AMD introduz novas linhas de produtos: Cuidado Intel e Nvidia!

40 Comentários

A nível de hardware comercial high-end, a Intel e a Nvidia dominam o mercado há anos, enquanto que a AMD tem sido uma concorrente distante no terceiro lugar – principalmente porque o hardware da AMD foi sempre considerado menos capacitado para PCs de profissionais ou de jogos. Se o factor preço não fosse determinante, todos os utilizadores iriam para um processador Intel Core i7 e uma placa gráfica Nvidia GTX high-end.

Mas a AMD quer mudar o paradigma e aposta, finalmente, em produtos para competir com os produtos de alta gama da duas grandes do mercado.


A AMD está disposta a competir no segmento de topo. A marca anunciou recentemente o preço e as datas de lançamento de duas novas linhas de produtos que poderiam ser alternativas dignas do processador Core i7 da Intel e a placa gráfica GTX da Nvidia. As duas novas linhas de produtos da AMD incluem uma nova linha de processadores Ryzen Threadripper e placas gráficas Radeon RX Vega.

A AMD afirma que a sua placa gráfica Radeon RX Vega 64 pode igualar as poderosas placas gráficas GTX 1080 da Nvidia quanto a FPS durante os jogos. Sendo que quanto maior, melhor a jogabilidade e melhor a experiência.

 

Lista de especificações:

 

Preços:

Estas novas placas gráficas estarão já disponíveis em agosto e terão preços dignos de uma verdadeira placa gráfica.

  • RX Vega 56: 500$
  • RX Vega 64: 600$
  • Radeon RX Vega 64, refrigerada a água: 700$

 

AMD Ryzen

Desde o lançamento da AMD dos seus processadores Ryzen 5 e 7 no início de 2017, que a empresa tem vindo a conquistar a atenção dos consumidores e da imprensa como concorrente para os processadores da Intel, que têm sido a melhor escolha para a maioria dos computadores de ponta.

A nova linha de produtos da AMD ainda não passou por testes de benchmark de terceiros, pelo que o veredicto ainda não poderá ser tirado. Teremos ainda de esperar e ver se o novo hardware é digno de um PC high-end.

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Mendes
    Ricardo Mendes

    Grande título e artigo sem dúvida! Colocar as gráficas intel no mesmo patamar high-end da AMD e nVIDIA… mega lol!

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Parece-me que a comparação é com os CPU Intel.

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      O artigo não fala só de placas gráfica. Também dos processadores ryzen. E que eu saiba, os processadores da AMD concorrem com os processadores da Intel.
      Cumprimentos,

    3. Avatar de Goncalo Pinto
      Goncalo Pinto

      Nao passaste do titulo, esse foi o teu problema. Experiemnta ler antes de comentar… “mega lol!”

  2. Avatar de F. F
    F. F

    O problema é depois as atualizações e otimizações para os jogos… As gráficas Radeon nunca foram más, mas em termos de suporte a NVIDIA é melhor. O consumo dessas gráficas da AMD é assustador
    Nvidia 1080 – 180W
    Radeon equivalente em fps (RX Vega 64) – 295W

    1. Avatar de Emanuel Vitorino
      Emanuel Vitorino

      Mas a questão é que neste momento quem dá melhor suporte e optimizações é a AMD, comparando com a driver da RX 580, as drivers da minha GTX 1060 só dão problemas, tenho que estar sempre a usar o DIsplayDriverUninstaller para corrigir erros fdx.

      1. Avatar de Popopo
        Popopo

        GTX 760 e nunca tive problemas

      2. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        A tua gtx deve estar estragada, já há 2 gerações de gráficas que actualizo em 2 PC diferentes sempre que há updates e nunca tive stress de controladores Nvidia (W8 e W10). Quanto à AMD foram também raros os problemas mas sempre tiveram pior design de software e mais bugs gráficos. Mas mau mau é a aceleração de video, muito inferior à da Nvidia.

        1. Avatar de Emanuel Vitorino
          Emanuel Vitorino

          Eles tinham o AMD Catalyst que era uma bela merda, mas neste momento o software deles está bem mais à frente que o da Nvidia, excelente! Os erros que falo são apenas quebra de fps porque de resto tudo está a funcionar com a minha GTX 1060. A aceleração de vídeo neste momento está melhor que a Nvidia também.

      3. Avatar de Vlad
        Vlad

        Eu tenho um desktop com uma Titan XP é um portátil com uma 1070 e nenhum deles apresentam problemas de drivers.

      4. Avatar de Toder
        Toder

        Tenho aqui uma 1060 e nada de problemas, nao serás tu o problema?

        1. Avatar de Emanuel Vitorino
          Emanuel Vitorino

          Eich, bem, fogo, venho comentar no que penso ser um site de entusiastas e afins e partem logo para os insultos? Fogo. Não estou a falar mal da NVIDIA nem da gráfica em si, a performance é excelente, os únicos erros que tenho de vez em quando são quebras de fps que resolvem-se utilizando o programa que disse, mais nada!

      5. Avatar de Macgyver
        Macgyver

        Tenho uma 1060 e funciona bem tanto no windows como no linux. Sempre a bombar!!!

      6. Avatar de ajsc
        ajsc

        O problema pode estar no SO. Também tinha problemas na minha gtx050ti a cada atualização de drivers e quando saiu a creators update aproveitei para fazer instalação de raiz do SO. Desde então 0 problemas.

    2. Avatar de Tepes
      Tepes

      Os valores que vês não indicam o consumo mas sim o TDP (thermal design power) “(…)is the maximum amount of heat generated by a computer chip or component (often the CPU or GPU) that the cooling system in a computer is designed to dissipate in typical operation.” – fonte Wikipédia

  3. Avatar de Manuel
    Manuel

    Acho que vi na pcworld que o low end era 399$ e a high end com Air cooling 499$…. Posso estar enganado

  4. Avatar de Tepes
    Tepes

    GTX 1080 – 180W TDP
    RX Vega 64 – 295W TDP

    Se os processadores da Intel dão para fritar uns belos ovos, os GPUs da AMD sempre tiveram um TDP exorbitante, que resulta na maioria das vezes em temperaturas demasiado altas, especialmente esses modelos com blower-style cooler.

    1. Avatar de AncientGameplays
      AncientGameplays

      Dependem é uma arquitetura nova mesmo. É precisa aguardar para a proxima implementação. Talvez tenha mais potência e consuma menos…mas….não me parece que tenha as duas

  5. Avatar de Manel
    Manel

    https://www.google.pt/amp/s/www.pcgamesn.com/amd/amd-vega-gpu-specifications%3famp

    The air-cooled Vega Frontier Edition is on sale for $999, with prices of the RX Vega cards ranging between $599 for the top GPU and $399 for the basic Vega.

  6. Avatar de Victor F.
    Victor F.

    Então demorou 1 anos e uns meses à AMD para lançar uma GPU para rivalizar com a 1080… acontece que quando a Vega for apresentada a Nvidia cai logo em cima com a Titan XP e fica tudo na mesma

    1. Avatar de celso
      celso

      Sim, mas a questao é a qualidade vs preço vs concorrencia. Comprei um ryzen 1600 e pelo preço e potencia dele, nao conseguia um intel com a mesma potência. E em questoes de consumo e temperatura, tenho valores dentro dos normais a jogar. Ma minha opiniao, ta ótimo!

      1. Avatar de Insider
        Insider

        Olá Celso, qual é a gráfica e qual é a motherbord que compraste?

      2. Avatar de Insider
        Insider

        Olá Celso, qual é a gráfica e qual é a motherboard que compraste?

    2. Avatar de AncientGameplays
      AncientGameplays

      A titan XP e a GTX 1080ti já aí estão faz tempo…qual é essa do “cair em cima”?

      1. Avatar de Victor F.
        Victor F.

        nova arquitectura

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    Com consumos desses estão riscadas para mim, mesmo que tenham mais performance que as Nvidia.

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Os CPU e GPU da ATI são para fazer uns cozinhados. A performance dos topos de gama é apenas mediana e os TDP desproporcionados. Já tive muito tempo ATI mas depois estagnaram e tinham consumos/performance maus vs. Intel/ Nvidia. Este ano melhoraram mas ainda lhes falta um bom caminho …

      1. Avatar de lmx
        lmx

        Os processadores da AMD consomem menos que os Intel equivalentes…ja foi testado!!Facto!

  8. Avatar de Jota
    Jota

    Gostaria de saber a vossa opinião sobre a AMD ter umas gráficas que ao que parece, limitei-me a pesquisar na net placas graficas para programdores que queiram ligar 2 ou mais monitores, e encontrei estas graficas da AMD.
    http://www.amd.com/en-us/products/graphics/workstation

    Isto para quem é programador e quer ter 3 monitores ligados num pc é bom? Alguem usa?

    1. Avatar de AlexAlex
      AlexAlex

      Essas são as novas placas para workstation: https://pro.radeon.com/en-us/product/wx-series/

      Se o objetivo é programar, sem necessidade de nada avançado em matéria de gráficos 3D, a WX2100 já deve ser mais do que precisa.

  9. Avatar de mike
    mike

    É pena o consumo energético…. Nunca irei comprar uma gráfica que tem mais potencial para gastar energia que o meu computador inteiro e tenho uma gtx1070 e um monitor 144hz ultra rápido, que nos jogos nunca passou dos 250 Watts…. Já os cpus estou convencido que quando actualizar velhinho I5 6600 que vou para a AMD de certeza.

  10. Avatar de eleck
    eleck

    Atenção que os preços nao são apenas das graficas, mas sim de bundles, com a excepção da Radeon RX Vega 56 que custa 399$ e nao 500.

  11. Avatar de Manel
    Manel

    O problema da AMD é descartar se dos drivers passada 1 ou 2 gerações… Um dia saí a gama Sirius e descontinuam drivers para vega

    1. Avatar de Emanuel Vitorino
      Emanuel Vitorino

      As gráficas da geração HD 7000 para cima ainda são suportadas e ainda hoje têm sempre melhorias de desempenho, por isso o teu argumento é inválido.

  12. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    Pergunto-me a mim próprio quando chegará o dia(se chegar !!),em que a AMD baterá a Intel a nível de processadores ou a NVIDIA a nível de processamento gráfico.A nível económico é,de longe,a melhor escolha,mas a nível qualitativo ainda não chegou lá(num segmento ou no outro).Até porque a Intel,provavelmente,já estará a trabalhar numa nova arquitectura de processadores novos,assim como a NVIDIA ,que,mais tempo menos tempo,irá passar da arquitectura Pascal para uma nova arquitectura.Mas dou mais ênfase à Intel,porque acho que eles no próximo ano de 2018 irão apresentar a nova série posterior à Kaby Lake X.E não me admiro que essa nova série de processadores seja de 16-cores/32-threads,para igualar,pelo menos,as que a AMD já produz neste momento.Já agora,excelente artigo,comendador.Como sempre. 🙂

    1. Avatar de Mega Lol
      Mega Lol

      Já viu reviews do Ryzen, ou benchmark??? ou é daqueles que é palas e ver apenas intel de frente?

      1. Avatar de rfslopes
        rfslopes

        Eu já vi. E um i7 de há 2 gerações atrás tem melhor desempenho. Tire as palas dos olhos. A AMD, em produtos, ainda é mais fraca do que a concorrência. A única vantagem que tem é venderem produtos mais baratos. Mas compensa? Claro que não. Costuma-se dizer que “o barato sai caro”. Imaginem uma máquina a suportar aquelas temperaturas com refrigeração menos boa por falta de dinheiro… O utilizador arrisca-se é a fritar o sistema todo. Mais vale poupar mais um tempo e investir numa coisa em condições.

        1. Avatar de Emanuel Vitorino
          Emanuel Vitorino

          Temperaturas? Vê-se claramente que tu não viste nada dos Ryzen.

  13. Avatar de PAULO
    PAULO

    Devem estar a dizer que as consolas até usam hardware Intel e NVIDIA…

  14. Avatar de NT
    NT

    A AMD parece estar a subir no mercado… Agora vamos ver se os “benchmarks externos” irão provar isso mesmo.
    Já agora estão à vontade, podem enviar um pczito com um dos processadores de topo e uma gráfica a acompanhar que eu mesmo faço os testes :p