Eu, programador – MeM : TTasks

45 Comentários

Decidimos iniciar uma nova rubrica, não periódica, ou melhor, onde a periodicidade é definida pelos leitores. O objectivo desta rubrica é dar a conhecer ao “mundo” um programa feito por um dos nossos leitores, em que o mesmo seja autor.

Podem dar sugestões de melhorias, comentar se o programa vos foi útil ou não, etc. Todos os programas aqui colocados serão responsabilidade do próprio autor, se bem que nós os testamos antes.

O programa de hoje foi oferecido pelo MeM e tem o nome Ttasks, segue a descrição do Autor.

A criação deste programa deveu-se principalmente por motivos profissionais. No meu trabalho passou a ser necessário registar quanto tempo se perde em cada tarefa,então toca de criar um programa.

Basicamente é só escrever um texto com a descrição da tarefa que se pretende adicionar à lista, e quando estivermos a trabalhar nessa mesma tarefa é só carregar no botão “play” e o tempo começa a contar. Assim que pararmos de trabalhar na tarefa carregamos no botão “stop” e o tempo pára de contar.

Sempre que for necessário imprimir uma lista detalhada das tarefas que desenvolvemos basta carregar com o botão do lado direito do rato em cima da lista e escolher a opção “Copiar tarefas” e é copiado para o clipboard a lista detalhada das tarefas, desta forma podemos fazer ctrl+v (paste) num documento.

É possível também actualizar o nome das tarefas, seleccionando o item da lista que pretendemos actualizar carregamos com o botão do lado direito do rato em cima do mesmo e depois de alterarmos o texto na caixa de texto do menu que nos foi exibido, é só fazer actualizar.

Download: Código TTask [459.83KB]

Bom, agora é convosco, este espaço servirá para apresentar ferramentas que muitos de vós criaram e que podem partilhar.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: TTask 0.1 [82.90KB]
Homepage: Peopleware

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ice
    Ice

    Simples, muito prático e eficaz! Muito bem, gostei! 🙂

  2. Avatar de Ice
    Ice

    Só lhe adicionava 2 funcionalidades:
    – Fazer com que ficassem guardadas as tarefas das sessões anteriores
    – Minimizar para o System tray

    🙂

  3. Avatar de André
    André

    Excelente iniciativa/rubrica! Espero que que a adesão seja grande… Sugiro apenas que revelem alguns detalhes técnicos tal como a linguagem em que foi programada a aplicação.

    Cumprimentos

    1. Avatar de Jhonny
      Jhonny

      Pelo que vejo isso é java =)
      Muito porreiro!

    2. Avatar de Bruno Bernardino

      Foi programado em C# se não estou em erro.

  4. Avatar de Tiago
    Tiago

    As aplicacoes desenvolvidas têm de ser programadas em C# ?
    Penso que se podiam abrir iniciativas em outro tipo de linguagem …

    Abraço

    1. Avatar de Bruno Bernardino

      Não, qualquer tipo de linguagem é aceite!

  5. Avatar de Pedro P.
    Pedro P.

    Boas.

    Tive de fazer um programa deste estilo na escola recentemente.
    Entretanto descobri um site que permite controlar o tempo gasto em cada tarefa e e’ tambem possivel executar “reports” (por semana, mês, etc.) para saber detalhadamente quanto tempo foi gasto em cada tarefa.

    O site e’ http://www.slimtimer.com

  6. Avatar de delaorden9.com

    Bruno, excelente iniciativa. Sucesso certo.

    carlos rajas

  7. Avatar de Simões

    Excelente iniciativa.
    Um dia destes ainda vão ver um artigo meu!

  8. Avatar de José Fonseca
    José Fonseca

    Rúbrica muito interessante.
    E o programa também

  9. Avatar de DanielAmorim
    DanielAmorim

    Eu, como programador que sou, louvo sempre o esforço de alguém quando cria algo. Por isso, deixo os meus parabéns ao autor.

    No entanto vou levantar uma questão… vale a pena reinventar a roda? Existem programas muito bem implementados, e simples de usar, com as funcionalidades do software aqui apresentado (eu uso o http://www.toggle.com). Compreendo que às vezes as soluções existente tem o que queremos e um par de botas, e assim haja a necessidade de fazer algo mais simples e especifico. Mas não é este o caso. Assim, porque não apontar baterias para fazer coisas novas, algo que faça realmente a diferença? 😉

    Beijos e Abraços

    1. Avatar de MeM

      Boas,

      Concordo consigo no aspecto em que não vale a pena reinventar a roda, pois quase sempre que isso acontece só nos trás problemas atrás de problemas. Porém a ideia por trás de criar programas nossos é ganhar mais experiência e procurar novos conhecimento. Se nos limitarmos a fazer download de programas já feitos e não nos darmos ao trabalho de construir os nossos próprios programas, estamos a perder oportunidades de treinar as nossas skills e limitamo-nos ao que os outros nos dão.

      Porém refiro novamente, têm razão quando diz que não vale a pena reinventar a roda, mas neste caso não se aplica. Abraços

      1. Avatar de Bruno Bernardino

        Subscrevo. 🙂

        Também existe o caso de querer tornar as coisas mais simples, leves, intuitivas e personalizadas 😉

  10. Avatar de Filipe Oliveira
    Filipe Oliveira

    Viva!

    Gostaria de saber se tb é possivel publicar aplicações realizadas para dispositivos moveis (Ex: Windows Mobile) e quais as linguagens de programação a que dão preferência, se isso for relevante!

    Cumprimentos,
    LoFFactory

    1. Avatar de Bruno Bernardino

      Sim, podes. E não damos preferência a linguagens de programação 🙂

  11. Avatar de David Leal
    David Leal

    Muito útil, ainda estou para aprender a programar…

    Parabéns!

    http://redefoca.myweblive.net/blog/ – Você faz xixi no banho? Vote! E saiba o porquê da pergunta dia 5 de Julho.

  12. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    deixo mais umas sugestões para este programa:
    – quando temos uma actividade iniciada e iniciamos outra, ficam as duas a contar. que tal haver um outro botão que faça iniciar a 2ª tarefa, parando a 1ª? assim teríamos a hipótese de com um só clique parar uma tarefa e iniciar outra.
    – quando fechamos o programa, ele não salva as tarefas que tínhamos inserido? também é importante, senão terá que haver por defeito uma tarefa chamada “inserir tarefas no TTask” 🙂

  13. Avatar de P.G.R.
    P.G.R.

    Gostei imenso da iniciativa.
    Mais 1 rubrica c/ interesse crescente.

  14. Avatar de msilva74
    msilva74

    Não sei se fujo ao tópico, eu preciso de um programa que faça a gestão de horário de trabalho, ex: hoje entro as 08:00 e saio ás 15;30 que me dê o total de horas e se não for pedir muito que me dê a rentabilidade. alguém algum programa do género? cumprimentos.

    1. Avatar de EuMesmo
      EuMesmo

      Experimenta o TimeStamp.

  15. Avatar de RuiLx
    RuiLx

    Excelente iniciativa por o pessoal a programar e a publicar aqui os seus programas, gostei. MeM parabéns pelo programa está porreiro, se bem que se implementasses a funcionalidade de guardar as tarefas (post do Sérgio) ainda ficava melhor.

  16. Avatar de remote
    remote

    Já tinha pensado fazer uma coisa destas, mas nunca levei o projecto à frente.
    Mas parabéns pela iniciativa.

    1. Avatar de Jackfowl
      Jackfowl

      Nosss, fiz isso há muito tempo, tinha lista de usuários , projetos, e tarefas, gerava relatório por período e tudo, mas como me faltava era organização pra colocar tudo ali parei o desenvolvimento, acho que vou voltar a ele, assim que achar as ocxs que usava nele. Mas a iniciativa é boa.
      Posso postar programas em VB6?

  17. Avatar de PereiraX
    PereiraX

    Excelente iniciativa. Parabéns também pelo programa MeM e concordo plenamente contigo, são estes “pequenos” programas que nos vão aumentando as skills e que fazem com que descubramos como fazer novos “truques” a programar!

  18. Avatar de deMatos
    deMatos

    Excelente iniciativa, nada melhor que apoiar o software desenvolvido por cá e ajudar nesse desenvolvimento.

    ja agora uma questão, que até é urgente, precisava de um programa que cronometra-se uma prova de BTT, que desse para inserir os participantes e depois ha medida que fossem chegando eu iria parando o cronometro desse corredor e no fim me desse um relatório com os tempos…

    alguem conhece?? é mesmo urgente este pedido pessoal PFF

      1. Avatar de deMatos
        deMatos

        lol frewere e tal? ou algum trial

        sejam amigos 🙂

    1. Avatar de Shogun
      Shogun

      tenho k comer.

      1. Avatar de deMatos
        deMatos

        certo.

        obrigado na mesma 🙂

    2. Avatar de Bruno Bernardino

      Nunca usei isto, mas foi o que encontrei: http://www.download3000.com/download_8670.html

      No entanto, apesar do Shogun ter sido um pouco rude, é verdade que se procuras algo urgente e de onde vais obter lucro, é mais fácil encontrares se pagares 😉

      1. Avatar de deMatos
        deMatos

        Obrigado Bruno

        sim eu percebo, mas acho que numa comunidade como esta nao custa nada ajudar 🙂

        tal como tu fizes-te

        sempre me ensinaram que temos de ser uns para os outros 🙂

      2. Avatar de Shogun
        Shogun

        Fui rude?! fui directo. O rapaz pede algo urgente e que obviamente não é para consumo próprio e é suposto eu fornecerlhe de borla? Se vamos ter o pensamento de que uma comunidade serve para isso acho que estamos muito mal, eu penso que as comunidades servem para ensinar a pescar não para dar o peixe sem trabalho nenhum e não é uma questão de sermos uns para os outros pois a ideia que eu tenho é que tudo isto das comunidades serve para partilhar o conhecimento, não para fazer os trabalhos uns dos outros

        1. Avatar de deMatos
          deMatos

          Por acaso era para consumo próprio sim, era para sábado, eu e uns colegas vamos fazer uma prova de BTT pela serra entre todos e gostava-mos de cronometrar.

          Mas é na boa 🙂

          obrigado na mesma 🙂

          e cada um tem a sua opinião

    3. Avatar de Nunno Marques
      Nunno Marques

      Existe sim senhor: BikeTrack da Logicpulse mas nao é á borla! Mais informações: comercial@logicpulse.pt! Fiquem bem

      1. Avatar de deMatos
        deMatos

        Obrigado Nuno,

        andei no site deles e não encontrei nenhuma informação…

        sabes se existe algum trial ou demo?

        eu sei que é dificil, mas pagar por algo que só vamos usar uma vez ou duas e só entre amigos inda por cima todos nós estudantes é complicado…

        1. Avatar de Nunno Marques
          Nunno Marques

          Não existe nenhuma trial ou demo disponível neste momento! Nem sei se vai haver. Qualquer novidade, aviso!
          Fiquem bem!

  19. Avatar de DockMe
    DockMe

    Posta o código fonte, para possíveis melhorias.

    1. Avatar de Bruno Bernardino

      Já está no artigo. Mais atenção 🙂

  20. Avatar de Hugo
    Hugo

    Boas ….
    Desde já como programador júnior quero agradecer este excelente artigo , assim como dar os parabéns pela aplicação disponibilizada . Informo que estou neste momento a desenvolver um projecto de gestão de tarefas muito parecido com este mas em PHP … em que ira incluir o tempo , valor e histórico de tarefas com restrições ao nível de utilizadores , como me estou a iniciar nesta linguagem ,ainda vou um pouco atrasado pois só tenho o Login de administrador a trabalhar ..Caso alguém esteja interessado em dar umas dicas estou disponível para as ouvir .. Continuem .

  21. Avatar de Duarte Brito
    Duarte Brito

    Ola boa tarde…

    Eu sou membro de uma turma que acabou o curso de Administração e desenvolvimento de software, em que temos uma disciplina chamada Projecto 2… A disciplina mais importante do curso… A minha turma desenvolveu um projecto idêntico a este mas de uma forma muito mais complexa… C# foi a linguagem utilizada….basicamente existe uma aplicação que faz o mesmo que esta mas em que as tarefas são introduzidas num BackOffice, também desenvolvido por nós, e o utilizador no FrontOffice tem a possibilidade de escolher qual a tarefa que esta a desenvolver, e dar Play, Pauses e Stops. No final da tarefa concluída o utilizador tem a possibilidade de comentar essa mesma tarefa… tudo isto sincronizado via webservice… a aplicação de FrontOffice tem a possibilidade de funcionar em Offline salvando todos os dados em XML…. Foram desenvolvidos também FrontOffices em interface Web exactamente com as mesmas funcionalidades e também interface Mobile… Ainda foi desenvolvido uma aplicação que nos faz Reports de todos os dados guardados em Base de dados destas Tarefas…. Basicamente….e assim muito por alto é isto…. mas a ideia da aplicação é a mesma….so que esta apresentada aqui é uma versão Light…

  22. Avatar de João F.
    João F.

    Sou programador e gostei da iniciativa. Quem quiser conhecer alguns dos softwares que eu criei fica aí a dica:

    uebTUBE: http://uebtube.uebbi.com
    uebLOCK: http://ueblock.uebbi.com
    uebCLIC: http://uebclic.uebbi.com

    []s

  23. Avatar de ricardo
    ricardo

    alguêm conhece um software que automaticamente registe o tempo gasto em cada software, que se baseie por exemplo naquele que tem a janela em primeiro plano?