Chegou o Opera 12

49 Comentários

O mundo dos browsers muitas vezes é discutido apenas a 3. O Chrome, o Firefox e o IE são os mais falados e usados pelos Internautas. Infelizmente e de forma recursiva uma excelente alternativa fica de fora e não é contemplada, o Opera.

Mas mesmo com essa pouca visibilidade este browser continua a evoluir e a ser preferência de algumas ferrenhos Internautas, que insistem ser este o mais perfeito browser de todos os tempos.

A sua evolução deu agora origem à versão 12 do Opera e este é cada vez mais um browser muito completo.



O Opera, dado como compra adquirida pelo Facebook há algum tempo atrás, tem a sua fatia de utilizadores que são devotos do que este tem para dar. São utilizadores que desde o primeiro momento o elegeram e que dificilmente o vão deixar.

Para estes utilizadores e para outros que se venham a converter foi lançada a versão 12, que representa um avanço grande no que este tem para oferecer.

Vejamos então o que o novo Opera tem para dar a todos os que o usam. As novidades são interessantes, o que torna este browser como uma alternativa a ter em conta por todos os que estão desapontados com o que a concorrência tem apresentado.

  • Arranque mais rápido com muitos separadores

Até agora, e se tivessem muitos separadores abertos, o Opera demorava um pouco mais do que seria esperado a arrancar.

Este comportamento mudou agora ao serem apenas carregados os separadores que vão estar visíveis ou os que foram recentemente acedidos. Os restantes serão carregados mais tarde após o arranque.

Assim o Opera consegue abrir de forma mais rápida, independentemente do número de separadores abertos.

  • Plugins fora do processo principal

Os plugins são muitas vezes os principais responsáveis pelos problemas que os browsers apresentam. Para resolver problemas que estes possam causar ao Opera, esta nova versão passou a colocar os plugins a serem executados num processo à parte.

Assim, em caso de problema apenas este será afectado, mantendo o Opera a funcionar sem sofrer qualquer instabilidade e bastando recarregar a página para que estes voltem a funcionar.

  • Aceleração de Hardware e WebGL em modo experimental

A versão 12 do Opera contem uma versão experimental da Aceleração de Hardware e do WebGL. Podem activar estas funcionalidades com o endereço opera:config#UserPrefs e mudando as opções EnableWebGL e EnableHardwareAcceleration de zero para um.

Para confirmarem que estes estão a funcionar podem aceder a opera:gpu e ver o seu estado.

  • opera:cpu

Com este endereço vão poder ver os consumos de recursos que o Opera e os seus componentes estão a consumir. É a forma mais simples de verificarem problemas com o vosso Opera ou com as páginas que estão a aceder.

  • Melhoria da performance no carregamento

O carregamento de páginas no Opera 12 foi optimizado e garante-se agora que conteúdos como scripts, CSS ou imagens são carregados de forma mais eficiente.

O resultado final é que as páginas carregam de forma mais rápida.

  • Melhoria da performance nas ligações seguras

Sempre que carregam uma página segura (HTTPS), o browser executa um complexo processo para estabelecer uma ligação segura. Este pode variar, dependendo do servidor web, dos certificados ou versão e implementação do suporte para TLS.

No Opera 12 estes processos foram analisados e melhorados para que estas ligações fossem mais rápidas e mais seguras.

  • RTL

Em todas as novas versões do Opera são introduzidos novos idiomas. Nesta versão foram introduzidos os que se escrevem da direita para a esquerda (Right-To-Left).

Com os novos idiomas agora introduzidos, o Opera suporta já 55 idiomas diferentes.

  • Melhorado o suporte para HTML5

O HTML5 é agora o ponto central da Internet e de todos os que desenvolvem software para ela. O Opera 12 traz novidades nesta área e adiciona suporte para drag and drop, acesso à camera (getUserMedia), animações css e mais algumas novidades.

  • Melhorado o suporte para extensões

A API de janelas/separadores foi melhorada para permitir o acesso a separadores empilhados.

  • Versão 64 bit para Windows e Mac

O Opera 12 vem iniciar uma nova era 64bits. Passa a estar disponível em versões 64 bits em todas as plataformas. No entanto, e porque as versões de 64bits consomem mais recursos, as versões de 32 bits vão ser as por omissão a serem disponibilizadas.

  • Do Not Track

O Opera 12 melhora a privacidade com o suporta para a funcionalidade “Do Not Track”. Esta pode ser activada nas preferências do Opera.

  • Melhoria das sugestões no campo de endereço

Com base na feedback fornecido pelos utilizadores foram feitas melhorias na barra de endereço, para que sejam dadas melhores sugestões, mais precisas e mais relevantes.

Esta nova versão vem colocar o Opera no caminho já traçado pela sua concorrência e vem mostrar que tem os mesmos argumentos que estes. Está assim capaz de ombrear com todos como uma escolha viável para uma utilização regular da Internet.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows Linux, Mac
Download: Opera 12 Windows
Download: Opera 12 Linux 32bits | Opera 12 Linux 64bits
Download: Opera 12 Mac
Homepage: Opera

Partilhar:
Tags:

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ApacheDraco
    ApacheDraco

    Para mim é o melhor, uso e abuso.

        1. Avatar de Douglas Charles Cunha
          Douglas Charles Cunha

          x4

          1. Avatar de F.Ferreira
            F.Ferreira

            x5

  2. Avatar de CPereira
    CPereira

    O browser mais inovador de todos.

  3. Avatar de djx
    djx

    YES! \O/ Finalmente. Já estava na altura de meterem os plugins noutro processo, o flash dá cabo de tudo.

  4. Avatar de Wishmaster
    Wishmaster

    O melhor browser!!! 😀

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, é pena não lhe ser dado o valor merecido. Em termos de acessibilidade, penso que não tem concorrente à altura.

      1. Avatar de Serva
        Serva

        Em Linux não é muito estável é pena .

        Cumprimentos

        Serva

        1. Avatar de eu
          eu

          cada um tem a sua expeciencia de uso mas numa maquina ja velhinha,pouco processador e memoria, com firefox opera e chrome instalados , o opera é o que se comporta melhor

          cumpts

  5. Avatar de LOLMAN
    LOLMAN

    Migrei do chrome para o Opera e não me arrependo, a única coisa em que falha é o facto de não ter uma barra reduzida quando se carrega F11, apenas dá a pagina, gostaria que fosse como o Firefox nesse aspeto.
    E de não ter muitas exenções.

  6. Avatar de José Batista

    É a minha escolha já desde há muitos anos. Não consigo usar outro.

    Esta versão estava difícil de sair, foi adiada várias vezes e a funcionalidade de destaque (aceleração por hardware) acabou mesmo por vir desactivada por defeito.

    nota: o texto tem que ser revisto, é tradução do que a Opera colocou no site, mas está mal traduzido, com alguns erros e frases confusas.

    wyldkat

  7. Avatar de André Bravo Ferreira
    André Bravo Ferreira

    É o unico que reconhece melhor o html5.

    1. Avatar de José Leite
      José Leite

      Por acaso o que dizes não é verdade.O Maxthon 3(versão beta 3.4.1.600)é,neste momento,o melhor browser do mundo e o que tem melhor performance em HTML5.Se o quiserem descarregar eis a url:http://forum.maxthon.com/viewthread.php?tid=82387&extra=page%3D1

  8. Avatar de Jhon
    Jhon

    Bem realmente pode ter melhorar em perfomance, personalização e configurações entretanto não tem um pingo de integração com o unity do ubuntu!

  9. Avatar de Miguel Castro
    Miguel Castro

    Uso há vários anos e não quero outro.

  10. Avatar de Rodrigo Hernandes
    Rodrigo Hernandes

    Acho um bom navegador , porem só não o uso por causa que, pelo menos até a versão 11 não abria uma janela popup independente do navegador , muitas vezes utilizo a webcam no orkut para conversar com minha namorada ,em outros navegadores no linux eu abro uma janela “popup” no navegador com a imagem da webcam coloco para ficar sempre no topo e vou paralelamente fazendo outras coisas no micro

    1. Avatar de SatoMew
      SatoMew

      Isso é porque a interface do Opera é na realidade uma MDI, a qual sempre teve, mesmo antes de introduzir os separadores com a versão 5.0 em 2000 (isto se não se me falha a memória). 😉

  11. Avatar de Eric
    Eric

    Gosto bastante do Opera, porém as últimas versões não funcionam bem nos jogos do Facebook, fica dando uma mensagem de segurança a todo momento, não consigo desabilitar tal mensagem.

  12. Avatar de jose martins
    jose martins

    Uso e abuso ha muito tempo. Tenho tidos problemas com o flash.
    Off the Topic:
    Tinha varias paginas guardadas mas desapareceram todas??Alguem me pode ajudar??
    Obrigado

  13. Avatar de bintoito
    bintoito

    Yep, +1. Nº 1 já há vários anos

    As minhas 2 favorite features: o speed dial onde tenho carradas de links (ah e a sincronização para todos os pc’s pelo unite)

    o poder encerrar o browser com N tabs, desligar o pc e no dia seguinte, pick up where i left off – o IE9 não faz isso e o chrome desde há umas semanas tb deixou de fazer para mt pessoal…

  14. Avatar de Arlindo Pereira
    Arlindo Pereira

    Integração deficiente com o unity e problemas constantes com o flash. Claro q gostos ñ se discutem, mas para quem diz ser este o melhor… só pode ser masoquista. pfff

    1. Avatar de SatoMew
      SatoMew

      > a sugerir que todos utilizam Ubuntu
      Nope.jpg 😀

    2. Avatar de Bruno Gonçalves
      Bruno Gonçalves

      Eu deixei-o mesmo por causa dos problemas que tinha com o flash.. acabei por mudar para o chrome.. mas o Opera tem tudo para ser o melhor browser :).

  15. Avatar de Raimundo
    Raimundo

    Também o meu browser de eleição já desde da versão 6.
    Há uma funcionalidade do Opera que para mim é a melhor e que acho que o pessoal não conhece.

    Cusotm searches:

    http://www.opera.com/browser/tips/keywords/#!prettyPhoto

    para quem faz muitas pesquisas no browser esta funcionalidade de uma forma astronómica a produtividade. criei as minhas pesquisas para sites como youtube, imdb, wikipedia (en e pt), dicionários e até facebook.
    E estas pesquisas são sincronizadas pelo opera link.
    Para quem não conhecer tem que experimentar.

  16. Avatar de Raposa
    Raposa

    Já usei IE muito tempo depois passei para Chrome e mias tarde Opera, e digo que é o melhor para Windows, já no mac prefiro ( de longe ) o safari por ser claro simples e pratico em todos os devices…

  17. Avatar de Fsantos
    Fsantos

    Obrigado pelo post Pedro Simões,

    Ja agora passaram os plugins para um serviço a parte mas o flash continua a tripar as vezes?

  18. Avatar de Jorge
    Jorge

    Peço desculpa aos amantes do opera, mas nao o acho nada fluido :/

  19. Avatar de mário
    mário

    também tenho utilizado o opera desda hà mt tempo mas estas ultimas versoes parecem-me estar cada vez mais lentas

  20. Avatar de Jon
    Jon

    A versão 64bits vale a pena?

  21. Avatar de Rootzregae
    Rootzregae

    Gosto muito do Opera, só não uso com regularidade porque não encontro o xmarks
    last pass compativeis. Mas assim que houver, upa upa 😀

  22. Avatar de rui
    rui

    Há muito que utilizo e não troco por nada…
    Depois da atualização estou a ter alguns problemas nas extensões. Alguém com mesmo problema?

    1. Avatar de Nelson N
      Nelson N

      Como é que ponho esta criatura a abrir duas (ou mais) páginas no arranque?
      obrigado e Bom fim de semana!

    2. Avatar de Eu
      Eu

      Vou desinstalar o Opera por estar com muitos problemas desde a actualização,são demasiados “bugs” para eu perder tempo.É a primeira vez,desde que tenho o Opera instalado há anos,que tomei a decisão de o desinstalar de todos os meus PC’s(w7 e linux).
      -mas é um browser que tem funcionalidades que mais nenhum tem,por isso o tinha em todos os meus PC’s.

  23. Avatar de Gsilva
    Gsilva

    boas,

    Será que utilizar a versão 64bit´s terá alguma vantagem?

  24. Avatar de César Oliveira

    Opera e o Firefox são os melhores browsers
    O resto, é resto
    O pior de todos é o IE

    Cumprimentos
    César Oliveira

  25. Avatar de Tiago
    Tiago

    Na minha opinião, o browser mais inovador de todos.

  26. Avatar de Andre
    Andre

    Pessoal, ALguem me pode ajudar?

    Tenho o Ubuntu 12.04 e tou a usar Gnome. Instalei o Skype mas não me aparece o icone na área de notificação. Portanto quando fecho a janela deixo de conseguir ter acesso. A unica alternativa é ir ao menu do sistema e voltar a abrir a app…

    Sabem como resolver isto? Obrigado.

    1. Avatar de Lm
      Lm

      Ja viste as configuracoes do proprio skype?

  27. Avatar de Rui
    Rui

    Estou com muitos problemas com esta versão do opera.
    Não reconhece extensões, as palavras passe, etc

    Alguém me ajuda a desinstalar esta versão e voltar ao que estava ontem…
    Obrigado

  28. Avatar de bintoito
    bintoito

    eu por acaso em bugs só me tem irritado o layout do minimizar, maximizar e fechar….dantes como estava mesmo no canto do ecrã, bastava empurrar para lá o rato sem olhar e fazia o que queria, agr como elas não estão bem no canto tenho de “apontar” para lá…mt estúpido mesmo…

  29. Avatar de Miguel Alves
    Miguel Alves

    Alguém tem notado o Opera muito lento no Mac OS neste nova versão?

  30. Avatar de Fernando_BR
    Fernando_BR

    Para plataformas móveis (Symbian, Android e iOS) realmente é incomparavelmente melhor. Para Windows é um pouco mais lento para renderizar páginas que qualquer outro navegador. No Linux é estável sim, mas consome mais recursos

  31. Avatar de Pedro
    Pedro

    Para quem tem problemas faça uma instalação limpa (desinstalar e instalar novamente). Este browser em relação ao chrome SÓ nao e mais rapido a fazer rendering, porque no resto, supera. Baseio-me nos testes que faço com o peacekeeper.

  32. Avatar de David
    David

    Já me esqueci desde quando uso o opera…desde a ver 4 ou 5…mas para mim a versão 12 tem-me levado a usar o chrome.

    Nem falo nas vezes que para, nos problemas no youtube num numero record de paginas que não renderiza correctamente…

    Lembro-me de ter +50 tabs abertas na ver 9 agora com 10 a 12 tenho de limpar a cache…em ubuntu é leeeento

    Depois a extensões…não basta ter quase as mesmas que na ver 9/10 ainda retiram o unite….

    Como é que é possivel alguém dizer que que no peacekeeper tem melhores resultados…já perdi a conta desde quando a o chrome é vencedor…nisto nem falo no firefox…é melhor que o IE mas tb quer dizer…

    Se não fosse ter anos de passwords e favoritos no opera já tinha mudado de VEZ…

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      O que é que eu disse ? só no rendering é que é mais lento! no resto ultrapassa! Já te deste ao trabalho de ver os resultados detalhados por cada teste? Parece que não.

      Enquanto no chrome tenho 98 fps, no opera tenho 125 , por exemplo. e no scrolling já te deste ao trabalho de ver?

      PS: testa o opera no magalhaes2,que é um portátil lento, e compara ao chrome. Experimenta fazer scroll no youtube no chrome, e depois no Opera e vais ver a diferença.

      1. Avatar de Fernando_BR
        Fernando_BR

        A lentidão na renderização das páginas torna a navegação um martírio em conexões lentas (aquelas abaixo de 25 KBps)

        Já para conexões acima de 1MB é excelente pela leveza e pelo sync, e para os móveis não tem concorrente à altura