Aptana Studio – Desenvolva aplicações Web em Linux

41 Comentários

Uma das questões que me fazem com alguma frequência é saber qual o software/IDE que normalmente uso para fazer páginas web, tipo Frontpage ou Dreamweaver. Por norma costumo responder que uso editores simples como o gedit ou nano, no entanto há outros bem melhores como por exemplo o Aptana Sudio.

O Aptana Sudio é um software opensource desenvolvido em Java para desenvolvimento  HTLM, CSS, Javascript, SciptDoc, XML. É também possível obter suporte para PHP, Ruby on rails, Adobe Air 2.0 e outros, instalando o plugin adequado.

Actualmente foram já realizados mais de  5254016 downloads  do Aptana Studio a partir do site oficial.

aptana_00

Principais características

Resumindo, estas são algumas das características principais de Aptana Studio:

  • Ajudas visuais no desenvolvimento de scripts nas mais diversas linguagens, como o efeito colorido e auto-complete do código
  • Permite visualizar em real-time os erros de sintaxe
  • Suporte para FTP (upload/download para maquinas remotas)
  • Debug em Firefox
  • Bibliotecas de funções em Javascript populares em Ajax/Javascript para utilizar nos projectos
  • Disponibilização de exemplos
  • Pré-visualização de estilos CSS com o editor CSS.
  • etc

aptana_01

O Aptana é multi-plataforma, tendo suporte para os sistemas operativos Windows, Linux e MacOS.

Quem pretender, pode visualizar um conjunto de pequenos vídeos sobre o Aptana no site aptana.tv.

É ainda possível integrar o Aptana com o Eclipse, sendo apenas necessário instalar o plugin disponível no site oficial ou Download aqui.

Nota: O Aptana requer que o Java JRE esteja instalado na sua máquina. No caso de suporte Java para o Ubuntu poderá visualizar o artigo: Como instalar o Java (JRE) no Ubuntu 10.04

Licença: GPL
Sistemas Operativos: Windows, Linux e MacOS
Download: Aptana_Studio_Setup_2.0.4 (Windows) [99,8 MB]
Download: Aptana_Studio_Setup_2.0.4 (MacOS) [81,93 MB]
Download: Aptana_Studio_Setup_2.0.4 (Linux 32 bits) [82,31 MB]
Download: Aptana_Studio_Setup_2.0.4 (Linux 64 bits) [82,42 MB]
Homepage: Aptana

Partilhar:
Tags:

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Amaral

    Parece bom o programa. Mas ainda não chega ao Dreamweaver.

    1. Avatar de Joao Oliveira
      Joao Oliveira

      Tendo em conta que um custa os olhos da cara e o outro é de borla, o Aptana dá um baile que até dá gosto. =)

    2. Avatar de Ricardo Amaral

      Programador Web que se preze não usa o Dreamweaver 😛

      1. Avatar de Rui Costa
        Rui Costa

        Nada como notepad on the finger….

        Claro que um intelisense dá muito jeito.

      2. Avatar de Charles Nascimento
        Charles Nascimento

        Isso é muito verdade…
        Quando comecei à desenvolver para web, como de praxe comecei usando o Dreamweaver. Mas todas aquelas firulas e macetes oferecidos no software faziam-me perguntar se aquilo que eu estava fazendo realmente era trabalho de desenvolvedor que se preze… Ganhei paixão pelo mundo open-source e me interessei por php. Mas sempre que encontrava ótimas opções em suítes/softwares (grátis) para desenvolvimento na linguagem PHP,o desenvolvedor/mantenedor do projeto largara ou o abandonara. Agora descobri o Aptana Studio…
        Vou baixar e começar a usar no meu Ubuntu. Mas já pressinto que será ótimo.

    3. Avatar de Trambulhao
      Trambulhao

      Para quem não sabe programar, realmente, o Dreamweaver é o ideal.

      Eu gosto muito do phpdesigner.

      1. Avatar de JGomes

        sinceramente, tenho a mesma opinião quanto ao dreamweaver.

        Por acaso já usei o phpdesigner e não desgostei.

        Tanto o PDT (free) como o zend studio (pago) são bons, e o plugin do aptana studio completa muito as funcionalidades de ambos.

        Utilizei vários anos o eclipse para java e php, mas à meses atrás experimentei o Netbeans 6.8 e simplesmente este têm agora tudo o que o eclipse têm e ainda mais e melhor. Passei a utilizar este tanto para java e para php.

        Experimenta 😉

        1. Avatar de Trambulhao
          Trambulhao

          Sempre ouvir falar bem do netbeans. Mas depois que descobri o phpDesigner nunca mais me importei de testar outro IDE.

          Instalei aqui o netbeans e estou gostando. Já agora, é preciso instalar/modificar algum ficheiro para usar em português?

  2. Avatar de Volpix
    Volpix

    Desculpem o offtopic, mas alguém me sabe dizer como abrir duas janelas do powerpoint no windows Seven? Quando abro dois ficheiros, ficam os dois numa janela =S

    1. Avatar de Pedro R.
      Pedro R.

      tens que ir às propriedades da barra de tarefas e depois tens uma opção de combinar botoes. colocas nunca. eu tenho assim.

      espero ter ajudado.

      1. Avatar de Volpix
        Volpix

        Isso eu sei, mas eu digo, queria por uma janela em cada ecra, mas ao clicar numa, a outra desaparece =S

  3. Avatar de Henrique Morais

    Pessoalmente prefiro usar Netbeans, para dizer a verdade uso-o para tudo.

  4. Avatar de tymonn
    tymonn

    Netbeans é pesado, o Eclipse é que bombeia 🙂

    1. Avatar de paranoid_not_android
      paranoid_not_android

      LOL Netbeans é pesado e o Eclipse é o que? Básico?

      1. Avatar de razek
        razek

        não, o eclipse é simplesmente o melhor IDE para desenvolvimento de software…basta saber o que se quer, que para o eclipse existe..plugins é “mato” …

        peace 😉

        1. Avatar de JGomes

          fanboy ;P

          o netbeans já começa a crescer a nível de plugins.

    2. Avatar de JGomes

      Utilizei durante vários anos eclipse para java e php e foi há poucos meses que mudei para netbeans.

      Sinceramente o netbeans deu um enorme salto comparado com o eclipse. Demora menos tempo a carregar, os plugins funcionam correctamente (falo as funcionalidades do java e php) e o interface é mais fluido e estável (com uso prolongado, o eclipse começava a apresentar lentidão).

      Uma coisa que me irritava profundamente era a falha constante do auto-complete no php.

      Li uns artigos sobre os devs do netbeans, em que estes se esforçaram para implementar a maioria das funcionalidades do eclipse e as mais requisitadas por ambas as comunidades (eclipse + netbeans).

      É claro que este ainda têm algumas funcionalidades menores em falta que o eclipse têm. Agora só me estou a lembrar da formatação automática das CSSs, que no netbeans não funciona tão profundamente como deveria.

      Mas ambos os IDEs são bons, e agora estou contente com o netbeans.

      Cumprimentos

  5. Avatar de DCA
    DCA

    O Aptana é bom sim mas ainda precisa de limar umas arestas, há meio ano atrás experimentei e haviam uns bugzitos.

    Tenho como preferência o NetBeans e Eclipse (depende das SDKs que uso de momento)…contudo o que adoro mesmo é martelar código no Geany!

    1. Avatar de BMJ
      BMJ

      Alguem como eu…
      Usei o aptana e depois preferi o Geany… Uso o geany para tudo…

  6. Avatar de Miguel Pereira

    Um bom programador utiliza o notepad++ 🙂

    Estes software’s / IDE’s são muito bonitos e porreiros, mas a melhor maneira de aprender e melhorar a programação de cada um é escrever tudo “à pata”.
    Foi assim que comecei, é assim que programo, vai sendo assim que vou evoluindo.

    Sei que há muita gente que não concorda e vai já dar-me nas orelhas, mas aviso já que não adianta de nada.. não vou mudar a minha opinião :p

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas..
      um bom programador não usa o notepad++ visto que este é para windows, um bom programador usa um editor de texto com mais ou menos features.

      cmps

      1. Avatar de Miguel Pereira

        Eu disse notepad++ porque é o que utilizo, mas claro que me estava a referir aos editores de texto em geral.

        E em relação a windows simplesmente o utilizo porque sou obrigado. É que desenvolver para web infelizmente implica utilizar windows para poder testar e colocar tudo a funcionar perfeitamente, principalmente no IE. Porque por mais que um gajo faça as coisas direitas (utilizando por exemplo ubuntu), se for ver no windows há sempre diferenças. 1pixel a mais que estraga tudo, a fonte fica diferente, etc..
        Até de winXP para win7 já ficam coisas diferentes. E cá em portugal, principalmente empresas, tudo se resume a windows e IE. Por isso é que falei de uma aplicação para windows 😉

    2. Avatar de Gil
      Gil

      lol Notepad é para quem brinca aos programadores…

  7. Avatar de DreamWave
    DreamWave

    @Miguel Pereira
    Pois é vais levar nas orelhas . hehehe

    Por aqui ando com o netbeans.
    A necessidade de utilizar um IDE não é apenas por causa de ter acesso a uma boa syntax highlight, ou um helper das funções e documentação da linguagem que estamos a programar. Vai além disso, himaginem projectos com centenas de ficheiros e milhares de linhas de codigo.
    Torna-se tramado seguir o fio á meada, especialmente se existem outras pessoas a trabalhar no mesmo projecto.
    Himaginem 6 pessoas durante 3 meses num projecto…. been there, done that.

    É claro que um bom programador não deve precisar de nada mais para programar que um editor de texto simples [notepad, edit, nano],é isso que se espera.
    Mas se conseguir trabalhar melhor com uma ferramente mais completa, porque não ?

    E já agora penso que o notepad++ também se pode considerar um (pequeno) IDE 🙂

    just my 2 cent

    1. Avatar de Luis
      Luis

      himaginem que todos instalávamos o Corrector para Português Europeu no Firefox, não víamos estas coisas que até ferem a vista

  8. Avatar de bacano
    bacano

    escreve-se “Imaginar” e não “HIMAGINAR”
    🙂

    1. Avatar de DreamWave
      DreamWave

      obrigado bacano :), eu sabia disso.
      mas “H”imagina as coisas que se escrevem com uma hora de sono.
      hahaha

      @Luis – apenas conheço um Português. ou outro que tu conheces, deve ser o Brasileiro.

      bem haja!

      1. Avatar de wolfytuga

        @DreamWave:

        O @Luis está correcto no que disse, existe o Português de Portugal (ou também conhecido por Português Europeu) e o Português do Brasil. No Brasil não se fala Brasileiro, fala-se Português. No Brasil não têm culpa de não terem seguido o mesmo caminho na Evolução da Língua que em Portugal. É por isso que foi criado o Acordo Ortográfico, para que todos os Países que têm como Língua o Português tenham todos a mesma versão.

        Cumprimentos!

  9. Avatar de Pedro Marques

    Alguém me recomenda um editor para ubuntu que para além do básico, ou seja, reconhecimento da linguagem, etc etc.. seja possível abrir uma directoria (neste caso representaria todo um site) e depois conseguir efectuar 2 coisas:

    1 – search em todos os ficheiros do projecto (directorias e sub-diretorias)

    2 – find/replace em todos os ficheiros do projecto (directorias e sub-diretorias)

    Em windows uso o e-text editor e no mac o textmate mas para ubuntu ainda não encontrei nenhum que não falhasse nos dois pontos que mencionei :S

    Obrigado.
    Cumps.

    1. Avatar de JGomes

      Talvez o JEdit resolva o teu problema.

      http://www.jedit.org/

      1. Avatar de Pedro Marques

        Vou experimentar!
        Obrigado JGomes 🙂

      2. Avatar de Pedro Marques

        Já testei o JEdit mas não consigo abrir uma directoria inteira como sendo um único projecto dentro dele.
        Apenas dá para abrir ficheiro a ficheiro! Não me resolveu o problema.
        De qualquer forma obrigado pela sugestão.

        1. Avatar de JGomes

          procura nos seus plugins, pode ser que tenha algo interessante.

          Eu não explorei o jedit a fundo, somente o uso para abrir e editar ficheiros de texto enormes.

        2. Avatar de DreamWave
          DreamWave

          O NetBeans faz isso.

          Tens é de criar um projecto.

          Selecciona a pasta onde queres procurar ou fazer replace,
          depois Edit->Replace in Projects.. ou Ctrl+Shift+H

          e altera o Scope para “Selection”

          Ele procura e apresenta os resultados. Depois podes mandar fazer o replace a tudo ou apenas aos resultados seleccionados.

          cumps

  10. Avatar de ACampos
    ACampos

    Mais um com NetBeans PHP (windows)…

    Já usei Notepad++, PSPAd, Aptana, PHPEd e agora Netbeans.

    Nunca tive tão boa produtividade como agora. Para projectos em larga escala acho imprescindivel! Navegar por entre objectos agora é para meninos… lol

    Apesar de alguns bugs no code-completion (e outros pouco importantes),compensa mesmo.

    Instalei o plugin Subversion e agora nem preciso de sair do IDE para fazer updates/commits…

    Um “pequeno” pormenor que o Netbeans tem que ajuda a manter o código limpo e organizado é o aviso de “unused code”.

  11. Avatar de Mário
    Mário

    Dantes usava o Dreamweaver mas agora só uso Aptana à mais de 1 ano.

    Devo dizer que é bastante bom, no entanto lamento a falta de um sistema de introdução de texto com suporte para coisas do tipo “& c cedil ;” e outros caracteres do género, para evitar ter de estar a introduzi-los à mão de cada vez que se precisa deles.

    À parte deste detalhe o Aptana, para mim, é 5 estrelas.

  12. Avatar de Gil
  13. Avatar de Pedro Correia
    Pedro Correia

    vi

  14. Avatar de Dhuankles Castro

    muito bom.. so que ainda prefiro netbeans …
    a vantagem do aptana é que ele ja te dar codigos html ja prontos
    se tu digita div>+label+input ele monta

  15. Avatar de Adriano
    Adriano

    Desculpem. Por desconhecimento fiz a pergunta à Ana no sitio errado.

    Pouco sei de informática mas tenho de fazer o site da minha pequena empresa de produtos naturais pois não tenho capacidade financeira para pagar a um profissional.

    Tenho de explicar os cerca de 30 produtos com fotos.
    Tenho de partilhar textos com a minha experiência de muitos anos de saúde (tenho 60anos) pelo equilíbrio natural, imprimíveis em PDF.

    Qual o programa/modo mais simples?

    Como registar o endereço?

    Onde alojar o site?

  16. Avatar de olhalá
    olhalá

    Programador usa o IDE que facilita o trabalho, vao para uma empresa trabalhar e usar um editor de texto não passam na primeira semana.