LibreOffice 7.0 com 400 mil downloads numa semana

40 Comentários

Efeito ou não da pandemia, a verdade é que o software “alternativo” tem vindo a ficar mais popular. O número de downloads de algumas distribuições Linux cresceram e, recentemente, o LibreOffice 7 anunciou mais de 400 mil downloads em apenas uma semana.

Será que o segmento do software está em mudança?

LibreOffice 7.0 com 400 mil downloads numa semana


O Libreoffice é uma suite de produtividade que tem vindo a conquistar cada vez mais utilizadores. Esta suite tem ganho novas funcionalidades e digamos que possui todas as funções necessárias para um utilizador de nível intermédio e até oferece algumas características avançadas.

Das várias novidades, destaque para o ODF 1.3. Este “Open Document Format” é o formato que o Office usa para guardar os documentos. Além disso, tem suporte de assinaturas digitais, encriptação OpenPGP com base em XML, melhor suporte na formatação de documentos.

Outra das novidades, cortesia da AMD, é o novo motor gráfico Skia que é usado para a utilização de objetos dentro dos documentos.

LibreOffice 7.0 com 400 mil downloads numa semana

De acordo com dados revelados no site oficial da Document Foundation, em apenas uma semana o LibreOffice 7.0 foi descarregado 422 938 vezes.

A fundação esclareceu, no entanto, que a contabilização é apenas da página de download oficial do LibreOffice. Os métodos alternativos disponíveis (não direto) para utilizadores GNU / Linux ficaram de fora, incluindo o PPA oficial para Ubuntu, Flatpak e distribuições de lançamento contínuo que têm o pacote de escritório nos seus repositórios.

A Document Foundation revelou ainda que registou 54,079 impressões no Twitter, 48,874 no YouTube e 113,235 acessos via Press Release.

O LibreOffice oferece ferramentas idênticas ao WordExcel e PowerPoint. O Draw é uma ferramenta de diagramas semelhante ao Visio.

Existem também o Math que é usado para criar fórmulas simples e complexas e o Base que é um estilo de Microsoft Access. Tal como o Office 365, o LibreOffice também está disponível na cloud – ver aqui.

Leia também…

Chegou o LibreOffice 7.0! Adeus Office da Microsoft

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Stalin
    Stalin

    “em apenas uma semana o LibreOffice 7.0 foi descarregado 422 938 vezes.”
    Uiiii, que fartura … Destes quantos são actualizações da versão ou versões anteriores?
    Mesmo a pagar, prefiro o MS Office.

    1. Avatar de Hugo Barreiros
      Hugo Barreiros

      Sim, hoje em dia com 15€ tens o essencial do Office.

      1. Avatar de Mapril
        Mapril

        Se você pode ter o MS Office a 15 € é graças a produtos como o LibreOffice que ameaçam o monopólio da Microsoft. Por mim, acho que o LibreOffice é já melhor que o MS Office – mas eu experimentei ambos, ao contrário de muita gente que vem aqui deitar abaixo sem sequer ter usado o produto.

        1. Avatar de José Abreu
          José Abreu

          Concordo 100%

        2. Avatar de Stalin
          Stalin

          Ameaçam o monopólio da Microsoft? Qual a percentagem do LibreOffice?
          Gostos não se discutem, mas já agora elucida aí… Melhor em quê?

          1. Avatar de jose
            jose

            Melhor em liberdade de trabalho. Formato de gravação mais universal. Mais compatibilidade geral. Aliás, consigo fazer tudo o que o ms office faz com um software que não me causa as dores de cabeça de licenciamento. Não chega?

          2. Avatar de Cortano
            Cortano

            Para uso caseiro dá bem.
            Mas não é melhor em nada.

      2. Avatar de Spoky
        Spoky

        Onde é que andas a ver isso Hugo? No Ebay? Lojas de Keys? Isso é contra os termos de serviço da Microsoft, logo não podes dizer que existe a 15€ o que é mentira, a menos que estejas a falar da subscrição mensal de 4,90€ com fidelização.

        https: //i.postimg.cc/wjV3C3c6/Annotation-2020-04-16-104551.jpg

        Posto isto, podes comprar no Ebay, ou nas lojas de keys, no entanto só parceiros autorizados é que podem vender licenças. Caso contrário é ilegal, embora funcione sem problemas.

    2. Avatar de Mapril
      Mapril

      Aposto que nem o experimentou.

  2. Avatar de Luis A
    Luis A

    Até o usaria se não fosse o menu da impressora surgir com caracteres estranhos e sem possibilidade de selecionar as várias opções do menu. Até cheguei a pedir ajuda à comunidade do LO mas nada. Já agora alguém tem uma possível solução? Tenho o W10 e o drive da impressora é o mais atual.

  3. Avatar de Isabel
    Isabel

    Com o office da microsoft a ter 4M de downloads por dia, estes contentam se com 1% disso num mes.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      … As aulas de matemática eram uma “seca”…e os calendários é que eram…

    2. Avatar de jose
      jose

      O MS office é de borla?

  4. Avatar de J. C. Lopes
    J. C. Lopes

    Bem. Dizer que o Base é um estilo de Microsoft Access é ir um bocadinho longe de mais.

    1. Avatar de N'uno
      N’uno

      Sim, concordo plenamente. Estamos a falar de mundos e tecnologias completamente diferentes, por isso duvido que algum dia sejam parecidos.

    2. Avatar de jose
      jose

      OK. Nunca usei o LIBREOFFICE BASE …. mas também nunca necessitei do MS Accesss …. tal como 99,9% dos utilizadores

  5. Avatar de jorge
    jorge

    Embora, esteja habituado ao microft office, por necessidade de alternativa, presentemente uso o libreoffice.
    estou a aprender e estou satisfeito.
    abraços

    1. Avatar de jose
      jose

      +1 …. é libre e multi-sistema

  6. Avatar de Spoky
    Spoky

    Gosto de ver gente aqui a espumar de ódio, ofensas e críticas. Não podem ver uma ALTERNATIVA, isso mesmo uma alternativa leram bem, ao Microsoft Office que já vêm logo criticar

    Que não funciona, não presta, não serve, não ganha, não da, não é bom, não tem nada de especial, é mau etc etc etc, o típico argumento do ódio contra soluções gratuitas e open-source.

    Acordem para a vida, ninguem vós obriga a utilizar LibreOffice ou qualquer outra solução gratuita ou open-source. É e trata-se de uma alternativa ao Microsoft Office.

    Tem todas as funcionalidades? Não, talvez não tenha
    É melhor que o Office? Talvez não, talvez sim. Depende e varia das pessoas e das suas necessidades e dai?
    Não é completo? Talvez não seja, mas é gratuito e mais uma vez é uma alternativa.
    Ninguem usa? Mentira, existe quem use! E dê valor a isso. É uma alternativa a quem não quer pagar ou não pode pagar!

    Sempre a criticar, ninguem usa isso bla blah blah. Há sempre alguem que usa, há malta que tem de por na cabeça. São alternativas para quem pretende utilizar ou não pode pagar ou não quer pagar. São boas e excelentes alternativas.

    Não são completos? Paciência, ao menos existe! E muitos dos que estão ai, só críticam e de certeza que nunca chegaram a experimentar, experimentem e dêem uma oportunidade antes de criticar e explorem bem a coisa, só assim poderão criticar (isto para aquelas pessoas que só sabem dizer mal, mas nunca experimentaram o que quer que fosse).

    Por terem experimentado nas primeiras versões, não significa que seja mau. A cada actualização é melhorada e adicionado novas funcionalidades, não é como algumas pessoas que experimentaram versões de 2015 de X ou Y produto e existe uma versão a cada ano, como podem dizer que é mau se não experimentaram?

    E é isto, ganhem juizo. É open-source e é uma mais valia. Assim a Microsoft não anda com o monopólio nas mãos, pagar 50-150€ por uma solução office? Talvez viaveis para alguns que utilizam diariamente / semanalmente, mas não é viavel para quem usa 1x por mês ou nem isso!

    Não me venham com tretas, podem criticar e dizerem o que lhes apetecer. A minha opinião irá se MANTER.

    1. Avatar de Mapril
      Mapril

      Muito bem dito. Há gente que critica sem conhecimento de causa, é fanatismo mesmo.

    2. Avatar de Stalin
      Stalin

      Acho muito bem que mantenhas a tua opinião. Certa ou errada é a tua.
      Não caio no ridículo de criticar o programa pois já utilizei e não gostei.
      Gostei mesmo foi do comentário da Isabel e que tem tudo a ver com o artigo.
      Só falta virem dizer mal do Windows e o Linux é que é bom.
      Cada um usa o que quer, gosta e lhe dá mais “jeito”.

      1. Avatar de jose
        jose

        Exatamente. É isso mesmo. Mas o LIBREOFFICE tem vindo a evoluir. Comecei por uma questão de maior compatibilidade e não querer software pirata no meu PC. Agora não volto atrás, MS office nem de borla o quero no PC.

        1. Avatar de Stalin
          Stalin

          Acho muito bem. Quem não tem dinheiro não tem vícios, nem dores de cabeça com o licenças. Tu usas o LibreOffice eu o MS Office. Questão de gosto ou de Benuron (dores de cabeça)

  7. Avatar de Rui
    Rui

    Olá a todos
    Creio que seria interessante sempre que alguém faz um comentário a favor ou contra, acrescentar se têm uma utilização profissional ou não!
    Dito isto, compreendo que a maioria de utilizadores profissionais utilizam o Office por várias questões de compatibilidades e/ou funcionalidades; agora a maioria das pessoas que usa o Office em casa para abrir umas simples folhas de Excel ou Word, meus amigos, o libreoffice é mais do que suficiente!
    Eu sou um utilizador não profissional e estou muito satisfeito com o libreoffice

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Bom comentário.
      Eu uso o libre office profissionalmente em projetos de engenharia. Uso o Calc para os meus ficheiros com tabelas e formulas de cálculos que estou sempre a atualizar e a melhorar, o Writer uso para as memórias descritivas. Uso alguns ficheiros .xls de entidades oficiais, há alguns problemas de formatações, mas nada que não se resolva. Há muito tempo que não uso MS Office Word e Excell. Posso estar enganado mas na altura, a ideia que eu tenho é que eram mais lentos e consumiam mais memória que o Libre Office. O MS Office é sem dúvida a solução mais popular e possivelmente mais completa, mas eu dou-me bem com o Libre Office.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Concordo João, o Office será sem dúvida mais completo, mas o libre será suficiente para muita gente, cabe a cada um experimentar e ver se satisfaz, simples! não esquecer ainda as constantes actualizações e melhorias que vão sendo feitas

    2. Avatar de jose
      jose

      Eu utilizo de forma profissional. Comecei no LIBREOFFICE por ter maior universalidade e compatibilidade de formatos (sempre gravou em PDF, sempre utilizou os formatos da microsoft, sempre utilizou todos os formatos de gravação libre). Além disso, utilizava vários sistemas operativos sempre com o mesmo office. As funcionalidade são mais do que suficientes, isto é, tudo o que o MS office faz o LIBREOFFICE também faz mais facilmente.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Sem dúvida José, é tão simples a gravação em PDF, um grande ponto a favor do libreoffice!

        1. Avatar de Joao
          Joao

          Por acaso também uso muito a funcionalidade de exportação para pdf. Um dos requisitos com o qual eu trabalho é a criação em formato pdf A, o Libre Office cria na boa, já o MS Office acho que não faz nada disso.

  8. Avatar de silva
    silva

    Pelo menos não se paga.
    A Microsoft agora empurra para o 365 para ter sempre uma renda.
    Não preciso tenho o office 2010 e 2013 mas se precisar alternativa é na boa Libre Office

    1. Avatar de jose
      jose

      Tem o 2010 e o 2013 legais? esses irão ficando cada vez mais desatualizados ……..

    2. Avatar de Cortano
      Cortano

      Calma. Office 365 é muito mais que um pack de programas de office.
      Não mistures as coisas.

  9. Avatar de Jmaia
    Jmaia

    Para mim chega o Only Office

  10. Avatar de jack
    jack

    Tenho uma Harley-Davidson, mas isso é para quem pode, e vocês não têm, Isto é conversa de meninos de escola primária que querem ter tudo igual aos outros. O libre office acredito que para 90 por cento das pessoas é bem suficiente. Obrigado aos desenvolvedores que gastam o seu tempo a desenvolver algo, até muito bom, e disponibilizam-no de graça.

  11. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Bem nao devem ser tao poucos a usar, uma vez que o mundo linux e bastante vasto entao nao acredito que alguem que use linux esteja a usar o M$office ao inves do libreoffice. Salvo raras excepcoes. E realmente nao uso com muita frequencia o libreoffice mas gosto dele, e como falam e gratuito nao devemos nada a ninguem e ainda e legal. Ninguem do FBI precisa de bater a porta hehe. Obrigado equipa do libreoffice.

    1. Avatar de jose
      jose

      Acho que o M$ office é menos universal e só trabalha em windows, com formatos proprietários e a pagar (excepto no mundo da pirataria).

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        O Office também trabalha em sistemas Apple.