GMER 1.0.15.15279 – Tipo de castração química aos rootkits

34 Comentários

Há uns dias atrás passou-me um computador pelas mãos com uns sintomas… estranhos (não, não era Gripe A). Comecei por correr o antivírus (que nada detectou), em seguida uma série de software para detecção de spyware e… os mesmos resultados!

Desinstalei o antivírus residente e instalei um da minha confiança que me detectou um rootkit mas de imediato apareceu uma mensagem a referir que não o conseguia limpar. Já estava a preparar o PC para “ir à faca = formatar” quando encontrei o GMER.

O GMER é uma aplicação que detecta e remove os rootkits. Diferente de outro tipo de “bicharada” virtual, os rootkits são considerados uma praga mais complexa já que, na maioria das vezes, são elaborados com técnicas avançadas de programação o que dificulta a sua detecção através de um comum antivírus e outros softwares para detecção de spyware.

Além das características já referidas, o GMER detecta:

  • Processos, serviços, ficheiros, chaves de registo e drivers escondidos
  • Drivers SSDT
  • Drivers IDT
  • Drivers com ligações IRP

O GMER permite ainda monitorizar uma quantidade de funções do sistema. Tem um funcionamento parecido com o hijackthis mas é mais poderoso. De volta à história que estava a contar, o rootkit que andava na máquina tinha o nome de abcjmp e “mascarava-se” de serviço do Windows. Através do GMER, foi muito simples detectar e apagá-lo do sistema e assim poupar uma formação e mais 4 horas para instalação de restante software.

Mais uma pérola para a sua “mala de primeiros socorros”.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: 2k/XP/Vista
Download: GMER 1.0.15.15279 [286.00KB]
Download: GMER 1.0.15.15279 Portable [277.93KB]
Homepage: GMER

Partilhar:
Tags:

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de carlos
    carlos

    como é que se trabalha com ele?como funciona? é que quando cliquei em scan apareceu-me um BSOD

    1. Avatar de Btxeize
      Btxeize

      Uso o GMER há bastante tempo, desde que me foi sugerido pelo apoio técnico a remoção de vírus do MajorGeeks.com (passe a publicidade)

      Este e o ComboFix e o RootRepeal e o MGTools

      Posso dizer que o que me acontecia é que não conseguia ligar a net, dava sempre erro, ligava mas não conseguia abrir nenhum site.

      Usei o GMER e puff está resolvido.

      Muito bom e recomendo!!

  2. Avatar de carlos
    carlos

    como se trabalha com ele? é que quando fiz scan deu-me um BSOD

  3. Avatar de UnsigneD
    UnsigneD

    Boas!

    Este programa à primeira vista até parecia jeitoso e funcional, mas tem graça que nunca me tinha acontecido um BlueScreen no Windows7, e aconteceu-me agora mesmo!

    Instalei esse tal programa o GMER e fiz um scan ao disco e pumbaaaaa:

    BLUESCREEN!!!

    Será assim tao bom isto? Ou será compativel com o Windows7?

    Ou entao o problema é mesmo da minha maquina :s (mas não é muito normal acontecer)

    Cumps

    1. Avatar de Shadow
      Shadow

      Esquisito o meu Seven não se queixou….

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Meus caros,

      Podem sempre correr isso em modo de compatibilidade, assim já não correm os riscos do BSOD.

      Agora que a ferramenta é boa, isso não tenho duvida 😀

      PPinto

  4. Avatar de HikariKyubi
    HikariKyubi

    Atenção, segundo o site do GMER, não diz lá nada sobre compatibilidade com o Win7. Corrijam isso, que já há pessoal a ter o BSOD sem ser culpa do Windows… desta vez 😛

  5. Avatar de UnsigneD
    UnsigneD

    Pois realmente o HikariKyubi tem razão, depois de ir confirmar no site do GMER, na sua homepage, não diz que é compatível com o Windows7.

    “GMER runs on Windows NT/W2K/XP/VISTA”

    Vitor M. corrige isso 😛

    Não sei se for por isso ou não que deu BSOD mas pode ser, como também pode ser algum conflito com outro software! :S

    Cumps

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim de facto mas testei andei no Windows 7 a experimentar e não me deu qualquer BSOD!!! Mas ok fica corrigido eventualmente os So suportados.

  6. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Quais eram os sintomas estranhos que esse PC que te passou pelas mãos tinha??

    Abraço

  7. Avatar de UnsigneD
    UnsigneD

    BSOD no Windows Vista!
    Em pcs diferentes!!!

    LOOOOL!

    Nao me cheira que seja do Windows7!

    Esta aplicação deve ser bonita 😛

  8. Avatar de Pois
    Pois

    O ecrã azul também apareceu no meu vista passados pouco segundos de iniciar a aplicação, coisa que só vi 2 vezes em 3 anos, no minimo estranho.

    1. Avatar de LUis
      LUis

      O mesmo aconteceu a mim com o Windows XP

  9. Avatar de Nelson N
    Nelson N

    A mim “encravou” durante o scan e o win7 parou-o.

    1. Avatar de Pinto
      Pinto

      Boas. Cheira-me a DEP.

      P.S. Continuem o excelente trabalho. Estou viciado no Pepleware.

  10. Avatar de Pedro Henrique
    Pedro Henrique

    Não encontrei rootkits, mas funcionou perfeitamente, uso win XP.

  11. Avatar de geek

    deu um BlueScreen aqui isso por acaso é virus ou vai #$”$! o meu pc

  12. Avatar de José Gaspar
    José Gaspar

    Pois eu uso a versão portátil e nunca tive problemas no XP. Tanto nesta como nas versões anteriores.

  13. Avatar de Diogo Almeida
    Diogo Almeida

    Win7 e zero de problemas, só uma nota: o KIS2010 detectou driver potencialmente perigoso e aqui está um print:
    http://img101.imageshack.us/img101/7206/kisgmer.jpg

  14. Avatar de violas
    violas

    Teve a capacidade de me fazer aparecer o 1o BlueScreen no W7 em 6 meses de uso. Fica para a próxima !!! 🙂

  15. Avatar de mjmft
    mjmft

    Não será problema com esta versão? Na última aqui disponibilizada não havia problemas. Tentei correr esta. W XP, e o PC fez de imediato reboot.

  16. Avatar de Freelancer
    Freelancer

    Mas isso repara o .exe e remove o rookit associado, ou simplesmente elimina-o ??

  17. Avatar de n3XXuS
    n3XXuS

    Já utilizo esta aplicação há uns bons meses, já o testei desde o XP até ao 7 e nunca me deu qualquer tipo de erro no scan ou mesmo BSOD, aliás só tenho a dizer bem. Já pensaram que pode ser algo externo á aplicação?

  18. Avatar de Alexandre Teixeira
    Alexandre Teixeira

    A mim também me acabou de me dar ecrã azul no W7, e foi a primeira vez…

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Eu fiz a primeira vez Scan e nao me deu problemas.
      Mas depois nao sei como se apaga os ficheiros que apareceram, alguém me explica?

      De seguida fiz um novo Scan e aí sim já me deu BSOD

  19. Avatar de Geração HD

    Caros Amigos , esqueceram-se de referir que as versões 64BIT do Windows Vista e Windows 7 não são afectadas …….

    Alias , se têm um processador capaz de x64 , deixem se de ser esquesitos e/ou com medo das compatibilidades ( esse problema já foi ultrapassado ) e instalem um versão x64 do vosso sistema operativo.

    1. Avatar de jmtdstoc
      jmtdstoc

      Se tiverem 3GB, ou menos, de RAM não compensa instalar a versão de 64bits.

  20. Avatar de Jorge
    Jorge

    Mais um BSOD no Windows XP 32bits :s

  21. Avatar de Invision
    Invision

    BSOD quando fiz scan (windows 7 ultimate 32 bits), já nem me lembrava da ultima vez que tive um bsod

  22. Avatar de BIGMAC
    BIGMAC

    Por aqui em windows xp, o kaspewrsky I.S. mandou-o logo para o lixo

  23. Avatar de reimor
    reimor

    manda o meu xp imediatamente abaixo.
    tive que reiniciar3 veses.
    lixo com ele!

  24. Avatar de Freelancer
    Freelancer

    Epá parece-me que esse software, ao invés de reparar , remove o ficheiro infectado !!! E daí esses BSOD ! Usando o kaspersky, os rookits são automaticamente reconhecidos e os ficheiros reparados.

  25. Avatar de cadecima
    cadecima

    BSOD em vista ao segundo scan.
    testes mais testes—-

  26. Avatar de Wat3rBoy
    Wat3rBoy

    Ontem á noite tambem me deu blue screan no meu vista!!
    que xatisse! espero não ter causado algum problema ao pc! 🙂