Expression Web 4 – Desenvolva sites profissionais

38 Comentários

Um concorrente de peso para o Dreamweaver

Uma das questões que surge com alguma frequência entre leitores do pplware, é o pedido de ferramentas de desenvolvimento para a Web. Como utilizador do Dreamweaver, e depois de apresentarmos algumas sugestões com Expression Web 3, hoje decidi guardar alguns minutos para testar o novo Expression Web 4 da Microsoft.

Vamos conhecer alguns pontos chave desta ferramenta.

web_00

O Expression Web 4 apresenta um interface bastante organizado e muito completo. Para quem conhece o excelente Dreamweaver, ao experimentar o Expression Web 4 confirmará que as ferramentas são semelhantes em termos de funcionalidades.

web_01

Uma vez que há certos pormenores nas páginas web que tendem a variar de  browser para browser, o Expression Web 4 permite fazer um preview em vários browser antes de colocarmos o site em produção. Desta forma podemos detectar e corrigir algum tipo de discrepância entre o site em desenvolvimento e posteriormente em produção, mediante o browser utilizado.

web_03

Principais funcionalidades:

  • Editor de código profissional
  • Gerador de CSS profissional e modificações on-the-fly
  • Ferramenta visual de diagnóstico
  • Suporte para a maioria das tecnologias Web
  • Criação rápida, dinâmica e simples de Web-Sites
  • Suporte para Web add-ins
  • Facilidade de publicação
  • Importação de ficheiros do photoshop
  • SEO Reporting
Novidades do Expression Web 4

– SuperPreview – Permite visualizar e testar o site produzido em vários browsers e sistemas operativosweb_05

– Plataforma de concepção (desenho) de site

Possibilidade de criar paginas de estilo (.css) elegantes e modernas, e a capacidade de definir directamente no projecto a posição, tamanho, margens e padding dos objectos HTML.

web_06

– Ferramenta de Debug e Optimização (SEO tools)

Esta ferramenta fornece ao utilizador informações e recomenda  melhorias a implementar a nível de código, no site  em desenvolvimento, de forma a tornar o mesmo mais dinâmico e engine-friendly web_06

Expression Web 4 + PHP Server

A pedido de alguns alguns utilizadores, (ainda com a versão 3 do Expression Web), deixamos aqui as instruções para poderem ter o PHP Server a funcionar em conjunto com o Expression Web 4. Certamente será útil para que já utiliza a versão 4, assim como foi útil, a passagem por este assunto recentemente, na versão 3.

Para facilmente integrar o PHP com o Expression Web 4, vamos começar por cria uma página .php.

web_10

Em seguida mandamos fazer um preview,e a aplicação vai indicar que nos falta configurar os parâmetros relacionados com o PHP. Para proceder a essa configuração, carregamos em Application Options

web_08Na primeira janela (1), apenas temos de definir onde se encontra o ficheiro php-cgi.exe. No meu caso, aproveitei o php que já fazia parte do XAMPP e apenas indiquei o caminho.  Quem não tiver o PHP, pode fazer download do site do PHP (aqui)

web_07

Depois de indicado os parâmetros, podemos começar a produzir as nossas páginas em PHP e usufruir de um PHP Server.

web_09

Considerações finais

Depois de alguns testes realizados, penso que esta ferramenta está bastante completa, comparando com outras que existem no mercado. A ferramenta é bastante leve e integra as linguagens Web mais populares. Possui uma ferramenta de debug e optimização, que permite ao programador “afinar” a programação desenvolvida.

Alguma dúvida, coloquem nos comentários que nós teremos todo o gosto em responder.

Artigos relacionados:

altLicença: Trialware
altSistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
altDownload: Expression Web 4 Ultimate [265.5MB]
Homepage: Microsoft Expression

Partilhar:
Tags:

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ghost Rider
    Ghost Rider

    Hum… interessante. Até porque o Dreamweaver, mesmo sendo considerado o melhor, tem muitos problemas…

    1. Avatar de Marcos
      Marcos

      por isso o melhor de todos é o Notepad++

      Simples e funcional..

      1. Avatar de Alex
        Alex

        Estar o dreamweaver ou este mew com o notepad++ e como comparar agua com azeite. São ambos bons softwares mas com objectivos completamente diferentes

        1. Avatar de Alex
          Alex

          Estar a comparar*

        2. Avatar de Ricardo Amaral
          Ricardo Amaral

          Um gajo já devia estar habituado, há sempre alguém a mandar o bitaite da comparação do notepad++ (ou outro semelhante) com um IDE.

          Mas que se há-de fazer? Eles são felizes assim…

          1. Avatar de IDEs 4 the win !

            É o tipico geek de linux. “Ah.. tudo o que for escrito à pata e com o suor do utilizador é sempre melhor, porque é leet…”. Enfim..

      2. Avatar de Carlos
        Carlos

        Notepad++?

        Isso é para maricas, bom mesmo é o vi.

        E isso só porque não dá para meter o código no computador à cabeçada e ao pontapé.

    2. Avatar de Trambulhao
      Trambulhao

      – “..sendo considerado o melhor..”. Bom, de certeza que não é pelos programadores. Programadores de verdade.

      1. Avatar de Ghost Rider
        Ghost Rider

        mas sim por muitas outras pessoas.

        1. Avatar de Balzakiano
          Balzakiano

          Pessoas das quais a opinião não vale nada

        2. Avatar de Trambulhao
          Trambulhao

          Não tenho nada contra o dreamweaver ou de que utiliza.

          Preencher formulários e clicar em ok pode ser bom para muita gente que pouco sabe sobre programação. Nesse caso, sem duvida, é o melhor.

  2. Avatar de Sergio Matias
    Sergio Matias

    E não se esqueçam que podemos usufruir desta ferramenta quase de borla se formos elegíveis para o programa Spark da Microsoft.

    1. Avatar de Filipe Craveiro
      Filipe Craveiro

      Quase não. Totalmente devido ao novo programa da microsoft e-academy 😀

  3. Avatar de kuala
    kuala

    Acho que a funcionalidade mais importante é o facto de o Expression Web te aconselhar a seguir as normas XHTML e CSS, indicando o que não vai entra em conflito com as diversas normas.

    A microsoft não é burra, e não se deixou ficar para trás, e quem neste momento diz que a microsoft não é sinónimo de qualidade como, de facto, há uns anos era bem verdade, não está por dentro dos novos produtos da MS.
    Basta ver o Office 07 e 10, o Visual Studio 2010, e o Expression Studio. Tudo software de altíssima qualidade e que, a meu ver, não têm substitutos à altura. O openoffice não é concorrente à altura do office. O eclipse não é concorrente à altura, aliás, comparar eclipse com visual studio é como comparar paint com photoshop. E o Expression Studio não tem concorrente à altura, a não ser o dreamweaver que eventualmente possa concorrer com o Web (embora eu prefira este último).

    1. Avatar de Rui Costa

      “Acho que a funcionalidade mais importante é o facto de o Expression Web te aconselhar a seguir as normas XHTML e CSS…”

      Ora aí está um ponto interessante…a Microsoft aconselhar a seguir as normas quando eles são os principais violadores das mesmas…Pode ser que saindo o Ie(ca) 9 a coisa melhore, mas até ao momento tem sido um bom cancro nesta área.

      Quem não acreditar nas minhas palavras que pergunte ao pessoal (como eu – sou suspeito, não perguntem) que tem o trabalho de criar/desenvolver sites para vários browsers….

      1. Avatar de kuala
        kuala

        Sim, o até agr o ie8 é o cancro da microsoft, mas espera só pelo 9 e já vais ver… a microsoft está a mudar, e tem muita coisa por onde mudar! enquanto há uns anos não tinha grande concorrência e não precisava de se mexer muito que o dinheiro lhe ia cair aos pés, hoje em dia tem a google e a apple e dar-lhe beliscões nas costas! a microsoft não quer perder terreno e acho que se continuar assim não perde:)

  4. Avatar de Ricardo Amaral
    Ricardo Amaral

    Já ando para experimentar isto há uns tempos até porque tenho licenças da Universidade, mas nunca me dei ao trabalho…

    Mas existe alguma diferença significativa entre ter o Apache instalado e usar o servidor criado pelo Expression Web?

  5. Avatar de Mário
    Mário

    Queria começar a fazer uns sites mas pra mim,e gostaria de uma ferramente free alguem me pode aconselhar uma.

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      na onda deste e dreaweaver tens o aptana studio, é bem porreiro 🙂

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Fernando Obrigado
        Vou testar

  6. Avatar de Andre Santos

    desculpem la. O superpreview e o php server nao sao novidades no mew 4 mas sim do 3

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Então fomos enganados pela página da Microsoft 🙂

      What’s new in Expression Web
      http://www.microsoft.com/expression/products/Web_Features.aspx

      1. Avatar de A.S.

        no link que dizes pedro está escrito: “What’s new in Expression Web” e não “What’s new in Expression Web 4”
        pode ser um erro deles, nao sei… só sei que as coisas que mencionei já trabalhava e trabalho com elas no mew 3

    2. Avatar de Vítor M.

      Se a Microsoft diz… tá dito 😉

      Na verdade o SuperPreview já vinha na versão full do EW3, ms apareceram vários problemas e alguns webdesigners queixavam-se da falta de objectividade nalguns cenários.

      Ao que parece nesta versão o SuperPreview está muito melhor. Assim e perante o estado actual desta ferramenta, esta atingiu a maturidade no EW4. Nesta versão a Microsoft estendeu o SuperPreview para o online, agora sim o serviço está mais completo.

      “Microsoft Expression Web 3 introduced a new feature called SuperPreview, which was designed to help you see and debug layout issues in your web pages by allowing you to preview pages in multiple versions of Internet Explorer[md]even without having those versions installed. Expression Web 4 introduces the SuperPreview Online Service, which extends the capability of SuperPreview to include support for additional browsers and operating systems. “

  7. Avatar de Yuy
    Yuy

    Ainda são $599 mocas

    1. Avatar de Rui Costa

      Depende da página onde o sacares….

  8. Avatar de Diogo Correia
    Diogo Correia

    Eu até pensava que após o FrontPage a Microsoft não tinha criado mais nada parecido, aliais ainda uso o Frontpage 2003, e o Dreamwaver juntos.

  9. Avatar de MiNdSaI
    MiNdSaI

    Boas…
    Mas Pedro,
    para efectuar actualizar o site já estando online teremos sempre que decorrer a aplicação?? não tem interface de gestão online certo??

  10. Avatar de All Norton

    como se coloca pagina dentro de pagina no Expression web 4?
    tipo isto aqui.
    http://www.doctorsport.pt/

    obrigada

  11. Avatar de All Norton

    Posso ter o mesmo nome que outro utilizador? Fantástico!!

  12. Avatar de João Mota
    João Mota

    Boas,
    gostaria de vos pedir para fazerem umas aulas sobre este programa ou web design, porque adoro este assunto, mas não sei como hei de trabalhar .

    Desde já 1 grande obrigado pelo vosso excelente trabalho !

  13. Avatar de enfim
    enfim

    será que poderiam fazer um tutorial “prometido quando apresentaram no pplware o ew3 “a explicar como integrar o php com o expression-web-4, eu tentei de várias formas, após ter consultado imensos sites e a ajuda do próprio programa.
    Tentei aproveitar o php do xamp e do wamp e não consegui.
    Depois tentei instalar o php numa pasta “php”na raiz em C: e ainda em c:programas/php.
    E o resultado acabou por ser o mesmo, alterando ou não o ficheiro “PHP.INI” depois de ter criado uma cópia do “PHP.INI-recommended” e renomeando o mesmo para “PHP.INI”.
    Gostava imenso de puder utilizar o expression-web-4, pois tenho uma licença válida para o fazer, mas para isso preciso de puder testar as páginas com código em php.
    No fundo, é de lamentar, que a própria microsoft não de o devido suporte, a um programa que já por si perde em popularidade para o dreamweaver, com um suporte destes então torna ainda mais difícil que o programa possa ser devidamente apreciado.
    Cumps

  14. Avatar de enfim
    enfim

    Já resolvi o problema!!
    mas uns exemplos davam sempre jeito…
    :)):):)

  15. Avatar de Red9
    Red9

    Hi.

    O Expression Web 4 corre no Linux?

    Desde já, obrigado.
    Red9

  16. Avatar de fernando
    fernando

    Boas
    Tb sou utilizador do frontpage 2003 ou do sharepoint designer e ja tentei varias vezes mudar para o dreamweaver. Não consegui compreender como editar paginas ou web’s ja colocadas num servidor sem fazer o download e depois upload do emendado. Ora no front faço issso sobre o servidor . Pergunto se ha alguma coisa simples e interessante para mac os.
    Obrigado

  17. Avatar de Sá

    Boa noite. Alguém consegue por efeitos ao mudar de página no expression web 4?

  18. Avatar de LISANDRO DO AMARAL
    LISANDRO DO AMARAL

    Criei várias páginas e preciso fazer o mesmo menu em todas elas. Existe essa função no EW?