Microsoft apresenta o que será o IE10

32 Comentários

Poucas semanas depois do lançamento do IE9 e estando ainda os seus utilizadores a começar a adaptar-se a ele, a Microsoft resolve seguir os movimentos que as outras empresas rivais iniciaram e lançou a público o que será a versão 10 do seu browser. Esta é ainda só a primeira versão preview, mas mostra todas as novas potencialidades que este novo browser vai trazer.


À semelhança do que foi feito no início do desenvolvimento do IE9, a Microsoft resolveu dar aos seus utilizadores uma pequena amostra do que tem estado a ser desenvolvido na futura versão do IE. Segundo a Microsoft, estas versões preview estão planeadas para serem libertadas a cada 8/12 semanas e vão mostrar os desenvolvimentos que forem sendo realizados.

As novidades que este browser apresenta são várias e vão tornar o IE ainda mais apetecível e capaz de lutar na arena dos browsers que estão no mercado. A aposta foi feita no desenvolvimento para suporte ao CSS3. As funcionalidades que foram desenvolvidas nesta nova versão são as seguintes:

  • CSS3 Multi-column Layout
  • CSS3 Grid Layout
  • CSS3 Flexible Box Layout
  • CSS3 Gradients
  • ES5 Strict Mode

Todos estes standards estão agora a emergir e a tornarem-se norma. Por essa razão a Microsoft resolveu apostar neles e tornar o seu suporte uma realidade no IE.

Se pretender testar todas estas novas funcionalidades, deve instalar esta primeira preview do IE10 e aceder ao site IE TestDrive. Aí apenas deverá escolher a experiência que pretende testar e verá a sua aplicação.

O vídeo abaixo mostra as novidades que o IE10 vai trazer e a forma como os programadores web vão poder aplicá-las nos seus sites.

A disponibilização desta primeira amostra da nova versão do IE vem colocar a Microsoft no caminho que está a ser traçado pelos seus principais concorrentes. A disponibilização de versões com ciclos de desenvolvimento e uma vida útil mais curta. Desta forma conseguem acompanhar as últimas tendências da tecnologia e estar sempre actuais face ao que vai surgindo. É uma aposta que a Microsoft não podia deixar passar, pois corria o risco de tornar o seu browser obsoleto em pouco tempo.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows Vista/ 7
Download: IE10 Preview [19.08MB]
Homepage: IE10 Preview

Partilhar:
Tags:

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Peralta

    Pode ser que seja desta que o IE suporte verdadeiramente os standards -.- (já ando a dizer isto desde o IE7, não é?)

    E pode ser que seja desta que os Developer Tools tenham finalmente alguma utilidade… nunca consegui trabalhar direito com eles. Bendito Firebug!

    1. Avatar de Miguel Ribeiro
      Miguel Ribeiro

      +1

    2. Avatar de Trambulhao
      Trambulhao

      Eu que pensei que as coisas iriam melhor com atualizações constantes. Que ingénuo que sou..

      A novidade é que o IEca 10 foi preparado apenas para o Windows 7 e sistemas mais recentes. O Windows Vista fica de fora.

      O navegador que f**de essa merd** toda.

  2. Avatar de Ian Brunelli
    Ian Brunelli

    Acho que a Microsoft tá se espelhando muito na Google xD

    1. Avatar de Ruben Melo
      Ruben Melo

      Isso, até era bom eheh 😀 se seguissem a Google, tínhamos a certeza, que ficava sempre tudo direitinho e que podíamos confiar.

      Vamos ver se é desta, que saí um verdadeiro IE 🙂

      1. Avatar de joao
        joao

        vai confiando muito na google e pode ser que fiques sem vida privada….

        1. Avatar de L.asd
          L.asd

          Não é pode ser, ficas mesmo sem vida privada…
          Mas afinal já alguém leu os “privacy police” do Google ?

          São encantadores ?! e as definições standard do google chrome ?

          o ppl ainda não reparou que o modelo de negócio da google é de espionagem…

  3. Avatar de Nuno Peralta

    Acabei de testar o Preview… continua tudo igual. Developer Tools sem utilidade, CSS3 incompleto, etc… :/

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    Segundo benchmarks (acho) que o Chrome é que ganha em velocidade, etc no HTML5., CSS3 …
    Nos tests drives do Internet Explorer, no PaintBall, tanto o IE9 (Final) como este Preview do IE10 fazem muito mais rápido a animação.

    Esses testes estão(como que) optimizados para IE?

    1. Avatar de Anon
      Anon

      até acredito nisso
      por exemplo, o pong em html5 do site http://stewd.io/pong/, ao contrário dos testes da microsoft, nao corre no ie9 mas corre perfeitamente no chrome e no firefox.
      Será que o ie9 so corre o que foi preparado especialmente para ele?

  5. Avatar de JuaaO
    JuaaO

    se ficar igual o IE9 nem vou baixar 😀

  6. Avatar de jpng81
    jpng81

    shift+delete

          1. Avatar de dajosova
            dajosova

            x5

  7. Avatar de pedro

    Nem internet explorer 9, 10, 11, 12, 13,…..
    Microsoft nunca mais….

  8. Avatar de JCC
    JCC

    Não se se com algum de vocês é assim ou se é só problema meu, mas actualizei o IE 8 para o 9 e simplesmente não anda. Há paginas em que está tempos infinitos para abrir e outras nem abre. Optei por desinstala-lo e voltar ao 8 e ao chrome.
    Ps. agradecia um feedback.

    1. Avatar de brunobola
      brunobola

      sem probs com o 9 até é bem mais rápido, nada a haver comparado com o ie8 claro.

      de base uso chrome 12 dev

  9. Avatar de diogoj95
    diogoj95

    só uma pergunta (e nao, eu nao vi o video, caso a resposta esteja la): onde esta a address bar?

    1. Avatar de Nuno Peralta

      Como todos os previews, não há interface gráfica (ou melhor, há, mas é mínima).

      File -> Open

      1. Avatar de Nuno Peralta

        Desculpa, “Page” -> Open *

  10. Avatar de aver
    aver

    Alguém já experimentou o Windows 8 Build 7850 ?

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Tb estou a aguardar… Senao ainda virtualizo o sistema 😛

  11. Avatar de SatoMew™
    SatoMew™

    Pedro, há alguma forma de o Pplware corrigir o erro de script no vosso site que faz com que o IE9 e a preview 1 do IE10 alternarem entre fundo negro e “normal” após um clique em qualquer área das páginas? =S

  12. Avatar de Pedro_2
    Pedro_2

    Utilizava o i.e. 7.
    Apareceu o chrome. Experimentei – muito rápido, mas o texto pecava em qualidade – desinstalei.
    Apareceu o i.e. 8. Experimentei – muito lento, problemas a abrir páginas, muito tempo à espera de abrir novos separadores – desinstalei.
    Aparece agora o i.e. 9. – Experimentei – mesma velocidade que o i.e. 7, abre páginas com facilidade, texto e imagens ligeiramente desfocados, muito tempo à espera de abrir novos separadores – desinstalei (esta versão até está classificada como update e não programa completo).
    Porque será que a Microsoft não consegue adaptar-se como as outras empresas o fazem? O Chrome era impecável, não fosse os tipos de letra um pouco estranhos….
    Agora na versão 10 (será novamente um update?) espero que não encham de acessórios desnecessários.
    Já repararam que o I.E. 7 só necessita de 128MB enquanto que o I.E. 9 necessita de 512MB?!!!! É muito pesado. Façam coisas simples.

  13. Avatar de R. Campachi

    Por falar em navegador, o Opera lançou a versão 11.10 Final hoje, eu tenho o pplware no Speed Dial e em cada notícia a imagem do preview muda para a imagem do post. Isso é uma nova funcionalidade do Opera. O PPLWare usa essa forma consciente ou foi um acidente? Eu achei bastante interessante.

    http://my.opera.com/desktopteam/blog/

  14. Avatar de Hugo Pires

    Gostei das novidades.
    CSS3 é sempre bem vindo!
    Principalmente a cena dos Gradients, que tanto jeito dá!

  15. Avatar de Gonçalo Mateus
    Gonçalo Mateus

    Depois de instalar o IE9 e utiliza-lo durante uns dias, decidi mudar para o Firefox.

  16. Avatar de Cesar Oliveira

    IE 9 foi uma desilusão

    O IE 10 será muito diferente ?

    Cumprimentos
    César Oliveira
    http://www.profissionalweb.net/blogue/

  17. Avatar de dockme
    dockme

    O FishBowl Benchmark corre com mais fps no IE do que no chrome ou no firefox, por isso já sabem mudem para o IE. O pessoal que não usa IE tem outros motivos, não é a questão do HTML5, que ainda por cima só está a crescer agora. Mas o IE está bem melhor, ainda bem que a concorrência é forte.

    http://validator.w3.org/check?uri=http%3A%2F%2Fie.microsoft.com%2Ftestdrive%2FPerformance%2FFishBowl%2FDefault.html&charset=%28detect+automatically%29&doctype=Inline&group=0

    1. Avatar de Jorge Sousa
      Jorge Sousa

      Por acaso tem piada, num comentário a defender o IE, o link a mostrar que o testdrive da microsoft não é w3c compatível tendo 13 erros no validator.
      O IE9 só é rápido nos testes que utilizam a aceleração de hardware em processadores de última geração, nos outros, que é a maioria ainda são mais lentos que a concorrência.
      Aproveita e dá uma vista de olhos no benchmark aos Browsers que foi publicado no pplware há uns dias atrás.