Firefox ataca concorrência com novas funcionalidades

41 Comentários

O Firefox já foi um dos browsers de eleição dos utilizadores mas atualmente o Chrome não dá grande margem para a concorrência. Mesmo assim, a Mozilla tem vindo a melhorar significativamente o seu browser tanto ao nível de funcionalidades como ao nível de consumo de recursos.

Recentemente, a Mozilla adicionou três novas funcionalidades ao seu browser. Saiba quais são.


Através do programa Test Pilot, a Mozilla tem já tem testes três funcionalidades bastante úteis: Pesquisas por voz, um bloco de notas e a integração com o serviço Send, que permite o envio de ficheiros até 1 GB.

Pesquisas por voz

Através da funcionalidade Voice Fill, o Firefox passa a permitir pesquisas por voz nos nos motores de busca da Google, Yahoo e DuckDuckGo. Veja como tudo funciona e até pode já experimentar.

Bloco de notas integrado

O Notes adiciona uma simples página de notas na barra lateral do seu browser. Foram já adicionadas algumas opções básicas de formatação.

Envio de ficheiros até 1GB

Tem dificuldade em enviar ficheiros de grande dimensão? Com o novo Firefox tudo pode mudar. A Mozilla integrou o serviço Send no seu browser.

O Send permite-lhe carregar e encriptar ficheiros grandes (até 1GB) para partilhar online. Quando carrega um ficheiro, o Send cria uma ligação para que possa partilhar com quem quiser. Cada ligação criada pelo Send irá expirar após 1 download ou 24 horas, e todos os ficheiros enviados serão apagados automaticamente do servidor do Send.

Ao contrário de outras experiências Test Pilot, o Send não requer um extra e pode ser utilizado em qualquer navegador moderno.

E são estas as três funcionalidades que estão agora em “estágio” e que podem ser integradas na versão final do Firefox. São funcionalidades interessantes, mas a verdade é que podem ser realizadas com outras extensões. Se a integração destas funcionalidades não piorar a performance do browser… são sem dúvida uma boa aposta por parte da Mozilla.

Que funcionalidades deveria a Mozilla integrar para ser um verdadeiro concorrente ao Chrome?

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    Não sei se é nova, mas a funcionalidade de screenshots é agradável! seleccionar área da página, tudo, enviar directamente para outra pessoa

  2. Avatar de Arkan
    Arkan

    legal..pq o chrome ta muito chato, e enviando dados sem permissao!

    1. Avatar de GM
      GM

      Por essa razão uso o OPERA. Do que li, pareceu-me ser fiável e discreto. Apesar de não ser popular, ou de massas.

      1. Avatar de Pedro S.
        Pedro S.

        Saudades do velho opera em que dava para partilhar pastas e pastas de ficheiros. E criar salas de chat entre outras funcionalidades. Ainda uso opera e gosto mas já foi melhor a nível de funcionalidades.

        1. Avatar de Pérolas
          Pérolas

          Pois, e desde que é controlado pelos xineses até se fica com um arrepio nas costas…

          1. Avatar de JF
            JF

            Ai que horror!

      2. Avatar de Gustavo Dezen
        Gustavo Dezen

        Verdade, a esta altura, o que tem me surprido as necessidades é sem dúvidas, o Opera!

        1. Avatar de Don
          Don

          +1, ainda para mais com o bloqueio avançado de lixo nos sites é um mimo.

      3. Avatar de Napoleon Bonaparte
        Napoleon Bonaparte

        Esse não foi comprado pelos Xinas?!

        1. Avatar de Edson
          Edson

          Foi, e agora rouba tantos dados quanto o Chrome. O pequeno código proprietário que está na base Chromium que o Opera usa (que, especula-se, é espião) e a venda do Opera aos chineses, além do clássico fato de ser um software de código fechado me fazem especular que, na prática, ele captura mais dados do usuário do que o próprio Chrome.

  3. Avatar de João
  4. Avatar de Paulo Rodrigues
    Paulo Rodrigues

    Este itém “Firefox Send” até poderia ser bom o ficheiro se mantive-se por mais de 24 hrs…. ou seja, não acedido nas primeiras 24 hrs, fica-se mais alguns dias no servidor.

    1. Avatar de Edson
      Edson

      Tente enviar esse feedback pra eles, Paulo. Muitas vezes eles são receptivos e mudam os planos.

      1. Avatar de Yohanan Diamond
        Yohanan Diamond

        É anti-pirataria, por isso.

  5. Avatar de Jairo
    Jairo

    Bela evolução , parabéns.

  6. Avatar de Sinfronio
    Sinfronio

    Mais bloat….

    1. Avatar de João
      João

      Mas mesmo assim não tanto como no Chrome

      (ups, lá vou eu ser espancado. LOL)

      Giro, giro vai ser o Firefox 55:

      http://www.techradar.com/news/firefoxs-blazing-speed-with-huge-numbers-of-tabs-leaves-chrome-in-the-dust

      1500 separadores em 15 segundos… Acho que o Chrome nem com 200 aguenta… (e sim, eu uso para cima de 200 separadores no trabalho – devidamente organizados por grupos, claro)

      1. Avatar de André
        André

        Obrigado pela partilha, João! É um artigo muito interessante!

      2. Avatar de Filipe Agrati
        Filipe Agrati

        Se calhar está na hora de mudares a maneira de trabalhar.

  7. Avatar de piri_vm
    piri_vm

    Mmm, vou ver, mas sou utilizador Vivaldi.

  8. Avatar de bola
    bola

    Lool, nada de realmente novo….

    Mais parece que incorporaram umas extesõezinhas nativas nada mais, mas prontos para marketing vale tudo e de facto nativamente não tinham

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Palavra “prontos” não existem. Mania de assassinarem o nosso idioma.

  9. Avatar de Pérolas
    Pérolas

    Já tive problemas com drivers da radeon no w7 (PQP paro os drivers, foi uma dor de cabeça), 8 e no xubuntu. Disto isto, se melhorarem o suporte até posso considerar experimentar, mas, até lá é Nvidia.

    1. Avatar de André
      André

      E o que é que isso tem a ver com este artigo?
      Das duas uma: ou o teu comentário veio aqui parar por um erro qualquer, ou então tu achas que ‘Firefox’ é uma marca de placas gráficas…

  10. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    Pale Moon de 64-bits,sempre a abrir !! É como um foguete !! Dispenso o Firefox.Até porque os criadores do Pale Moon estão prestes a lançar um novo browser/navegador muito bom.YES !! 🙂

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Dispensas o Firefox, mas os criadores do Pale Moon não 😉

      1. Avatar de Homo Erectíssimo
        Homo Erectíssimo

        É verdade,é um “fork” do Firefox.Mas o novo browser/navegador que vai sair vai correr num novo motor de renderização independente do Gecko da Mozilla.Esse novo motor de renderização chama-se Goanna.Já agora o novo browser/navegador chamar-se-á Basilisk e correrá independente do Pale Moon.Pelo que já li no Fórum do Pale Moon parece-me mesmo muito bom. 🙂

        1. Avatar de RuiF
          RuiF

          Todo erecto por uma app que ainda nem experimentaste, sem quaisquer provas dadas do seu valor a não ser ter sido criada por uns tipos que claramente valorizas bastante apesar de nunca os teres visto mais gordos (um pouco de especulação aqui, sim): a própria definição de fanboy 😀

          Brincadeira meu caro, brincadeira… Boa sexta e bom fim de semana!

        2. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          Vou experimentar quando sair, pelo que vi o Goanna é um fork do Gecko

  11. Avatar de pedro
    pedro

    Retiraram interface para agrupar e organizar páginas abertas. Há já muito que só com plugins.

  12. Avatar de Paulo
    Paulo

    Faz falta uma VPN segura (tipo Opera, mas em seguro)

  13. Avatar de José Alves
    José Alves

    Pode não estar 100% relacionado mas à pouco tempo descobri o mozilla thimble, muito bom mesmo para quem gosta de fazer uns trabalhinhos em html, javascript e css; )

  14. Avatar de JF
    JF

    Firefox foi um excelente navegador para o Linux Mint, agora é extremamente lento; a única alternativa é o Opera, rápido e com VPN gratuita.

  15. Avatar de o gajo ali do lado
    o gajo ali do lado

    o firefox bate o chrome em tudo! só um totó é que não vê!

    1. Avatar de André
      André

      Parece-me que trocaste a ordem das palavras, primeiro era “chrome” e depois é que era “Firefox”.

  16. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    Saiu versão 57 em nighlty

  17. Avatar de Carlos
    Carlos

    bom bom, era reduzirem o consumo de RAM e deixarem-se de mariquices que ainda vão pesar mais no sistema :S