Como activar no Windows os Cantos Activos do MAC OS?

54 Comentários

Uma das funções que gosto particularmente no Mac OSX é a função nativa “cantos activos” ou hot corners. Esta função é fantástica pois permite acções rápidas no Mac sem que isso acarrete ter mais ícones no ambiente de trabalho, bastando encostar o cursor do rato nos cantos do ecrã e esta acção irá activar a função parametrizada nesse canto.

Podem facilmente imaginar o que será ter 4 cantos a chamar o browser, um menu de aplicações… entre muitas outras possibilidades, apenas utilizando os cantos do ecrã.

Vamos activar essa função no Windows 7?

Em abono da verdade, temos de referir que o Windows 7 não traz essa funcionalidade, o que não quer dizer que não a possamos colocar usando uma aplicação para o efeito.

Hot Corners é uma pequena e leve aplicação que não só traz os Hot Corners existentes no Macs para o Windows, como permite mais configurações que a função nativa existente no MAC OS X.

Instalação

Começamos pelo principio, temos de a instalar com permissões de administrador, caso contrário o Windows não permite a escrita no registo de algumas linhas desta aplicação.

De seguida, continue o processo de instalação, escolhendo a abertura da aplicação logo que termine a instalação.

Assim, logo que esteja lançada, a aplicação coloca-se no painel de alertas, na barra de tarefas. Aí podemos configurar as funções para os cantos do ecrã e para os movimentos do rato.

Hot Corners

Conforme podemos ver na imagem em baixo, podemos utilizar os 4 cantos do nosso ecrã para executar diversas acções.

Essas acções vão desde:

  • Abrir o Painel de controlo
  • Bloquear a sessão do Windows
  • Abrir a pasta Os meus documentos
  • Não executar qualquer acção
  • Correr uma aplicação ou comando, através do Run
  • Activar o screensaver ou descanso de ecrã
  • Abrir a pesquisa do Google
  • Mostrar o desktop minimizando todas as janelas activas
  • Colocar a maquina em stand by
  • Abrir uma janela à nossa escolha.

Usando a opção Run, podemos invocar qualquer aplicação para ser lançada num dos cantos do ecrã. Assim como podemos invocar qualquer acção através de uma linha de comando. A simplicidade desta acção, poderá, por exemplo, fazer desaparecer qualquer ícone ao mesmo qualquer barra do nosso ecrã. Para quê ter uma barra com um menu se pode ter essas funções apenas com esta ferramenta?

Claro que poderá invocar qualquer comando com esta ferramenta, o que não faltam são excelentes cenários aplicacionais para a utilizar. Tudo é explicado de forma directa para que perceba até onde vai a acção de cada escolha que faz.

Mouse Move

Não termina nos cantos do ecrã a acção desta aplicação, nem pensar! Quando sugiro que limpe totalmente o ambiente de trabalho, digo-o porque o rato, nos espaços entre os cantos: portanto nas laterais, topo e fundo, pode lançar também ele as mesmas acções dos cantos. O que potencia a duplicar ou a quadruplicar o Hot Corners.

Para executar os movimentos predefinidos do rato, utilize a conjugação de teclas WIN+X e arraste o rato contra as laterais, topo ou fundo para executar o que parametrizou na aplicação.

Bem utilizada é uma ferramenta fenomenal. Fica a sugestão para quem queira de facto avançar para um ambiente totalmente despido de “objectos”.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 7
Download: Hot Corners 2.2.2.0 [528.57KB]
Homepage: Programs for Peers

Partilhar:
Tags:

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Lourenço
    Lourenço

    para os chamados wanna be?!

    1. Avatar de Miguel

      É para pessoas como eu que não têm um Mac e que se habituaram muito às funcionalidades que tanto tempo poupam a quem as usa! Impecável.

      1. Avatar de Miguel

        Se der para juntar ao switcher… 😀

  2. Avatar de Lourenço
    Lourenço

    Para os chamados wanna be?!…

    1. Avatar de acouves
      acouves

      sinceramente não percebo estes comentários!!! Como feliz contemplado em poder afirmar que tenho um Apple, Windows e Linux a correr em casa, qualquer comentário de MacBoy parece um pouco cretino… siga para bingo!!

      1. Avatar de Lourenço
        Lourenço

        la está.., uma pessoa da a sua opinião, e é macboy!…

        a isso só tenho a dizer. Não…, desde sempre Windows…,
        só que como pessoa…, ha que ter consciencia das coisas..

        a dias apresentaram aqui esta aplicação suplementar para MAC https://pplware.sitedev.pt/apple/cinch-o-windows-7-aero-snap-para-mac/

        na qual a minha opinião é:

        aplicações para mac-users que queria ser win-users

        sempre defendi a rapidez e fluidez de trabalho..
        mas encher um MAC ou um Windows com software suplementar equivalente a oposição só porque(bla bla, pk ha sempre 1 razão.., sempre..)… quer dizer…
        lembro-me bem as razões porque deixei de usar o FireFox…
        sim senhor tem mil extensões.., mas firefox com ou sem extensões não apresenta o mesmo comportamento em termos de “rapidez e fluidez de trabalho..”…

        e a mesma coisa com qualquer um dos OS que são enchidos de lixo só para se parecerem mais aos outros OS

        nesse sentido, n percebo o “macboy”…., e sinceramente software para wanna be’s….

    2. Avatar de NCB
      NCB

      Comentário (duplamente) triste e extremamente fanboy e pelo qual muitas vezes até tenho vergonha de dizer que uso Mac para não não pensarem que sou mais um dos cegos arrogantes elitistas da categoria eu preciso de parecer “Wanna Be” melhor que tu, Para que se diga essa funcionalidade é acaba por ser mais empecilho do que ajuda e com muito agrado a desliguei.

  3. Avatar de Rammy
    Rammy

    Isto retira muita funcionalidade, não é para mim:

    O canto superior direito serve para fechar a janela maximizada, nem preciso de olhar para lá para ver onde acerto.

    O canto superior esquerdo serve para aceder ao menu de controlo da janela maximizada, nem preciso de olhar para lá para ver onde acerto.

    O canto inferior esquerdo serve para aceder ao menu iniciar, nem preciso de olhar para lá para ver onde acerto.

    O canto inferior direito serve para voltar ao ambiente de trabalho, nem preciso de olhar para lá para ver onde acerto.

    E este último está muito bem implementado, porque no lugar onde está isso no Windows XP e no Windows Vista é muito fora de mão, e o canto inferior direito está ali um bocado ao calhas.

    1. Avatar de -_-'
      -_-‘

      “O canto superior esquerdo serve para aceder ao menu de controlo da janela maximizada, nem preciso de olhar para lá para ver onde acerto.”
      -> Botão direito na barra de título da janela.

      “O canto inferior esquerdo serve para aceder ao menu iniciar, nem preciso de olhar para lá para ver onde acerto.”
      -> Botão ‘Windows’

      “O canto inferior direito serve para voltar ao ambiente de trabalho, nem preciso de olhar para lá para ver onde acerto.”
      -> ‘Windows’ + D

      Nestes três casos, não tira funcionalidade nenhuma. E, mesmo no canto superior direito, um F4 fecha. Por isso… Se usas muito um computador, tens sempre uma mão no teclado e outra no rato.

    2. Avatar de LuisFilipe
      LuisFilipe

      Não entendo
      “Isto retira muita funcionalidade, não é para mim:”

      Pensei em colocar apagar a janela no canto superior direito (assim não olho mesmo)

      Para que queres o “menu de controlo da janela maximizada” ?

      Eu raramente uso o “menu iniciar”, tenho um menu próprio à esquerda do Tray Icons (depois explico…)

      ????? “O canto inferior direito serve para voltar ao ambiente de trabalho”

      ????? “E este último está muito bem implementado, porque no lugar onde está isso no Windows XP e no Windows Vista é muito fora de mão, e o canto inferior direito está ali um bocado ao calhas.”

  4. Avatar de bayimage
    bayimage

    Olá.
    Um pequeno Problema, o meu Avira deu aviso de WORM/SdBot.686957.A

    Falso verdadeiro ou não????

    keep the good job!!!

    1. Avatar de Vítor M.

      Não tenho relatos disso. O meu ESET não deu qualquer alarme.

      1. Avatar de bayimage
        bayimage

        ok….deve ser falso positivo então..

        1. Avatar de bayimage
          bayimage

          mas só dá aviso d malware na instalação, no ficheiro d instalação está limpo…

      2. Avatar de Chavinhas
        Chavinhas

        O Eset nem em virus acerta quanto mais falsos positivos xD

        1. Avatar de bayimage
          bayimage

          hmmmm

          lol

  5. Avatar de Blogtastico.com

    Obrigado pela dica, essa é que eu não sabia!

  6. Avatar de Filipe Lourenço

    Audi R8 no background. Certo? 😉

    1. Avatar de Hugo Cura

      Podes crer, a aplicação tem a sua utilidade! 🙄 🙂

  7. Avatar de Sérgio Dias
    Sérgio Dias

    Já uso à cerca de 7 meses para no canto superior esquerdo aparecer o desktop (uso o Windows XP). Ultimamente tenho pensado em criar um menu de programas num outro canto… Será uma hipótese a explorar.

  8. Avatar de Alessandro Duarte
    Alessandro Duarte

    Só uma pequena correcção, este software não é só para o Win7 mas para todos os sistemas operativos Windows!

  9. Avatar de Beto
    Beto

    O meu Panda, também acusa generic malware.

  10. Avatar de Ilídio
    Ilídio

    E para o ubuntu (Linux) temos o brightside

    Instalação:
    sudo apt-get install brightside

    1. Avatar de mmick
      mmick

      Offtopic:
      Pessoal do Linux: vou comprar amanha um netbook Atom N280 + 1Gb RAM + 160Gb HDD + grafica Intel 950 (arghhh). Há alguma distro Ubuntu específica para estes Netbook que seja “light” mas que tenha tudo o que o Ubuntu normal tem? (estilo, Ubuntu 10.4 menos drivers e serviços que nao existem/nao interessam em netbooks)

      Offtopic 2: aos utilizadores de netbooks (N280 + Intel 950 + 1Gb RAM)
      A) Existe/qual software para overclocking do N280 e Intel 950? (se possível para Windows)
      B) Há algum programa/codec/driver melhor para ler videos em 720p ou até 1080p?
      C) Para Office + Web + Filmes 1Gb RAM chega ou seria melhor trocar para 2Gb? (vou usar Windows 7 Home edition + Ubuntu 10.4) Se sim há alguma RAM barata (e boa)?

      Sorry o offtopic

      1. Avatar de André Meireles

        Porque não Ubuntu Netbook Remix?

      2. Avatar de viperbruno
        viperbruno

        A unica maneira de leres 1080p num netbook é comprando o novo ASUS, com Nvidia Tegra, todos os outros é para esquecer. Muitos com essa Intel (grafica) nem 720p fazem em condições…

        Se poderes dar mais 100€ ficas com um ecra ligeiramente maior mas continua a ser um netbook, o ecrã (de 12,x”) é que aproveita melhor o espaço, alem das vantagens que já referi. Ainda levas um processador de dois threat, se não me engano.

        Se encontrar o link eu depois coloco aí.

        1. Avatar de viperbruno
          viperbruno

          http://www.kuantokusta.pt/Computadores-Portateis-Asus-Eee-PC-1201N-BLK022M.php

          Agora ainda não sei se consegues 1080p mas dizem que sim.

      3. Avatar de Hugo Cura

        Ao contrário do que o viperbruno diz, no meu caso o meu netbook reproduz 1080p na perfeição e nas calmas com o modesto CPU atom z520 com Max TDP de 2W e com chip gráfico gma 500 incluído.

        Além disso, a frequência nativa é 1.33GHz e faz overclock nativo até 1.73GHz.

        Ah, é um asus 1101ha.

        1. Avatar de viperbruno
          viperbruno

          Como disse não haverá muitos netbooks a conseguir faze-lo tirando estes dois ultimos da Asus e os modelos com a placa gráfica da Nvidia. Há-des de tentar fazer o mesmo num Acer Aspire One (pode ser o mais recente), até hoje apenas consigo 720p (bem) e apesar de correr 1080p começa a arrastar-se a imagem ou tem breaks.

          O unico(s) (Samsung N510 e o ASUS) que até agora conseguem ler videos do Youtube a 1080p são os que tem a grafica ION, portanto se o objectivo dele é fazer multimedia a 1080p o ASUS que disse é a melhor opção para ele. O samsung não conheço mas o preço dele é ligeiramente maior: 445€, é uma questão de ver as diferenças…

          1. Avatar de mmick
            mmick

            Obrigado pelo link Viper. De facto vou comprar este porque é usado (quase novo) por 150€ (1005HE), porque senao iria certamente para a plataforma ION/ION 2. Mas como já ouvi alguém cá no pplware a falar que conseguia 720p e até 1080p na GMA950 com uns codecs/players XPTO ando à procura disso…

          2. Avatar de Hugo Cura

            Disseste “a única maneira” e “todos os outros é para esquecer”. Isso evidencia que não há excepções.

            Agora voltaste-te a enganar (que é como quem diz, falar sem saber :)) em relação ao flash. Revelei-o aqui no fórum pplware há uns meses.

        2. Avatar de mmick
          mmick

          Hugo Cura: mas como consegues isso? Com que software? (tanto o de overclocking como o player)

          1. Avatar de Hugo Cura

            Este assunto devia ser debatido no fórum, o offtopic já vai longo.

            Para o overclock uso o software da Asus que ajusta a velocidade relógio do CPU conforme queiramos, apenas em Windows. Chama-se SHE (ou Super Hybrid Engine) e no caso do 1000HE com o N280, passará de 1.66GHz para 1.75GHz.

            Quanto à reprodução de vídeo, não conheço nem ando a par do GMA 950, como disse o meu é GMA 500. Em relação ao meu, basta um driver tipo K-Lite e um player de jeito (tipo MPC-HC) para conseguir reproduzir em DXVA (por hardware). Quanto ao flash, é o flash 10.1 que permite activar a aceleração por hardware também.

  11. Avatar de mmick
    mmick

    No meu computador foi algo estranha a instalaçao, dava erro a em dois .exe, mudei de pasta (em vez de program files, meti noutra) e já instalou sem problemas. Ainda assim foi estranho… (uso o ESET).
    Mas instalaçao à parte o programa é EXCELENTE!!! Coloquei a abrir uns discos + procura no google e está genial!!! Gostei!
    Podia era ter mais opçoes em “default” que as existentes mas nada que uma procura do programa ou uns “.bat” nao resolvam 😉

  12. Avatar de Diogo B
    Diogo B

    Andava a procura de um software assim!

    Impecável!

    1. Avatar de Vítor M.

      Óptimo, ao que parece foi bem aceite esta minha sugestão. 😉

  13. Avatar de Bónus

    Alguns utilizadores de Mac, não usam esta funcionalidade porque, acontece muitas vezes activarem um canto acidentalmente.
    Para esses, deixo aqui uma dica :
    Ao escolherem a funcionalidade do canto, se carregarem na tecla cmd, alt ou shift, esse canto fica activo, mas só quando essa tecla escolhida é pressionada.

    A tecla “alt”, quando pressionada, mostra vários comandos alternativos nos menus de quase todas as aplicações do sistema.

  14. Avatar de Diogo B
    Diogo B

    Só é pena não dar para mostrar um painel com as janelas abertas, como no MAC OS 🙁

    1. Avatar de mmick
      mmick

      tens a tecla WIN + TAB

      1. Avatar de bayimage
        bayimage

        OOOOoooooops

        lllooooooollll

  15. Avatar de Hugo Cura

    Agora que testei a aplicação (e a adoptei), é bastante útil para lançar aplicações do género do Turn Off LCD, entre outras claro.

  16. Avatar de sérgio
    sérgio

    dá pra escolher o motor de busca?

    1. Avatar de Hugo Cura

      Não é que ache grande utilidade ou vantagem em substituir o google, mas gostos não se discutem 😛

      Não, não dá. Alternativamente podes criar e correr um ficheiro batch (extensão .bat) com uma sintaxe do género:

      “C:\Program Files (x86)\Mozilla Firefox\firefox.exe” -new-tab bing.com

      1. Avatar de sérgio
        sérgio

        eu sei que não tem vantagem em substituir o google! até porque eu não queria isso, quando abri a 1ª vez para pesquisa parecia-me o logo do bing então fiz confusão! mas obrigado e fica aí a dica para quem quiser

  17. Avatar de Tiago Vardasca

    Vítor M. e Pessoal,
    Procurem por Switcher. É muito bem concebida em não precisa de instalação, além de que tem mais opcções a meu ver 😉

    Fica a link: http://insentient.net/

  18. Avatar de LuisFilipe
    LuisFilipe

    Encontrei isto
    http://www.portablefreeware.com/forums/viewtopic.php?f=4&t=3894&hilit=Hot+Corners

    Assim sendo podem mudar tudo e umas botas 🙂

    Para os paranóicos, ler o source e compilar …

  19. Avatar de joao fernandes
    joao fernandes

    Boas,
    Instalei com permissões de administrador e com o visto para iniciar aquando o windows, mas não inicia. A alguém acontece o mesmo? Tenho também a aplicação rmclock a iniciar com permissões de administrador mas ainda assim pede-me permissão para iniciar aquando o windows como é que posso alterar para que inicie normalmente ?
    Cumps…

  20. Avatar de mmick
    mmick

    Obrigado pelas respostas relativas ao ASUS Eee 1005HE 😉 Fui buscá-lo hoje, ficou a carregar e logo vou ver como se porta 😉

  21. Avatar de DreamWave
    DreamWave

    No Ubuntu temos isso no Ubuntu tweak… tenho 2 ou 3 pontos configurados mas só uso quando me engano/distraio 😉 lol

    1. Avatar de João Fernandes
      João Fernandes

      Como é que configuras-te no Ubuntu Tweak ?
      Não tou a ver como é..:S
      Cumps….

  22. Avatar de Filipe Dias
    Filipe Dias

    Boas pessoal. Não consigo instalar o programa no meu computador. Tem o Windows 7.

    O erro que me dá é o seguinte:

    “The name:

    is not valid.
    Please reenter it.”
    É no Select Program Folder.
    Executei com privilégios de admin.

    Alguém me pode ajudar?

    Obrigado

    1. Avatar de Vítor M.

      Olá Filipe.

      O teu sistema é a 32 ou a 64bits?

      1. Avatar de Filipe Dias
        Filipe Dias

        32 bits.
        O mais incrível é que instalei num pc com o WinXP e funciona 😀