3RVX – Controle o seu som com beleza

13 Comentários

Cada vez mais tentamos concentrar no rato as nossas operações com os computadores. Até porque foi para isso que ele foi inventado. Tentamos sempre abandonar o teclado em detrimento do rato.

Na maior parte das situações isso é possível e fácil de fazer. Mas não sem custos, pois para uma função tida como simples acabamos por ter de clicar várias vezes.

Uma dessas funções é o aumentar ou diminuir o volume do som do nosso PC. Podemos controlar o volume com o rato, mas pelo que testei (e testei para ter a certeza do que escrevia) passa por levar o rato até à barra de tarefas, clicar no ícone do som e depois ou com a roda do rato levamos o som ao volume que pretendemos ou clicamos no volume pretendido. Esqueçam isso e prestem atenção ao 3RVX.


O 3RVX é um software que nos permite controlar o som do nosso PC através do rato usando como auxiliar uma tecla definida por nós. Definimos os nossos atalhos e estamos prontos a agir sobre o nosso som.

A beleza falada no título advém do facto de ser mostrado no nosso ecrã o volume activo. E se não estivermos contentes com a imagem que nos é apresentada podemos sempre escolher entre uma das muitas skins propostas.

Não somos abrigados a definir atalhos que usem o rato pois o 3RVX permite que se definam 2 teclas para qualquer uma das acções possíveis. E essas acções são as seguintes:

  • Silenciar
  • Aumentar o volume
  • Diminuir o volume
  • Ejectar a drive de CD/DVD
  • Janela de configurações
  • Fechar o 3RVX

Outra caracteristica interessante do 3RVX é a possibilidade de, para quem usa mais do que um monitor, definir em qual dos monitores aparecerá a imagem do volume activo. É ainda possível definir durante quanto tempo está visível, quanto demora a desvanecer e a localização da imagem de volume activo.

Das restantes configurações destaco ainda a possibilidade definirmos a percentagem de volume a diminuir/aumentar e qual o programa a usar como mixer de som (interessante para quem tem software proprietário das suas placas de som). As restantes configurações são iguais às de tantos outros softwares.

O programa fica residente na barra de tarefas (sim, mais um infelizmente), mas podemos indicar na configuração que deve estar escondido e não voltamos a saber dele.

Se pretendem reduzir ao mínimo a vossa dependência de interacção com o sistema operativos para tarefas banais e se pretendem potenciar a utilização do vosso rato, esta é uma aplicação a ter em conta. Da minha parte passou a fazer parte do inventário.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP / Vista / Sete
Download: 3RVX 2.0 [2.05MB]
Homepage: 3RVX

Partilhar:
Tags:

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno Ramalho
    Bruno Ramalho

    da jeito isso…
    existe mais alguma aplicação para o resto dos atalhos??
    como wireless etc…

  2. Avatar de ACosta
    ACosta

    Boa já estou a usar 😉

  3. Avatar de rsl
    rsl

    Penso que existem teclas nativas nos teclados para essas mesmas funções! Pelo menos no meu ASUS é FN + (F11 ou F12.
    Cumprimentos.

    1. Avatar de DoContra
      DoContra

      Nos portáteis é quase um standard o uso de Fn+(xpto). Julgo a mais valia deste utilitário é poder ser usada nos vulgares desktop, com teclados “normais”, ou seja, não daqueles que já têm teclas multimédia.

      1. Avatar de Melech
        Melech

        Esses começam a trazer multimedia keys nos teclados… 😛

      2. Avatar de Pedro A.
        Pedro A.

        É uma coisa que não entendo, o porquê dos teclados dos desktops não incluírem teclas multimédia. Tenho um teclado multimédia, comprado à 10 anos, ou mais, ainda para o windows 98, e ainda hoje o uso para o Windows7 em vez dos teclados de “origem”.

      3. Avatar de Papa Americano
        Papa Americano

        Dá muito jeito para se quiseres mapear o controlo de volume para um periférico ou se quiseres aumentar ou diminuir o volume através de um script.

        Uso um joystick para controlar o rato e teclado a distancia, e isto era mesmo o que estava a procura 😀

    2. Avatar de João
      João

      sim, o meu asus e a maioria dos portáteis também tem atalhos para o volume

      Para desktop, também já há teclados com atalhos.

  4. Avatar de maximilian
    maximilian

    Expectaculo! Muito util para os portáteis, é melhor do que usar a tecla FN e para o meu desktop do trabalho, pois é um HP não tem colunas e o som sai por uma coluna interna. Para quem tem colunas também é util porque permite um rápido controlo do volume do som. Recomendo!

  5. Avatar de @thalesfernandes

    Mensagem do office 2010 diz que deu erro no arquivo e para solucionar tem que instalar o Apple Quick Time. http://tweetphoto.com/9148192

    1. Avatar de Pedro Simões

      Um bocadinho fora de contexto, não?

    2. Avatar de r0cki
      r0cki

      Tudo a ver…

    3. Avatar de hugo
      hugo

      Depende do tipo de ficheiro que estás a tentar colocar..se for *.mov pode ter sentido….