HandBrake 0.9.2

4 Comentários

Quem tem um iPod Vídeo, Classic ou semelhante, certamente alguma vez já questionou a hipótese de ter um vídeo ripado de DVD com os respectivos capítulos por forma a se obter uma melhor navegação de procura?

Se sim, a solução que procuram é o Handbrake. Fácil, bom, fiável e grátis.


Em antes do que quer que seja, é importante passar para o disco rígido o conteúdo do DVD que se quer ripar, de forma a retirar as protecções CSS e afins, isto porque, o handbrake não faz esta tarefa. Para tal deverão usar o já velhinho DVDDecrypter, o DVD Fab HD Decrypter ou qualquer outro que faça o mesmo efeito. Isso fica ao gosto de cada um.

Tendo o conteúdo do DVD em disco, seja numa pasta com as Vob’s, Ifo’s e Bup’s ou simplesmente uma imagem em formato ISO, vamos lá então abrir o handbrake e meter as mãos à obra.

Neste caso, passei para o disco o conteúdo do DVD dos U2 “Zoo TV Live From Sydney” (original claro está, que aqui no pplware, não aderimos a piratarias, cof cof). Optei, neste caso, por passar para uma pasta completa. Mas poderia fazê-lo em ISO que também dá.

Na opção “browse” escolhemos a pasta em questão, e no caso em concreto escolhemos “folder” e não “file” (escolheriam “file” se tivessem ripado para uma imagem ISO).

Seguidamente, escolhem o título do DVD em “title”. Neste caso, para o concerto, vou escolher o que tiver maior duração, excluindo de parte os extras.

Em “destination” fazemos “browse” e vamos dar o nome que queremos ao nosso ficheiro mp4.

Do vosso lado direito deverá aparecer o menu de presets. Neste caso, como quero ver simplesmente no iPod, vou escolher a opção “iPod Low-Rez” que é o mais indicado. Poderia escolher “iPod High-Rez” mas o tamanho ia ficar maior e sem grandes melhorias visuais, porque lá está, é só para ver no iPod. Se for para ver na televisão através da TV-Out do leitor aí sim, já compensa escolher essa opção.

Em “Output settings” a minha preferência vai para “H.264 iPod” e “AAC”, mas cada um escolhe o que mais gostar.

Picture Settings: deixam tudo em branco excepto o crop que devem meter automático para remoção das partes pretas da imagem e meter o visto em “chapter markers” para ao fazer o encode, o programa colocar no ficheiro final mp4 os desejados capítulos de DVD. Agora, muito importante também, é se a fonte da imagem se trata de imagem em formato 4:3 ou 16:9. Caso seja 4:3 deverão deixar em branco a opção “Anamorphic Par”, se for 16:9 deverão colocar o visto.

De resto, as outras abas, podem e devem ser exploradas por forma a dar o uso que se entender por conveniente, no entanto, no meu caso, deixo estar como está, visto que a qualidade final já fica muito ao meu gosto. Não obstante, podem escolher a opção de encoding em 2 passos, baixar ou aumentar a qualidade de bitrate de som e imagem, escolher as legendas do DVD, entre outras coisas.

Após terem feito este trajecto todo no programa (parece difícil e demoroso, mas não é), basta clicarem em “Encode Vídeo”, aguardar que abra uma janela de linha de comandos (estilo MS-dos) e aguardar que termine o processo. No final, basta abrir o iTunes ou outro programa que gostem, e colocar o vídeo na vossa livraria do iPod.

Ao abrir o vídeo no iPod irão notar que a navegação por capítulos é possível e no caso de concertos ao vivo dá um jeitaço daqueles para procurar esta ou aquela música.

Espero que usem e abusem deste programa, porque a meu ver, vale e muito a pena, e dá certamente cabazada a todos os outros programas do estilo, nomeadamente todos aqueles que se têm de pagar para usar.

Autor: Hélio Martins
Licença: Opensource
Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac
Download: HandBrake 0.9.2 [3.37MB]
Homepage: Handbrake

Partilhar:
Tags:

Comentários

4

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nene
    Nene

    Olá!

    Já agora, e para a PSP não existe nenhum programa que faça o mesmo?

    Abraço!

  2. Avatar de LemoN
    LemoN

    Este também dá para PSP.

  3. Avatar de zicx
    zicx

    Pois, mais não dá pro meu zune…

  4. Avatar de lydia
    lydia

    Li num outro forum que para o sistema operacional do Windows este programa ta dando adwares e duplicando arquivos. Gostaria de saber mais detalhes para usa-lo no meu pc com sistema operacional windows. Eles tambem comentam que esta dando problemas para um pc normal, e para o mac nao da problemas. E eu só tenho pc normal com windows xp

    Obrigada