Internet Explorer 10 Platform Preview 4 disponível

27 Comentários

Nos últimos tempos a guerra dos browsers tem estado ao rubro. Praticamente todas as semanas saem novas versões dos principais browsers, sempre com novidades e com melhorias.

Para além das empresas mais óbvias, Google e Mozilla, também a Microsoft tende a entrar nesta luta e a tenta ter disponível no seu browser as mais recentes novidades e funcionalidades. A mais recente versão do IE 10, agora disponibilizada, é a prova disso.



A Microsoft ainda não adoptou a mesma política de desenvolvimento que as suas rivais e por isso apenas disponibiliza versões finais, mas vai libertando para testes as mais recentes versões que vão criando.

É uma forma diferente de desenvolver software, mas tem sido esta a aplicada pela empresa de Redmond nos últimos anos. A versão anterior do IE 10 tinha sido apresentada aquando da disponibilização da versão de testes do seu mais recente sistema operativo, o Windows 8.

A versão agora apresentada, a Platform Preview 4 traz algumas novidades, fruto de trabalho de desenvolvimento dos programadores da Microsoft.

Tal como na versão anterior, a Platform Preview 4 do IE 10 apenas pode ser testada no Windows 8.  Esta mudança vem confirmar a ideia de que a Microsoft vai limitar este browser às versões mais recentes dos seus sistemas operativos, deixando para as versões mais antigas os browsers que tem já disponíveis. É também uma forma de garantir que estas novas versões estão instaladas e a correr em hardware mais recente.

A nova versão do IE 10 vem com algumas novidades interessantes e que mostram os desenvolvimentos que têm estado a ser feitos, quer ao nível do HTML 5, com a introdução de melhorias na API de ficheiros e nos vídeos, ou do JavaScript, com a disponibilização de typed arrays para melhor armazenamento e acesso a dados.

Com estas novidades, fica mas simples o acesso a novas ferramentas para que todos os programadores possam começar a desenvolver as suas aplicações web.

Outras melhorias, tais como a aceleração por hardware com base em SVG, CSS3 e outras estão presentes nesta nova versão do IE 10. A totalidade das novidades que esta versão traz pode ser consultada aqui.

Veja no vídeo abaixo todas as novidades, a forma como elas se integram no IE 10 e as vantagens que vão trazer para os utilizadores.

Se ainda têm instalado o Windows 8, tal como explicámos aquando do lançamento da sua versão Developer Preview, podem descarregar esta nova versão do IE 1o e testarem-na. Se não o fizeram, então instalem o Windows 8 e testem as duas novidades da Microsoft.

Os desenvolvimentos que a Microsoft está a colocar no seu browser conseguem torná-lo tão capaz como a concorrência, isto num um browser que estava dado como estando fora da corrida para a liderança, quer em termos de funcionalidades como em termos de performance.

Artigos relacionados:

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 8
Download: Internet Explorer 10 Platform Preview 4 [20.1MB]
Homepage: Internet Explorer 10 Platform Preview 4

Partilhar:
Tags:

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Peralta

    “Esta mudança vem confirmar a ideia de que a Microsoft vai limitar este browser às versões mais recentes dos seus sistemas operativos”

    De notar que a versão final vai também estar disponível para Windows 7.

    Infelizmente a Microsoft é incapaz de fazer um IE recente que seja compatível com todos os sistemas operativos tal como as outras empresas o fazem. Depois dizem que querem acabar com o IE6…

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Não tem nada a ver com a compatibilidade, se há alguma empresa que consegue 100% de compatibilidade com o Windows é a Microsoft, tendo em conta que foram eles que criaram o Windows, por isso não digas barbaridades, simplesmente o suporte do Windows XP já morreu a muito, e acho que fazem muito bem, em não fazerem nenhuma versão para o Windows XP.

      1. Avatar de Nuno Peralta

        Visto que está na moda desrespeitar as opiniões dos outros aqui neste blog, chamando-lhes “barbaridades”, então eu vou explicar o meu sarcasmo no meu comentário anterior: “incapaz” significa, naquele caso, “querer forçar os utilizadores a pagar um novo OS, enquanto continua a atrasar a vida aos webdevelopers”.

        Achas muito bem que o Windows Vista não possa ter IE10? E que Windows XP não possa ter IE9?
        A Microsoft anda com campanhas para acabar com o IE6, que foi a maior m**** que a Microsoft fez na sua vida, e, na minha opinião, não é assim que ele vai morrer. Ainda há muita gente a usar IE6 ou IE7, forçando os webdevelopers a meterem lixo nos seus sites e a perder o seu tempo a fazer os sites compatíveis com esses.

        1. Avatar de Jose
          Jose

          IE6 e IE7? Por amor de deus, isso nem HTML5 usa, se chamas a isso evoluir vou ali já venho, se fosses tão bom programador como dizes, sabias que tens de evoluir também, não podes estar sempre no mesmo patamar, senão o teu trabalho não vale de nada, não há nenhum site hoje em dia que suporte o IE6 por isso sim, acho muito bem, o IE7 já nem se fala nele.

          1. Avatar de Nuno Peralta

            Vê-se mesmo que não entendes nem queres entender o que eu disse, lol…
            Concordo com o que disseste – NÃO É EVOLUIR. Por isso é que a Microsoft devia dar a oportunidade do pessoal que usa XP ou Vista de instalar as versões mais recentes do IE. Caso contrário (que é o que acontece), os webdevelopers são obrigados a dar suporte a esses browsers antigos. Não há nenhum site que suporte IE6 ou IE7? Ahahah…

        2. Avatar de Daiquiri
          Daiquiri

          o IE6 não foi a maior m**** que a MS fez. Aliás, quando o IE6 saiu foi uma coisa muito à frente no seu tempo.

  2. Avatar de PedroH
    PedroH

    Não estou muito confiante no ciclo de desenvolvimento da Microsoft. Desde que a concorrência apareceu, parece que o interesse no browser está a diminuir consideravelmente. Provavelmente e muito especulativo, devem estar a desenvolver apenas estes IE’s só para não “perderem” os clientes que ainda usam Internet Explorer. A adopção dos “standards” no IE10 tem sido constante, mas não é suficiente para contrariar as preferências dos utilizadores. Para mim o IE será sempre um programa desnecessariamente pesado que contém demasiadas opções e isso não é o que procuro num browser minimamente seguro, rápido e fácil de trabalhar. Mesmo o trabalho de um programador com o “firebug” do IE torna-se complicado, mas digo o mesmo do “firebug” da google 🙂

    Veremos como é que a Microsoft vai recuperar o mercado, se é que o consegue :p

    1. Avatar de Jose
      Jose

      O que falas mal do IE, é o que o Firefox tem de mal. Andas a trocar isso tudo, não deves tocar no IE a anos, o IE é o browser mais leve do mercado, não tem é tantas funcionalidades como extenções e isso, de resto já nem lento é.

      1. Avatar de Nuno Peralta

        Pois não é lento… só demora uns 5 segundos a abrir um separador.

        1. Avatar de Jose
          Jose

          Só se for no teu pc lol.

          1. Avatar de Nuno Peralta

            Que seja do meu PC e do meu portátil e dos PCs dos meus amigos ao qual testei um IE. Visto que os outros browsers funcionam bem com estes todos, então são melhores e são a minha escolha. Abraço!

          2. Avatar de cerib

            Aqui está mais um exemplo do que eu disse quando escrevi o post “Um pequeno desabafo…”

            Barbaridades.

            É a palavra que descreve alguns dos comentários aqui exibidos.
            Porque é em nada que eles se baseiam.
            Porque é em nada que vão buscar todas as informações necessárias para afirmar certas coisas, porque nada é a melhor referência que se pode arranjar.

            Vá, não sejamos hipócritas, e abram as vossas mentes.

            Antes de criticar o que quer que seja, experimentem, testem, retestem. Depois tiram conclusões.
            Gostam, ok. Não gostam? Paciência, mas por amor de Deus, não mintam para enfatizar a vossa má experiência com certo produto ou serviço.

            Já que é impossível agradar a dois senhores ao mesmo tempo, quanto mais a 7 000 000 000…

      2. Avatar de PedroH
        PedroH

        Uso bastante o Firefox no trabalho e quando preciso de fazer debug no IE, lamento dizer, mas é o que noto. O Chrome é o único dos 3 que tem boa performance. O que falo mal do IE é resultado das experiências que tenho com o browser. Quanto a funcionalidades não ligo a isso. Quero é poder chegar ás coisas que preciso no menor tempo possível. O IE deve ser rápido para algumas coisas outras nem tanto.

  3. Avatar de Bezzy
    Bezzy

    Nunca gostei do IE
    Não é atoa que ele perdeu a liderança aqui no Brasil 😛

  4. Avatar de ASantos
    ASantos

    So precisam de saber uma unica coisa acerca do IE, seja ele o 9 ou 10: Em termos de segurança é o melhor e é segurança que as empresas procuram.

    Quanto á compatibilidade nao digam asneiras porque como o Jose disse acima, a Microsoft é a melhor empresa a desenvolver software compatível com tudo.

    Quanto à questão da Microsoft lançar o produto final acho que é perfeitamente normal, porque como ja disse a Microsoft trabalha com as melhores empresas mudias, logo tem de apresentar um produto final, ja mais que testado!!

  5. Avatar de joao
    joao

    nem sei como alguém ainda perde tempo com este browser

    1. Avatar de bruno
      bruno

      e nao sei como alguem perde tempo a sacar outro browser visto k o windows ja tras um…

      bem eu nao critico nenhum browser cada um tem a sua opiniao. mas na minha axo k o ie e melhor k os outros.. agora nao andem aki a dizer “ah o ie na presta o chrome/ff e o melhor” ou “ah o firefox/chorme nao presta o ie e melhor”. cada um tem os seus gostos.. e certo k ha pexoas k tiveram 1 experiencia melhor com o ff/chrome do k o ie mas ixo e devido as suas makinas k sao boas mas outros k nao tem axim makinas tao boas o ie e mais adekuado por ser leve sem duvida..

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        …e saber escrever? Pelos vistos também não.

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Sim, claro. As empresas vão logo a correr comprar licenças do win7 ou win8 ou trocar de pc´s para usufruir do mais recente browser da M$. Estão todas a nadar em dinheiro.

  6. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    No dia em que o IE parar de abrir janelas a torto e a direito (em vez de as agrupar em separadores/abas) penso em usá-lo mais vezes.

    Até nisso o Avant Browser é melhor…

    1. Avatar de Vasco Silva
      Vasco Silva

      Isso so prova que não sabes mexer no IE. Nas opções há uma uma parte que se chama Definições dos Separadores que da para por o IE a abrir separador novo em vez de janela.

  7. Avatar de Joana
    Joana

    há muita gente aqui a comentar que “1+1=3”.
    Está bonito. Sabichões que querem atenções viradas para eles.

    é normal, num país como Portugal.

    1. Avatar de Raicuparta
      Raicuparta

      Se isso foi um post irónico, parabéns, ganhaste.
      Hilariante.

  8. Avatar de Nelson Roque

    Eu ao IE não volto mais, o meu navegador de eleição é o Firefox e o secundário é o Chrome!

    Fui utilizador do IE6, 7 e 8, fartei-me completamente dos problemas que aquilo provocava, demorei a habituar-me a outro mas quando fui, fui de vez.

    Embora que esteja um pouco desapontado com a raposo atualmente, não me tem dado problemas nenhuns.

  9. Avatar de Vasco Silva
    Vasco Silva

    Eu não troco o meu IE9 por nada. Este navegador é 5*. Adoro.

    O FF nunca me chamou a atenção, tentei navegar com ele e não me consegui habituar. O Chrome detesto a maneira como o tipo de letra aparece em vários sites, e de qualquer forma, há funções do IE que sinto falta. Quem já usou o IE9 durante algum tempo sabe bem que é um bom navegador, e mesmo assim o mais seguro, e não como algumas pessoas que gostam de generalizar e dizer que o IE demora 5 segundos a abrir uma tab, o que é mentira. Se não gostam do IE não usam, agr não se ponham a inventar coisas que não existem.

  10. Avatar de Ivo Carvalho
    Ivo Carvalho

    Continuam a dizer que é mau mas é o unico browser que me permite trabalhar correctamente com as principais aplicações de monitorização/produção no meu emprego..logo não pode ser assim tããããão mau..