escolher para onde se pretende dirigir, o próprio GPS calculará o percurso. Se esse percurso implicar passagem por portagens, o McGuider pergunta se as pretende evitar. Caso responda afirmativamente, será re-calculado um novo percurso sem portagens.

De seguida é-lhe mostrada uma pré-visualização do que se irá percorrer, desde o ponto de partida até ao ponto de chegada pretendido. É importante realçar que o trajecto só será calculado caso possua sinal GPS, caso contrário, o seu ponto de partida será a última posição conhecida.

Pode ainda visualizar os detalhes acerca das restrições impostas ao percurso, por exemplo, se utilizará portagens ou se não pretende conduzir sobre estradas não pavimentadas. Depois de rever estes detalhes, prima Concluído e comece a navegar até ao seu destino.

Através do menu, é possível aceder ao estado do GPS e ver a quantidade de satélites em comunicação com o telemóvel, a velocidade de deslocação, horas exactas, a precisão e a elevação, bem como as coordenadas.

Por fim, ainda tem um conjunto de ferramentas como pode observar na imagem. Para mim, a ferramenta mais interessante é a Informação sobre o país onde podemos obter dados acerca de todos os países do mundo.

Após esta análise, posso concluir que esta solução está bem ao nível da concorrência, ou até melhor.

Espero que esta análise tenha sido do seu agrado e espere por mais na próxima semana.

Nota:

Tendo em conta que, de dia para dia, o mundo do Mobile cresce de forma monstruosa, fazer uma análise útil para todos os nossos leitores, é cada vez mais difícil.

Por essa razão, tem a oportunidade de partilhar ideias sobre software Mobile que gostasse de aqui ver analisado. Para isso, deixe um comentário a este artigo referindo essa mesma sugestão. Relembro que o software sugerido deverá ser compatível com a plataforma Windows Mobile ou Symbian. Pode ainda ser Java, compatível com qualquer plataforma. Desta forma, a sua proposta será analisada e publicada, caso represente uma mais valia para a qualidade do Pplware.

Licença: Shareware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/7, Windows Mobile, Symbian, Android, iPhone
Homepage: Sygic

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de r
    r

    Uso já algum tempo no meu telemóvel e aprovo, mas tenho que dizer que em alguns aspectos como POI’s o Ndrive ainda está um bocadinho acima, mas é sempre uma boa aternativa.

  2. Avatar de viperbruno

    Já o conheço desde da primeira versão e recomendo a muitos utilizadores apesar do programa ser mais exigente que o tomtom por exemplo na recepção do sinal GPS, se for fraco é uma desgraça a navegação e se tiver em zonas sem cobertura por parte do mapa idem aspas. De resto é leve, simples. Falta-lhe um serviço online ou um extra para se destacar dos demais. Mas tem informações sobre os países (desactualizadas, Portugal no sygic tem 9,6 milhões de habitantes). Grande visual, nisso para mim vence a qualquer um.

    1. Avatar de Vítor M.

      No meu Omnia o único problema que detecto é a demora a sincronizar com os satélites.

      São mais de 5 minuto à espera :s

      Esta última versão pareceu-me bastante leve e completa, mas ainda não o levei à exaustão 😀

      1. Avatar de viperbruno

        Tanto? No meu HTC Polaris demoro menos de 1 minuto mas o receptor é excelente, sem falhas. No Nokia n96 com o A-GPS aquilo ate voa (questão de segundos) já o n95-1 demora anos a apanhar sinal. O Omnia não tem A-GPS? No WM podes emular o A-GPS com o advanced config. Por acaso gostava de saber se o omnia 2 tem o receptor melhor pois aquele processador agrada-me 😛

        Mas pensando melhor vou esperar para ver este toshiba:

        http://news.cnet.com/8301-13924_3-10270043-64.html

        1. Avatar de Vítor M.

          Sim tem A-GPS e actualizo frequentemente, mesmo assim é um dia de castigo estar à espera de sinal.

      2. Avatar de cartoon
        cartoon

        “São mais de 5 minutos à espera” e não “há espera” 😉

        Lembra-te da dica, põe a frase no passado:
        “São mais de 5 minutos havia espera”. Não fica bem, pois não? Então é “à”.

        1. Avatar de Vítor M.

          Correcto. Obrigado pelo reparo, embora soubesse do erro, mas essa mecânica em caso de dúvida já ajuda 😉

          Um homem todos os dias aprende…

          1. Avatar de João Paulo
            João Paulo

            Outra dica, põe a frase no masculino. O “à” transforma-se em “ao” (ex: “dou isto à Rita” -> “dou isto ao Pedro”), se ficar na mesma tem de ser “há”.

          2. Avatar de Kaixas
            Kaixas

            Dica: ou se usa para existência (“há batatas”) ou se usa em referências temporais (“há 2 dias”)… Ex: Vou à loja ver se há batatas…. há 2 dias não havia…
            🙂

      3. Avatar de PELICULAS.PT.VU

        A frio o meu Omnia leva 6 minutos a captar satelites com a rom original.
        Mas com uma rom alterada, a frio passou a faze-lo no máximo em “apenas” 3 minutos… não chega aos calcanhares p.e. do Diamond que é quase instantaneo…mas ficou bem melhor!

      4. Avatar de ajbadboy
        ajbadboy

        O meu é igual, percorre-se uns bons km 1º que apanhe sinal

    2. Avatar de Tiago F.
      Tiago F.

      Bom, sem dúvida… Mas ninguém me tira o meu Mobile Navigator que apenas peca por ser algo pesado… Inigualável, quanto a mim, graficamente e nas restantes características!!

  3. Avatar de Mario Carvalho
    Mario Carvalho

    Muito boa analise, os meus parabéns! Actualmente uso este GPS no meu nokia 5800 e digo-vos que estou bastante satisfeito. O meu anterior era o Garmin e o McGuider deixa-o a milhas de distância.

  4. Avatar de joão

    Parece fantástico!

    Estou morto que acabe o download!

  5. Avatar de PTDennis
    PTDennis

    Excelente análise! Uso este e o GarminXT no meu N79

  6. Avatar de HardSargent
    HardSargent

    Uso este software no meu Nokia N95 8GB, e e 5 estrelas, rapido, precisao exacta.
    E uma boa escolha para que quer usar o GPS do seu telemovel symbian e nao sabe qual usar.

    Acho que tal como este topico, seria bem-vindo mais topicos para software Symbian.

    1. Avatar de Manuel Rocha
      Manuel Rocha

      Como diz na nota no post, propõe um software que nós testamos. Assim podemos aumentar ainda mais a qualidade do pplware ao analisar os softwares que vos interessa e não os que nos interessam.

      Cumps,
      Manuel Rocha

    2. Avatar de dajosova
      dajosova

      Já agora 2 coisas:

      – Que software de GPS aconselham para instalar no Sony Ericsson W715, uma vez que não tem sistema operativo?
      Existe este em versão Java, verdade? Já o experimentaram em JAVA ??

      – A propósito que referiste o Nokia N95 8GB, tenho um à venda para quem quiser. Está praticamente imaculado, como novo!

        1. Avatar de dajosova
          dajosova

          Obrigado Manuel, já “favoritei” os links 😉

  7. Avatar de Nuno A.
    Nuno A.

    Off in the Ontopic

    Ninguém arranja um gps qualquer mas para motorola?
    Queria arranjar isso!

    1. Avatar de Manuel Rocha
      Manuel Rocha

      2 segundos de pesquisa no google

      http://store.qnauts.com/copilot-live-7-north-america/10A69A3412.htm

      Cumps,
      Manuel Rocha

      1. Avatar de Nuno A.
        Nuno A.

        Muito Obrigado! Não tinha encontrado!

  8. Avatar de STK
    STK

    Não conhecia, parece ser porreiro.
    Uso o NDrive no Nokia 5800XM e estou bastante satisfeito. É fácil, prático, rápido e leve. Aconselho.

  9. Avatar de Rui Peixeiro
    Rui Peixeiro

    E já agora aproveito para perguntar, o que usam para um receptor GPS com WIN CE5 para fazer geocaching?

    1. Avatar de Manuel Rocha

      Para geocaching tens o IFFIRE Mobile

      http://www.iffiremobile.com/

      Cumps,
      Manuel Rocha

      PS.: A empresa está a trabalhar neste momento num para a comunidade em geral mas é exactamente igual a este. Simplesmente muda o nome e o aspecto mas de resto é a mesma coisa. Experimenta a versão trial e vê o que achas. Eu já experimentei e é muito bom e a licença não é cara. Mas dá para fazer experimentar o trial. Ainda tens a opção de poderes visualizar o track na web. Para experimentares essa funcionalidade tens de contactar directamente a empresa para eles te fazerem uma conta. Acho muito bom esse programa e o melhor de tudo é que é de uma empresa portuguesa.

  10. Avatar de sheldon
    sheldon

    No meu N95 já testei esse, porem prefiro o GarminXT

  11. Avatar de Rui Silva
    Rui Silva

    Adquiri um telemóvel TMN Bluetec, pois uma das potencialidades era a de possuir GPS com software NDrive. Verifico com desagrado, que para usufruir deste recurso tenho custos substanciais, pois usa vários serviços da operadora de telecomunicação. Desconheço se nos outros telemóveis ocorre semelhante situação, o que a assim ser, me leva a concluir pela razoabilidade de aquisição de um aparelho GPS.

    1. Avatar de viperbruno

      Esse PDA tem gps integrado? Se sim, não existe custos adicionais. No caso de teres apenas A-GPS então ai poderás ter custos adicionais. Tem de se ler bem as coisas quando se compra.

      1. Avatar de Rui Silva
        Rui Silva

        O aparelho em causa é um smartphone.
        Considero-me um comprador cauteloso pelo que lhe transcrevo as caracteristicas na parte que interessa, e constam no site da operadora:
        ” • GPS: Licença GPS NDrive, grátis e vitalícia com informação de trânsito online”
        Agora ajuizem da informação prestada.

        1. Avatar de viperbruno
          viperbruno

          O que diz é apenas o facto de ter o ndrive como sistema de navegacao nao fala do hardware.

  12. Avatar de António Tavares
    António Tavares

    @Manuel Rocha
    Pelos screens,parece-me que ias ao Gaiashoping 🙂

    1. Avatar de Manuel Rocha

      Por acaso ia a casa do Vitor:P

      Cumps,
      Manuel Rocha

  13. Avatar de Helder Capelo
    Helder Capelo

    Pela review não me parece melhor que o Nokia Maps 3.

  14. Avatar de Pedro C
    Pedro C

    Boas, mais um bom artigo. Só não percebo onde está é que ele é Shareware, pois só vejo a hipotese de comprar e depois então testar.
    Alguém pode postar aqui o link para download?

    Nota: Alguém falou em cartão de 1GB mas no site indica 2 para o mapa da Europa.

  15. Avatar de dajosova
    dajosova

    Talvez não venha ao acaso mas quem está disponível para me dar umas luzes de como posso instalar radares num GPS Navigon 2200 ???
    Tentei instalar o POI-Warner mas é uma dor de cabeça vitaminá-lo !!

    P.F. dêem uma ajudinha através do meu MSN: dajosova @ gmail.com

    Ficarei não só agradecido como disponível para ajudar no que for preciso. Gracias 😉

  16. Avatar de sinalgps
    sinalgps

    Depois de instalar ,garmin,sygic,etc acabei por retornar a casa mãe,o software que ja usava no meu gps:NDRIVE.
    Para quem se quer orientar sem muitas mariquices penso que é o melhor.

  17. Avatar de Kazam
    Kazam

    Uso no meu telemóvel e gosto!
    Tenho um N78 e gostaria de saber como se consegue inserir como destino as coordenadas… Consigo introduzir os números mas os símbolos(graus, minutos e segundos) não…

    Alguém consegue ajudar-me?

    Obrigado!

    1. Avatar de viperbruno

      Tens de ir as definições do telemóvel:

      Ferramentas – Definições – Geral – Posicionamento GPS – Mostrar coordenadas: Ai escolhes como queres o formato. Depois é arrancares o sygic e pores a coordenada em “navegar para”

  18. Avatar de joão

    Eu agradecia IMENSO se alguém me pudesse enviar o ficheiro SetupSymbianS60_Touch.sis

    Pelo que já li, é o que me falta para poder instalar correctamente o software no meu 5800…..

    Please?
    Please?
    Please?

    😀

  19. Avatar de Pedro C
    Pedro C

    Manuel,

    Conforme referi anteriormente o artigo está muito bom mas não percebo a referencia a que este software seja shareware??? Gostava de testar mas a unica forma licita de o efectuar é comprando.

    1. Avatar de Manuel Rocha

      Boas Pedro,

      O este software pode ser obtido em vários sites de downloads não ilícitos. Se tu instalares o software e não lhe aplicares o crack estás a testar uma versão de demonstração com algumas limitações permitida pela empresa Sygic(Shareware). O facto da empresa não disponibilizar não significa que não haja. Simplesmente não colocamos porque juntamente com este vem sempre o crack e esse sim é ilegal de se colocar.

      Portanto se estiveres mesmo interessado em testar uma pequena pesquisa no google resolve a situação. O facto de usares meios “ilícitos” para testares a aplicação não implica que depois não vás comprar. Se queres original és livre de o fazer assim como és livre de piratear para testar e depois comprar. A microsoft é hoje o que é graças ao shareware em forma de pirataria.

      Cumps,
      Manuel Rocha