Como configurar o Thunderbird em 2 passos para GMAIL

24 Comentários

O Thunderbird 3.0 é relativamente recente e é uma excelente alternativa por exemplo ao Microsoft Outlook 2007. É certo que não é tão completo mas também é mais leve e possui as funcionalidade mais que essenciais para um cliente de e-mail?

E não é que surpreende? Vejam porquê…

thunderbird

Devido a um pequeno problema com o meu cliente de e-mail actual (Microsoft Outlook 2007) tive de arranjar urgentemente uma alternativa viável. A decisão foi rápida e de imediato fiz o download do Thunderbird 3.0.

Passo 1 – Dados da conta de e-mail

Depois de instalado iniciei o Thunderbird e apareceu-me uma janela inicial a pedir:

  • Nome
  • Endereço de e-mail
  • Password

thunder_1

Passo 2 – Configurado !!!

Depois de fornecer os meus dados carreguei em Continue e para meu espanto o correio estava configurado !!!! Simplesmente Impressionante pois demorei aproximadamente 5 segundos a configurar e não tive de andar à procura dos servidores de IMAP e SMTP assim como configurar os portos ou parametros de segurança.

thunder_2_1

Volto a referir…simplesmente fantástico e o Outlook 2007 não é tão perfeito nesta situação, pois obriga a configurar os parâmetros de segurança e a parte da autenticação.

thunder_3

Quanto ao desempenho pareceu-me excelente já que a minha conta “debitava” 12.000 e-mails e a aplicação não se queixou.

thunder_4

Artigos relacionados

Licença: GPL
Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac
Download: Thunderbird 3.0 (Todas as versões)
Homepage: Thunderbird

Partilhar:
Tags:

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joliveira

    Olá,

    É possível configurar várias contas de email ara gerir com o Thunderbird?

    Bom 2010.

    Joliveira

    1. Avatar de Bónus

      Sim, podes configurar quantas quiseres.

  2. Avatar de Bónus

    O Mail do OS X já tem este comportamento há anos.
    Não me interpretem mal. Não quero com isto menosprezar este excelente cliente de email.
    Apenas desejo informar o que muita gente desconhece e, fica com uma ideia errada quando vê uma interface minimalista, como a do Mail do OS X ou do Thunderbird.
    O Thunderbird é um cliente de email muito bom, robusto, fácil de usar e configurar, extremamente estável e, existem várias extensões, para acrescentar serviços e funcionalidades, como no Firefox.

  3. Avatar de chamusky
    chamusky

    Á parte o cliente de mail, que também uso, e é realmente bom e prático acima de tudo, quero aproveitar para desejar á equipa do Pplware um Ano 2010 repleto de muitos exitos, e também a todos os que fazem deste local o mais agradável de seguir diáriamente. Feliz Ano para todos

  4. Avatar de Primax
    Primax

    Eu das duas vezes que resolvi experimentar o thunderbird… nunca o cheguei a usar como deve de ser, ficava eternamente a sincronizar mails já com não sei quantos anos literalmente.

  5. Avatar de arkan
    arkan

    Existe alguma maneira do thunder nao baixar isso tudo do gmail ? possuo no gmail quase 500 mil emails, e qndo instalei ele ele demorou pacas e nao quero q ele baixe tudo, e me permita ver os emails offline, pq deixo la no gmail como arquivo.

    grato e feliz natal!!!

    1. Avatar de arkan
      arkan

      feliz ano novo…. errei e esqueci 🙂 rss

    2. Avatar de António
      António

      Viva,
      Existem 2 hipóteses para visualizar o e-mail offline. Ou se baixa o e-mail e se apaga do servidor ou então deixa-se uma cópia no servidor. De outra forma não é possível ver o mail offline.
      Uma terceira hipótese é baixar simplesmente os cabeçalhos mas isso não nos mostra o conteúdo.
      Todas estas hipóteses podem ser configuradas, para cada conta individualmente, em “Ferramentas -> Configurar Contas -> Configurações do Servidor”

      Bom 2010

  6. Avatar de Apaxe
    Apaxe

    Bom 2010 a todos.
    Tenho varias contas a funcionar no Thunderbird, só que não consigo configurar o Thunderbird para receber o correio de cada conta numa dada Pasta especifica.
    Ele quando recebe o correio, por defeito, envia todo o correio para a Caixa de Entrada, mas eu necessitava de criar uma Pasta para cada conta de correio e que o correio a receber de cada conta fosse para essa Pasta e não para a Caixa de Entrada!
    Alguém sabe como configurar o Thunderbird a fazer isto?

    1. Avatar de António
      António

      Viva,
      Podes fazer isso, para cada conta individualmente, em “Ferramentas -> Configurar Contas -> Configurações do Servidor” Nessa Janela tens um Botão “Avançadas”. Clicas neles e seleccionas se queres colocar as mensagens recebidas dessa conta numa caixa de entrada exclusiva para a conta, na caixa de entrada local, ou inclusivé na caixa de entrada de outra conta.

  7. Avatar de UKN
    UKN

    Hmmm belo. Vou ter de me adaptar a uma destas coisas daqui a 15 dias ou perto para gerir uma carrada delas.

    Um bom 2010 à malta.

  8. Avatar de Joliveira

    Bom, depois de tudo isto, vou mesmo experimentar!!

  9. Avatar de danz
    danz

    Há alguma maneira de ter o thunderbird minimizado de forma a me notificar de quando recebo e-mails? é que não o consigo ter ao lado do relógio.

    1. Avatar de Melech
      Melech

      Claro. Procura, no site das extensões para o Thunderbird, uma que diga minimizar para a tray. Explora aqui, https://addons.mozilla.org/en-US/thunderbird/search?q=tray&cat=all&advancedsearch=1&as=1&appid=18&lver=any&atype=0&pp=20&pid=2&sort=&lup=.

  10. Avatar de J0n
    J0n

    Bom Ano!
    Quanto a este poderoso “Thunder”, devo dizer que aqui não funciona, por carga de água, não quer, e é teimoso.
    Quando envio qualquer e-mail seja ele da Sapo, Hotmail ou Gmail, fica sempre a mandar o correio para a pasta sent, acontece que fica por aí, tenho de cancelar visto de não passar esse passo, no entanto, consegue entregar o correio para o destino, agora para a pasta sent -> “enviado” impossível.
    PS: Não é do antivírus ou firewall ambos estão desligados.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      O servidor de SMTP está bem configurado?

      1. Avatar de Melech
        Melech

        Decerto não está.
        Não digam mal do Thunderbird. Bem configurado, faz tudo. Sou prova disso. 😉

  11. Avatar de J0n
    J0n

    Boas, claro que está, inclusive envia o email, agora a enviar para a pasta de “enviados” OMG.
    Anyway, in SeaMonkey works, my favorite!

    http://img94.imageshack.us/img94/2964/capturar2j.png

    http://img696.imageshack.us/img696/5531/capturar1f.png

  12. Avatar de pdcc
    pdcc

    Boa noite…
    Antes de mais um Bom 2010 a todos… Tinha uma dúvida, espero que me possam ajudar…Eu uso o thunderbird no entanto sempre que formato o pc tenho de inserir de novo os meus contactos, não existe maneira de os importar directamente do meu servidor de email (que por acaso é o sapo)?

    obrigado
    espero que me possam ajudar
    pdcc

  13. Avatar de J0n
    J0n

    Mais simples não pode haver, nem precisas de programas de backup, basta copiares a pasta C:\Users\o teu nome\AppData\Roaming\Thunderbird
    ups ver pastas ®cultas
    C’est une bonne chose, Voilà, vous parlez aaaa…

  14. Avatar de César Silva
    César Silva

    “Volto a referir…simplesmente fantástico e o Outlook 2007 não é tão perfeito nesta situação, pois obriga a configurar os parâmetros de segurança e a parte da autenticação.”

    Só uma pequena correcção ao artigo, pois o Outlook 2007 também configura tudo automaticamente, basta colocar o email e password do gmail e ele faz o resto.

  15. Avatar de Nuno
    Nuno

    Olá pessoal

    uso o thunderbird desdo o 1.5, e axo mt bom, dou-lhe 5* após instalar os adons the calendário.
    Só tenho uma questão, alguem sabe instalarr uma conta EXCHANGE no thundirbird.

    Obrigado

  16. Avatar de Jose Ribeiro
    Jose Ribeiro

    Olá.
    O meu thunderbird tinha 4 anos. Sempre o actualizei. posso dizer que deu o estouro. Não abre a caixa de entrada de mensagens e dá aquela mensagem aberrante de que a caixa tem demasiadas mensagens. Já fiz de tudo o que se ve para fazer na net sobre o caso. Já vejo as mensagens, mas o rapaz fica para ali a patinar e não sai do sitio. Não vi nada que me alertasse para tal. Tenho apagado centenas de mensagens ao longo deste tempo que afinal aprece que não foram apagadas, falamos aqui de 5.5GB na pasta de email.
    À semelhança doutras situações espero receber ajuda aqui da casa.
    Abraço.

  17. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    Excelente! Aqui vai meu contributo:

    http://www.configuraroutlook.com/thunderbirdgmail.php
    Ensina também, como configurar QUALQUER versão do Outlook ou Thunderbird com QUALQUER conta de email seja Gmail Hotmail Yahoo ou outro qualquer.

    Cumps,
    Pedro Silva