Coisas que pode comprar com Bitcoin em Portugal e não sabia

67 Comentários

O ano de 2017 foi, sem dúvida, o ano das criptomoedas. A Bitcoin chegou a atingir os 20 mil dólares, mas o crescimento foi geral. Com isto, várias pessoas decidiram começar a investir em criptomoedas.

Será que as criptomoedas podem ser mais que um mero investimento e passar a ter uma aplicação real? Venha descobrir o que pode comprar com estas moedas virtuais que prometem mudar a forma como interagimos com o dinheiro.


Portugal já aposta na Bitcoin

Em Portugal não demorou muito tempo para que os entusiasmantes de criptomoedas percebessem o seu potencial. Atualmente, existe muita gente com interesse nesta área e que procura saber mais para, quem sabe um dia, ser capaz de investir de forma informada na compra de moedas virtuais.

De qualquer forma, do vasto lote de criptomoedas que existem, a Bitcoin é aquela que mais se tem vindo a destacar nos últimos tempos. Por isso, é apenas natural que várias áreas do negócio fiquem atentas às mudanças que se têm sentido nos últimos tempos para mostrar aos seus clientes que se adaptam às novas tecnologias, às suas necessidades e às suas escolhas.

Deste modo, se estiver interessado em começar a fazer compras utilizando Bitcoin, a melhor forma é utilizar o site coinmap.org para saber onde pode começar a gastá-las. É de realçar que este site não funciona apenas em Portugal. Caso acompanhe o Pplware a partir de outro país pode utilizar o Coimap para descobrir locais que aceitam Bitcoin.

Ainda assim, neste artigo pretendemos dar mais ênfase a Portugal e mostrar que, de facto, já é possível efetuar o mais diverso tipo de compras utilizando Bitcoin no nosso país.


Cama, mesa e roupa lavada…

Utilizando o Coinmap analisámos os locais onde é possível comprar produtos variados utilizando Bitcoin que é, até ao momento, a criptomoeda mais famosa que existe. E ficámos bastante surpreendidos com aquilo que encontrámos.

Existem papelarias, lojas de informática, restaurantes, hotéis e até lojas a vender bicicletas que, de acordo com o Coinmap, já aceitam Bitcoin como método de pagamento. Para além disso, já surgiram casos de pessoas que aceitavam Bitcoin pela casa que estavam a vender.

Mas a lista continua. Também já se começam a ver lojas de informática e serviços de desenvolvimento Web que aceitam Bitcoin. De qualquer forma, cá em Portugal, Porto e Lisboa são os locais onde é mais provável encontrar lojas que aceitam a moeda virtual. No total, contámos mais de 50 estabelecimentos e sites online a operar em Portugal onde é possível comprar com Bitcoin.


O problema das taxas de transação

Apesar da conveniência do pagamento com Bitcoin, algo que nos últimos tempos se tem vindo a sentir é o elevado valor das taxas de transação. Perto do final da primeira quinzena do mês de janeiro, as taxas de transação subiram tanto que chegaram perto dos 55 dólares; algo absurdo. Apesar de, neste momento, voltarem a estar mais baixas, de um momento para o outro podem voltar a subir. E, certamente, ninguém vai querer pagar mais em transações do que no seu jantar.

E foi exatamente esta instabilidade e volatilidade das taxas de transação de Bitcoin que levaram a Steam a optar por deixar de aceitar Bitcoin com método de pagamento. Muitos foram os casos que obrigaram a Steam a ter que pedir ao cliente para transferir mais dinheiro para cobrir a diferença ou até que levaram a empresa a reembolsar.

Estas situações não agradam os clientes nem os vendedores que, por vezes se mostram receosos ao utilizar Bitcoins como método de pagamento. Felizmente têm surgido outras criptomoedas como a IOTA, por exemplo, que não cobra taxas de transação.


Conclusão

Serão as criptomoedas o futuro do dinheiro? Será que daqui a uns anos estaremos a usar estas moedas virtuais para pagar as nossas despesas gerais? Se isso acontecer significa que as criptomoedas venceram e que, muito provavelmente, nessa altura, as nossas noções do dinheiro mudaram completamente.

Comentários

67

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de censo
    censo

    Num momento em que se multiplicam os alertas para o investimento em Bitcoin, vocês não param de lhes dar atenção.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      99% alertas não passam de boatos e mentiras. A maioria deles são de instituições bancárias a tremer com falsas declarações, tudo porque nos ultimos meses já perderam centenas de clientes que se mudaram para bancos virtuais.

      1. Avatar de censo
        censo

        Qual a fonte da tua afirmação ?

        1. Avatar de GM
          GM

          Deve ser a mesma que lhe diz que as cryptos é que são fiáveis.

        2. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          Quem acompanha sabe que a maioria das notícias são isso mesmo, boatos

      2. Avatar de Rui Costa
        Rui Costa

        É o que todas as manhãs quando te olhas ao espelho?

        Achas mesmo que as pessoas, em Portugal, deixaram de ter contas em bancos para terem apenas o seu dinheiro numa carteira virtual? Só se for algum puto que tenha 10 euros no mealheiro…

        1. Avatar de AiOGajo
          AiOGajo

          Provavelmente já nasceste com dinheiro numa conta virtual…

          Aliás, quando vais ver o saldo da tua conta bancária estas meramente a olhar para bits, tal como o fazes com outras moedas digitais.

          Os bancos apenas mantém as suas filiais para captar depósitos de moeda física. (Entenda-se moeda como o método de troca e não o metal/papel em circulação).

          1. Avatar de AiOGajo
            AiOGajo

            (…) e transformam-na em digital com um cambio €1:€1.

            Aliás este rácio é ligeiramente menor, porque te cobram taxas de manutenção de conta.

          2. Avatar de simples
            simples

            Tens uma noção completamente errada de muita coisa.
            Podes ir a um balcão por N motivos.
            Levantar depositar dinheiro fisico, cheques, tratar de problemas com o teu acesso online, cartões, N outros.
            Podes ir ao banco comprar seguros, depósitos entre outros mil e 1 produtos financeiros.
            A bitcoin não tem valor, é como a bolsa, invés de investires numa empresa, investes em especulação de algo que não existem e vive apenas de outros depois de ti comprarem. Em suma, é um esquema piramide.
            Euros, USD libras e outras moedas tem valor.

      3. Avatar de carlos
        carlos

        Claro. Vai lá ver o topo dos ricaços com fortunas em MILHÖES DE DÓLARES e näo em milhões de criptomoedas… Surpresa… Sao os “fundadores”…

        1. Avatar de João Roberto de Oliveira Furtado
          João Roberto de Oliveira Furtado

          É incrível a ignorancia que paira por aqui.
          @carlos-O Fundador da maior criptomoeda, Satoshi Nakamoto tem cerca de 8 mil milhões de doláres em bitcoins. Nunca foram movimentadas. Outros bilionários early adopters como os gémeos Winklevoss são também HODLers.
          @Rui Costa- É claro que é uma ameaça para os bancos. Uma coisa ficou bem clara – a probalidade das criptomoedas terem vindo para ficar sobe cada ano que passa. Cada euro investido em criptomoedas (cententas de milhares de milhões de dólares de market cap) é um euro que está fora do sistema bancário. Pode ser ainda uma percentagem muito pequena (no entanto maior que o pib português) mas é uma ameaça enorme para os bancos – O desenvolvimento nesta área segue a um ritmo impressionante – A procura de peritos em blockchain é muito maior que a oferta disponível actualmente, apesar dos salários principescos que chegam a 500 mil libras anuais ( https://www.fnlondon.com/articles/blockchain-salaries-go-parabolic-you-can-make-a-fortune-20170605 ).
          Qual é a probabilidade de as criptomoedas passarem a ter uma adopção em massa? É muito diferente de 0%. Neste cenário qual o papel dos bancos? Muito mais reduzido
          @censo – Já ouço falar de bolha da bitcoin deste 2011 quando estava avaliada a 30 dólares, morte da bitcoin também em 2011 quando baixou de 30 para 2 dólares, assim como em 2012, 2013 e agora em 2017. Alias a bitcoin foi declarada morta centenas de vezes pela imprensa ( https://99bitcoins.com/bitcoinobituaries/ ). Não é isto um exemplo de boatos e mentiras? É claro que não há concenso quanto ao futuro das mesmas, havendo “peritos” que avaliam cada bitcoin a zero, e outros a 1 milhão. Uma coisa é certa, quem compara bitcoins com tulipas está a desinformar – Um é um recurso finito não perecivel e o outro não, nem vale a pena entrar nos outros aspectos

        2. Avatar de Maria
          Maria

          Humm bom, táxi ou uber?

      4. Avatar de António Fagundes
        António Fagundes

        É isso, não tem nada a ver com o facto de em Dezembro estar a 19000 USD e hoje estar a 8700 USD..
        Quem em Dezembro recebeu ou comprou bitcoins, hoje tem metade do valor.. 2 meses..
        Ponzis, not for me.

        1. Avatar de ams
          ams

          normalmente quem entra pela ganancia de ver a bitcoin a subir acaba sempre por perder porque nao esperou ate o preco tar baixo para poder comprar e com tempo ganhar com isso

          1. Avatar de simples
            simples

            em suma, a bitcoin não é uma moeda, é como a bolsa.
            Se trocares USD ou libras hoje, daqui a 2 meses podes voltar a ter euros com perdas menores, ou em ultimo caso, comprar coisas com esse dinheiro.
            A bitcoin e outras, são outras bolsas sem regulação e forma de transacionar dinheiro no mercado negro e criminal pela sua anonimidade.

    2. Avatar de GM
      GM

      +1. Até parece de propósito, eheh.

    3. Avatar de Rui
      Rui

      o alerta das mesmas pessoas que deixaram “escapar” 10MM€ do BES… é de uma coerencia…

    4. Avatar de ficolixado
      ficolixado

      Quem te disse isso?
      Realmente há pessoas bem mal informadas…
      Como é possivel nos dias de hoje ainda olharem para o BTC como uma moeda passageira e perigosa?!!!!!
      Os BTC vieram para ficar, e é por isso que muitos bancos já trabalham com estes.
      Isso é falta de informação… E é com essas afirmações, que a net está cheia de lixo de desinformação.

  2. Avatar de arc
    arc

    Já estou a imaginar o Sor Zé e a Dona Arminda, com os bitcones da bida, a venderem o belo fumeiro e bola de Lamego, na sua tasquinha ali para os lados de Almacave aos camones, nas festas da Senhora dos Remédios!

    1. Avatar de AiOGajo
      AiOGajo

      Mas Se pagares com cartão (debito/credito) estas de facto a pagar com moeda digital…

      1. Avatar de GM
        GM

        Diz antes: outra forma de apresentação da moeda oficial do país. Pode ser em notas, moedas, vale postal, cheque….ou cartão de débito/crédito, transferência MB, banco online. Denominador comum: Euros.

  3. Avatar de Redin
    Redin

    E onde se pode fazer um depósito de euros para a nossa carteira de Bitcoins?

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Eu uso a Coinbase

      1. Avatar de Hugo Nobre
        Hugo Nobre

        GDAX para n apanhar cm as taxas.

    2. Avatar de Bruno Silva
      Bruno Silva

      O kraken tem taixas mais baixas que a coinbase, taxa do kraken para transferência btc para eur via sepa é 9 cêntimos.

      1. Avatar de ficolixado
        ficolixado

        Isto sim já é um comentario informativo…
        Thanks, não conhecia, sempre usei coinbase.

        Os tugas estão mal habituados e informados… ainda se olha pro dinheiro como um bem material e não digital. Nos paises nordicos pouco dinheiro material (Moedas e notas) circulam no mercado… tudo cartões…. o que é digital, igualmente como os BTC.

    3. Avatar de Kina
      Kina

      Eu transfiro do banco para a Coinbase e lá compro BTC

  4. Avatar de Nuno
    Nuno

    E quem é que anda a dar os alertas de perigo no investimento em bitcoins? Os famosos “reguladores” bancários? E quem é que nos avisa a respeito desses chulos?

    1. Avatar de censo
      censo

      Quando toca a dinheiro, seja ele do qual for, a natureza humana transforma-se… e normalmente não é para melhor.

    2. Avatar de simples
      simples

      O facto de ser ridiculamente volatil e instavel, não é preciso ser um genio financeiro para perceber que bitcoin não é um investimento seguro.

  5. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Quem so ve dinheiro é assim

    1. Avatar de arc
      arc

      Dizem que para alguns, o dinheiro é tanto, que nem o vêem e quando o vêem, raramente lhe sentem o cheiro!

  6. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Ainda não consegui perceber porque defendem tanto este sistema. Falam das comissões dos bancos mas para trocar criptomoedas por euros também pagam comissões além que nos bancos o dinheiro está seguro (depende da aplicação). Quem tinha dinheiro investido em bitcoins há 1 mês atrás lixou-se, no entanto quem tinha dinheiro no banco continua lá com ele

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Lixou-se porque? Tudo dependo do que fez com ele.

      Olha… quem comprou libras a 1 ontem… hoje já perdeu dinheiro… lixou-se.

      1. Avatar de Alexandre
        Alexandre

        Não compares a flutuação das criptomoedas com a da libra. Deixarias de receber o teu ordenado em euros no banco para passares a receber em bitcoins numa carteira virtual não regulamentada?

        1. Avatar de Sérgio J
          Sérgio J

          Num futuro próximo, recebes o teu ordenado em bitcoins e com a flutuação ficas a pensar se tens dinheiro para comprar uma casa (ou um aldeamento inteiro) ou se apenas tens dinheiro para comprar meio quilo de arroz.

          1. Avatar de GM
            GM

            Tal e qual, como representado neste vídeo de comédia:
            https://www.youtube.com/watch?v=bWBgHlLWj4Q

        2. Avatar de JJ
          JJ

          Para passar a receber o ordenado em Bitcoins, todo o mercado teria de aceitar Bitcoins. Ou seja, podia pagar casa com BTC, ir ao supermercado e pagar com BTC, pagar a net com BTC, etc…

          A flutuação de valor existe, no cambio.
          1 BTC vale sempre 1 BTC dentro do mercado bitcoin.
          Assim como 1 libra vale sempre 1 libra dentro do UK.

          Sabes que quem negoceia Forex, sabe que a flutuação nas moedas são muitas e em poucos minutos se pode ganhar muito ou perder muito.

        3. Avatar de AiOGajo
          AiOGajo

          A aceitabilidade do método de pagamento é que traduz no seu valor.

          Por exemplo, no dia 31/12/2017 se fosses com uma mala cheia de notas com escudos ainda havia uma entidade que a aceitava e trocava por euros, a partir dessa data a mesma mala cheia de notas com escudos vale €0…

      2. Avatar de António Fagundes
        António Fagundes

        Perderam metade do dinheiro em 2 meses? Uma queda de 19000 USD para 8700 USD? Pois.. não são quedinhas nem flutuações..

        1. Avatar de ficolixado
          ficolixado

          Então e esses mesmos que perderam esse valor não o teriam já ganho a um mes atras com o aumento para 19000? loool
          Que alminhas…
          Estas a fazes as contas em EUR… 1 BTC vale 1BTC, tal como 1EUR vale 1EUR… simples.
          Perdes dinheiro se os usares em EURs dahhhhhhhhhhhh

    2. Avatar de Hugo Nobre
      Hugo Nobre

      Lixou-se como assim ahahah.
      Eu tinha dinheiro em bitcoin vendi e fiz lucro.

  7. Avatar de Redhawk
    Redhawk

    Como qualquer esquema de Ponzi, tem os dias contados, só falta é saber quais os patos que vão ficar a arder (e já há tantos)…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      isso para algumas cabeças formatadas é mesmo um ponzi… um sistema financeiro que funciona a base de divida… enquanto que nas moedas virtuais se não tens saldo não gastas… não vai a negativo.
      Uma coisa é certa tem de se meter certas medidas para isto não parecer uma selva, mas esses pensamentos não ajudam em nada.
      O maior ponzi é legal… quando te começam a imprimir mais notas e te desvalorizam o teu dinheiro e te impingem aumentos anualmente…

      1. Avatar de simples
        simples

        Não vejo uma diferença significativa do valor do euro desde a sua chegada a Portugal. Existe inflação de percentagens pequenas.
        O bitcoin em menos de 3 anos já fez uma montanha russa maior que a maior parte das bolsas, é algo surreal.
        A mim mais que ponzi, é um esquema piramide. O teu valor só vem de outros comprem a seguir a ti.
        O facto de não ser regulamentado é ainda mais um sinal que serve apenas para criminosos transacionarem mais facilmente e alguns malucos andar a “investir”

    2. Avatar de Hugo Nobre
      Hugo Nobre

      Ponzi.
      O maior ponzi mundial são precisamente os bancos.

  8. Avatar de Sérgio J
    Sérgio J

    Eu fico a pensar se os grandes investidores não estão a controlar a flutuação da moeda para aos poucos irem vendendo aos patinhos ansiosos por ganhar muito dinheiro e depressa

  9. Avatar de dajosova
    dajosova

    obviamente que o dinheiro vai ser todo digital… seja centralizado/controlado ou não!
    …e no futuro ou aceitas a imposição ou serás marginalizado… e se não fores tu será um descendente teu!

  10. Avatar de Redin
    Redin

    Existe apenas uma coisa que me preocupa nas moedas virtuais. Sendo um produto financeiro global, sofre as constantes flutuações de um mercado variável. Como seria possível fazer dessas moedas uma utilização corrente quando os preços dos produtos a comprar estarão sempre sujeitos ao valor dessa moeda? Não me parece que seja prático. Hoje um produto está a um preço e por obrigação das flutuações das moedas virtuais já estará diferente no dia seguinte. Só vejo aqui uma solução. Cada país teria de ter a sua sem que necessariamente tenha de ser controlado pelo banco central desse país.

  11. Avatar de Ze das Couves
    Ze das Couves

    Bitcoin – A maior banha de cobra do século XXI, ninguém sabe para que serve mas toda a gente investe 😀

  12. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Amigos, neste momento, Bitcoin, vale mais do que qualquer moeda, que não tenha reserva em ouro. O resto, é treta 😉

    1. Avatar de AiOGajo
      AiOGajo

      Alguém entende o significado de fidúcia… 🙂

  13. Avatar de arc
    arc

    Fico à espera que o pplware, faça o lançamento da sua cryptomoeada….depois falamos.

  14. Avatar de Paulo Pires
    Paulo Pires

    Ainda não entendi o porquê dessa “tesão” de constantemente estar a chamar esquema à bitcoin mas os activos do BES, Montepio, e Barklays não…

    A única coisa que digo é que comprei o btc a 3000€ hoje esses 3000€ valem 7500€, agora se amanhã valerem 100€ é um problema de quem investiu assim como quem comprou acções ou activos…

  15. Avatar de Rj45
    Rj45

    Para o sábio @João Roberto de Oliveira Furtado. Então compras bitcoins com euros e os euros desaparecem. Sim provavelmente da tua conta bancária, mas alguém encheu a conta bancária com os teus euros !#!$ Isto dá muito que pensar…

    1. Avatar de João Roberto de Oliveira Furtado
      João Roberto de Oliveira Furtado

      @Rj45 de facto tem razão em termos de unidades monetárias (ex:eur), no entanto o valor total dos euros diminuiu – foi subtraído o seu valor em Bitcoins.
      Ex simples: no país X a economia baseia-se totalmente em limonadas. Esse país possuí uma riqueza total de 10 limonadas e tem 10 euros em circulação. 1 ano depois o país continua a ter 10 limonadas e 10 euros em circulação, no entanto existem também 10 bitcoins em circulação em que cada Bitcoin vale 1 euro. Neste cenário o euro desvaloriza para metade do seu valor visto que o valor da economia passa a estar distribuído pelos 10 euros e 10 bitcoins.
      Consequentemente metade do valor passa a ficar fora do sistema bancário

      1. Avatar de Adolfo Dias
        Adolfo Dias

        Quer investir em CriptoAdolfoDias?
        Vou abrir o mercado a 100€ cada CriptoAdolfoDias.
        Dessa forma passa a ter o mesmo valor na sua carteira, mas em vez de Euros, passa a ter a minha moeda.
        Já lhe envio o IBAN para se livrar dessa porcaria de moeda.

        1. Avatar de João Roberto de Oliveira Furtado
          João Roberto de Oliveira Furtado

          Sei que pretende ironizar, mas pode fazer isso mesmo.
          Crie essa moeda CriptoAdolfoDias, arranje uma infraestrutura inicial, ou utilize o Ethereum por exemplo – Até aqui tudo muito fácil – procure no Github.
          Agora convença investidores de que cada moeda vale 100€. Aqui já vai dar um pouco mais de trabalho – Se calhar tem de ter tecnologia sólida que traga algo de novo, que satisfaça algum caso de uso, tenha uma equipa sólida com elementos reconhecidos no mercado, um white paper e roadmap convincentes, um ecossistema ou comunidade, convença os diversos exchanges a listar a sua moeda, etc.
          Mas se acha que é assim tão fácil ou que os investidores são burros, força vá em frente, não seja preguiçoso e não se fique apenas por comentários jocosos.

  16. Avatar de Tolentino
    Tolentino

    Eu não diria melhor!
    Quem é que estará interessado em fazer recebimentos
    numa moeda vítima de especulações e com flutuações brutais?
    Em gostar de casino… faça o favor…

  17. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Depois de tanto ler cheguei á seguinte conclusão, Ponzi ainda é mais famoso que Bitcoin… Quanto ao resto quem por esta altura no ano passado investiu em bitcoin só pode estar bem, afinal quantos vocês conhecessem pessoas que no final do mês tenham um rendimento mensal a rondar os 100.000€? Se acham que é esquema podem sempre comprar obrigações aos bancos , que estes tratam das cryptos para investir… Santander já ronda a veechain

    1. Avatar de Adolfo Dias
      Adolfo Dias

      Já entrei num esquema de bolha e ganhei muito dinheiro.
      Mas reconheço que foi sorte e que houve muita gente que perdeu.

  18. Avatar de Adolfo Dias
    Adolfo Dias

    Alguém quer investir em CriptoAdolfoDias?
    Vou abrir o mercado a 100€ cada CriptoAdolfoDias. Quem estiver interessado, peçam-me o IBAN para transferência do vosso dinheiro, que no futuro não vos servirá para nada, e eu envio-vos dinheiro a sério.

  19. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Só alumiados do dinheiro e dos esquemas…. Antes de chamar nomes ás vacas, digam detalhadamente qual o processo em que a Bitcoin é Ponzi. Até lá , nabos, até já.

  20. Avatar de Nuno Oliveira
    Nuno Oliveira

    Faço mineração não de bitcoin mas de outras crytos e cada vez mais isto é uma tecnologia do futuro pela sua facilidade. Já comprei várias coisas em crypto sem precisar de bancos, transferências, etc. A nível de pagamentos podemos pagar um produto em qualquer parte do mundo em alguns segundos em vez dos vários dida que demora uma transferência entre bancos. 🙂

  21. Avatar de TMCR
    TMCR

    A dificil a aceitação das cryptocurrencies para muitos prende-se apenas pelo facto da sua gigantesca volatibilidade…. não esquecer que o mercado das cryptos está a emergir e a afirmar-se no mercado global e a entrar nas nossas vidas aos poucos dai a volatibilidade extrema que se verifica neste momento. O mundo quer perceber que valor real tem uma moeda virtual.
    Compreende se que ngn quer comprar Bitcoin (ou outra moeda virtual) e ver o seu valor descer 70% passado uns dias… é ver o nosso esforço desaparecer, mas ver o efeito contrário já todos querem..

    Dentro de poucos anos, esta volatibilidade vai deixar de existir e tudo será mais simples.

    Quando se fala em esquemas ponzi e outros, respeito a opinião…. mas tenham tb mt atenção que o vulgar $ ou € ja não segue a regra de ter suporte pelo ouro ou outro objecto fisico de alto valor.. se o mercado americano colapsar não existirá suporte algum pq imprimem notas sem qualquer controlo…

  22. Avatar de Nelson Amaral
    Nelson Amaral

    Trata-se de saber quando comprar e quando vender no momento certo. Eu acho que 2018 em geral é um bom momento, porque o Bitcoin em cerca de 2 ou 3 anos valerá mais, invista em bitcoins! Eu recomendo comprar em empresas sérias para evitar fraudes, eu sempre uso Bit2Me ou coinbase
    https://bit2me.com/?r=HJmK1nw8G

  23. Avatar de Margarida
    Margarida

    Regras para investimento em moeda digital:
    Utilizar uma plataforma de confiança;
    Investir no máximo 5 % do dinheiro disponível;
    Manter o investimento no mínimo 3 meses; preferencialmente, esqueça-o durante 3anos;
    Abster-se de analisar as cotações com frequência;
    Contentar-se com o lucro superior ao juro bancário (que é praticamente zero);
    Ficar feliz se não perder parte do investimento.

    Nota: Não precisam de me agradecer.