Game Fire 1.6.26.0 – Optimize a máquina para jogar

32 Comentários

As máquinas não têm recursos inesgotáveis. Os computadores têm sobre o seu hardware, serviços que consomem e reservam as potencialidades disponíveis. Hoje um computador é um equipamento de trabalho, mas também acima de tudo é um equipamento de lazer.  Podemos transformar a nossa máquina num centro multimédia ou mesmo numa consola de jogos.

No caso dos jogos, os recursos quantos mais estiverem disponíveis, mais qualidade e fluidez tem um jogo, principalmente os jogos mais elaborados e com requisitos mais “gulosos”. Para tornar o nosso computador mais disponível para responder à exigências dos jogos, temos de desligar serviços que não façam falta para a actividade lúdica de jogar. Podemos recorrer ao Game Fire.

Então este serviço avalia o nosso computador e determina o que podemos desligar para diminuir os recursos consumidos.

Há quem crie, no Windows, perfis. Podemos criar perfis e para cada um podemos activar ou desactivar serviços. Há quem desligue uma série de serviços manualmente. Acima de tudo o importante é ter a máquina optimizada para cada serviço, mas isso é possivel?

Possivel é, mas nós não nos damos ao trabalho de o fazer e esperamos que o sistema operativo de adapte ao cenário que encontrar pela frente. Já em 2007 deixava algumas sugestões de aplicações que medem e avaliam as capacidades da nossa máquina.

Turn On Gaming Mode

Com o Game Fire, parte do problema fica resolvido. A aplicação foi pensada para dar ao jogador todos os recursos que o sistema possa dispensar para o jogo. Para isso a ferramenta ficou estruturada para, além de desligar serviços, poder limpar e optimizar o sistema operativo.

Esta ferramenta está dividida em três diferentes secções:

  • System Status: É aqui que a máquina é analisada, são tidos em conta os valores de processamento, a ocupação da memória e a utilização do disco rígido. É uma avaliação automática.
  • Running Process: Depois de avaliado, o Game Fire mostra os processos com actividade e permite que sejam fechados, caso não saiba o que está a desligar, deixe como está..
  • Files Defragment: Esta ferramenta ao invés de desfragmentar todo o disco rígido, permite que escolha uma pasta que seja causadora de lentidão. Use-a para desfragmentar, por exemplo, a pasta onde os jogos foram instalados, ou coloque mesmo a raiz do disco. A limpeza poderá ser significativa.

Feito isto temos de criar o nosso perfil de jogo. Máquinas mais antigas, em execução de jogos recentes, notarão bem mais estes pequenos ajustes. O facto de desligar serviços que consomem muitos recursos do sistema, será determinante para a fluidez do jogo, aumentando a qualidade da jogabilidade claro está.

A ferramenta permite desligar mesmo serviços que estão num estado de latência, que podem acordar em qualquer momento… momento que se for durante um jogo é altamente inconveniente.

Pode desligar funções do Hardware, pode desligar funções visuais e pode desligar funções nativas do Windows. Nesta área já são alterações feitas com segurança, não levando a que o sistema fique instável.

Para ter o trabalho apenas uma vez, a ferramenta permite alguns ajustes no arranque do próprio sistema operativo, isso pode ser visto das opções da ferramenta, no separador General Settings.

Pronto, agora basta aplicar as alterações e que comecem os jogos. Demorará uns segundos a tomar todas as providências sugeridas e logo de seguida temos a máquina sem uma lista de serviço que não fazem falta nenhuma para o momento em que estamos tranquilamente a jogar.

Não faz milagres, atenção que pode estar à espera de um milagre e esta ferramenta apenas lida com serviços activos inutilmente para o efeito que se pretende. Depois do jogo terminado, basta clicar no botão e reverter o que foi feito… tudo com toda a segurança.

Artigos relacionados:

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: Game Fire 1.6.26.0 [3.73MB]
Homepage: Smart PC Utilities

Partilhar:
Tags:

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de zylor
    zylor

    Eu uso o game booster mas vou experimentar este a ver 🙂
    Ui hoje fui o primeiro lol

  2. Avatar de TiMadeira

    Ferramenta que dá muito geito a pessoas como eu que gostam de jogar um pouco nos tempos livres! Boa postagem e continuação de bom trabalho 😀

  3. Avatar de Márcio Soares
    Márcio Soares

    Algumas correcções do texto são necessárias.

    1. Avatar de Vítor M.

      Feitas… o iPad ainda não conhece as palavras portuguesas, tem de ser ensinado 😉

      1. Avatar de Rui "ALL" Sousa
        Rui “ALL” Sousa

        Já agora uma questão a respeito desse assunto Vítor.
        Sabemos diante mão q a sua saída no mercado Português fará que o mesmo esteja dotado de todas as características PT, mas nos iPad seja nos EU ou na UE posteriormente iremos ter a opção de te-lo como se fosse cá comprado após actualização de firmware, ou esses iPad’s nunca irão ter dicionario e corrector PT?

  4. Avatar de JCeApostolos
    JCeApostolos

    Que tal passarem os textos por um corrector ortográfico?

    “…que está a desligar, não mecha.”

    mecha (è)
    s. f.
    1. Gaze ou algodão que se introduz numa ferida para que não cerre em falso.
    2. Pedacinho de toucinho para lardear.
    3. Torcida; pavio.
    4. Rastilho.
    5. Morrão (para comunicar fogo).
    6. Enxofre preparado para defumar vasilhas de aduela.
    7. Ressalto (de uma tábua) para encaixar numa ranhura.
    8. Espigão.
    9. Fig. Maçada, estopada.
    10. Mar. Parte inferior do mastro que encaixa na carlinga.
    11. Parte superior do mastro no topo do calcês.

    1. Avatar de Vítor Matias
      Vítor Matias

      Tendo em conta que a palavra existe um corretor ortográfico nada acusaria.

    2. Avatar de Vítor M.

      Sim o corrector não serviu de muito, a culpa foi mesmo minha que às 5 da matina já não atinava para colocar os tópicos da analise a fazer sentido e com a ortografia correcta. Depois o iPad não conhece ajuda nessa área.

      Obrigado pelo reparo.

      1. Avatar de RickyA
        RickyA

        … lol é o que dá usar iPad’s .. ahahahahahahahahah

        1. Avatar de Vítor M.

          Pois porque não trás ainda dicionário em PT e mete umas sugestões… coisa 😉

          Mas repara como se escreve um post, com acesso às imagens na cloud, com agenda e tudo o resto.

          Um iPad, por mais que não se entenda, é fantástico para estas coisas de quem lida com texto, mail, internet, pequenas tabelas de excel… jogos, apresentações e agora, até imprimo via wireless, usando a Time Capsule 😉

          Mas claro, ainda falta sair em terras de Eça de Queirós 😉

          1. Avatar de RickyA
            RickyA

            Victor .. .e uma Asus 1215N por menos de metade do preço não faz isso já com corrector… lololololol … estou só no picanço… não sou grande fã da Apple mas não tenho nada contra quem compra os seus produtos nem contra a marca em si… mas há sempre alternativas… pra ambos os lados… continuem o bom trabalho, isso sim é de grande relevância pra comunidade!!

  5. Avatar de Heartless
    Heartless

    Ahh esses policias da gramática. Fazem um trabalho brutal equipa Pplware. Vou experimentar a aplicaçao. Cpts

    1. Avatar de Vítor M.

      Tem de ser, não podemos dar erros ortográficos, maltratar a lingua materna não! Mas o cansaço e o sono… não dão tréguas.

      Em relação ao programa, já o utilizo há umas semanas, não tinha conseguido ainda meter um jogo que absorvesse os recursos do Vaio ao ponto de o deixar KO, finalmente arranjei e testei este programa.

      Nota-se alguma coisa sim, mas penso que o Windows 7 em determinadas situações já faz parte do trabalho desta ferramenta.

      Acho que será importante para máquinas com poucos recursos… aí nota-se de certeza ganhos.

  6. Avatar de jose maria
    jose maria

    Se fosse autor do blog ficaria honrado em receber no meu site tamanhas sumidades da língua portuguesa

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim ficamos honrados, se bem que andamos sempre com JC e os Apóstolos, somos abençoados, ainda, pela Santissima Trindade. 🙂

      Quando ao programa José, já experimentaste?

      Gosto sempre de saber a opinião dos leitores, face a determinadas ferramentas de optimização.

  7. Avatar de RCS
    RCS

    Boa posta.
    Vou já experimentar.

  8. Avatar de Joao
    Joao

    @Offtopic.. onde posso arranjar esse fundo brutal??

    Cumprimentos.

    1. Avatar de Vítor M.

      Na net. Para escrever o post decidi meter um fundo do meu Super Herói preferido, quando era criança.

      Ainda hoje, Hulk é nome que faz arregalar os olhos a quem gosta de ver acção.

      Assim,. fui à net, ao nosso amigo Google e escrevi: Wallpapers Hulk

      Agarrei nesse que tinha “excesso” de texto, limpei, alterei umas coisas e adicionei à colecção. Coloquei como fundo do ambiente de trabalho do Windows 7 e fiz os screens.

      Penso que deu um look mais indicado e apropriado ao tema… neste caso a uma ferramenta para beneficar os gamers!

      1. Avatar de Vítor M.

        Este tipo de novos screens que estamos a usar, dão um enquadramento mais interessante às imagens… mas depressa será adoptado por outros sites (aliás como tudo o que fazemos), em breve será moda 😉

        Para isso recorremos à nossa BD de wallpapers, são mais de 5 mil os que temos de alta-qualidade, estamos a criar um “sitio” que depois iremos partilhar.

      2. Avatar de Rui Costa

        “Ainda hoje, Hulk é nome que faz arregalar os olhos a quem gosta de ver acção.”

        Concordo plenamente contigo, Vitor. Ainda no sábado à noite foi motivo de muitas alegrias, com aquela força que o diferencia da concorrência…(há concorrência?)

  9. Avatar de Miguel Castilho
    Miguel Castilho

    Poderiam dizer se este software é melhor que o GameBooster ?

      1. Avatar de EacHTimE
        EacHTimE

        Tinha essa questão também. Assim sendo vou trocar por este =)

      2. Avatar de NoSila
        NoSila

        Não conheço nenhuma das aplicações mas agora precisava de algo deste género, para programar, sabes-me dizer uma alternativa a estes programas que seja mais vocacionada para a minha utilização? Ja agora, GameFire >Game Booster porquê?

  10. Avatar de Jorge
    Jorge

    Por que razão não criam feeds para cada sistema operativo de forma a que eu possa receber apenas as novidades que há para Linux?

    1. Avatar de Vítor M.

      Pois ficas a perder.

      O mundo não é só linux… alias esse é um mundo muito pequeno (embora seja uma significativa comunidade), face ao resto do mundo, assim caso só recebesses Linux, estarias a atrofiar o teu conhecimento.

      Para dominares o mundo Linux, tens de compreender o mundo que o rodeia 😉

      Não somos ilhas de conhecimentos, vivemos em sociedade e partilhamos conhecimentos…. pensa nisso.

      Bom Domingo.

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Má resposta. Idealmente eu deveria poder escolher receber as notícias que me interessam. E não me interessa saber de software que não funcione em Linux.

        1. Avatar de Vítor M.

          Nunca, eu nunca dou uma má resposta, principalmente a um visitante Pplware.

          Quanto ao que escrevi e que contra-argumentaste, quero dizer-te que estás a estreitar o teu conhecimento. Embora haja software que não funciona em Linux, podes tirar ideias do que quererás ter em Linux tendo em conta o que existe para Windows.

          Depois, nem só de software vive o Pplware, falamos muito de serviços web transversais aos muitos sistemas operativos.

          😉 pensa nisso.

          O conhecimento não ocupa lugar…

          Boa semana.

          1. Avatar de Jorge
            Jorge

            Tirar ideias para usar em Linux? Eu sou porventura algum programador?

            “nem só de software vive o Pplware”

            então por que não criar um feed RSS também para hardware e outros como faz o The Register, por exemplo?

            “O conhecimento não ocupa lugar…”

            Eu tenho 22 feeds RSS que leio no Google Reader e perco MUITO TEMPO POR DIA a ler nem que seja apenas os títulos. Se esses 22 sítios de onde leio os feeds tivessem mais feeds, um para cada assunto, eu até poderia ter mais feeds subscritos, mas perderia menos tempo a ler as notícias, porque estas seriam menos, com a vantagem de receber apenas aquelas que me poderão interessar.

  11. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Deixa ver se é desta que jogo o “Homeworld Cataclysm” sem avarias. O jogo pode ser antigo mas é 5 estrelas…

  12. Avatar de Fábrio Freitas
    Fábrio Freitas

    Tô usando o PC Faster: http://www.pcfaster.com/pt/?opblg=1

    Ele “limpa” o pc dos arquivos inuteis e ainda tem uma ferramenta para acelerar jogos que é ótima.