DropIt 0.8.2 – O Ponto G do seu computador!

43 Comentários

Há aplicações que deveriam fazer parte de qualquer sistema operativo.

Esta aplicação que vos mostro hoje é um desses casos. Simples e de uma simplicidade terrível. Depois de configurada, o que vos tomará 4 minutos, podem ter a certeza que muita coisa vai mudar nos vossos hábitos em frente ao computador.

DropIt é um local onde o utilizador irá depositar (arrastando e largando sobre) tudo o que for ficheiro. Simplesmente deixe cair em cima do ícone seta azul que se posicionará no seu ambiente de trabalho e esses ficheiros cairão no sítio certo.

É uma fantástica aplicação: pode criar perfis e executar os mesmos com regras próprias.

Basicamente, esta ferramenta permite criar perfis com regras que encaminham para as pastas certas os ficheiros que o utilizador associar a cada conjunto de regras.

O utilizador poderá ter esse ícone no ambiente de trabalho e usar o mesmo como uma “entrada” para o local certo.

Mas vamos começar por explicar como associar a cada regra as extensões certas.

Primeiro, com o botão direito do rato, clique na opção Manage. Agora no campo Folder escolha a pasta para onde serão enviados os ficheiros que iremos definir no campo Rules. Neste caso eu coloquei o caminho da pasta Imagens para que cada ficheiro com a extensão .jpg, .png. gif seja colocado na pasta Imagens. Para passar para o lado Pattern List, clique no Botão Apply. A partir daqui e depois de configurar todas as regras, poderá simplesmente descarregar os ficheiros em cima do tal ícone e estas seguirão para o local certo.

Podemos também nas opções da aplicação, definir algumas funções: pode colocar a imagem alvo sempre por cima de toda a actividade do desktop, pode bloquear essa imagem num local específico, pode associar também nomes de pastas e pode definir regras para os ficheiros repetidos.

Além disso pode definir se quer mover ou copiar os ficheiros ao arrastar e largar em cima da imagem alvo DropIt.

Para que seja mais simples gerir conflitos, visto que pode usar várias regras e pode cruzar várias regras, a aplicação disponibiliza perfis que poderão ser parametrizados individualmente. cada um poderá ter a sua selecção de extensões.

Caso esteja a incomodar, a imagem alvo pode ser escondida do ambiente de trabalho. esta ficará na barra de tarefas.

Mas atenção, as pérolas não acabam por aqui!

Tenha em atenção na instalação, se utilizar esta opção, verá uma função que permite colocar no menu de contexto este serviço. É ouro sobre azul. Depois nem precisa de arrastar, com um clique pode imediatamente enviar o ficheiro para o seu local.

Há muitas formas de filtrar os nomes dos ficheiros e das pastas, Vejam em baixo alguns exemplos que o podem ajudar.

Eu combino esta ferramenta com o Dropbox. Coloquei uma regra que me permite enviar para uma pasta publica no Dropbox dos ficheiros que pretendo partilhar com a minha equipa. Simplesmente faço Enviar para… e todos recebem na pasta certa a imagem ou o ficheiro de Excel…

Mas há tantas outras aplicações úteis que pode explorar. Bom proveito.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: DropIt 0.8.2 [785.62KB]
Download: DropIt 0.8.2 Portable [279.72KB]
Homepage: DropIt

Partilhar:
Tags:

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gooden
    Gooden

    Simplesmente espectacular. =D

    Brigado vou usar certamente 😉

  2. Avatar de Bónus

    Para informação de que usa Mac, o próprio sistema faz isto com as “Acções para pastas”.
    Podem criar qualquer tipo de acção (ou acções) no Automator, e depois associar essa acção à pasta que, neste caso está no Ambiente de trabalho.

    1. Avatar de Silva Pacita
      Silva Pacita

      Obrigado pela dica 😉

      1. Avatar de Bónus

        De nada.
        Podem-se fazer coisas com o Automator, que nos simplificam muito a vida.
        Eu tenho por exemplo uma pasta, que qualquer ficheiro que arraste para lá, ele é enviado para um email que eu criei só para backup de ficheiros. Ou seja, é uma pasta de backup para um disco virtual (gmail). Basta largar os ficheiro para lá.
        Tenho outra, que qualquer imagem que arraste para lá, é automaticamente redimesionada para a largura e altura que defini, e convertida para JPG, com a compressão definida também por mim.
        No automator podemos realizar uma sequência com o número de acções que quisermos. Depois, podemos salvar como aplicação, como serviço (para ficar nos menus de uma determinada aplicação), ou como Acção para pasta.

        1. Avatar de Vítor M.

          Era interessante era um post sobre isso detalhadamente explicado 😀

          Isso é que era.. que me dizes?

          1. Avatar de Silva Pacita
            Silva Pacita

            apoiado 😀

          2. Avatar de Bónus

            Ok, arranja-se sempre um tempinho para isso.
            Diz-me como devo fazer, em que formato devo enviar, para onde, etc.

          3. Avatar de Primax
            Primax

            Abris-te a boca agora faz um artigo!!! :D:D:D

  3. Avatar de Mário R.
    Mário R.

    Off Topic:

    alguém que tenha um samsung da gama touch screen com active sync consegue sincronizar os dados no windows 7 x64? E como se cria um perfil de sincronização?

    1. Avatar de kekes
      kekes

      É so ligar e ele cria clicando num botao e dizendo que queres que partilhe… O telele tem capacidade para syncronizar com o ActiveSync?

      1. Avatar de Mário R.
        Mário R.

        sim tem…mas nem sei mto bem o que isso é…

  4. Avatar de Marco Faria
    Marco Faria

    Boas,

    Essa do Ponto G partiu me todo 😛

    Parece ser porreira a aplicação, vou experimentar

    1. Avatar de Vítor M.

      Heheh… tenho que puxar pela curiosidade do povo… imagina a minha frustração se um post que me demorou 3 horas (instalar, testar, analisar e escrever) não fosse lido e comentado por ninguém?

      É frustrante 😀 por isso temos de puxar pelo comentário e pela visita do nosso excelente auditório 😉

  5. Avatar de ALL
    ALL

    Realmente interessante a app.

    Eu q sou gd fá de win, após o comentário do Bónus, ate q pensei assim repentinamente “Afinal o Mac ate tem umas coisas nice’s…” e provavelmente mts outras q só mm os utilizadores de mac’s conhecem.

    1. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      De facto confirmo, tem mesmo muita coisa que até mesmo os utilizadores de Mac nem imaginam ter. Por mais anos que se tenha de Mac, estamos sempre a aprender coisas novas que o sistema faz e nem imaginava-mos que le fazia.

      Uma serie de ferramentas que vêem com o sistema que simplificam e facilitam e muito todos os processos feitos no computador.

      [offtopic]
      Então ALL, o script do mIRC já rula a 100%?
      😀 eheeh…

      1. Avatar de ALL
        ALL

        Final do semestre, é trabalhos e testes a torto e a direito, infelizmente não há tempo para o script.
        Para a semana q vem o tempo livre volta a ser algo real na minha vida

      2. Avatar de Nelson N
        Nelson N

        Se analisarmos bem, o Windows também tem dezenas de coias “escondidas”!
        Aqui o PPL já mostrou algumas!

    2. Avatar de 3biz
      3biz

      Giro é que nos posts mac aparece “ha para windows?”

      nos posts de windows os macfags vêm logo gritar que conseguem fazer igual.

      risos.

      1. Avatar de a Friend®
        a Friend®

        Deixa de ser ridiculo.

        Em todos os posts windows partilha-se ferramentas Mac, e em Mac, partilha-se informação windows, e é claro Linux também em ambas

        Tu és o único fanatico que continua a tentar atear fogo e guerras e a divulgar ignorancia em vez de contribuires e perceberes de uma vez por todas que o interesse é a partilha de informação e não guerras estupidas que tentas fazer.

        Deixa de ser ridiculo e cresce.

        Comentários como o teu é que deviam ser filtrados porque não fazem cá falta. Frustrado!

  6. Avatar de Ryan
    Ryan

    Bonito e o wallpaper. Onde que o posso encontrar?

  7. Avatar de a Friend®
    a Friend®

    Espetacular, desconhecia por completo e vem mesmo a calhar.

    No Mac, tal como o Bónus referiu, temos uma excelente ferramenta que é o Automator, agora no Windows por vezes falta aplicações simplificadas que nos facilitem mais a vida, mas esta é sem duvida uma delas…muito boa mesmo! Vai já entrar em acção!

    Ps.
    Bem o titulo do tópico dava para tanto trocadilho…! 😀

  8. Avatar de Shadowk1ller
    Shadowk1ller

    Comigo não funciona, estou a usar o Win 7 32, já fiz as “rules” e sempre que arrasto “cenas” para lá elas não vão, já tentei abrir como Administrador e nada…alguma dica?

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim. Mete duas antes de fechares. Por a mim no sete também me deu esse problema, depois numa regra meti duas extensões e não desapareceram. Mandei ao programador da aplicação a notificação desse bug. Vamos ver se ele o corrige.

      Mas para o contornar, faz isso, mete duas antes de fechares a janela.

  9. Avatar de Diego Castro
    Diego Castro

    Hummm isto é muito interessante….
    Alguem conhece alguma alternativa para UBUNTU ?

    1. Avatar de Alexsandro
      Alexsandro

      Enquanto lia o post tambem me surgiu a mesma duvida mas aposto que um simples script em bash é capaz de fazer coisas semelhantes…pena nao dominar o bash como deve ser :P…

      1. Avatar de kekes
        kekes

        Em Ubuntu batia mesmo bem 😛 nenhuma alta caridosa para fazer um scriptzito? 😛

      2. Avatar de Diego Castro
        Diego Castro

        Eu até fazia… mas parece me que era preciso muita leitura…..

        Como é que um script recebe o link do ficheiro que foi largado por cima dele???

        (eu em bash só sei buscar os argumentos da linha de comandos)

        parece me k dá para fazer (a parte da programação parece facil… desde que se tenha acesso ao path do file k foi largado)

        Aiiii a falta que fazia um hackerspace aqui em braga (pra trocar umas ideias c/ uns geeks)
        🙂

  10. Avatar de carneiro
    carneiro

    muito bom mesmo!
    haverá algo do género para MAC?

    1. Avatar de Glink
      Glink

      vai lendo os comentários, o mac tem uma ferramenta nativa que faz o mesmo, ja foi postado nesta pagina… 😉

  11. Avatar de Glink
    Glink

    Organização de todo nao é o meu forte, por isso vou dar uma vista de olhos nisto, para ver se fico com a casa mais arrumada, obrigado pplware…

    offtopic:
    queria agradecer desde já ao pplware, comecei a visitar o sitio à coisa de um mês, e são tantas as coisas úteis/interessantes que passam aqui, que eu nem imagino o que perdi durante anos…

    Obrigado

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim tenho que concordar cointigo, perdeste muita coisa mas… não desapareceram! Vasculha com calma as nossas categorias, vais gostar.

      Já agora vai um pedido meu.

      Divulga-nos, pois este tipo de publicidade é a mais fidedigna, o boca a boca.

      Propagar o pplware.com ajuda a que tenhamos mais visibilidade, assim podemos ajudar e ser ajudados por mais pessoas. 😀

      Obrigado.

      1. Avatar de Glink
        Glink

        sem stress, já tenho andado a fazer pub, já disse na minha turma, mas agora se eles seguem ou não, isso já não sei…

  12. Avatar de aspas
    aspas

    e muito bom mas uma coisa que nao gostei…
    podia copiar as pastas das respetivas fotos… fica tudo numa so pasta…

  13. Avatar de Daniel Martins
    Daniel Martins

    Fantástico! Alguem conhece algo semelhante para Linux?
    Aqui à uns tempos fiz um script que fazia a mesma coisa, mas era muito ineficiente.
    Tenho o hábito de por tudo e mais alguma coisa numa só pasta (DropBox) e depois levo um tempo tremendo para organizar tudo….

  14. Avatar de M.Manuelito
    M.Manuelito

    Para quem gostava de ver centenas de icones no meu desktop, isto é uma péssima notícia.
    Para mim é uma excelente notícia, porque ter que meter os ficheiros dentro das diversas pastas com recurso aos comandos de ms-dos era uma coisa cansativa. Muito obrigado.

  15. Avatar de marlin

    bem isso é mesmo bela cena!! eu sou muito mau em organizar cenas lolol

  16. Avatar de Paulo39
    Paulo39

    Esta aplicação é óptima.
    Infelizmente está a acontecer algo estranho comigo em Windows 7.
    Qualquer alteração que eu faça nas configurações, seja na criação de perfis, no menu Options ou no menu Manage, quando fecho a janelinha, toda a informação que criei/alterei perde-se, isto é, ele mantém todas as opções na mesma. Logo não consigo fazer nada, nem sequer criar perfis.
    Já aconteceu isto a alguém?

  17. Avatar de subway
    subway

    este programa não funciona!!
    é pena!!

  18. Avatar de subway
    subway

    Para akeles que o programa não funciona nem a 10% lol :S , instalem a versao portable, em remedio esta funciona bem…

    1. Avatar de Paulo39
      Paulo39

      Pois…
      Esquisito, mas é isso mesmo.

  19. Avatar de Pedro'O
    Pedro’O

    Alguem me sabe dizer se tambem dá para utilizar em Pen’s
    Sei que é dificil, mas dava-me um geitaço 😀