CloudPT – Também já está disponível a aplicação Windows

89 Comentários

A noticia do momento em Portugal é o lançamento da CloudPT. Com apenas 24 horas de lançamento este serviço de alojamento de ficheiros da PT está a revelar-se um verdadeiro caso de sucesso e a maioria dos utilizadores está agradada com o que este tem para oferecer.

Para além do acesso via browser, a PT disponibiliza já a maioria dos clientes para os sistemas operativos, quer sejam eles móveis ou de desktop. Depois da disponibilização e apresentação da versão para Mac OS, é chegada a vez da apresentação do cliente para Windows.



O cliente para Windows, à semelhança dos restantes, é a forma de termos acesso à CloudPT sem termos de estar a recorrer ao browser. Podem adicionar ficheiros, simplesmente arrastando-os para a pasta da CloudPT e estes são de imediato sincronizados.

Este cliente para Windows é também a forma de os utilizadores conseguirem fazerem o envio de ficheiros superiores a 350MB, limitação que o browser e os clientes móveis têm.

Depois de descarregada e instalada a versão para Windows, o cliente CloudPT requer que definam um nome para a máquina onde está a ser executado.

Ao avançarem com o processo é aberta uma janela do browser definido no sistema onde devem autorizar o cliente.

Depois dessa autorização é mostrada uma mensagem de sucesso e a CloudPT começa de imediato a sincronizar os vossos ficheiros com o disco local, na pasta indicada por omissão.

Podem nessa janela aceder directamente à vossa pasta CloudPT e começar a adicionar os ficheiros que pretendem ter no cloud.

O acesso à pasta e às definições da CloudPT é feita através do ícone que a aplicação tem na área de notificação do Windows. Aí pode aceder a informação sobre o espaço ocupado, à vossa pasta CloudPT ou à interface Web de gestão do serviço.

Podem também parar ou pausar a sincronização de ficheiros e aceder à definições do cliente Windows da CloudPT.

A gestão dos ficheiros no vosso computador é feita da mesma forma que o fazem com outros quaisquer ficheiros. Basta largar os ficheiros dentro da pasta do serviço e eles são automaticamente sincronizados com a CloudPT.

O processo inverso também acontece e todos os ficheiros que forem adicionados à CloudPT por outros clientes ou pela interface Web são de imediato sincronizados com o vosso computador.

As definições que esta versão do cliente tem são em tudo idênticas às que podemos encontrar na versão Mac OS. São 3 separadores em que podemos mudar as configurações.

No primeiro temos as definições gerais, onde podemos indicar que pretendemos que o cliente arranque no inicio do Windows, se queremos ou não a apresentação dos alertas no desktop ou se pretendem a utilização dos ícones de cor ou preto e branco.

No segundo separador podem terminar a associação deste cliente à vossa conta cloudPT. O último separador permite que alterem a pasta de sincronização no vosso Windows.

anterior próxima

Com a disponibilização do cliente para Windows a PT fica apenas com obrigação de colocar acessível a versão Linux. Os trabalhos ainda decorrem e dentro de poucos dias é esperada uma versão.

Cada vez mais, e num curto espaço de tempo a PT disponibilizou um serviço de qualidade com a vantagem de apresentar logo no seu lançamento suporte para a maioria dos sistemas operativos, móveis e de desktop. Esta é mais uma das razões do sucesso que a cloudPT está a ter.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7/ 8
Download: CloudPT 0.0.31 [11.96MB]
Homepage: CloudPT

Comentários

89

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    Visualmente é muito idêntico ao Dropbox

    1. Avatar de David
      David

      https://twitter.com/acloudpt

      @poingg “@schmitzoide: Adaptação do SDK da Dropbox à @acloudpt feita. Em teoria está tudo feito. Agora só carrego no RUN logo à noite ;)”

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Esse tweet refere-se a uma APP que faz sincronismo directo das clouds Dropbox e CloudPT usando a API das duas e sem os ficheiros passarem pelo teu PC…

    2. Avatar de Zit
      Zit

      Ao ver o que aconteceu na RTP, quem me garante que … vocês sabem do que é que eu estou a falar.

      1. Avatar de Roy
        Roy

        É muito simples usa o: “PeaZip” ou “7-Zip” para criar um ficheiro 7Z, que usa o AES256, certifique-se de que cria uma senha longa (40 caracteres), segura (tipo: dG9{dk:d_W …) e que encripta os nomes dos ficheiros. Pode até escrever a senha longa num papel e guardá-lo num cofre (por exemplo) ou guardá-lo num ficheiro, no seu computador, encriptado do “LockNote” por exemplo.
        Ou usar o Gpg4Win e encriptar os ficheiros através do GPG… que tem a vantagem de para além de encriptar também poder assinar digitalmente os ficheiros, tendo assim a certeza que é o ficheiro que enviou para o servidor.

        Confirme sempre que ficou bem encriptado antes de enviar para o servidor.
        Note que ao usar encriptação, ter acesso aos ficheiros noutros dispositivos ou sistemas informáticos onde não esteja programas compatíveis, poderá não conseguir abrir o(s) ficheiro(s).

  2. Avatar de Woot!
    Woot!

    Já tenho instalado desde a semana passada e infelizmente tinha alguns bugs graves. Espero que estejam resolvidos.

    1. Avatar de João Pedro
      João Pedro

      Olá!

      Podes dizer quais foram os problemas que encontraste? Contactaste a equipa do projecto?

      Obrigado

      1. Avatar de Woot!
        Woot!

        Sim contactei, estavam relacionados com o upload de ficheiros no Windows 7 utilizando a aplicação.

        As pastas eram transferidas para a Cloud enquanto o conteúdo dessas mesmas pastas não era transferido.

        1. Avatar de António Pereira
          António Pereira

          Aconteceu-me o mesmo ontem com a última versão (0.0.31).

          1. Avatar de António Pereira
            António Pereira

            Confirmo que este problema mantém-se …

          2. Avatar de João Pedro
            João Pedro

            Obrigado. Vamos investigar isto com máxima urgência.

  3. Avatar de Hugo
    Hugo

    Isto parece uma cópia do dropbox…
    Apenas o espaço disponibilizado é que é maior…
    Será que vai ter a fiabilidade e possibilidades de uso “extra” como permite o dropbox, por exemplo, alojamento de sites simples, impressão remota, etc…

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Ninguém pode seguir nenhum conceito, que acusam logo de copia, por amor de deus, cresçam.

  4. Avatar de cloud
    cloud

    Convites que é bom, não há nada.

    assim não dá para testar, dá aí um press à PT para lançar mais convites

  5. Avatar de José Martins
    José Martins

    Instalado e à espera do convite.

    1. Avatar de Cesar Nunes
      Cesar Nunes

      A espera de convite desde 13-12-2012.
      Hotmail dá 25 gb no Skydrive.
      Ser nacionalista para que ?????

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    Tb aguardo convite

    Cumps

  7. Avatar de Ricardo Vieira
    Ricardo Vieira

    Pois,eu ja instalei mas preciso de convite….peço convite e nada não aparece nada.
    alguem pode ajudar?

    obrigado 😀

  8. Avatar de Filipe Nunes Rodrigues
    Filipe Nunes Rodrigues

    O CloudPT é tão bom que diz que o meu email nao existe.

    1. Avatar de Ricardo Vieira
      Ricardo Vieira

      e verdade Filipe Rodrigues a mim acontece exatamente igual.
      vamos ver o que sai daqui.
      cmpts

    2. Avatar de JJ
      JJ

      Não existe para que? Pedir convite ou fazer login?

  9. Avatar de lourenço
    lourenço

    coitada da Cloudpt, existe à meia dúzia de dias e voces já lhe gastaram o nome todo com tudo e mais alguma coisa!..

  10. Avatar de Kim Dotcom

    vai ver o dropbox dos portugueses 😀

  11. Avatar de rodixvera
    rodixvera

    treta basta ser portugues

    1. Avatar de Ricardo Fernandes
      Ricardo Fernandes

      Tu também és treta ou és estrangeiro??? Mania que os portugueses têm em dizer que o que é nosso não presta…

      1. Avatar de Jose
        Jose

        O rapaz não se apercebe que muitas tecnologias saem deste país.

  12. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    Só falta mesmo o convite !!!! Estou desejando testar…

  13. Avatar de Paulo Bastos

    O SugarSync é de longe o melhor serviço cloud que existe, só não tem tanto espaço disponível, mas com a concorrência, brevemente todos os serviços devem disponibilizar mais espaço, é apenas uma questão de tempo.

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Gratuitos são só 32 GB (e já os tenho e sem precisar de mandar convites para pessoas reais ;))

    2. Avatar de HB
      HB

      Sem qualquer dúvida. O sugarsync permite sincronizar qualquer pasta sem ter que a mover, permite escolher que pastas queremos sincronizar entre diversos dispositivos. Simplesmente excelente.

  14. Avatar de Cobrador do Traque
    Cobrador do Traque

    Falta o client para Windows Phone…

  15. Avatar de Abílio
    Abílio

    Tanto app, tanta pub e só alguns podem usar.
    Esperando um convite…
    Obrigado ao pplware pela info.

  16. Avatar de Filipe Lourenço

    Na terceira imagem a janela de sucesso tem um erro ortográfico “Agore” em vez de “Agora”.

    btw, ainda não recebi o mail da ClouPT para poder usar o serviço… É um bocado parvo estarem a fazer publicidade à maluca a isto e depois nem sequer dá para utilizar. 🙁

  17. Avatar de Tiago
    Tiago

    Como faço para instalar no Windows 8? Dá um erro

    1. Avatar de André Pires
      André Pires

      A mim também algo de estranho se passa. Ele instala mas depois nao faz nada, nem consigo adicionar a conta. Não me abre nenhuma janela para autorizar o Pc nem nada

  18. Avatar de JJ
    JJ

    Por acaso já tenho uma conta no CloutPT desde o dia 7…, mas ainda não explorei muito a plataforma, também só agora é que tem a versão Windows. Mas desde já parece-me um bom serviço.

    Mesmo havendo outros serviços que parecem ser melhores, este é Português e esta ao nível de outros que já estão no mercado a mais tempo. Acredito que com, que vão surgir novas funcionalidades ao serviço, em breve.

  19. Avatar de Carlos Assunção
    Carlos Assunção

    Quem me arranja um convite.
    Abraços

  20. Avatar de Carlos Assunção
    Carlos Assunção

    Quem me arranja um convite:
    tuning_sound@hotmail.com
    Abraços

  21. Avatar de CMartins
    CMartins

    Será que sou o único por aqui que acha que isto da “nuvem” ou “cloud” ou o que quiserem chamar, é um grande hype?

    E atenção, que não estou a escrever isto por ser a PT, estou a falar desta nova tendência da cloud a que se tem dado tanta importância…

    Sim, é conveniente ter ficheiros importantes nos quais se trabalha naquele momento num servidor remoto para aceder de qualquer lado, mas para isso uns 5GB já são demais. Mesmo que não haja limite para o tamanho dos ficheiros, as velocidades de upload de que a larga maioria das pessoas dispõe é limitada, a partir do momento em que se trabalha com ficheiros com alguns MB (nem falo de GB), isto da nuvem torna-se pouco prático, eu digo isto por experiência própria, é muito mais prático andar com uma pendrive e usar uma aplicação portátil (DSynchronize por exemplo), em que só é preciso um clique para fazer sync entre directórios do que propriamente andar limitado à velocidade do upload.

    Talvez um dia isso mude, mas o armazenamento local, para mim, irá sempre ser mais rápido. Além disso a cloud não é à prova de falhas, requer acesso constante à Internet e não há controlo sobre a posse desses ficheiros, estando em servidores remotos.

    Isto para não falar, claro está, nas questões de privacidade, mas enfim, praticamente somos obrigados a usar facebook e email, o que também é depositar dados na chamada nuvem, portanto…

    1. Avatar de Miguel Sousa
      Miguel Sousa

      Eu também sou desses que acham que isto aqui é um daquele hype que toda a gente gosta de dizer que têm.
      Começa logo que necessitas de ter uma ligação ilimitada em TODOS os dispositivos que vais usar.
      Porque ter uma ligação ilimitada em casa e ter um telemóvel que tenha um dos tarifários mais baratos, é chegar a dia 10 e já se foi o trafego do mês.
      Depois é a “quantidade”. Eu tenho cerca de 74gb de imagens guardadas num disco externo. Por nada deste mundo ou do outro, eu ía colocar essas imagens num serviço online. Ficam muito bem guardadas ali no disco. Basta ligar quando preciso de algo de lá.
      Um disco de 1T custa 75 euros. Um de 2.5 de 500gb anda pelos 70… e cabe num bolso como se fosse um telemóvel. Portanto quando precisam de algo basta meter o disco no bolso e levar para o sítio onde vão precisar dele.
      Não é a toda a hora (para além das limitações de velocidades…) que precisamos de aceder a informações deste tipo de serviços.
      A nível empresarial existem algumas vantagens. Colocar uma base de dados de 10gb num espaço destes e permitir que seja consultada pelos funcionários de qualquer local é útil. Guardar cópias de segurança de arquivos da empresa sem perigo de algo acontecer no seu escritório, também pode ter alguma utilidade.
      Agora para o resto… é só para dizer “tenho a minha vida toda guardada num serviço online. Se quiseres lá ir buscar alguma coisa é só usares estes dados”.

      Lembrem-se que a “cloud” nasceu pela utilização de servers com condições destas para a chamada “pirataria”… não foi por outra razão qualquer… foi para facilitar a transferência de ficheiros em larga escala com muitos destinatários.

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        o disco cai-te ao chão e ups. Espero que esse nao seja o teu backup

        1. Avatar de SexOnaSal
          SexOnaSal

          o “fbi” fecha o site e ups, la se foi os teus dados

          1. Avatar de MRodrigues
            MRodrigues

            Eu tenho no disco e online ahahaha Espero que o FBI não feche o site nem o disco caia ao chão ao mesmo tempo

    2. Avatar de JJ
      JJ

      Certa forma concordo contigo. Posso dizer que tenho poucos ficheiros em “nuvem”, mas não quer dizer que isso não seja bastante vantajoso, pelo o menos facilita em aspectos de backup.

      Em relação as velocidades de upload, realmente a maioria dos utilizadores não só em Portugal como no resto do mundo, tem velocidades baixas, talvez entre os 50kb-100kb (os com melhor cobertura ADSL talvez chegue ao 1MB) de upload. Mas gradualmente, com a fibra e 4G, essas velocidades aumentaram para Megas…, por isso a médio prazo essa questão deixara de relevante para a maioria dos utilizadores da web mundial.

      Alem de que, pode ser uma alternativa a PEN, pois podes ter de ir algum lado e precisar de um ficheiro… e ai e tal esqueci-me da PEN… (Mas pode acontecer também… ai e tal… esqueci-me da PEN e de por na Cloud… loool)

    3. Avatar de Diogo
      Diogo

      Eu também não percebo o desperdício de tempo e de inteligência de certas pessoas a ver a casa dos segredos, e não vou para os foruns do tema dar a minha opinião…

    4. Avatar de Jose
      Jose

      Já foi dito a muito tempo que a Cloud é o futuro, e estamos cada vez mais perto disso, principalmente com o preço bruto das pens/DVDs/discos rígidos.

  22. Avatar de Duarte
    Duarte

    Boa Tarde,

    Já me registei ontem e hoje e não recebo nenhum convite alguem me pode explicar como fazer?

  23. Avatar de eu mesmo
    eu mesmo

    é pena os clientes PT não terem logo acesso através do ptcliente.pt, fica também a faltar versão win x64.

    1. Avatar de Leandro
      Leandro

      Concordo plenamente, não posso falar de questões do serviço em si mas apenas lamentar o modo como PT trata os clientes que pagam (e pagam bem) para ter os seus serviços e com valores retirados desses montantes pagar estas “ofertas” a todas as pessoas.

  24. Avatar de Pedro Semeano
    Pedro Semeano

    Convite que é bom nem ver. Para todos os portugueses? Não me parece, é só jogadas de marketing.

    Eu já nem pedia o convite, podiam até enviar um email a dizer “Obrigado pelo seu interesse mas de momento já não existem convites disponíveis. Aguarde por novidades!”, mas nem isso.

    Enfim… coisas feitas à Tuga. Prometem mundos e fundos, na altura do “vamos ver” não há nada.

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Serviços como GMail ou Facebook, inicialmente também era por convite.

      Eu ainda me lembro que tive de esperar conhecer alguém com GMail, para me enviar um convite…

      Mas, na altura não andavam a dizer: “Enfim… coisas feitas à EUA. Prometem mundos e fundos, na altura do “vamos ver” não há nada.”

      Repara, cada pessoa que já tem conta, ponde enviar 3 convites… o que gradualmente aumentara a rede de pessoas com conta. Por sua vez a PT vai enviando gradualmente, conforme a ordem de chegado, convites para abrir contas.

      Agora imagina que eles só libertam 100 convites dia, para quem se inscreve no site… se já tiverem uns 1000 pedidos, vai demorar 10 dias… É ter paciência.

      1. Avatar de Manel
        Manel

        Isto dos convites é uma treta, a PT podia simplesmente fornecer o acesso automático a todos os seus clientes (eles pagam)! Pois só alguns terem acesso é altamente discriminatório!

  25. Avatar de Zé

    Começa a ser cobertura a mais a que é dada pelo ppware a este serviço. Principalmente quando não está disponível para todos.

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Os cofres enchem…

    2. Avatar de JJ
      JJ

      Não esta… mas gradualmente vai estar!

      1. Avatar de JP
        JP

        Gradualmente… Quanto tempo?

        1. Avatar de JJ
          JJ

          Por exemplo:
          Imagina que eles só libertam 100 convites dia, para quem se inscreve no site…
          Caso já tiverem sido feitos uns 1000 pedidos, vai demorar 10 dias, para entregar os últimos pedidos… É ter paciência.

          Visto que alguns que fizeram o pedido no site, já receberam o convite… quer dizer que outros iram também receber.

          Eu sei de malta que teve oportunidade de criar uma conta e não quis…
          Uns andam as “turras” para arranjar um convite, outros quando tiveram oportunidade não valorizaram isso.

    3. Avatar de paulo costa
      paulo costa

      sem malícia, a pplware estando na rede sapo tem de cumprir os mínimos de pub á pt 🙂

      1. Avatar de SexOnaSal
        SexOnaSal

        concordo 😛

  26. Avatar de Duarte
    Duarte

    Porque é que estes gajos fazem marketing ao produto senão disponiblizam

    1. Avatar de Filipe Lourenço

      Beta testers. Um universo pequeno e mais ou menos controlado.

  27. Avatar de Gonçalo Almeida
    Gonçalo Almeida

    Já existe muitos serviços destes, dos quais possuo 4, nomeadamente o dropbox como a maioria e para mim ainda dos melhoes, pena os 10GB que tenho, o skydrive com 25GB e ainda outro que serve só de armazenamento com 50GB mas a versão free só trabalha via browser. O sugarsync parece ser uma muito boa alternativa que não conhecia. Thks Paulo Bastos. Em relação á PT cloud … é da pt e tal … rtp … jornal publico … relvas … etc etc.

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Se fores “esperto” chegas aos 32 GB gratuitos na boa e sem chatear ninguém para se inscrever e instalar o aplicativo… 😉

  28. Avatar de Peter
    Peter

    Boas

    Alguem sabe se da e como para usar o ” nosso ” serve web que por ex: o meu tem 40Gb de espeço para usar como isto de cloud??

    Que software usar??

    Obrigado

  29. Avatar de Fernando Gonçalves
    Fernando Gonçalves

    O meu convite é que nunca mais chega é que dava-me um jeitaço daqueles já ter esta ferramenta disponível :S

  30. Avatar de Duarte
    Duarte

    O JJ deve ser o presidente da pt para os estar a defender ou então já tem a cena

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Por acaso já tenho! E acredito que não sou o único…

      E se fosse presidente da PT… não me daria ao trabalho de andar por aqui!

  31. Avatar de JP
    JP

    Eu não gosto de criticar só por criticar, ainda por cima
    é um serviço português… mas devo de dizer que não fiquei muito satisfeito por o serviço ser só por convite. Sim, Google Mail, etc, foram por convite, mas não andaram a fazer tanta publicidade como a PT fez para este serviço.

    De qualquer das formas vou aguardar, quando chegar a minha vez vou testar e depois dou uma opinião sobre o serviço.

    1. Avatar de JJ
      JJ

      O que eu acho, é que eles podiam ter disponibilizado mais do que 3 convites, isso iria ajudar a massificar a serviço. E talvez a espera não seria tão grande.

  32. Avatar de Mario Silva
    Mario Silva

    Sucesso? Uau! Como posso avaliar se não posso aceder? LOL! Bem posso ficar a espera que me enviem o convite… 😉

  33. Avatar de paulo
    paulo

    Informação disponível para as Finanças e SIS ?????

  34. Avatar de Ana
    Ana

    Tou farto de pedir convite desde a inauguração no mesmo dia do derbi em Lisboa e ainda não recebi nada.

  35. Avatar de edit
    edit

    que grande coisa quando a vou descarregar o Internet Explorer Bloqueia-o porque diz que é um vírus !!! ganda lol

  36. Avatar de Miguel
    Miguel

    Alguém sabe se tem file versioning? É uma das features mais úteis da Dropbox (que ofereceu 25 gb a estudantes universitários, logo o meu apelo por este serviço é reduzido :p).

    1. Avatar de Filipe Lourenço

      É fantástica essa feature do dropbox (versioning) e até custa acreditar ser free…

    2. Avatar de João Pedro
      João Pedro

      Sim, tem 🙂

  37. Avatar de grindhouse
    grindhouse

    ah e tal é tão bom mas custa assim muito enviar o convite? poxa….

  38. Avatar de claudio
    claudio

    Convite recebido! parece me fixe! simples!

  39. Avatar de Hugo
    Hugo

    Eu fiz ontem à tarde o meu pedido e recebi o convite hoje ao fim da tarde…
    Demorou cerca de 24h a chegar… até nem foi nada por aí além…
    Cumprimentos

  40. Avatar de Hugo
    Hugo

    Por falar em Cloud…
    Já alguém testou o serviço Vodafone Cloud ??
    Oferece 20Gb gratuito…
    Pode fazer upload através do browser ou com a aplicação windows…

  41. Avatar de Manuel Martins
    Manuel Martins

    Boas, alguém me pode enviar um convite?? Desde o dia 11, dia em que fiz o registo, que ainda não recebi o convite.

    Cump

  42. Avatar de Vera Costa
    Vera Costa

    Já tentei mais que uma vez conseguir o convite e nada…

  43. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    … esperando pelo convite e depois saco o aplicativo…

  44. Avatar de Pedro
    Pedro

    Se alguém tiver convites a mais e não se importe de partilhar por favor envie um convite para: pipaspfma@gmail.com

  45. Avatar de Cesar Nunes
    Cesar Nunes

    Também preciso de convite.
    Se alguém tiver, agradeço que envie para carloscesarnunes@hotmail.com

  46. Avatar de Sargento Tuga
    Sargento Tuga

    nao recebi o e-mail por parte da cloudpt

  47. Avatar de Manel
    Manel

    Isto dos convites é uma treta, a PT podia simplesmente fornecer o acesso automático a todos os seus clientes (eles pagam)! Pois só alguns terem acesso é altamente discriminatório!

    1. Avatar de Sargento Tuga
      Sargento Tuga

      tenho 2 convites pra quem quiser entrar na Cloud PT