Internet Explorer 9 Developer Preview 2

45 Comentários

Depois de em Março passado, apresentarmos a primeira versão do futuro Internet Explorer 9, está disponível mais uma versão para que possamos acompanhar a par e passo a evolução do que será o mais dinâmico, moderno e elegante browser.

Esta versão traz testes interessantes que demonstram a tendência que a Microsoft está a implementar no seu browser do futuro.

A Microsoft apresentou em Março, na MIX, uma ante-visão do futuro browser da Microsoft. Lançou a primeira preview do IE9 para permitir um feedback essencial aos programadores do IE. Este feedback já sortiu efeitos muito positivos, mostrados pela equipa responsável pelo browser. Assim, foram aumentados o número de testes, permitindo mostrar alguns dos avanços conseguidos a partir da primeira versão.

Este Second IE9 Platform Preview mostra as novas novidades no site Test Drive mas essencialmente mostra as melhorias de desempenho do browser, mostra o alargado suporte para padrões e mostra aceleração de hardware do HTML5.

Podemos também acompanhar as melhorias apresentadas no motor de JavaScript que está mais rápido em comparação com outros browsers concorrentes. Podemos ver e ouvir Dean Hachamovitch apresentar alguns testes comparativos onde já se notam certas diferenças significativas.

De qualquer forma temos já acesso ao que serão as capacidades do IE9. E pelo que pudemos ver as melhorias são grandes e muitas novidades estão presentes.

Artigos relacionados:

Download: Internet Explorer 9 Developer Preview 2 [14.30MB]
Homepage: IE9 Test Drive

Partilhar:
Tags:

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de djx
    djx

    Epá coitadinho, deu-me uma vontade de rir quando vi o resultado do Acid3 xD

    1. Avatar de Varsal Jr.

      Eu cá ri-me com o teu comentário.

      Compara este teste com o preview 1 ou com o IE8; e depois falamos.

      1. Avatar de djx
        djx

        Compara o resultado com o Opera ou o Chrome e depois falamos 😉

        1. Avatar de bigkax
          bigkax

          Não é uma questão de comparar com os outros, é uma questão de comparar com ele mesmo, o IE8 pontuava 20 no acid3, a 1º preview pontuava cinquenta e tal, e esta 68, existe uma grande evolução a ser feita no IE9 que é positiva de deve ser assinalada, afinal não se pode dizer mal porque sim, e desta vez a MS está a esforçar-se.
          Acredito que até à versão final ultrapasse os 80 pontos no acid3 ou até os 90.

          1. Avatar de Varsal Jr.

            Ora disseste tudo.

          2. Avatar de djx
            djx

            Mas que interessa isso?
            Lá por uma marca de automóveis criar um carro que consuma 50l aos 100 e depois vir o modelo a seguir que consuma 25l aos 100 pode ser positivo para a empresa por estar a fazer progressos mas não é positivo para mim porque existem carros com consumos de 5l aos 100!
            Sim a Microsoft está a tentar, mas já vai atrasada.

    2. Avatar de Sun II
      Sun II

      tem calma. parece que estão a dar à unha e a realmente tornarem-se compativeis: passar no acid2, acid3 e html5? é um IE nnca visto.

      Eu cá dou a margem da duvida

      1. Avatar de Vítor M.

        Não tenhas dúvidas que desta vez o IE vai dar cartas.

        Claro que não pode seguir o modelo actual dos browsers, pois estes estão a caminhar para o precipício.

        Cada um tenta ter mais funções do que o outro, cada um que aparece consegue consumir mais recursos que o seu concorrente.

        Se for esse o caminho do novo IE… estará à partida a perder, mas não me parece que quererão seguir por esse caminho. Inovar e oferecer novas funcionalidades e acima de tudo rapidez de navegação (com menor esforço) parece-me ser a aposta.

        Venha ele para termos uma ideia… ou não fosse ele uma “Gazelle” 😉

        1. Avatar de Sun II
          Sun II

          É sensação minha ou a politica interna da microsoft mudou?

          Vi mais pessoas que nunca a instalar, a saber o que é e a querer o Windows 7. Desde pessoas do XP, do Vista, Ubuntu e até Mac OSX.

          É mesmo muita gente, uma grande fatia. A somar ve-se a MS apostar num IE rápido e compativel?

          Não sei se será sol de pouca dura, mas gosto de ver estes ultimos passos da MS..

          1. Avatar de Emannxx
            Emannxx

            É de facto uma evolução bastante positiva.

            Vamos ver se esta politica continua =)

          2. Avatar de Vítor M.

            Sem dúvida que mudou desde o Vista.

            E penso que está bem mais interessante esta forma de cooperação.

            Chama-se concorrência 😉

        2. Avatar de arkan
          arkan

          Tb concordo..o ie9 ja ta corrigindo n falhas, e falhas sempre via ter em qq navegador tanto q o opera sempre atualiza pq tem sempre falhas.

          chrome entao me fala um navegador q nao sabe imprimir…e pior em jogos de sockwave o treco simplesmente fecha ‘desculpe nos mas o navegador fechou gostaria de enviar para nos um puxao de orelha’ ? fala serio google.

    3. Avatar de Amber Williams

      Nice para revisão sobre o artigo bom tópico …
      Cumprimentos
      Amber Williams
      Sr. Marketing Executive
      Datarecoverysoftware successful results

  2. Avatar de Rúben M.

    Os gajos deram foi uns toques para correr melhor no ie, umas batotas mas é 😛 lol

    1. Avatar de Kushi
      Kushi

      Este melhorou porque adicionaram coisas que faltam e será sempre a melhorar até que a parte do navegador esteja completo, quando começarem a acrescentar os componentes adicionais que fazem o IE seguro é que a coisa começará a piorar até termos o IE9 final.

      1. Avatar de Rúben M.

        Não sou fã do ie, mas acho que a microsoft só não faz um bom browser porque não quer :P, desculpem lá mas eles sabem programar, a preguiça não ajuda 😛

        uso chrome desde o inicio, e uso firefox desde que me lembro lol

  3. Avatar de Street Racer
    Street Racer

    A concorrência dos browsers que há o IE já não não os consegue acompanhar… Já não tem hipótese…

    O que eu acho que apenas o que virá a se destacar que actualmente ninguém da concorrência ATÉ AGORA não trás: é a renderização das páginas pela placa gráfica, se… Há um se…

    Se o IE o lançar primeiro que o Firefox 3.7.
    http://www.taranfx.com/firefox-gets-gpu-d2d-acceleration

    Porque de resto o IE está muito atrasado a implementar os novos Standards. Exemplos:
    HTML5
    CSS3
    WOFF (Web Open Font Format) [se é que o vai suportar, eles ainda estão a pensar]
    etc…

    1. Avatar de Kushi
      Kushi

      Eu sinceramente preferia que (a Mozilla) fizesse uma virtualização em condições, acho preferível perder uns milissegundos ao carregar uma página que ter a minha conta de alguma coisa roubada.
      E com o google chrome pode-se imaginar quanto a virtualização iria prejudicar o firefox…

  4. Avatar de Ryan
    Ryan

    Desde que seja chegue a uma maquina que use gratuitamente e de prever que vou testar. Concorrencia so serve para melhorar as coisas. Pessoalmente acho que a Microsoft tem estado a melhorar certos produtos e espero que se mantenham nesta toada. Nao por mim apenas. Uso MS XP no trabalho mas em casa onde faco 30 por 1 linha com Ubuntu prefiro nem ver o MS 7… so uso para testar as novidades e informar pessoas que me sao proximas.

  5. Avatar de Steve
    Steve

    Ridiculo… Quem programa na web sabe bem que o IE devia era morrer e prontos, ficavamos todos mais felizes.

    P.S. -> Microsoft, nao atires areia para os olhos…

    1. Avatar de Kushi
      Kushi

      Esse são os únicos que tiveram motivos para adorar o Internet Explorer até à data que a microsoft começou a deixar-se atrasar em coisa como o html5 por exemplo nada funciona melhor que o IE era tudo milimétrico, não aceita coisas estranhas nem metade das trafulhices que se faz com os outros, pena é actualmente estar ultrapassado, mas se sair do museu irei voltar a olhar para ele como uma opção.

      1. Avatar de Kushi
        Kushi

        onde se lê funciona deve-se ler funcionava

    2. Avatar de Bónus

      Eu programo para a web, e concordo plenamente contigo!
      Mas sinceramente, espero que seja este IE a mudar a minha opinião e a surpreender pela positiva.
      Já chega de dores de cabeça e horas perdidas só por causa dos IE’s.
      Sessenta e tal porcento no Acid3, já é um bom passo, relativamente aos ridículos 20 do IE8.

  6. Avatar de JC
    JC

    Fiz alguns daqueles testes aqui no meu Chrome 5.0.375.29 beta e realmente a coisa é como aparece no vídeo: fraco, muito fraco. Esperemos pelos próximos episódios pois o novo IE9 vai ser bastante interessante.

    Acho piada quando a malta diz confiante o que eles estão neste momento a desenvolver e andam a pensar.. como se assistissem às reuniões das equipas de desenvolvimento. (O que se diz nos fóruns por essa web fora nem sempre corresponde à verdade meninos, eheh)

    Cumprimentos

  7. Avatar de Rammy
    Rammy

    Eu lembro que isto é apenas a preview do motor. Quando o browser sair, é bem certo e sabido que vai ser muito mais lento e mais pesado, e provavelmente não vai ter tão “bons” resultados no acid3. Podem ver o exemplo do Webkit, que é um motor de renderização, tal como isto, e que passou o acid3 muito antes do Chrome ou do Safari o passarem, e, além disso, é muito mais rápido também.

  8. Avatar de EsPoNjOsO
    EsPoNjOsO

    Buenas 😉
    Na minha opinião se analisarmos o passado, no que se refere a novidades e inovações microsoft, deixam sempre muito a desejar, porque de inicio é tudo muito bom e bonito, mas quando se pede uma resposta à altura para utilizadores mais exigentes, é quando se começa a ver os buracos que a microsoft produz! Já para não falar das milhentas actualizações que são publicadas logo de seguida para esses novos produtos e inovações.

    😉

    1. Avatar de JC
      JC

      Actualizações? Ainda bem que o software tem essas actualizações.. Ou pensavas que existe software livre de bugs?

      Olha, nada a ver.. (ou tudo, depende do ponto de vista) ainda nem há uma semana saiu o Ubuntu 10.04 e já houve “upgrade” do kernel.

      1. Avatar de bigkax
        bigkax

        Pode parecer coisa de amadores mas corrigir bugs logo após a versão final pode ser positivo, afinal a grande percentagem de utilizadores espera pela versão final, muitos destes utilizadores tem menos conhecimentos e fazem coisas que os utilizadores mais avançados e cuidados não fazem e originam erros que não seriam detectados tão cedo.

      2. Avatar de EsPoNjOsO
        EsPoNjOsO

        Eu sei que não existe software livre de bugz, e que há sempre actualizações! Mas não são milhentas como é sempre com os produtos MS… E se leste bem o post, eu escrevi “se analisarmos o passado…” ou seja estatisticamente falando a probabilidade do IE9 ser um fiasco anda bem acima dos 50%…

  9. Avatar de Kushi
    Kushi

    Falam aqui tanto no acid test que me deu a curiosidade o acid test em concreto testa o quê?
    E desta lista quantas tecnologias é que tem o respectivo componente no internet explorer 9? e quais é que falta suporte?
    Qual seria a classificação se a concorrência estivesse em estado tão primitivo como o ie?
    Continua a ser um internet explorer… mas o fosso não é assim tão grande.

    1. Avatar de bigkax
      bigkax

      É melhor leres isto, é mais fácil.

  10. Avatar de Nuno Amaral

    Será desta que vai sair um IE perfeito??

    1. Avatar de Emannxx
      Emannxx

      Era bom não era?

      Um browser rápido, com aceleração pela placa gráfica, com uma interface toda bonitinha e de fácil utilização, compatibilidade com todos os browsers, com plugins (o IE já tem mas não tem nada a ver com os do FF ou Chrome), sem grandes falhas de segurança… era mesmo bom não era?

    2. Avatar de bigkax
      bigkax

      “perfeito”
      Não existe software perfeito. O IE9 deve vir bom…
      Não esperem demasiado, ele já evoluiu bastante.

  11. Avatar de D!man
    D!man

    Antes de falarem muito, vejam a comparação que está no vídeos! o ie deu uma grande sova ao firefox e chrome!

  12. Avatar de Felipe Paschoal
    Felipe Paschoal

    Não funciona no XP :\ fiquei decepcionado…tomara que seja uma limitação dessa versão apenas, pois se na versão final a microsoft limitar a instalação apenas a sistemas operacionais superiores ao Vista vai excluir uma grande parte de utilizadores que ainda tem maquinas XP…

    1. Avatar de Júlio Souza
      Júlio Souza

      A Microsoft deve repensar a sua política em relação a não lançar o IE9 para XP. Sendo assim continuará a perder participação no mercado.

      1. Avatar de RCS
        RCS

        Tens toda a razão. Assim é dificil andar para a frente. Mas terá alguma coisa a ver com isto :

        Atenção que este texto é referente ao firefox, mas as razões podem até ser as mesmas.
        “Since we are offloading the CPU task to GPU, there is a delay in between the data transfers from GPU to CPU before the CPU can read it. Readbacks have significant performance penalties because of GPU-CPU synchronization being required.

        However, on Direct3D10+ hardware (Windows Vista, Windows 7) this should not negatively impact performance, it does mean it is harder to implement effective D2D software fallback.”

        source : http://www.taranfx.com/firefox-gets-gpu-d2d-acceleration

      2. Avatar de MOr
        MOr

        O suporte ao XP para home users já acabou pah. Evolui!

  13. Avatar de bruno
    bruno

    Em vez do chrome para o segundo demo podiam era ter usado o Opera… Assim sim era uma boa comparação.
    Fiz o teste e o Opera é muito mais rapido que este ie9 x)
    (13.57 que fiz :P)
    So se comparam com browsers que sabem que vao perder..

    1. Avatar de bigkax
      bigkax

      Isso não passa da revenda de uma antena wireless com um CD de backtrack, quem já tiver uma antena só precisa de obter o Backtrack(que é grátis).
      Quem iniciou este projecto teve uma boa ideia para gerar dinheiro, mas também pode gerar problemas.

  14. Avatar de Leandro
    Leandro

    Boas, coitados deviam fazer bem os testes antes de mostrar videos destes… eu testei esses mesmo sites no firefox 3.6 e tambem corre bastante rapido… sempre entre os 30/60FPS. o mais provavel é tarem a usar o FF2/3 e a primeira versao do chrome…. comparação bem feita era com as ultimas versoes de cada browser.

    1. Avatar de bigkax
      bigkax

      Eu fiz com as ultimas versão e tive resultados semelhante. A única explicação que eu encontro e teres muito poder de processamento.

  15. Avatar de Batman
    Batman

    Eu o axo mto loko meu