Turn Off LCD – Poupe o seu monitor e a sua bateria

34 Comentários

Já repararam que os nossos portáteis não têm maneira de desligar o monitor? A maioria dos equipamentos tem essa capacidade e dá bastante jeito. Se quisermos deixar o PC ligado vamos ter de ficar a consumir mais essa quantidade desnecessária de energia.

Mesmo que deixemos o protector de ecrã entrar em acção o monitor nunca fica realmente desligado. Existe forma de contornar este problema? Claro que sim. Usamos o Turn Off LCD.


Esta pequena aplicação total e completamente portátil vai servir-vos na perfeição. Passam a poder desligar o monitor quando bem o entenderem. Só têm de aplicar um duplo clique na aplicação.

A sua forma de preparação e utilização é extremamente simples. Só têm de  a extrair e colocar num local do vosso disco. Depois criam um atalho no Ambiente de trabalho ou para a barra de tarefas.

Assim quando entenderem, e porque querem ouvir música descansados sem a distracção do ecrã, ou quando quiserem deixar o PC ligado durante a noite a realizar tarefas, só têm de dar um duplo clique no Turn Off LCD.

A forma de trazer o vosso Windows de volta à vida, ou seja ligar o ecrã, é ainda mais simples. Basta mexerem o rato ou carregarem numa tecla. Num instante tudo volta ao normal.

Curiosa é a forma suave como o ecrã se esbate até ficar completamente negro e o oposto.

É sem dúvida uma pequena grande aplicação. Bastante útil e que nos permitirá poupar energia e a vida do monitor do portátil. E se o aplicarem num PC de secretária o resultado é o mesmo, apesar da utilidade ser menor pois esses têm botões.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP / Vista / 7
Download:  Turn Off LCD 1.01 [68.55KB]
Homepage: Turn Off LCD

Partilhar:
Tags:

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de rsl
    rsl

    Todos os portáteis que conheço tem uma combinação de teclas (Fn + F?) que permite desligar o ecrã.
    Abraço

    1. Avatar de bruno viães
      bruno viães

      amigo nem todos os portáteis possuem essa opção.

      sem duvida uma mais valia =)

    2. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Pelo menos todos os netbooks tem essa tecla, nos portateis (notebook) já varia um pouco de marca para marca.

    3. Avatar de Melech
      Melech

      Como disseram, nem todos têm… O meu não tem.

    4. Avatar de Emannxx
      Emannxx

      O meu HP Compaq não tem por exemplo =)

    5. Avatar de Carlos Nascimento
      Carlos Nascimento

      Isso já aqui foi falado, esses FNs só desligam o backlight, usem um desses atalhos e depois vejam lá bem perto com uma lanterna… o monitor continua ligado.

      Por isso, e embora o meu portatil tenha um desses atalhos FN, uso esta aplicação, alias, já a tinha sugerido noutro artigo.
      Esta aplicação desliga efectivamente o monitor.

    6. Avatar de Pedro
      Pedro

      Nem todos os notebook tem a função.
      Meu LG P310 tem a combinação, enqo o enquanto que o CCE do meu irmão caçula não tem. Coloquei o programa TURN OFF LCD no dele. O desligamento automatico do Windows nao é compativel com todos os softs.

  2. Avatar de Ribeiro
    Ribeiro

    Já começa há existir portáteis a venda com uma tecla própria para o fazer, o meu Sony Vaio, já é um deles.

    Cumprimentos !

  3. Avatar de TVMANiA

    Painel de Controlo\Todos os Itens do Painel de Controlo\Opções de Energia\Editar Definições do Plano

    E depois é só definir quanto tempo de inactividade para desligar o monitor.

    No entanto, não deixa de ser bom.

  4. Avatar de Raicuparta
    Raicuparta

    Eu não preciso disto, pois mudei as opções para o portátil não suspender quando fecho a tampa, e assim sempre que fecho a tampa o monitor desliga-se, mas continua tudo ligado 🙂

    1. Avatar de oO Miguel Oo

      Não te aconselho a fazer isso :S No meu ultimo Portátil (um Dell) eu fazia isso, e uma vez que o deixei ligado a noite ele aqueceu demasiado e começou a derreter o plástico no canto superior esquerdo do ecrã -.-‘ se tivesse ficado mais um pouco começava a arder xD

      1. Avatar de Nuno Jorge
        Nuno Jorge

        Eu não faço nem é por isso, é porque tenho receio que o calor estrague os pixeis… Por isso tenho usado este programa.

      2. Avatar de Melech
        Melech

        É verdade, é melhor não se fazer isso com ele ligado.

      3. Avatar de dajosova
        dajosova

        Isso acontece porque o design de refrigeração do próprio portátil não é dos melhores. Deviam ter em conta esse aspecto mas infelizmente não é assim.

        Seja como for, muito útil esta pequena aplicação. Muito obrigado Pedro Simões 😉

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          “TVMANiA2 de Abril de 2010 at 11:12 amPainel de Controlo\Todos os Itens do Painel de Controlo\Opções de Energia\Editar Definições do PlanoE depois é só definir quanto tempo de inactividade para desligar o monitor.No entanto, não deixa de ser bom.”
          É o que sempre fiz em qualquer que seja o computador… Baixar e levantar a tampa também funciona o problema é o “desgaste” nos suportes do LCD, mais tarde ou mais cedo ou ficam com folga, barulhos ou ainda rachados (mts e mts ACERS sofreram desse mal), resumindo e concluindo na minha opinião ou através o painel de controlo ou com esta aplicação…

          Cumprimentos

  5. Avatar de rbatista
    rbatista

    Como se desliga o monitor num MacBook?

    1. Avatar de Bónus

      control-shift-eject
      Ou então configuras um canto activo do monitor, nas preferências do sistema.
      Sempre que encostares lá o cursor, ele desliga.

  6. Avatar de Pedro B.
    Pedro B.

    Nos portáteis Insys a hotkey é Fn+F2, já agora :b

    1. Avatar de Luis Leite
      Luis Leite

      Esse atalho não desliga o monitor, mas sim a iluminação do monitor.

      Parece ser um bom programa para quando deixo o portátil ligado nas aulas ou durante a noite.

      Cumprimentos.

  7. Avatar de Nuno Jorge
    Nuno Jorge

    O meu é dos tais que não tem (acho eu), e já usava este programa para quando sei que vou ficar algum tempo longe do computador (costumo ter o portátil quase sempre ligado).

  8. Avatar de Kodiak
    Kodiak

    Boas.
    Infelizmente é mais um dos que não funciona no meu netbook T10. Mesmo alterando os planos de energia, o ecrã passa a preto mas depois volta a ficar ligado.
    Já tentei n opções e nenhuma funciona.

    1. Avatar de mmick
      mmick

      O meu MSI PR-200 (MS-1221) tem esse mesmo problema e é um problema (no meu) do Windows 7.

      O Windows 7 (a partir da build 7000) tem um GRAVE ERRO e DEFEITO com algum hardware em que o ecra NUNCA se desliga (desliga-se ou pisca e volta a ligar-se). No meu caso específico que tenho um chipset Intel 965 + gráfica Intel x3100 a partir da built W7 7000 (ou seja 7100 ou final) o meu monitor passou a NUNCA desligar-se por software. Já usei drivers antigos e driver novos tanto da gráfica como chipset, tanto versoes Vista como W7.

      Com o Windows XP, Vista, Ubuntu, W7 b7000 nao tenho problemas. Com W7 b7100/Final sim. Com este “Turn Off LCD” continuo a ter problemas!

      1. Avatar de Carlos Nascimento
        Carlos Nascimento

        Uso o Windows 7 (64bits) build 7600 e esta aplicação funciona impecavelmente, quando o mando desligar ele desliga e nem refila 😛

  9. Avatar de Hugo Cura

    Tenham todos em atenção que desligar a iluminação do monitor não significa que ele deixa a de apresentar imagem. A maioria dos portáteis que têm a funcionalidade Fn+Fx para desligar o monitor, desligam apenas a iluminação. Basta virar o monitor para uma fonte de luz para verificar isso. Ao fechar a tampa acontece o mesmo.
    A consequência disto é que, estando o monitor sujeito à apresentação da mesma imagem por um período alargado, vai haver o aparecimento de sombras e consequente perda de qualidade de imagem (sim!, não é só nos CRTs que isso acontece).

    A solução para esse problema é mesmo esta aplicação, Turn Off LCD.
    Uso-a no meu netbook (que tem também o atalho Fn+F7) e, para o activar, simplesmente uso o clique esquerdo do touchpad, configurado no synaptics, já que tudo o que preciso de fazer com o clique esquerdo faço apenas no touch.

  10. Avatar de fox88

    muito obrigado! 🙂

  11. Avatar de hawkehz
    hawkehz

    Boas

    acabei de experimentar esta aplicação no mau acer 6930g como no eeepc 1101ha.

    usando a tecla (FN+ F?) a imagem continua ligada, desliga só a iluminação. Com esta aplicação desliga mesmo o ecra, para reactivar basta mexer no rato ou numa tecla.

    vou começar a usar esta aplicação

    😀

    Compts

  12. Avatar de Kodiak
    Kodiak

    Boas novamente.
    Ninguem imagina porque isto não funciona no meu comp?
    Kodiak

  13. Avatar de Explosivo

    Excelente, vai já para o meu portátil, mais um grande post! 🙂

  14. Avatar de mmick
    mmick

    Já agora a ver se alguém tem uma soluçao:
    – O meu MSI PR-200 (MS-1221) tem um problema com o Windows 7 Final.
    O Windows 7 (a partir da build 7000) tem um GRAVE ERRO e DEFEITO com algum hardware em que o ecra NUNCA se desliga (desliga-se ou pisca e volta a ligar-se). No meu caso específico que tenho um chipset Intel 965 + gráfica Intel x3100 a partir da built W7 7000 (ou seja 7100 ou final) o meu monitor passou a NUNCA desligar-se por software. Já usei drivers antigos e driver novos tanto da gráfica como chipset, tanto versoes Vista como W7.

    Com o Windows XP, Vista, Ubuntu, W7 b7000 nao tenho problemas. Com W7 b7100/Final sim. Com este “Turn Off LCD” continuo a ter problemas!

    Alguém sabe corrigir o problema? Nos foruns do Windows 7 ninguém tem a soluçao, a microsoft só sabe argumentar (mudem drivers da gráfica, se nao resolver paciência).

    1. Avatar de Antonio Mendes

      Bom dia,
      já agora para fazerem isso no Ubuntu usem:

      $ sleep 1 && xset dpms force off

  15. Avatar de wolfytuga

    Olá!

    Por acaso nunca tive a necessidade de recorrer a um programa deste género, pois defino nas opções de energia que ao fim de X tempo de inactividade para desligar o ecrã. No caso dos portáteis que cá tenho em casa (Gericom e eMachines) ainda não tive qualquer problemas com gastos energéticos durante esse tempo de ecrã desligado, pois ambos ficam mesmo desligados.

    Deixo aqui outra sugestão para os ecrãs LCD:
    Usem imagens que façam uso das camadas RGB e troquem o wallpaper de forma a prolongar a vida dos ecrãs. Pois estes ecrãs não podem levar uma vida muito rotineira nem se lhes pode dar o direito à preguiça. Ao fazerem isto, evitam que os cristais líquidos solidifiquem evitando assim a aparição de linhas ou manchas de pontos apagados ou de cores erradas.

    Cumps,
    wolfytuga

  16. Avatar de Rsousa
    Rsousa

    O meu portatil também não tem a opção de desligar o ecrã, por isso a aplicação é bastante útil.

    Só lhe falta(va) uma coisa, eu gosto sempre de bloquear o windows quando me ausento (com o shortcut Win+L), e não é possível fazê-lo e desligar o ecrã ao mesmo tempo, porque é preciso carregar nas teclas e o ecrã volta a ligar, por isso a solução que criei e partilho para os interessados:

    Criem um ficheiro .bat, editem com o Notepad, e escrevam:

    rundll32.exe user32.dll, LockWorkStation
    “Turn Off LCD.exe”
    cls

    Coloquem o ficheiro na mesma pasta que o Turn Off LCD.exe, depois criem um atalho do ficheiro .bat (pode ser para a mesma directoria) e depois vão às propriedades do atalho e atribuam um atalho para o executar, eu coloquei CTRL+SHIFT+L, et voilá! 😉

    Cumpts,

    1. Avatar de João
      João

      Fiz como referiu, mas devo ter falhado em algo, porque quando carrego nas teclas do atalho o que abre é o ficheiro bat.

      O que está mal?
      Obrigado