Lightning 1.0 – Calendário actualizado para o Thunderbird

23 Comentários

Devo dizer, que quanto mais uso o Thunderbird mais gosto dele. É simples, leve, versátil, gratuito, etc, etc. É  sem dúvida uma solução perfeita para quem necessita de um completo cliente de e-mail. Então e o calendário e agenda para marcação dos nossos compromissos, lembrar datas de aniversário, que a concorrência (Microsoft – Microsoft Outlook) tem? Calma, se o Thunderbird não tem de origem já se arranja.

Passados três anos desde a disponibilização do Lightning 0.9, a Mozilla disponibilizou recentemente o Lightning 1.0 para o Thunderbird.

ligh_00

Como todos sabem, tanto para o Firefox com para o Thunderbird ,existem uma série de Add-ons que tornam esses programas mais “user-friendly” e poderosos. Um desses add-ons é o fantástico Lightning que permite ter um calendário/agenda no cliente de e-mail Thunderbird.

O Lightning 1.0 traz algumas novidades das quais destacamos:

  • Total suporte para o modo offline, quando o “cache” estiver activo para o calendário
  • Melhorias a nível de interface e visualização de calendários
  • Possibilidade de abrir eventos que foram aceites via notificação
  • Correcção do bug que fazia “crashar”
  • Correcção de um conjunto de erros

Veja todas as novidades/correcções aqui

Como instalar o Lightning 1.0 ?

Para instalar o Lightning 1.0 basta ir ao Thunderbird e ir a Ferramentas—>Extras e depois procurar por Lightning e depois carregar em Instalar.

ligh_01

O  Lightning 1.0 funciona com Thunderbird 8 que anunciamos aqui há cerca de dois dias. O Thunderbird é caracterizado por ser um cliente de e-mail bastante leve, ao contrário de outros clientes do tipo. Possui uma interface bastante organizada e limpa e ainda tem suporte para add-ons.

Quem é adepto desta extensão?

Download: Lightning 1.0
Homepage: Mozilla Calendar

Partilhar:
Tags:

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luís Coelho
    Luís Coelho

    Instalei o thunderbird na VM XP Mode para experimentar o funcionamento dpois fiz exactamente isto fui aos add-ons e instalei também o lightning, gostei testei o funcionamento enviando um meeting request do outlook 2010 para lá e funcionou bem. Resolvi testar o Thunderbird para ver se tinha essa funcionalidade de calendário porque habituei-me a ter o calendário de lado no outlook 2010, acontece que a empresa só tem licença para outlook 2003 e este não tem o dito calendário, por isso estou tentado a substitui-lo pelo thunderbird, só me falta saber se funciona bem com o Exchange, alguém comenta o funcionamento com exchange?
    obg.

    1. Avatar de elcuco
      elcuco

      Funciona sem problemas com contas Exchange!

      1. Avatar de Criziot
        Criziot

        Alguém me sabe dizer como colocar o TB a trabalhar com o Hotmail através de exchange?

        1. Avatar de Vitor
          Vitor

          Que me recorde não é possível porque o Hotmail não oferece acesso POP3 ou IMAP. Já ofereceu, mas cortaram à uns tempos.

          1. Avatar de J Pedro
            J Pedro

            Como assim ? Parece-me que não é assim, o hotmail funciona quer com pop3 ou imap e o melhor é que o thubnderbird faz a configuração de forma automática ao criar a conta e ainda dá a escolher entre criar logo com imap ou pop3.

    2. Avatar de Luigi
      Luigi

      Apenas uma resalva, é que se o servidor não tiver pop activo para terás de configurar para aceder como se fosse webmail.
      Só ainda não uso com exchange por preguiça de tentar exportar o .pst se der … ???
      Mas é o meu cliente para as restantes contas pessoais full the way 😉

    3. Avatar de Luigi
      Luigi

      Apenas uma resalva, é que se o servidor não tiver pop activo, terás de configurar para aceder como se fosse webmail, via webacess.
      Só ainda não uso com exchange por preguiça de tentar exportar o .pst se der … ???
      Mas é o meu cliente para as restantes contas pessoais full the way 😉

  2. Avatar de Malteseres
    Malteseres

    Utilizo e gosto muito!!!

    Grande ThunderBird

  3. Avatar de Luís Coelho
    Luís Coelho

    Alguém comenta o funcionamento com exchange? funciona bem?

  4. Avatar de elcuco
    elcuco

    Uso o TB há já uma série de anos, já troquei de computadores não sei quantas vezes e os meus emails vieram sempre.
    Esta extensão é mesmo muito boa! Juntamente com a sincronização com o Google Calendar consigo ter sempre sincronizados todos os eventos, reuniões, etc. do meu android com o TB.
    Muito bom mesmo!

  5. Avatar de Sandro De Figueiredo
    Sandro De Figueiredo

    Boas,
    Muito boa dica, uso regularmente, não que o meu trabalho assim o exija, pois ainda sou estudante, mas para uma melhor organização é tremendamente poderosa esta ferramenta Thunderbird, com os mais vaiadas extensões que a complementam, esta facilita o agendamento de tarefas e uma melhor organização pessoal…
    Recorrendo vivamente…

  6. Avatar de Armando
    Armando

    Para ubunteiros,

    sudo apt-get install xul-ext-lightning

    1. Avatar de João Azevedo
      João Azevedo

      Ubunteiro João Azevedo agradece 🙂

  7. Avatar de Roger
    Roger

    Thunderbird é ótimo, grátis, open-source e cross-platform! Excelente!

  8. Avatar de João Martins
    João Martins

    Tenho o meu mail (GMAIL) em IMAP no Thunderbird. Agora com o Lightning como sincronizo o calendário do google, desta mesma conta?

    Para sincronizar com o telemovel foi fácil, com a opção de Exchange do iOS, mas com o Thunderbird não consigo encontrar nem perceber como se faz. 🙁

    1. Avatar de rodasp
      rodasp

      eu não experimentei.. mas acho que esta extensão faz o que tu pretendes “Provider for Google Calendar” procura nos extras do thunderbird

  9. Avatar de rodasp
    rodasp

    Eu também sou utilizador do thunderbird.. e já que pegou-se no assunto, existe alguma maneira de sincronizar os contactos? É que eu uso no portátil e na torre. E existem contactos que estão na torre e não estão no portátil e vise versa.

  10. Avatar de Tiago
    Tiago

    Penso que podes sincronizar os contactos com o google (vê extensões) e assim tens sempre a ultima versão em ambos os pc’s e um backup no google.

  11. Avatar de Nuno
    Nuno

    Tentei hoje adicionar uma conta exchange via IMAP mas não consigo de maneira nenhuma. Segui o seguinte howto: http://downloadsquad.switched.com/2007/03/30/howto-thunderbird-and-ms-exchange-server/. Alguém tem isto a funcionar?

    1. Avatar de rsfgouveia
      rsfgouveia

      Boas,
      Sempre conseguiste configurar uma conta Exchange no Thunderbird?
      Também ando nessa batalha…
      Obrigado.

  12. Avatar de André
    André

    Onde é que ficam gurdados eo enventos colocados no Lightning 1.0?

    Alguem sabe?

    Cumnps
    André