D7 – Uma ferramenta para quase tudo

17 Comentários

Provavelmente a melhor ferramenta para troubleshooting do PC

Como administrador de sistemas, há situações em que tenho de dar suporte aos utilizadores, no sentido de resolver os mais diversos problemas. Seja malware, sejam problemas de rede, problemas no registo do sistema, remoção de barradas de publicidades…enfim, um conjunto de “porcarias” que normalmente afectam a performance de qualquer sistema.

Será que existem uma ferramenta capaz de limpar e detectar problemas num PC? Sim, vamos conhecer o D7.

d7_00

Por norma tinha uma pasta numa PENUSB (estilo um Kit de primeiros socorros), onde mantinha um conjunto de aplicações fundamentais na resolução dos mais diversos problemas. Recentemente encontrei a aplicação D7 que disponibiliza um conjunto de ferramentas e tweaks para melhorar a performance do nosso PC e resolver os mais diversos problemas.

O D7 encontra-se dividido em 6 separadores:

  • Info
  • Maintenance
  • Repair
  • Tweak
  • Malware
  • Offline Tools
Maintenance

No separador Maintenance podemos encontrar as mais diversas funcionalidades que permitem dar alguma manutenção e optimização ao nosso sistema como por exemplo a remoção de ficheiros temporários, limpar a reciclarem, validar shortcuts “quebrados” entre outras.

d7_01 ´

Repair

No separador Repair são muitas as funções disponibilizadas que permitem reparar algumas das principais funções de um sistema operativo. É possível restaurar serviços alguns serviços de rede, reparar o browser IE, reparar alguns serviços do Windows, entre outros.

d7_02

Tweaks

No separador Tweaks é possível aplicar um conjunto de “personalizações” ao nosso sistema. Este tipo de funções estão por norma escondidas no sistema, e através do D7 é muito fácil aplicá-las.

d7_03

Malware

Além de toda a personalização do sistema, o D7 inclui ainda um módulo para remoção de Malware. Este é sem dúvida um dos módulos mais fantásticos desta ferramenta, uma vez que permite executar várias aplicações que têm como objectivo remover a “bicharada” que ande pelo nosso sistema.

d7_04

Offline Tools

No separador Offline Tools encontramos  algumas ferramentas que podem ser usadas em computadores “problemáticos”. Considerando por exemplo que o Windows não arranca, então podemos usar o Windows PE para correr o D7 e assim executar algumas ferramentas como por exemplo o editor de registo, ou verificar se o disco tem erros.

d7_05

Veja o D7 em acção

Outros vídeos de destaque da ferramenta

O D7 é uma aplicação ao estilo de um canivete suíço. Esta aplicação é gratuita e sem duvida uma excelente ajuda para qualquer administrador de sistemas informáticos. Para quem ainda não conhece, aconselho a experimentar.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows
Download: D7 [2,98MB]
Homepage: D7

Partilhar:
Tags:

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André M.
    André M.

    Boa tarde,

    Parece ser uma ferramenta interessante e que me vai dar uma ajuda lá no trabalho! 😀

    Apenas um simples reparo:

    “Por norma tinha uma pasta numa PENUSB (estilo um Kit de primeiros socorros), onde mantinha um conjunto de aplicações fundamentais na resolução dos mais diversos problema.” <- problemas e nao problema 😉

    Cumps,
    André M.

  2. Avatar de Rolando

    Parece ser uma boa aplicação vou testar….

    P.S.:Se calhar é melhor alojar o ficheiro na net, e não colocar o link local.

  3. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    O link de download está incorreto. Abraço!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Thanks, o Vitor já me “salvou” 🙂

  4. Avatar de PedroT
    PedroT

    Gosto do link e download! 🙂

    “c:\Users\ppinto\Documents\Downloads\Compressed\D7.zip”

    cumps, 😉

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Eu também gosto….esse é meu 🙂

  5. Avatar de João Reis
    João Reis

    Parece feita para utilizadores mais avançados, um utilizador básico facilmente faz asneiras a brincar com o regedit, mas da grossa 🙂

    1. Avatar de André M.
      André M.

      Quem não sabe nao mexe! 😛

  6. Avatar de DeeSeven
    DeeSeven

    Só pelo nome deu-me curiosidade de experimentar 😛

    1. Avatar de Carlos Nascimento
      Carlos Nascimento

      É…. o nome é sugestivo, mas é para usar durante a semana, não convém abusar tudo num dia 🙂

      Agora a sério, vou testar, parece concentrar muitas utilidades numa só aplicação.

      Cumprimentos

  7. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    Epa confesso que parece ter potencial mas acho-o lento e com um interface pouco apelativo e por vezes confuso.

    Apaguei o folder e agora sempre que o pc arranca pede-me o D7.. isto não é instalável mas creio que ele adicionou alguma coisa ao Registo e agora remover isto??? alguém tem ideia?

    1. Avatar de Carlos Nascimento
      Carlos Nascimento

      já foste ver se ele está no arranque? (msconfig=>arranque)

      Podes também correr o CCleaner para ver se ele encontra alguma entrada no registo que não seja válida.

      1. Avatar de Ricardo Santos
        Ricardo Santos

        OLá, não se encontrava no arranque. nem pelo msconfig deu para tirar.

        O que se passou foi o seguinte:
        qd se executa esta aplicação a mesma executa alguns ficheiros *.reg. e só mexendo no registo.
        Mas como não estava para isso e como ainda tinha a pasta na reciclagem acabei por restaurar e executei a aplicação.

        Na aplicação tem la um botão (canto inferior esquerdo) Close & delete D7 Directory.. e pronto ela fecha e elimina-se a ela mesma =)

        e ficou resolvido…

        Confesso que esta aplicação precisa de uma melhoria no GUI, usabilidade e performance.

        Não fiquei adepto.

  8. Avatar de Gonçalo Pereira
    Gonçalo Pereira

    Parecia ser uma aplicação que iria usar muita vez, mas ainda tem muitos bugs….

    Talvez num futuro próximo lhe façam uma grande revisão e se torne uma aplicação minimamente funcional, sem crashar por tudo e por nada como me aconteceu….

  9. Avatar de Simão
    Simão

    Parece porreiro

    Tenho o Liberkey.
    o que acham deste?

    http://www.liberkey.com/en/

  10. Avatar de Filipe Falcão
    Filipe Falcão

    Boa tarde. Não quero ser chato, mas o meu anti-virus não achou muito agradável esta aplicação. Existe razões para tal?
    PS: Anti-virus – Avira Fre Version.

    Cumprimentos.