Facebook quer comprar Opera

55 Comentários

O Facebook está nitidamente a expandir o seu negócio, isto porque os mercado agora o exigem mais do que nunca. Após estreia na Bolsa de Valores com uma Oferta Pública Inicial (IPO) mais elevada de sempre para uma empresa do ramo da tecnologia, os investidores estão ansiosos pelo retorno, na verdade estão ansiosos que o valor pago por acção seja justificado, após queda acentuada nos últimos dias.

Segundo informações reveladas no site Pocket-lint, o Facebook estará prestes a expandir-se para o segmento dos browsers, fazendo assim frente à Google, Apple, Microsoft, Mozilla e até à Yahoo, que recentemente lançou o seu próprio browser. Pelas informações o Facebook pretende comprar a empresa Norueguesa Opera Software.


Várias outras fontes confrontaram os intervenientes, Opera Software e Facebook, mas nenhuma empresa quis dar qualquer informação conclusiva, no entanto foram adiantando que, no caso da Opera Software, o seu responsável estaria no mercado a conversar com potenciais compradores, neste exacto espaço temporal. Deixaram também antever que algo em grande estaria para acontecer, permitindo desde já algum “fumo branco” face às pretensões do Facebook.

Claro que esta aquisição, por parte do Facebook, daria um impulso considerável à sua pretensão de entrar na guerra dos browsers. Esta aposta resultaria num passo já cimentado mesmo no segmento mobile, onde o Facebook pretende rapidamente aumentar a sua acção e consequente retorno financeiro.

Adquirindo o Opera, faz mais sentido para o Facebook que desenvolver um browser de raiz, no entanto tudo ainda não passa de especulação. O que não é especulação são os números:

Cerca de 270 milhões de pessoas usam o Opera como navegador todos os meses, segundo estatística da empresa. Além disso cerca de 168 milhões de pessoas usaram em Março de 2012 o Opera Mini, servindo cerca de 117 mil milhões de páginas.

Esta empresa lida com operadores de televisão e OEM’s de todo o mundo e no início deste ano adquiriu duas empresas de publicidade feita no segmento mobile, a acrescentar a uma que em 2011 já havia sido contratualizada por cerca de 23 milhões.

Estamos perante uma aquisição que, a ser materializada, será o pináculo das aquisições do mundo da tecnologia ligadas às redes sociais. A empresa norueguesa tem créditos firmados e espera para o segundo trimestre deste ano um retorno financeiro de 50 milhões de dólares. O seu valor de mercado actualmente ronda os 670 milhões de dólares.

Será este o próximo grande investimento do Facebook entrando numa guerra titánica pelo domínio da navegação web?

Partilhar:
Tags:

Comentários

55

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pim Pam Pum
    Pim Pam Pum

    Não quero ser desmancha prazeres, mas segundo a Olhar Digital, o Facebook teve o pior desempenho em IPO da década e teve uma actuação inferior à MS Global, uma companhia que está em processo de falência…

    http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/e-oficial-facebook-teve-o-pior-desempenho-em-ipo-da-decada

    Como não sou adepto de redes sociais, vejo nesta ânsia do Facebook ir às compras (sem que se perceba um rumo ou uma estratégia clara) uma forma desesperada de conquistar alguma utilidade que perdure no tempo, a pensar no futuro e no dia em que as pessoas eventualmente enjoem de vez o “social”.

    Quanto à compra em si, parece-me uma boa aposta. A Opera tem bons produtos que, desta forma, poderão ganhar a tão merecida visibilidade.

    1. Avatar de Serva
      Serva

      Bom dia ,

      Não escreveria melhor

      Aceita os meus sinceros cumprimentos

      Serva

    2. Avatar de mg
      mg

      Por ano, existem dezenas e dezenas de ipo´s no Nasdaq e na Nyse, é bem improvável que tenha tido o que se diz na seguinte citação -> ” o Facebook teve o pior desempenho em IPO da década”.

      1. Avatar de Ciro Espítama
        Ciro Espítama

        Tendo em vista o volume da operação e expectativa criada, pode-se dizer que foi um dos piores da década.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Amigos, a década vigente se iniciou há apenas dois anos!

          1. Avatar de Pedro Sá
            Pedro Sá

            Boa!

  2. Avatar de Dat55
    Dat55

    Não!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    1. Avatar de Tony Silva
      Tony Silva

      Querias dizer isto

      http://darthno.ytmnd.com/

      ahahh

    2. Avatar de Fonnix
      Fonnix

      epá não lixem o meu browser

  3. Avatar de lcf
    lcf

    Espero que nao va para frente.

    Este e o ultimo browser independente.
    Ja que a mozzila e financiada, em grande parte pela google.

    1. Avatar de JP
      JP

      A Mozzila deixou de ser financiada pela google á um tempo atrás…visto que o browser Chrome é da google deixaram de financiar uma grande parte para a Mozzila (se não na totalidade).
      Acho que a Mozzila é financiada por parte dos donativos de pessoas particulares…

      E mais corrigem-me se tiver enganado…

      Cumprimentos
      JP

      1. Avatar de racpxt
        racpxt

        Estás enganado. A Google pagou uma fortuna recentemente para que continuasse a ser o motor de busca por omissão no Firefox. E acredito que recebam uma % das receitas publicitárias que as pesquisas no browser gerarem. Não tenho 100% de certeza no caso do Firefox, mas no Opera é assim, conforme está na FAQ deles numa questão relativa a como o browser deles gera receitas.

        1. Avatar de Ruben Melo
          Ruben Melo

          Acho que no caso Google & Mozilla, houve uma guerrinha. Deixaram de estar ligados, penso que só há o dinheiro que a Google paga para que seja o seu motor de busca como predefinição. Mas isso a Google até com o Safari têm esse acordo, pagou “fortunas”(para nós) à Apple, por isso.

          1. Avatar de Emerson
            Emerson

            Eu penso que algumas dessas grandes empresas se comportam como se houvesse uma guerra entre elas, só para não levantarem suspeitas de órgãos reguladores sobre concorrência desleal, mas que no fundo os seus respectivos executivos almoçam juntos e até jogam mini golf 🙂

        2. Avatar de jrk
          jrk

          Se for pensar assim o Google é dono de todos os browsers. Já pagam fortunas para ser busca padrão do Safari, Firefox, Opera…

      2. Avatar de Serva
        Serva

        Estas enganado a Mozzila foundation é suportada na sua maior parte pela Google ,

        Cumprimentos

        Serva

        1. Avatar de ElectroescadaS
          ElectroescadaS

          Raios. Logo agora que regressei ao Firefox leio uma destas…

          Tou a ver que um dia destes a Raposa leva uma cartuchada…

          Comodo Dragon onde estás tu???

          1. Avatar de Tony Silva
            Tony Silva

            Tens também baseados no chromium o
            SRWare Iron e o CoolNovo
            http://coolnovo.com/download.html

            Também existem alternativas ao Firefox
            http://www.howtogeek.com/108608/6-alternative-browsers-based-on-mozilla-firefox/

          2. Avatar de Fábio Ferreira
            Fábio Ferreira

            O firefox continua a ser independente. A google não tem mão nenhuma no desenvolvimento feito na mozilla, apenas paga à mozilla o facto de o firefox vir com o google por default.

          3. Avatar de Guilherme
            Guilherme

            O firefox é opensource, por isso não sofremos destes males tão cedo 😀

  4. Avatar de fredzzzz
    fredzzzz

    claro, então. eles agora vão criar um sistema operativo faocebook OS. e já têm planos para uma cadeia pornografica FaceFuck. vão lançar tb marca de roupa ,face-jeans e face-shirts. e tb ouvi dizer que vão entrar no negocio das salsichas. anyway, tudo o que eles compram, eu deixo de usar. tenho que fazer parte da oposição, snão daqui a pouco eles tomam conta do mundo. isto do facebook já começa a ser uma doença em vez duma rede social

    1. Avatar de Serva
      Serva

      EHE , EHE , true

      Serva

    2. Avatar de Pim Pam Pum
      Pim Pam Pum

      Ahahahahah!!!! O que eu me ri com o teu comentário…sem dúvida, uma doença 😀 Ao mesmo tempo, as empresas e os políticos estão a começar a abusar das redes sociais, para fazeres delas veículos de publicidade para os seus produtos, serviços e partidos, o que, na minha opinião, vai acabar por afastar as pessoas. A pressão sobre os consumidores e sobre os votantes vai ser cada vez maior, até se tornar insuportável. É só uma teoria :p

      1. Avatar de OH Pim Pam Pum
        OH Pim Pam Pum

        Oh ppp,estavas há espera de que? Isso já tá assim há tanto tempo e tás preocupado agora… Pq outra razão andariam eles na redes sociais senão para se publicitar como é o pão do dia deles

    3. Avatar de guicale
      guicale

      Ouvi dizer que também vão lançar uma rede de supermercados, o FaceLidl

  5. Avatar de Sílvio Horta

    Espero sinceramente que não se concretize… Uso o Opera como browser há vários anos e seria uma perda enorme se o Facesuck adquiresse o melhor browser do mundo (na minha opinião).

    1. Avatar de Serva
  6. Avatar de cc
  7. Avatar de QUIM
    QUIM

    FO#*-SE
    Oh não!!! O opera vai mudar de cor -.-

    Espero bem que o facebook se vire para outro lado! que compre outro browser porque nao quero que o MARKO ZACARIAS saiba os sites XXX que pesquiso.. ahhaha

    Agora mais a sério… ja chega o monte de merd* que o facebook ja tem, nao precisamos de um browser igual :/

  8. Avatar de anónimo
    anónimo

    epa, ja utilizem muitos browsers, e fiquei-me pelo Opera, pois no meu ver o Opera é dos melhores (se nao o melhor) browser que existe, gosto dele tal como está, simples e leve, espero bem que se isto for a avante o facebook nao o estrague com as suas manhas, por mim isto nao ia para a frente

    1. Avatar de anónimo
      anónimo

      eles que agarrem e façam o seu próprio browser xD, isto é mesmo para chatear o pessoal

  9. Avatar de Ciro Espitama
    Ciro Espitama

    O problema que vejo nessa aquisição é que as aplicações para dispositivos moveis e o próprio site do Facebook são umas grandes porcarias, e se essa “expertise” for transmitida ao Opera teremos um browser bom transformado em lixo. Quem utiliza o Opera no iPad já constatou que ele é o mais rápido browser disponível para esse dispositivo. Pena que a sincronização dos favoritos falhe tanto. Mesmo assim creio que o dinheiro do FB possa ajudar ao Opera a crescer e tornar-se um novo Chrome, vide o que os anúncios do Google fizeram pelo browser. Com o poder de influencia que o Facebook tem hoje, popularizar o Opera seria uma tarefa fácil.

  10. Avatar de Ruben Melo
    Ruben Melo

    O Facebook, fica apenas numa aba aqui no meu Google Chrome, e não fica por muito tempo. Mas a verdade, é que as pessoas “comuns” ou as pessoas no geral, usam, abusam, passam no minimo mais de 3h por dia no Facebook.

    A questão é, se fosse eu o CEO do Facebook, com todos estes valores, eu ia querer ficar por ali? A verdade é que não, por isso compreendo e não vejo com “maus olhos” esta estratégia do Facebook.

    Quem quer instalar o OperaFacebook, instala, quem não quer não instala. Em relação aos que usam o Opera, se realmente a Opera se vender é porque os interesses deles estão acima dos dos seus consumidores, por isso.

    Já agora, deixa o meu conselho, Google Chrome (garanto-vos que este ninguém compra :D)

    1. Avatar de kekes
      kekes

      Queres que esteja mais comprado que como esta pela google? 😛

  11. Avatar de VC
    VC

    <3 Chrome Canary

  12. Avatar de Alvarez
    Alvarez

    Este tipo de aquisições é que está a acabar com a privacidade na Internet, os serviços estão cada vez mais centralizados no Google, Facebook e Microsoft (e já é óptimo se uma destas gigantes não comprar outra). Ora isto leva a que as pessoas não tenham poder de escolha e tenham de se sujeitar aos termos impostos por estas companhias em troca dos seus serviços. As coisas estão a ficar de tal forma que hoje em dia para ter privacidade online só mesmo fornecendo informações falsas, esconder o IP e as configurações da máquina, o que obviamente impede o estabelecimento de relações pessoais na rede (a não ser que todos os envolvidos sigam esta estratégia) e limita a experiência web. Basicamente todos eles fornecem os serviços gratuitos em troca da nossa informação pessoal. A maioria das pessoas não se importa com isso mas eu não me conformo com o facto de não possuir controlo total sobre a minha informação pessoal! E não venham dizer que é paranóia minha, toda a gente deveria lutar por uma internet em que a escolha sobre que informação é retida sobre nós e com quem ela é partilhada está do lado do utilizador e não do prestador de serviço, que automaticamente obriga a quem precisa de utilizar os seus serviços a sujeitar-se a isso. E à medida que mais e mais companhias vão sendo engolidas por esses gigantes, menos liberdade vai havendo. Assim sendo, o Opera sempre foi um browser à frente da concorrência em termos de inovação mas nunca lhe foi reconhecido o devido crédito nos desktops. Ao ser adquirido pelo Facebook naturalmente que o lucro estará acima da inovação e nessa altura acabou o Opera para mim. Já não utilizo o Google Chrome precisamente devido ao tracking constante do Google, que atribui um ID em cada máquina em que é instalado, fazendo o mesmo com a conta Google. Com o Facebook será igual. Resta-nos o Mozilla Firefox, que provavelmente acabará por perecer, uma vez que é sustentado também pelo Google. Tenho pena que continuem sem acertar com o elevado consumo de recursos, porque neste momento é das raras companhias que se interessa por manter a escolha do lado dos seus utilizadores. Mas o dinheiro comanda a vida, sempre será assim.

    Cumprimentos.

    1. Avatar de diogo
      diogo

      meu querido opera…oh não!

      1. Avatar de Guilherme
        Guilherme

        Eles jogam todos mini golf como dizia o outro…

        Não percebo porque o facebook quer um broswer, nem acredito que o mesmo seja popular se o adquerir.

  13. Avatar de @monux
    @monux

    – Browser de excelência,tem um gerenciador de e-mails muito bom !

  14. Avatar de TOTILMAN
    TOTILMAN

    FUUUUUUUUUU 👿

  15. Avatar de Nem Pó
    Nem Pó

    Se isso for para a frente, quando for anunciado é o último dia que uso qualquer browser Opera.

  16. Avatar de nf
    nf

    E uma marca de elevadores, o Facelift

  17. Avatar de bintoito
    bintoito

    X…20! uso o opera aos anos como browser principal e se esses tipos o comprarem acabou-se…

    pessoal (que tou com preguiça), qual o link do forum do opera onde podemos demonstrar o nosso desagrado com esta possibilidade?

  18. Avatar de João Almeida
    João Almeida

    Não percebo tanta indignação… Por amor de Deus. O Facebook comprou o Instragram e até hoje não vi uma única mudança no mesmo.

  19. Avatar de POliveira
    POliveira

    A confirmar-se, esta é uma grande jogada para o Facebook. O Opera é um navegador de grande qualidade e só não tem mais sucesso porque não tem uma grande companhia por trás. Caso seja adquirido pelo Facebook, e se mantiverem a qualidade (ou seja, se mantiverem a mesma equipa de programadores e, dentro do razoável, um certo nível de independência) julgo que o Opera pode ter uma subida bem considerável no ‘share’ dos navegadores.
    Agora, se o Instagram vale 1000 milhões, na minha opinião o Opera vale bem mais do que isso! No mínimo o dobro.
    Espero que a notícia se confirme, mas que o Facebook respeite o desenvolvimento independente do Opera caso o venha a comprar.

  20. Avatar de bintoito
    bintoito

    e vocês acham mesmo que a eventual aquisição é para deixarem o browser como está? Obviamente que o que eles pretendem é mais uma maneira não só de integrar nativamente os serviços deles, mas principalmente para poderem recolher dados sobre a navegação da malta para depois poderem ganhar mais uns trocos com a publicidade dirigida!

    1. Avatar de POliveira
      POliveira

      @bintoito

      Como o artigo menciona, o Opera já é uma boa fonte de receitas para a empresa que o desenvolve, e nem sequer está no top3 dos navegadores mais usados. Se o Facebook o adquirir e investir algum dinheiro em marketing e tentar levar o Opera a ser o navegador mais usado, mesmo sem alterar o programa em si, já criará uma fonte bem interessante de rendimentos. O Opera é um produto muito rentável neste momento, principalmente devido à qualidade que já tem.
      No entanto, concordo que o Facebook irá, muito provavelmente, aproveitar para tentar fazer convergir o navegador com as suas outras áreas de negócios, nomeadamente a rede social, por forma a criar sinergias entre os seus vários produtos. Só não temo, como muitos aqui, que por ser comprado pelo Facebook, o Opera vai passar a ser uma porcaria. Duvido que isso aconteça (e espero bem que não aconteça, como utilizador diário do Opera).

  21. Avatar de bintoito
    bintoito

    Sim, regredir não digo, agora que eles irão aproveitar para “esmiuçar” os nossos padrões de navegação até ao tutano…
    Ainda para mais, porque sendo comprado pelo fb, as leis de protecção de dados dos EUA passam a vigorar, e não os da Noruega, ou de onde a Opera está sediada.

  22. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Acho que está na altura de uma petição internacional xD