Lítio – O “petróleo” do futuro

15 Comentários

Portugal, desde há alguns anos, que está na mira de grandes empresas que se dedicam à extração do lítio. O ano passado, a empresa australiana Dakota Minerals, foi notícia por ter já atividade na prospeção de lítio para baterias em Trás-os-Montes. A empresa confirmou que em Portugal existe uma das maiores reservas de lítio da Europa. No final do ano, contudo, o assunto chegou ao tribunal!

O lítio tem uma enorme importância na economia do mundo, tanto no presente como no futuro, e Portugal está entre os países com grandes potencialidades na extração deste minério.


Dado o investimento da indústria automóvel nos veículos elétricos, o lítio passou a ter um valor acrescentado dadas as mais inovadoras tecnologias de armazenamento acessíveis a esta indústria. As baterias de lítio ainda são o garante de uma performance aceitável no que toca à autonomia dos veículos elétricos modernos.

Nesse sentido, conforme deu a conhecer o secretário-geral do Observatório Internacional de Recursos Minerais, Vítor Correia, à TSF, o lítio é uma matéria-prima cada vez mais necessária para o funcionamento de dispositivos de alta tecnologia, nomeadamente os automóveis.

Há muitas formas de produção de energia verde, mas carecem sempre de um modo de armazenamento, a bateria. A Europa percebeu que, se não investisse nas matérias-primas necessárias para a produção de baterias, colocaria em risco alguns setores industriais importantes, nomeadamente a indústria automóvel.

Referiu o geólogo português que lidera o observatório sediado em Bruxelas.

Bingham Canyon. Mina a céu aberto em Utah, Estados Unidos.

Vítor Correia também faz menção que os maiores produtores de lítio são os países da América Latina, mas Portugal tem boas reservas na zona Norte e Centro do País.

Embora não tenha uma grande jazida, [o país] tem muitos depósitos de dimensões médias que, no seu todo, assumem importância à escala europeia.

Em Portugal a exploração deste minério terá de ser feita de forma mais produtiva, por isso Vítor Correia está convicto que as explorações de lítio serão feitas a céu aberto, como se fosse uma pedreira.

Não é economicamente viável explorar como uma mina subterrânea, a não ser que a jazida seja muito grande.

Além da questão económica, há igualmente a questão ambiental e isso é também referido que a exploração a céu aberto ajudará na recuperação ambiental, esta será muito mais fácil e com possibilidades de ser uma fonte de lucros para as empresas exploradoras.

Partilhar:
Tags:

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    É pena que quase nada vai chegar aos portugueses. Irá tudo para os bolsos dessas empresas.

    1. Avatar de okapi
      okapi

      Como assim? As empresas pagam impostos e esse dinheiro tem é que ser bem aplicado. Se não for a culpa é do dos governos ou das CM. Nem na Escócia e na Noruega produtores de petróleo o dinheiro vai para o bolso do cidadão, ele vai em questões sociais de ajuda. Em gov comunas é que nao é de esperar a não ser sacar. Os recursos humanos também a empregar nessa exploração são pagos. Será que os portugueses trabalham de borla? Eu só trabalho de borla quando faço caridade.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Que impostos se tem de de em país estrangeiro. É como quase a totalidade das grandes empresas que fogem ao fisco tendo a sua sede em países externos.

        1. Avatar de SergioM
          SergioM

          Ter sede no estrangeiro não é fugir ao fisco, é legal.

        2. Avatar de Sergio
          Sergio

          Caro,

          salários : imposto a pagar sobe a forma de IRS + deduções da segurança social

          impostos indirectos: IVA -> a empresa tem de fazer compras nacionais, nem que sejam resmas de papel ou acesso á internet. Mesmo que vá deduzir esse IVA, nunca será na totalidade, logo, o Estado ganha alguma percentagem; veiculos , mesmo que importados, pagarão sempre os devidos impostos;

          impostos directos: IRC -> qualquer empresa, estrangeira ou não, paga o IRC em Portugal, o mesmo acontece com a derrama na Camara Municipal onde está localizada.

          E isto é apenas no que diz respeito a impostos.

          Em termos económicos, a empresa não cria apenas trabalho/emprego para ela própria, também promove emprego indirecto: restauração, fornecedores, construção civil, estradas, infraestruturas, etc….

          Em vez de se queixarem de terem um copo meio vazio, vejam antes o copo meio cheio! Ou será que o que se passa na AutoEuropa não revela bem o que o PCP e os sindicatos fazem, que é meramente destruir? ao ponto em que nem os trabalhadores se revêem no sindicato e pedem a sua expulsão (nota que nem demissão é, é expulsão!).

          Agora em genero de desafio, @Asdrubal e outro iguais: porque não estudam engenharia de minas, engenharia quimica, engenharia fisica, engenharia mecanica, e criam uma empresa de mineração de litio 100% nacional?
          pois é! “no guts no glory”!

          A diferença entre um americano e um tuga: o americano vira milhonário, e é idolatrado por todos e todos querem seguir o mesmo caminho. O tuga vira milhonário, e é visto como um ladrão, diz-se que o gajo deveria ser preso porque a empresa dele só rouba. Se calhar, assim só se calhar, o problema está na atitude! EUA têm uma quantidade impressionante de milhonários. Alguns até são tugas! Cá não temos mais porque não se faz mais! E não é (só) culpa do(s) governo(s)!

  2. Avatar de daniel
    daniel

    Não é para ser do contra, mas… ah e tal perfuração para petroleo em Portugal não!
    Mas abrais brutais crateras na paisagem para minerar metais pesados … ok está bem!

    Certo…. bora lá ser verde… ops, afinal as baterias não nascem nas arvores ou aprecem por geração expontânea!

    1. Avatar de daniel
      daniel

      O lithiumnão é metal pesado, e até é considerado metal leve depois de verificar melhor! Mea Culpa!
      Mas é considerado tóxico e a extracção pode ser nociva para o ambiente e populações em redor!

      https://www.theguardian.com/vital-signs/2015/jun/10/tesla-batteries-environment-lithium-elon-musk-powerwall

      https://www.washingtonpost.com/graphics/business/batteries/congo-cobalt-mining-for-lithium-ion-battery/

  3. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Não é bem assim:
    (https://www.statista.com/statistics/268790/countries-with-the-largest-lithium-reserves-worldwide/)
    … depois já foi dito por especialistas que o litio português não tem a qualidade necessária para pópós e serve essencialmente para a industria cerâmica …

  4. Avatar de CA
    CA

    “1.Bingham Canyon

    Está em Utah, nos Estados Unidos, a maior mina a céu aberto do mundo. Localizada a sudoeste de Salt Lake Ciry, a Bingham Canyon Mine tem cerca de 4 quilômetros de largura e mais de 1,2 quilômetros de profundidade. Iniciada em 1848, a mina de cobre ganhou uma reputação mística por seu tamanho. Além da larga produção de cobre, também é produzido na mina onças de ouro, prata e molibdênio”

    nota :imagem corresponde a uma mina de cobre

    1. Avatar de Vítor M.

      Certo, diz na imagem, o exemplo tem a ver com a preferência pelas minas de céu aberto e nso as minas subterrâneas.

  5. Avatar de Daniel
    Daniel

    Vamos ver quanto tempo vai durar a corrida ao lítio. Com as necessidades que vamos ter provavelmente irão ser encontradas outras soluções mais abundantes como as baterias de sódio.