Dropbox 0.7.79 – Para Windows, Linux e Mac…

41 Comentários

Quando vos falei aqui pela primeira vez nesta ferramenta, ficou somente alinhavada a ideia da utilidade do Dropbox ainda era eu um utilizador recente. Hoje com mais de um ano de experiência, já não consigo ter uma máquina sem esta pérola. Mass… já agora, sabe que existem outras ferramentas também elas interessantes? Leia o artigo e encontrará algumas alternativas também elas ricas em possibilidades.


O Dropbox é um serviço de sincronização remota com suporte online. Isto é, o serviço disponibiliza gratuitamente um espaço de 2GB que serve de armazenamento e ponto de intenção entre duas ou mais máquinas seja em Windows, Linux ou Mac.

Anteriormente o serviço apenas permitia a entrada de utilizadores após convite, agora o serviço está aberto ao público em geral. Para começar vá ao site do Dropbox e registe-se, após estar registado faça o download do cliente Dropbox. Esta aplicação colocará na sua máquina uma pasta normal. Dentro desta serão criadas outras todas farão a ponte entre as máquinas e tudo o que lá colocar será sincronizado. Primeiro passa pelo serviço que criará uma cópia temporal e quando uma outra máquina se sincronizar, receberá os ficheiros que deixou na primeira máquina.

Esta cópia temporal permite que os ficheiros mesmo que sejam apagados sejam recuperados alguns dias depois, se necessário; o Dropbox guarda essas alterações para que possa recuperar algo se for apagado por engano.

Mas onde ficam guardados os meus ficheiros?
Sim é um pergunta importante, pois quem aposta neste tipo de serviço pretende estabilidade, segurança e fiabilidade, mas todos esses requisitos foram acautelados pela equipa do Dropbox. Todos os ficheiros existentes nos servidores Dropbox são enviados por SSL, encriptados com AES-256 e guardados no serviço “Amazon’s Simple Storage Service (S3)” num Data Center situado na Costa Este dos Estados Unidos. Este serviço da Amazon… um dia falo-vos dele 😉 mas garanto-vos que é dos melhores do mundo.

Mas vamos a um exemplo prático e real:
Eu tenho na empresa o meu computador onde instalei o Dropbox. Em casa no meu portátil tenho o mesmo serviço instalado e o mesmo acontece no meu servidor. Sempre que preciso de ter à mão algum documento, palavra-passe ou ficheiro que seja necessário sempre que estou frente a um computador, arrasto-o para dentro da pasta Documents que existe dentro da pasta Dropbox.

Logo que me ligo, o serviço Dropbox sincroniza-se com o servidor do Dropbox e transfere para as pastas existentes no computador o que existe de novo na conta, assim posso de imediato ter acesso ao documento que arrastei na empresa para dentro da tal pasta.

Caso esteja nalgum lugar e precise de algo que está na minha conta Dropbox e tenha um PC à mão, entro no serviço online, com o meu username e password e com isso acesso ao documento em qualquer ponto do planeta, desde que tenha um computador com acesso à net.

Posso também partilhar imagens, fotografias, ficheiros de áudio e de qualquer outro tipo através da pasta Public, que me atribui uma link público para partilhar com o mundo, como por exemplo este.

Outro recurso que utilizo é a partilha de uma pasta com um outro utilizador do Dropbox. Eu e o Pedro Simões, por vários e constantes motivos de actualização de dados e informações, temos uma pasta “Peopleware” partilhada onde rapidamente enviamos informações um ao outro. Para criar uma pasta partilhada vamos ao serviço online e crio na opção do menu Share, uma pasta.

Atribuímos o nome à pasta e na caixa de texto colocamos o endereço para quem queremos enviar o convite de partilha. Se o utilizador for já registado no serviço, basta aceitar o convite e vê ser criada dentro da pasta Dropbox a pasta que partilhamos, caso não tenha conta Dropbox, será convidado a ter.

O serviço gratuito tem um limite de espaço de 2Gb, caso pretenda mais espaço poderá migrar a sua conta para 50GB pelo preço de 9.99 dólares. Pode gerir o seu espaço tendo noção do que já tem ocupado, para isso o serviço disponibiliza a informação de quota ocupada.

Depois do serviço estar instalado, poderá ter acesso ao mesmo clicando no ícone que se encontra na barra de tarefas, junto ao relógio. Existem mais opções de ligação, principalmente para redes com proxys, poderá ver essa e outra informação, aqui nas perguntas frequentes.

Actualização:

Esta versão melhorou substancialmente a interacção com o iPhone e corrigiu alguns pequenos bugs.

Alternativas:

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac
Download [win]: Dropbox 0.7.79 [12.87MB]
Download [linux]: Dropbox 0.7.79
Download [mac]: Dropbox 0.7.50[25.91MB]
Homepage Get Dropbox

Partilhar:
Tags:

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de a Friend®
    a Friend®

    Já agora acrescento aqui o suporte para iphone/ipod touch

    http://www.dropbox.com/iphoneapp

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Pra iphone tb é mto bom o dropbox. 😀
      ..
      pena que pra linux ainda está na versão 0.6.1, mas funciona tao bem quanto nos outros SO’s
      ..
      ah, e quem quiser se inscrever, por este link ganhará (assim como eu) 250MB a mais no ato da inscrição 😀
      https://www.dropbox.com/referrals/NTE4NjQxODU5

  2. Avatar de te-x
    te-x

    Tirem-se só uma dúvida. Eu tenho a pasta do dropbox no ambiente de trabalho, existe alguma opção de associar outra pasta ao dropbox?

    Tenho uma pasta noutra partição em que costumo ter trabalhos que me dava jeito ter em qualquer lado.

    1. Avatar de Ricardo Amaral

      Essa é uma das razões pelas quaise eu deixei de usar o DropBox. Pode ser um serviço muito bom, mas falha redondamente nesse aspecto.

      Este serviço é para mim completamente inútil enquanto não puder escolher exactamente as pastas que quero sincronizar e não apenas uma.

      Mas como o te-x disse, eu também estou curioso em saber se tal já é possível pois nunca mais usei o serviço devido a isso mesmo como já disse lá em cima e não sei se já adicionaram tal funcionalidade…

      1. Avatar de Guilherme de Sousa
        Guilherme de Sousa

        isso com um link simbolico n vai la?(symlink)

        cumps

        1. Avatar de Ricardo Amaral

          Isso para mim não é solução, é contornar o problema para desenrascar. Coisa que eu não quero fazer.

          E além do mais, eu uso Windows e em Windows isso não funciona tão bem como em Linux.

          E agora te me lembrei de outro problema, sincronizar diferentes pastas em diferentes sistemas operativos ia ser chato e confuso usando symlinks. Uma opção própria facilita todo o processo, “esta pasta no Windows sincroniza com esta no Linux”, simples.

          1. Avatar de luisousa

            Já agora por falar em symlink: alguém sabe a melhor forma de criar um em Windows XP? Obrigado.

          2. Avatar de Bruno
            Bruno

            Talvez não seja tão simples assim…
            E depois, nem está na versão 1.0 ainda. Quem sabe até lá isso não é desenvolvido.. 😉

            E no Linux realmente funciona bem usar syslinks no dropbox.

      2. Avatar de JPedrosa
        JPedrosa

        Ricardo,
        mas tu ao teres um drive de backup, por exemplo, só tens backup do que lá metes ….

        Se andares pela tua máquina ao calhas, e por todo o lado, tivesses um butão “add to backup” ou “add to dropbox” como estás a referir … isso não ia de forma simples criar o caos?

        Eu até entendo que podes querer o My Documents, o folder X e Y, mas ao fazeres isso, e sincronizares com várias plataformas, que resultado terias? já viste integrar o formato do My Documents do Linux com o do Windows por exemplo?

        Para mim é simples entender que tenho um folder master e abaixo daí é tudo tratado, depois em cada máquina meto esse tal folder matriz onde quero.

        para mim, e apenas para mim, é muito mais simples isto do que ter que gerir folders espalhados pela máquina.

        1. Avatar de te-x
          te-x

          Eu o que queria era que ele monitoriza-se umas pastas, e quando existissem alterações ele copiasse para para a pasta da dropbox. Ia ocupar mais espaço no meu disco, mas normalmente o que eu quero guardar são ficheiros pequenos (ficheiros de texto e um ou outro de imagem). Ter várias pastas associadas sem as copiar para uma pasta central imagino que depois fosse difícil conciliar entre vários PCs, ainda por cima com sistemas operativos diferentes.

          1. Avatar de jpedrosa
            jpedrosa

            repara aqui o problema reside essencialmente na questao multiplataforma. fazes backup de algo na drive d. se usares um pc que n tenha drive d ele mete o file onde. fazes de um folder no desktop do windows e usas linux tera o programa que entender que tem que ir a folder home. depois tinham que ser mapeados e geridas todas as possiveis homes entre os varios flavours de linux. naturalmente isto claramente fica resolvido com uma raiz e dai para baixo e tudo dele. sorry pela pontuaçao…opera mobile

        2. Avatar de Ricardo Amaral

          E não achas que isso é problema meu, ou melhor dizendo, do utilizador? Quem quer, tira partido da funcionalidade, quem não quer, não tira, simples.

          E o que tem o “formato” da pasta de documentos? Aquilo não tem “formato” nenhum, não passam de ficheiros. Mas eu nunca disse que pastas queria sincronizar. De qualquer forma volto a repetir, problema do utilizador, quem quer usa, quem não quer não usa.

          E como também disse num comentário mais baixo, eu é que sei como gosto de ter os meus ficheiros organizados, não é o Dropbox.

          Ao contrário de muita gente eu sou extremamente picuinhas na organização dos meus ficheiros e quero às coisas à minha maneira, como eu gosto. Se o Dropbox não me permite isso, então é completamente inútil para EU o utilizar.

          E só para terminar, se pesquisarem, esta funcionalidade de que falo, é algo que todos dizem ser o mal do Dropbox, porque em tudo o resto é excelente. O que eu concordo.

          1. Avatar de Fork
            Fork

            Força, mãos á obra.

            Fico á espera de ver a tua implementação de SVN integrado na shell de três plataformas inteiramente gratuita a aparecer.

          2. Avatar de jpedrosa
            jpedrosa

            fork sendo assim nao preciso responder… e olha que sao quatro plataformas olha o iphonix

    2. Avatar de jmtdstoc
      jmtdstoc

      Durante o processo de instalação é possível escolher o local onde queremos instalar a pasta Dropbox.

      Posteriormente, para partilhar mais pastas basta criá-las DENTRO da pasta Dropbox, ou arrastar pastas pré-existentes para DENTRO da pasta Dropbox.
      Este método pode não satisfazer todos os gostos mas garante a compatibilidade com vários sistemas operativos e garante ainda que o utilizador sabe que SOMENTE a pasta Dropbox é partilhada com a Internet e nenhuma outra (por questões de segurança).

      Para mim, o Dropbox é já uma ferramenta essencial e uso-a em todos os sistemas em que ela é suportada, sem qualquer problema. Eu já não envio ficheiros anexados em emails, coloco-os nas pastas partilhadas que tenho com os destinatários e eles recebem-nas directamente nos seus computadores. Simples, seguro, prático e funcional em Linux, Windows, Mac OS e iPhone.

      1. Avatar de jmtdstoc
        jmtdstoc

        Quero ainda acrescentar, mais uma vez, que agradeço ao pplware o facto de me ter dado a conhecer esta ferramenta, GRATUITA, de trabalho fundamental.

      2. Avatar de Ricardo Amaral

        São opções, isso para mim não é aceitável e faz com que seja uma limitação demasiado importante para o programar ter alguma utilidade para mim.

        Eu é que sei como gosto de organizar os meus ficheiros no meu disco, não é o Dropbox que me obriga a ter tudo que quero sincronizar dentro de uma pasta principal.

    3. Avatar de Ricardo Amaral

      Pelos vistos é uma funcionalidade que está nos planos, mas acho que já tinha visto isto lá há uns anos, a diferença é que acho que não tinha um site onde geriam as sugestões dos utilizadores como agora têm. Talvez esta funcionalidade venha a ser uma realidade num futuro próximo.

      Para quem estiver interessado, votem na funcionalidade aqui:
      https://www.dropbox.com/votebox/11/watch-any-folder

      P.S: É só a 2ª funcionalidade mais votada…

      1. Avatar de Hugo Cura

        Partilho da tua opinião.
        Para ter um sincronização plena, a meu gosto e com o que quero, isto não serve.
        Passei pelo Sugarsync, que já o permite mas desgosto da forma como sincroniza ficheiros num PC criados no outro PC.

        A minha escolha: Live Mesh.
        Sairá brevemente um artigo a dar uma dica acerca de uma lacuna nas opções.

    4. Avatar de Kaixas
      Kaixas

      O Syncplicity, que está listado neste artigo nas “Alternativas”, permite isso… escolhes as pastas que quiseres.

  3. Avatar de wolfytuga

    Olá!

    Muito bom o programa 🙂

    E para quando um artigo sobre o Ubuntu One? Para o caso de se utilizar apenas o Ubuntu não seria mais vantajoso o software que já vem instalado, ou este é muito melhor? Neste aspecto sou um mero leigo, por isso peço a opinião de utilizadores(as) mais experientes.

    Cumps.

    1. Avatar de jmtdstoc
      jmtdstoc

      O Ubuntu One é idêntico ao Dropbox mas só funciona em Ubuntu 🙁 .
      Para quem só usa Ubuntu é uma alternativa possível, mas para quem também usa Windows ou Mac OS ou iPhone não serve para nada.

  4. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    “Este serviço da Amazon… um dia falo-vos dele ;-)”
    Man, já ando a ler esta frase à uns bons meses hã?!

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Eheheh. Eu também ando há imenso tempo a ler essa frase. Mistério…

  5. Avatar de leitorassiduo
    leitorassiduo

    Não conhecia, sou capaz de ter utilidade para isto 🙂

    Bom post

    1. Avatar de Ele
      Ele

      Bom post mesmo.
      Um bom programa, e nao acho que seja inutil como ja vi aqui. Acho até muito util.E ja me servi dele por acaso.

      Com post. Cumps.

      1. Avatar de Ricardo Amaral

        Eu não disse que o programa era inútil, disse que PARA MIM era inútil. Percebes a diferença?

      2. Avatar de Hugo Cura

        Para mim também é inútil, já que quero fazer o que ele não faz.

  6. Avatar de Ana Maria
    Ana Maria

    Eu utilizo o DropBox…
    Mas e usar a SkyDrive com o Gladinet para termos acesso a partir do explorador de ficheiros? 🙂 é que ficamos com mais espaço…

    1. Avatar de jmtdstoc
      jmtdstoc

      Mas o Dropbox tem uma aplicação que pode ser instalada em Windows, Linux, Mac OS ou iPhone que permite acesso directo ao sistema de ficheiros pelo “Windows Explorer”, “Finder” ou “Nautilus”!!!

      O Dropbox pode ser usado através do browser ou localmente usando o gestor de ficheiros nativo do sistema operativo!!!

      Respondi à questão ou não percebi a pergunta???

      1. Avatar de Ana Maria
        Ana Maria

        Não era bem uma pergunta… Era mesmo a questão da DropBox ter apenas 2 Gb… Na SkyDrive tenho bem mais 😛

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    excelente programa. Uso à cerca de 2 meses e considero muito (MUITO) útil.

    para que quiser experimentar usem este link para registar..

    https://www.dropbox.com/referrals/NTI4MzA2MDA5

    desta forma ganho eu mais 250mb extra e voces também =) ficamos todos a ganhar =p

    cumprimentos

  8. Avatar de Ana Narciso

    Este programita é a salvação da minha vida académica.

    Nunca mais usei pens, nunca mais usei Gmail.

    Tudo o que é trabalho, projecto, pdfs e até código (utilizo como uma espécie de CVS), vai tudo para o Dropbox.

    Partilho as pastas de cada cadeira com os respectivos colegas de grupo e já está. Tudo sincronizado.

    Como estou frequentemente em 2 ou 3 computadores por semana, todos eles se auto-sincronizam, de forma que, caso um dos discos dê o berro, tenho sempre um “backup” noutro PC!

    Para não falar em partilha de fotos com amigos, instantânea.

    Até quando apago sem querer um ficheiro e também da reciclagem, ou quando o altero e gravo sem querer… vou ao site do Dropbox e, fantástico, estão lá as últimas 3 ou 4 versões do ficheiro em causa!

    É a maravilha da Internet!

    Recomendo a 1000%.

  9. Avatar de Lucas

    também uso desde muito tempo…
    Funciona perfeitamente e faz tudo o que é suposto fazer!
    Recomendo totalmente!

  10. Avatar de ZiLOG
    ZiLOG

    Já experimentei outros e escolhi ficar com o DropBox.

    Para quem se quiser registar e ganhar 250Mb extras, aqui fica o meu contributo…assim ganhamos os 2 espaço extra.

    https://www.dropbox.com/referrals/NTkyNjk0NTk

  11. Avatar de Jay Jay
    Jay Jay

    Também adoro a aplicação e uso-a bastante.
    Mas tenho é uma dúvida: o Dropbox faz auto-update ao programa em si?
    É que no PC e no portátil ainda tenho instalada a versão 0.6.570… Ele vai actualizar-se automaticamente para a nova versão ou terei de faze-lo manualmente?
    E caso tenha de fazer manualmente, basta instalar a nova versão “por cima” da que tenho ou será melhor desinstalar a antiga e só depois instalar a nova versão?

    1. Avatar de PTDennis
      PTDennis

      O meu também não se actualizava. Instalei a versão nova ‘por cima’ e deu direito..

  12. Avatar de CArlOS
    CArlOS

    altamente eu uso isto há quase 7 meses,

    e no iphone nao consigo instalar esta versão, tenhu 3gb gratuitos convidei 4 amigos e é pena que para partilhar grandes ficheiros a velocidade de download é muito lenta

    contudo é gratis, tass bem!!!!

  13. Avatar de Pedro Paixão

    Para linux só há a versão 0.6.1!!!

  14. Avatar de nmfmc
    nmfmc

    Utilizo o dropbox com bastante frequencia. Dá-me imenso jeito para sincronizar documentos entre os vários computadores em que trabalho.

    Espero que a opção de sincronizar várias pastas seja implementada em breve, vinha mesmo a calhar.

    Já agora aqui fica mais um link para se registarem e ganharem tanto vocês como eu os 250MB extra 🙂

    https://www.dropbox.com/referrals/NTI5NDA3Mjk5

  15. Avatar de nmfmc
    nmfmc

    Já agora mais uma dica:

    Se fizerem login no site, forem à secção “Getting Started” e completarem todos os passos ganham mais 250MB, portanto conseguem um máximo de 5.25 GB (2GB “normais” + 3GB de convites + 250MB aqui).