Dica – Efeitos de transparência nas janelas do Windows 7

7 Comentários

Quando o tema é efeitos num sistema operativo, o primeiro pensamento vai para o Compiz que está disponível para o Sistema operativo Linux. Relativamente ao sistema operativo Windows, existem também muitas  aplicações que adicionam efeitos fantásticos ao sistema, e alguns deles já analisamos aqui no pplware (ver artigos relacionados).

Ontem, em conversa com um grupo de amigos, alguém me questionava como adicionar efeitos de transparência no Windows como acontece no Linux.

trans_00

Após algumas pesquisas, descobri uma pequena aplicação que permite adicionar efeitos de transparências às janelas no Windows. O Autohotkey transparency script (código fonte disponível), é um permite script desenvolvido para Windows, que permite aos utilizadores terem efeitos de transparência usando simplesmente atalhos.

trans_01

Como usar o script para ter as janelas do windows com transparência?

Para começar devem fazer download do script aqui e correr o ficheiro opacity que vem dentro do ficheiro zipado (assim como o código fonte do script). Depois de executado, basta controlar a transparência das janelas usando a tecla Win + Scroll do rato.

Alguns atalhos

  • Win+O: Reset a transparência para 100%
  • Win+G: Saber o nível de transparência aplicado na janela

À parte do script, alguns dos nossos leitores questionarão certamente como criar pequenos scripts para realizar determinadas acções no Windows. Há uns dias descobri o AutoHotkey, uma ferramenta simples e fantástica para criação de atalhos(teclado, rato, joystick, eyc) e comandos para o Windows.

Já alguém desenvolveu algum script com o AutoHotkey?

Artigos relacionados

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Window
Download: Opacity Script [1,16MB]
Homepage: autohotkey

Partilhar:
Tags:

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nelson Foseca
    Nelson Foseca

    o programa está para a versão de 64 bits.

  2. Avatar de Nelson Foseca
    Nelson Foseca

    o programa está para a versão de 64 bits.

    fico á espera do de 32 bits 😉

  3. Avatar de Marco

    eu também fico a espera do de 32 bits

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Não funcionará em modo de compatibilidade? Verifiquem lá sff

  4. Avatar de BBC
    BBC

    Devo dizer que o que mais me agrada é o wallpaper do PC.. Wicked rules!!! xD

  5. Avatar de Eber Santana
    Eber Santana

    Olá cara o que mais achei interessante foi o wallpaper da priemira foto super bacana adorei onde eu encontro esse papel de parede desde já grato se puder mandar agradeço

  6. Avatar de João

    Os foruns do site http://www.donationcoder.com estão cheios de aplicações interessantes feitas com authotkey, assim como os forums do próprio site.
    Eu próprio já desenvolvi coisas com esta linguagem e acho muito util e versátil.
    Agora uso Mac e é das poucas coisas que sinto mesmo falta, é uma linguagem potente e ao mesmo tempo muito simples.