GMapCatcher – Navegue no Google maps offline

17 Comentários

Cada vez mais estamos dependentes da ligação à Internet para termos acesso a conteúdos. Temos de estar constantemente ligados para recebermos para recebermos a corrente de informação constante que ela nos forneces.

Pois hoje trago-vos uma aplicação que vos permite terem acesso aos mapas do Google (e outros) em modo offline. Apresento-vos o GMapCatcher.


Com o GMapCatcher podemos ter acesso a todos os mapas que utilizámos dentro do software para consulta posterior sem termos de estar ligados. E como foi criada recorrendo ao Python é multi plataforma podendo ser utilizado em Windows, Linux e Mac.

Podemos dividir então esta ferramenta em duas utilidades diferentes. Ambas cooperativas e perfeitamente integradas.

Por um lado podemos utilizá-la para navegarmos nos diferentes mapas, com a possibilidade de criarmos pontos, fazer zoom e outras funções conhecidas da maioria dos mapas. É ainda possível fazer pesquisas tal como nas interfaces web dos mapas.

Por outro lado podemos escolher uma zona do mapa e guardá-la para posterior visualização. Mas o GMapCatcher não se limita a guarda o que estamos a ver. Podemos definir a latitute/longitude, o zoom superior e inferior e a área guardar.

Os mapas que podemos consultar e guardar são fornecidos por:

  • CloudMade
  • OpenStreetMap
  • Google Maps
  • Yahoo
  • InformationFreeway
  • OpenCycleMap
  • Google Map Maker
  • Virtual Earth

Com uma variedade tão grande de certeza que vão conseguir encontrar a imagem certa do que procuram.

Outro ponto a favor do GMapCatcher é a possibilidade de terem um GPS ligado ao PC e usarem-no para estabelecerem a vossa localização. Desta forma, e com os mapas que descarregaram previamente dificilmente se perdem.

Esta é uma ferramenta que merece pelo menos que a testem. Os mapas guardados podem ser bastante úteis para quem, por exemplo, vai de carro e quer ter uma visão de uma determinada área. Como estão offline só têm de lançar o GMapCatcher e têm acesso aos dados. Muito inteligente também é a capacidade de termos várias zonas de zoom, o que nos permite ter vária visões de uma mesma área.

Procurei bastante tempo por uma ferramenta destas e encontrei uma com mais do que queria!

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows (2k / XP / Vista / 7) , Linux e Mac OSX
Download: GMapCatcher 0.6.20 Windows [8.4MB]
Download: GMapCatcher 0.6.20 Linux/Mac [365KB]
Homepage: GMapCatcher

Partilhar:
Tags:

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PedroWare (Pedro)
    PedroWare (Pedro)

    Ferramenta muito útil, parabéns. 🙂

    1. Avatar de DreamWolfManic
      DreamWolfManic

      Sem dúvida, Parabéns 😀

  2. Avatar de ALL
    ALL

    *Offtopic*

    Alguém se lembra qual era o titulo do artigo q referia como ver os vídeos em flash em fullscreen sem perder o mesmo qd carregamos c o rato noutro ecrã?

    1. Avatar de avlis rotiv
      avlis rotiv

      Podes utilizar o campo Pesquisar! 😉
      Sim. FlashHacker – Fullscreen sem chatices em 2 monitores

      Para mais duvidas contacte a linha azul… 😆

      1. Avatar de ALL
        ALL

        Obviamente que antes de deixar aqui o offtopic usei “o campo Pesquisar”, mas n encontrei, uma vez q n me lembrava do titulo, n usei as palavras chave certas.

        Obrigado pelo link.

  3. Avatar de Rui Peixeiro

    É muito porreiro!

    Já utilizei várias vezes (este e outros idênticos) para poder ver os mapas de forma off-line no telemóvel, através por exemplo do Treckbuddy.

    Para o Geocaching ainda prefiro isto ao GPS (PNA com wince e diversos programas). Pelo menos a bateria dura muuuiiiittooo mais que as duas ou três horas do PNA.

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Como assim, no telemovel? também há a aplicaçao para Windows Mobile? isso sim, era mt interessante!!

      1. Avatar de Rui Peixeiro

        Eu uso o programa trekbuddy (http://www.trekbuddy.net/) que é em J2ME.

        Para visualização de mapas offline com ou sem GPS (não tem navegação directa turn-by-turn) é o melhor que conheço para J2ME.

        Para o Windows Mobile, certamente também haverá vários programas para visualização de mapas do google offline. É uma questão de procurares.

        Como ainda não aderi aos smartfones não te posso ajudar muito mais!

  4. Avatar de avlis rotiv
    avlis rotiv

    É interessante, boa ideia da parte do Google.
    Os “serviços Offline” são cada vez mais “conhecidos”…

    (Boa Páscoa a todos aqueles que gostam de estragar os dente com amêndoas e algo mais… 😆 )

  5. Avatar de popy
    popy

    offtopic

    tenho o meu portátil ligado ao monitor do desktop. e tenho varias opções de visualização (se quero duplicar o que está no portatil para o monitor, se quero um ambiente de trabalho expandido..etc)

    a minha duvida: no ambiente de trabalho expandido, arrasta-se a janela lateralmente.ou seja, arrasto a janela de um monitor para o outro, num movimento lateral.

    queria saber como arrastar VERTICALMENTE.

    1. Avatar de Cabritone
      Cabritone

      tens de posicionar os monitores um em cima do outro nas opcoes

  6. Avatar de Edmero
    Edmero

    Incrível! À uns dias atrás o meu pai estava à procura dum programa semelhante e aparece isto no pplware! Muito útil este programa 😉

  7. Avatar de Pykakonas
    Pykakonas

    E funciona com Tom Tom?

    1. Avatar de dajosova
      dajosova

      Não vejo que faça sentido para funcionar com o Tomtom, uma vez que os mapas do Tomtom são offline.

      E para os mais preguiçosos que não leram o artigo todo, os mapas que ficam offline são somente os que foram visualizados previamente.

  8. Avatar de L.Mata
    L.Mata

    Isto era excelente era se pudessemos por isto a funcionar com turn by turn no android 🙂

    A vergonha da cobertura de boa rede para telemoveis e os preços que se praticam por cá, é digno de anedota.

    1. Avatar de dajosova
      dajosova

      As indicações de voz no Google Maps ainda não estão disponíveis na Europa mas já é uma realidade há algum tempo. Temos de aguardar.

      O único problema é mesmo esse que referiste: as condições de acesso à net no nosso país. Não é das piores mas está aquém do que se pretende. E os preços, na minha opinião, são muito caros para pouco tráfego.

      1. Avatar de L.Mata
        L.Mata

        Eu preferi comprar o NDRive para o Android (mapa de PT 40 euros a app é de borla). Era este ou o copilot que segundo muitos é mais preciso, mas o ndrive tem a vantagem dos POI.