Netbeans 7.4 – O melhor IDE de programação?

95 Comentários

Com emuladores para Android e iOS…e também suporte para Apache Cordova

O mundo da programação de aplicações está em constante mudança. Se há uns anos atrás uma aplicação nativa era o ideal para correr numa máquina, hoje em dia a vertente Web e os dispositivos móveis mudaram por completo todo o paradigma associado ao desenvolvimento de aplicações.

Quando se fala em plataformas para desenvolvimento, o Netbeans da Oracle é sem duvida uma das mais robustas, completas e populares pois dá suporte a um conjunto vasto de tecnologias. Hoje vamos conhecer as novidades do Netbeans 7.4.

netbeans_00

O Netbeans deixou de ser apenas uma super ferramenta para desenvolvimento de aplicações em Java, passando a dar suporte a um conjunto vasto de tecnologias como por exemplo PHP e C/C++.

Esta nova versão inclui algumas novas funcionalidade que facilitam o desenvolvimento para a WEB (HTML5, Javascript, CSS 3) e também para o segmento dos dispositivos móveis.

Novidades do Netbeans 7.4

Funcionalidades do HTML5 disponíveis no Java EE  e projecto PHP

Esta nova versão traz agora suporte para os programadores de JAVA EE, que agora dispõem de uma forma simples de integrar HTML, JavaScript e CSS nos seus projectos

netbeans_07

Suporte para emuladores Android e iOS

Esta nova versão inclui novas funcionalidades no que se refere ao desenvolvimento para dispositivos móveis. Com o Netbeans 7.4 estão disponíveis os emuladores para Android e iOS e também a novas funcionalidades que simplificam a interação com dispositivos móveis reais.

netbeans_03

Suporte inicial para funcionalidades do JDK 8

Com um pré-suporte para o JDK 8, o utilizador basta registar-se no JDK 8 previews, via IDE e refazer o seu código.

netbeans_01

Suporte inicial para as frameworks Knockout, AngularJS e ExtJS

O suorte para JavaScript, jQuery, JSON, etc foi melhorado. Com esta versão foi também implementado o suporte para Knockout, AngularJS e ExtJS.

netbeans_04

Suporte para desenvolvimento de aplicações com base no Apache Cordova

Criar aplicações para iOS e Android não quer dizer que o utilizador necessite de saber linguagens nativas. O utilizador pode facilmente desenvolver aplicações em HTML, JavaScript, e CSS e depois usar as ferramentas do Cordova, que estão incluídas nesta versão do Netbeans, para criar os pacotes nativos para as plataformas móveis.

netbeans_02

Controlo de Versões

O Netbens tem agora suporte melhorado para Mercurial, Subversion e Git.

netbeans_05

Gestor de tarefas

Os problemas com o JIRA e Bugzilla podem agora ser acompanhados através de uma um simples interface designada de Gestor de tarefas.

netbeans_06

O NetBeans tem um interface bem organizado e disponibiliza um conjunto de funções que permitem aos programadores desenvolver aplicações de alto nível. Considerando que a linguagem de programação Java é uma das mais usadas actualmente (ver aqui), o Netbeans torna-se um excelente IDE para desenvolvimento para as mais diversas plataformas. Para quem pretender instalar o Netbeans no Ubuntu pode usar o nosso tutorial que está disponível aqui.

Licença: CDDL e GPL
Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac
Download: Escolha aqui a versão (Java, C/C++, PHP)
Homepage: NetBeans

Comentários

95

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nelson
    Nelson

    O meu IDE preferido para Java, já muito tempo passei em volta desse NetBeans…

    Pena não ser tão apoiado como o eclipse…

    1. Avatar de Eleck
      Eleck

      a reposta é simples o eclispe é open source podes desenvolver plugins pare ele personalisar o que quiseres e tudo, enquanto que o netbeans não apesar de poderes desenvolver plugins para ele também o codigo é fechado e o gerador de código que ele tras facilita pessoas no inicio a aprender java mas depopis só complica

      1. Avatar de Porfirio
        Porfirio

        Olha que o Netbeans também é open-source
        https://netbeans.org/community/sources/

        Existem bastantes plugins para Netbeans, mas não tantos como para Eclipse

    2. Avatar de Filipe YaBa Polido
      Filipe YaBa Polido

      Aqui à tempos aconteceu-me uma com o NetBeans que fiquei parvo… o JAR gerado não corre porque não tem manifesto 😐
      E encontrei uns fóruns onde se queixam do mesmo.
      No Eclipse nunca tive que me preocupar com isto…
      De resto tem umas novidades interessantes, mas duvido que troque.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        tem que estar la o manifesto 😉
        é uma legalidade…

        cmps

      2. Avatar de Nelson
        Nelson

        Algum erro de configuração, porque deves saber que o IDE é só um editor… quem faz o “trabalho”, são programas á parte…

        1. Avatar de Filipe YaBa Polido
          Filipe YaBa Polido

          A sério????? quem diria…
          /ironic off
          Nelson, se não for para acrescentar algo útil, evite de responder aos meus posts.
          Obrigado.

  2. Avatar de Tiago Santos
    Tiago Santos

    Curioso ainda hj tentei instalar o netbeans 😀 e para terminar não consegui com uns erros para criar a pasta $HOME\.nbi 😛 enfim tudo insto para dizer que eclipse é so sacar e esta pronto a desenvolver… Sem contar que a quantidade de addons e feature é imensa.. Ser opensource é neste caso uma mais valia.

    Já usei os 2 mas atualmente no trabalho uso quase exclusivamente eclipse.

    Cumps

  3. Avatar de Guadalberto
    Guadalberto

    Para Java talvez.
    Mas o melhor IDE de programação é de longe o Visual Studio.

    1. Avatar de CamaraoO
      CamaraoO

      Que cancro! Falo por mim 😛

      1. Avatar de Lagostim
        Lagostim

        Vai masé programar pá!! 😛

      2. Avatar de Guadalberto
        Guadalberto

        Porque?

        1. Avatar de Kili Liam
          Kili Liam

          UAI? Experimenta o NetBeans por uns tempos …

          1. Avatar de Guadalberto
            Guadalberto

            Já experimentei 2 anitos e foi muito má experiência.
            Nem aos tornozelos do visual Studio chega. Mas como disse em cima, para java deve ser o melhor.

        2. Avatar de António Pereira
          António Pereira

          Porque é da Microsoft …

          1. Avatar de Guadalberto
            Guadalberto

            Estás a dizer que é bom? Sendo a Microsoft a melhor empresa de software do mundo….

          2. Avatar de Nelson
            Nelson

            “Sendo a Microsoft a melhor empresa de software do mundo”

            Ri-me! 😀

          3. Avatar de diogo
            diogo

            Já fomos dois a rir. A Microsoft só ganhou fama por causa do Windows, mas fama no quer dizer que seja melhor 😉

          4. Avatar de Josefina
            Josefina

            Diz lá uma melhor 🙂

    2. Avatar de Edmundo Freitas
      Edmundo Freitas

      Bom? Visual Studio é uma coisa horrenda para mim!!

      1. Avatar de lmx
        lmx

        para ti e para mais de meio mundo lol…incluindo para mim 😀

        cmps

  4. Avatar de Telmo Viana
    Telmo Viana

    Eclipse 😀

  5. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    Visual Sudio xD

  6. Avatar de ComputedLife
  7. Avatar de Pato
    Pato

    O melhor IDE é sem dúvida alguma, o Visual Studio. Por milhas. Só o team fundation dá um jeito…

    Esse pode é ser o melhor em JAVA. Mas isso já é outra conversa.

  8. Avatar de Gustavo Fresco
    Gustavo Fresco

    Intellij, muito bom, mesmo a versão comunitária

    1. Avatar de José Carlos
      José Carlos

      PHPStorm!

  9. Avatar de João Simões

    Para programação em Java pode-se dizer que é dos melhores, ficando na minha opinião pessoal acima do Eclipse (que está cada vez mais pesado) mas muitos furos abaixo do IntelliJ Idea.

    Agora IDE a sério é mesmo o Visual Studio 2012/2013!
    Claro que também muito relacionado com a fantástica linguagem C#, mas um Visual Studio com o Resharper é, simplesmente, priceless!

    1. Avatar de Eleck
      Eleck

      fanboys aki não se faz o favor.
      e para ficares caladinho vais ficar a saber que o c# é uma cópia da m$ do java e quando falo em cópia é mesmo cópia pois ela derivou directamente da estrutura do java como se de um fork se trata-se

      1. Avatar de lmx
        lmx

        completamente…

        A Ms começou com versões tipo Visual J++ 😀 nem imaginação tiveram lol

        cmps

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          Bom dia.

          Disclaimer: fanboy de C# e VS desde 2003.

          Chamem ao C# o que quiserem mas Java nem vê-lo.
          Pode estar à frente no TIOBE mas fiquem com ele (Java) e não incomodem. E sim, sou programador de C#. E sim, é por gosto. É cópia do Java? Eu diria que é com melhoramentos genéticos.
          Para Windows não há comparação entre o VS e qualquer outro. Tenho de ser venenoso: se usarem crackados talvez não seja assim. 🙂 🙂

          Mas esta é uma discussão MESMO de fanboys.

          Sendo isento, assinalo a falta de referências ao Aptana Studio. Em alguns aspectos parece-me mais simples e funcional que o Eclipse.
          Se sacarem o Eclipse do site em vez de instalarem pelos repositórios, têm uma vesão mais recente e substancialmente mais rápida. Ao carregar deixa muitos plugins de fora.

          Cumrps

          1. Avatar de lmx
            lmx

            eu notei a tua isenção…lol

            mas apreciei a tua referência ao Aptana Studio 😉

            cmps

      2. Avatar de Cristiano
        Cristiano

        Curiosamente o que disse não invalida o que foi dito acima. Argumento despropositado.

      3. Avatar de Andre
        Andre

        Pfff.. Fanboy ja’ se viu quem e’.. C# e’ uma linguagem 10* melhor que o java. Basicamente o que o java 8 (que ainda nao saiu) vai trazer de novo ja’ o C# tem ha’ 3 anos… Por isso se for uma copia e’ ao contrario. cumps

        1. Avatar de Tiago Santos
          Tiago Santos

          AHAHHAH … espera AHAHAHAH… só tenho uma palavra para ti:
          lol

          1. Avatar de Fabrice Leal
            Fabrice Leal

            AHAHHAH porquê? lol porquê?

            O C# tem expressões lambda desde a versão 4 (2010), o Java 8 (esperado em 2014) vai inclui-las agora. Onde está o lol?

            Neste momento é o Java que está atras do C#. O C# é uma linguagem mais expressiva que o Java, que é uma constatação tirada pela maior quantidade de construções sintacticas disponiveis (linq, asyncs/awaits, lambdas, etc). Como programador não quero ter apenas programação orientada a objectos. Não quero ser obrigado a pensar em classes e heranças de 50 classes para poupar 2 linhas de código. Quero o máximo de ferramentas ao meu dispor. A programação orientada a objectos é apenas uma ferramenta ao dispor do programador, não é uma ‘silver bullet’, tal como a programação funcional (ou orientada a funções, …) não é uma ‘silver bullet’. São ferramentas.

            http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_C_Sharp_and_Java

            O que interessa ignorar o C# porque é uma copia do Java (que é …)? A concorrência só faz bem!!! Ou o pessoal também refila que o chrome ou o firefox são cópias do internet explorer (eu uso o chrome, só para deixar claro que não sou 100% m$ 😉 )? Pensando assim, a maior parte das linguagens de programação são cópias melhoradas do C. Vamos todos ao C!

            Por ultimo, diria que a maior vantagem de usar Java seria que a aplicação seria mais portável (linux, windows, macs, …). Não sei em que estado está o Mono.
            Mas também diria a maior parte do pessoal não vai ganhar a vida a fazer aplicações para serem cross-platform.

          2. Avatar de Nelson
            Nelson

            A maior parte do pessoal está-se a c____ para expressões lambda.

            A diferença é que o Java tem milhões de máquinas virtuais, bibliotecas de código livre e gratuito, correm em todo o lado, corre bem, é 100% garantido, e pegas em 5 programadores á toa, e a probabilidade é que esses programadores já saibam bem Java.

            É a linguagem mais popular do mundo.

            O resto? É conversa…

          3. Avatar de lmx
            lmx

            as funções lambda…são uma bela treta…para quem gosta de linguagens limpas e bem definidas…

            quanto ao mono…é um presente envenenado…por duas Empresas…

            Em primeiro Lugar pela Oracle, em que a MS só se safou porque a SUN deu um tiro no pé e licenciou o java gratuito no windows…mas apenas no windows(não sei se perceberam a coisa…).

            Em segundo lugar pela M$ que apesar do seu apoio para tentar divulgar o C#, a tecnologia criada/alterada(lol) por si não tem uma licença explicita para outras plataformas…

            Logo portanto o Mono tem problemas de licenciamento brutais, quer por parte da Oracle(por toda a tecnologia java que é usada, e apenas pode ser usada dessa forma em Windows), quer por parte da M$…

            Mesmo que a MS torne a licença no que toca ao seu código bem definida no futuro…existe sempre o problema de base…a M$ usa e abusa da tecnologia Java, e essa em plataformas não Windows, não está licenciada free!!

            Existem openjdk’s mas a tecnologia por baixo esta toda salvaguardada…não é ao acaso que nasceu o python…e está a ter um forte crescimento, sendo já uma das linguagens mais usadas no mundo.

            Java corre em todo o lado…quase que até na torradeira lá de casa…e C# onde corre??

            Há pois é…

            Mas o que importa resalvar é que a M$ nunca criou nada de jeito tirando o Office(mas que também começou como conceito do lotus da IBM…se calhar no fundo nunca criou mesmo nada)…usurpou sempre tecnologia, porque nunca foi uma empresa capaz de criar algo bom.
            E pior…esta empresa deitava o java abaixo como tudo(era a inveja de serem incapazes de criar algo Multiplataforma), e disseram que nuca na vida usariam uma coisa dessas…credo!!
            Olhem afinal não só usam como copiam 😀 e tudo á grande e á Francesa…

            cmps

          4. Avatar de Nelson
            Nelson

            E como é que me esquecia!

            Android e Garbage Collection, a melhor que há!

      4. Avatar de Carlos
        Carlos

        Hombre, na mesma frase chamar a um gajo de fanboy cai mal…
        Ainda se ao menos soubesses do que estás a falar.
        Para tua informação, o C# foi concebido pelo mesmo senhor que anteriormente desenvolveu o ObjectPAL e o Delphi.
        E bom, se o teu problema é copiar, o Java nunca deveria ter nem generics nem expressões lambda, porque o C# já tem isso há que tempos.

        1. Avatar de lmx
          lmx

          O Anders Hejlsberg a que te referes…foi o senhor que “copiou” o java…

          Sendo que ele antes de ser capaz de com a sua equipa criar o C#, tentou com o j++ salvo erro…mas a coisa ainda não era nada de especial…

          Foi por tentativas que lá chegou, não quero tirar mérito a este senhor por isso…ele tem muito mais do que qualquer um dos presentes…

          Mas o feio foi não ter capacidade para do zero criar algo como, o Canadiano James Arthur Gosling(criador do java), este sim um senhor…

          Este Anders, não fazia parte sequer da Microsoft…como todos ja sabemos a Ms quando quer fazer alguma coisa tem que ir sempre ao mercado…porque não tem know how dentro de portas e como tal, este senhor veio da Borland para a Microsoft, e por lá continuou, até de depois de varias tentativas, o C# lá pegou…

          Mas o importante, que foi todo o know how ganho com o java para o usurpar…e isso parece-me um quanto feio…mas isso se calhar é um defeito meu, que considero que tenho alguns princípios…

          cmps

      5. Avatar de João Simões

        @Eleck

        Primeiro: eu faço disto vida e são muito poucas as linguagens e IDEs onde nunca meti as unhas.
        Segundo: tenho uma vasta experiência com a linguagem Java e frameworks conhecidissímas (Guava, Springs, Hibernate, Jasper, Drools, jBPM, Activiti, Struts, etc) e conheço muito bem as frameworks correspondentes em .NET (algumas não existem porque estão integradas já no próprio .NET)

        Terceiro: queres que te liste aquilo que não tens em Java mas tens em .NET? Conceito de genéricos muito superior (type erasure em Java, sabes o que é?), delegates sem ter de implementar imenso código ou usar bibliotecas externas (Guava por exemplo), lambda expressions (aquilo que só agora vais ter no Java 8), LINQ (já tens algumas frameworks que o fazem, mas sem a syntax), Expression Trees (vai lá tu gerar código Java em runtime… um pincel!), conceito de colecções mais bem trabalhado (se bem que consigo apontar algumas falhas tb), etc.

        A realidade é que a linguagem Java está a anos luz de C# e para comparares ambas as frameworks precidas de adicionar, na grande maioria das vezes, bibliotecas externas às core do Java para conseguires sequer comparar com o core .NET (algumas exepções claro).

        Mas pronto, parece que sou um fan boy e disse claramente no meu 1º comentário que Java é lixo e C# é que é bom…

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      O que é que é um “Visual Studio”?

      LOL!

      1. Avatar de diogo
        diogo

        O visual studio e um IDE que serve para programar em Visual Basic (VB), C, C++, C# e J# e é desenvolvido pela microsoft

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Então é um eclipse/netbeans/intelij a pagar? Ou mesmo Xcode?

          Obrigado… lol

          1. Avatar de lmx
            lmx

            é mais ou menos isso lol

            com a vantagem(leia-se desvantagem), de ocupar gigas e gigas de RAM 😀

            cmps

          2. Avatar de iCorrect
            iCorrect

            O Visual Studio (VS) é pago para quem quiser o pacote completo.
            A versão paga é um IDE “canhão”. Quem conhece bem as diferentes Frameworks da MS sabe o poder do VS.

            Quem não tiver euros para gastar no VS pode sempre recorrer às versões Express do Visual Studio (http://www.microsoft.com/visualstudio/eng/products/visual-studio-express-products) que, apesar de mais limitado que o pago, continua a ser um IDE “canhão”.

            Para a maior parte dos .NETers as versões Express chegam e sobram para o que fazem no seu dia a dia profissional/académico/pessoal.

            O Eclipse, NetBeans, Aptana, são muito bons IDEs. Há funcionalidades que o Eclipse e o NetBeans já têm há várias anos e que apenas agora o VS está a implementar.

            A concorrência tem disso e ainda bem. Assim ficamos todos a ganhar.

          3. Avatar de lmx
            lmx

            não obrigado…de graça,… já e caro…

            cmps

          4. Avatar de João Simões

            @lmx

            Em relação ao comentário sobre a memória RAM e julgando que falas do VS, quanto à tua experiência pessoal não posso falar, mas a mim nunca me ocupou sequer mais de 500MB de RAM, ao contrário do tão aqui defendido Eclipse que, com configurações por omissão, consegue facilmente por a VM a ocupar-me 1GB de RAM (e nem vou falar dos mais 500 MB ocupados em paralelo quando ponho um servidor Web a executar (1GB + 500MB… surrela!). Sou sempre obrigado a mexer no eclipse.ini e fazer tunning à máquina virtual do bicho ou sou obrigado a andar com PCs com 8GB de RAM (e mesmo assim, se reduzir demasiado a RAM ao Eclipse, uns 400MB por exemplo, começo a levar com crash atrás de crash). Agora imagina o que é programar em VMs de desenvolvimento…

            Felizmente existe o Netbeans, que nestas últimas versões evoluiu imenso, e o IntelliJ Idea que funcionam que nem um mimo. Pena é o suporte de plugins que acabam sempre por obrigar um gajo a ter de usar o Eclipse para algumas coisas…

          5. Avatar de lmx
            lmx

            boas joão…

            A historia da ram alocada pelas vm’s é transparente a qualquer uma das linguagens…se quiseres podes arrancar com menos…apenas é uma caracteristica, em que se for preciso a vm pode alocar até x de ram…

            Para geração de código em runtime…porque não usas jit compiling via hostspot…é suportado a long time ago desde…a versão 1.2 do java…ano 200-2001??salvo erro.
            Não vem configurado de base tens que dizer a vm que queres jit compiling …ela não adivinha 😉
            Olha que vale a pena, pois o código fica te tal forma optimizado, que corre super rápido…não da primeira vez é claro, mas quanto mais corre melhor fica 😉
            Ou então AOT compiling, este é lento a compilar,mas é mais rápido a lançar a aplicação…no entanto a aplicação não fica tão optimizada como com dynamic JIT…

            A nível de optimização o JIT é melhor pois apenas é optimizado o código que mais corre, ficando este mais optimizado…mas é lenta a correr o código…na fase de warmup…

            a treta das maquinas virutais, de base teem um x de ram associadas…podes altera-lo, mas isso é em qualquer plataforma…olha o caso do firefox…

            No caso do VS…referia-me mais até ao tamanho do software…4 gigas ou mais,…nem era tanto a RAM, sendo que no dias de hoje qualquer IDE completo usa carradas de RAM(pode usar ou não…pelo menos o seu stack pode crescer imenso)…á excepção claro do QT Creator, que é uma pérola, mas muito centrado em C/C++/QT…

            Mas é tudo configurável…podes correr o teu tomcat com 256 megas de ram, mas depois fica mais complicado para poderes fazer uso do Garbage Colector,e JIT…maquinas virtuais, são uma treta para estas coisas…

            O principal objectivo das linguagens compiladas+interpretadas, é a sua portabilidade…no caso do C# fica meio esquisito a utilização deste método sendo que só corre em windows…talvez por isso o código compile de base mais optimizado para arquitecturas windows, nas outras nem corre…
            Mas também podes atingir esse objectivo com java, sendo que depois ficas com o mesmo problema…a falta de portabilidade…que é talvez o maior problema do C#…

            Não é ao acaso que o Java é a segunda linguagem mais usada no mundo!

            cmps

          6. Avatar de Josefina
            Josefina

            Java é a mais usada em maquinas de café e torradeiras só se for.

    3. Avatar de Pedro Silva
      Pedro Silva

      Ha uma grande diferenca entre VS/Resharper e NetBeans:

      VS – Pago. Sem o resharper nao faz nem metade do que o NetBeans permite em termos de refactoring e navegacao.

      Resharper – Pago

      NetBeans – FREE!!

      Eu uso os dois profissionalmente nao sou nenhum fanboy, mas a verdade eh q para .NET nao ha um IDE como o Netbeans para Java FREE!!

      1. Avatar de iCorrect
        iCorrect

        Consider Visual Studio Express. Free, Simple, Powerful Lightweight and yet complete Visual Studio powered by Microsoft.

        1. Avatar de Pedro Silva
          Pedro Silva

          O VS Express eh vocacionado para estudantes e para quem programacao e’ um hobby. Nao e’ para profissionais. Visual Studio e NetBeans foram desenvolvidos para profissionais! Nao se pode comparar…..

  10. Avatar de Hugo Batista
    Hugo Batista

    Em relação a Java não desgosto mas o IntelliJ IDEA para mim está claramente um nivel acima do NetBeans, para web o PHPStorm como favorito.

    Como IDE num todo tenho de dar a mão à palmatória e entregar o prémio ao Visual Studio (com ReSharper =P)

    PS: Já à uns tempos que me tornei fã da JetBrains e dos seus grandes produtos.

  11. Avatar de temp
    temp

    Visual Studio para c, c++ e c#

    Para java..Netbeans sem duvida, quem gosta do eclipse gostava que explicassem o porque ja agr..que dizer que é bom so porque sim..

    1. Avatar de lmx
      lmx

      para c/c++,etc

      Qt Creator, um luxo de IDE

      Code::Blocks um luxo de IDE, poderosíssimo, mas as ultimas versões estão a ficar tipo Eclipse/netbeans…bloated

      para c/c++, e outras, talvez seja importante incluir o Geany…”The swiss army knife”.
      Estou agora a desenvolver um plugin para ele mesmo, mas para o adaptar a micro-controladores STM8/avr…é um luxo…

      Visual Studio??Quem tem unhas toca viola, quem não tem instala a gigantesca torradeira aka Visual Studio lol

      cmps

      1. Avatar de Guadalberto
        Guadalberto

        Estás mesmo longe da realidade homem.

        1. Avatar de lmx
          lmx

          eu não sei o que é estar longe da realidade…

          A realidade é seguir os outros como carneirinhos todos em fila?Sem sequer pensar no que faz sentido, e só porque vejo nos outros copio, seja bom ou mau?

          se assim for estou completamente afastado,e de uma forma longínqua da realidade.

          Não sigo carneirada, e recuso-me a programar em C/C++ por exemplo em ambientes como netbeans/eclipse, etc…

          Visual Studio…credo…nem me falem nisso, que me dá um ataque…as pessoas que me conhecem já sabem que não são elas que impõem as MINHAS ferramentas de trabalho.
          Elas apenas definem o que é para ser feito, e como, mas as ferramentas, quem as ecolhe sou eu…afinal quem é que vai trabalhar com elas??

          cada um sabe de si…

          cmps

    2. Avatar de Tiago Santos
      Tiago Santos

      É opensource, o que significa que tens plugins e features para tudo e mais alguma cosia … Consegues apenas instalar aquilo que precisas e nao ter tudo instalado ficando pesadão.

      Cumps

    3. Avatar de Nelson
      Nelson

      Também concordo.

      Opá, é tudo a mesma coisa.

      O NetBeans tem uma coisa fixe, que é para criação de GUI’s Java Swing, está séculos á frente da concorrência. Mas séculos mesmo, é 50% para isso que quero o IDE, o resto é a ferramenta gráfica para o debugger, que é igual em todos…

      Há, e tem suporte Jindent, para me por o código todo pipi… 🙂

  12. Avatar de someone
    someone

    Talvez para Java, de resto o Visual Studio ganha sem problemas.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      concordo que para C# visual basic seja melhor um IDE que as suporte.
      já para J++ J# ,nem sei o que te diga…

      Para c/c++ nenhuma das duas é uma boa opção…pera isso tens ide’s de bolso que dão 10 a zero a qualquer uma delas…
      Programar em c/c++ numa coisa monstruosa, deveria ser crime, e por monstruosa até nem falo em concreto do netbeans, mas sim do megalomano Visual studio…não tem ponta por onde se pegue para c/c++

      cmps

  13. Avatar de Jonas
    Jonas

    Nada disso, para Java -> Eclipse! Podia era ser mais leve…

  14. Avatar de Miguel Ribeiro

    Em casa NetBeans sempre! No trabalho IntelliJ IDEA!

  15. Avatar de Rafael
    Rafael

    Nunca me tinha apercebido que o NB era da Oracle… 🙁

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas…

      Actualmente já nem sei muito bem como está essa situação…parece-me que o Netbeans, é opensource, e livre…no entanto existem partes que são pertença da oracle, onde existe tecnologia proprietária…não sei se já foram todas removidas ou não, mas pelo que ouvi ha uns anos dizer…perece que é muito dificil remove-las…

      O Eclipse é da IBM…

      A oracle também tem o JDevelop, que é menos conhecido

      cmps

  16. Avatar de alex
    alex

    Para Java o netbeans é bastante razoável …agora ser o melhor, duvido. Nada bate o Visual Studio com o TeamFoundation Server.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      porque é que toda a gente fala desse sistema de versões??

      não percebo mesmo, com tanto sistema de controlo de versões que por ai anda…

      cmps

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Mesmo…

        O que é que eles querem, que o git não faça?

        Enfim…

        1. Avatar de lmx
          lmx

          eles não conhecem git…a malta da MS nem tinha sequer um sistema de controlo de versões, por isso quando tiveram um ficaram deslumbrados lol…por isso é que pensam que aquilo é uma coisa do outro mundo e que só é possível num producto da MS…quando na pratica existem sistemas de controlo de versões…á décadas lol

          cmps

      2. Avatar de Guadalberto
        Guadalberto

        Quando experimentares ficas a perceber 🙂

        1. Avatar de lmx
          lmx

          boas..

          eu percebo que para quem usa vs seja uma novidade, mas para quem usa ferramentas de código aberto…ha muitos naos que já se habituou a usar ferramentas de controlo de versões…não percebo onde querem chegar com esse entusiasmo todo…

          Meus caros ainda a MS não sabia o que era um sistema de versões , já eles existiam as carradas como software de código aberto…

          Isso é uma funcionalidade banal em qualquer IDE…até o geany :D, sim o micro IDE geany suporta controlo de versões lol

          cmps

          1. Avatar de João Simões

            Era mesmo isso porra, ainda há uns tempos andava-me a tentar lembrar que IDE usei para programar em micro-controladores! Geany, foi mesmo isso!

            Em relação ao controlo de versões, apesar de gostar e ter acesso ao Team Foundation, pessoalmente prefiro usar Git, não por o achar melhor mas porque todos os IDEs que utilizo têm plugins compatíveis e que normalmente funcionam sem falhas, ao contrário do TF que alguns não têm plugins disponível e não me apetece andar a perder tempo a mexer à unha…

          2. Avatar de lmx
            lmx

            hehehe

            é um IDE fantástico, extremamente simplista focado no trabalho…

            cmps

  17. Avatar de Mário Pereira
    Mário Pereira

    para C(ANSI) , geany
    html e css javascript – bluefish
    C# – Mono Develop
    Java – Netbeans, se quisermos dar no android = eclipse.

  18. Avatar de JoseM
    JoseM

    As minhas sugestões:
    Windev – põe qualquer IDE/Framework a um canto.
    http://www.windev.com
    Também “tenho” de usar o Visual Studio, mas não gosto (c#).

    Para Javascript – http://www.wakanda.org/

    Mas como sempre, o melhor IDE/Linguagem, é aquele(a) que dominamos, e mais nada.

  19. Avatar de Rui Pt.
    Rui Pt.

    Notepad do windows.

    1. Avatar de diogo
      diogo

      ahahhahah. Para linux o melhor é o vi ou o nano pelo terminal. É um luxo ahahhaha

      1. Avatar de Nosferatu Arucard
        Nosferatu Arucard

        O pouco que aprendi de programação foi com o gcc e o nano!
        Até estes programas já correm em tablets Android sem root!
        (Instalem a aplicação KBOX2 com o Android Terminal, e ficam com um ambiente tipo Cygwin a correr directamente no Android. Depois é só instalar os pacotes pretendidos, como o gcc, o nano, o vim…)

  20. Avatar de $
    $

    HTML/CSS/PHP eclipse
    Java – Netbeans
    C# – Visual Studio

  21. Avatar de César Oliveira
    César Oliveira

    De facto o NetBeans é a melhor IDE para desenvolvimento web profissional.

    Pena que tive que o deixar de usar devido ao facto de o FTP do NetBeans não estar a funcionar bem para trabalhar directo com o servidor.

    É o melhor sem duvida nenhuma

    Cumprimentos
    César Oliveira

    1. Avatar de lmx
      lmx

      monta uma share ftp na tua maquina(ftpfs) e trabalhas dentro dela 😉
      ou samba, ou ssh, ou o que for…

      cmps

  22. Avatar de roney
    roney

    Para meu uso nada até agora bateu o Vim. Principalmente considerando a possibilidade de programar a partir de um tablet, celular, etc.. usando ssh.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      o vi é um maquinão, existem outras ferramentas, mas com tão pouco tamanho a nível de binário/consumos de ram, etc, não conheço outro 😉

      uso e abuso…

      existem ferramentas fantásticas no mundo opensource…a titulo de curiosidade, experimentem, se estiverem dispostos a ter que desligar a maquina a bruta, a abrir um ficheiro de texto com cerca de 3gb de tamanho no windows 😀 ,secalhar nem um giga…a maquina deita-se lol 😀

      cmps

      1. Avatar de roney
        roney

        Usando Vim + Tmux (para criar e gerenciar janelas) + zsh, fica muito bom. Para completar utilizo alguns plugins do Vim para aumentar a produtividade, como CtrlP, NerdTree, AutoClose, entre outros.

        A desvantagem de usar o Vim é a curva de aprendizagem que é alta. Contudo, chega em momento que você consegue editar qualquer coisa via Vim, aí é impossível abandona-lo.

        1. Avatar de roney
          roney

          Outra coisa, Vim permite plena compatibilidade entre Linux e Mac. Trabalho com um macbook pro e um desktop com Ubuntu ao mesmo tempo, é uma maravilha usar os mesmos atalhos e ter as mesmas funções em ambos os sistemas.

          1. Avatar de lmx
            lmx

            sim são ferramentas muito bem desenvolvidas, com o seu código muito bem escrutinado…nada de abusos…”tudo na linha” 😀 …são fantásticos, e claro…não de estragam a vista como acontece na maioria dos ambientes gráficos onde passados uns anos tens os “olhos feitos num 8” lol

            Não sei porquê, mas a maioria dos IDE’s tem a mania de ter o background em branco…não percebo a ideia??alguém já conseguiu perceber porquê??
            Embora ja comecem a existir temas menos destrutivos e mais cuidadosos para o trabalhador…é impressionante quase todos virem com temas para estragar a vista, ou cansa-la…acredito que devido a isso também prejudiquem a prestação de quem trabalha com eles…

            cmps

  23. Avatar de LSX
    LSX

    VIM a todos os niveis

  24. Avatar de Tiago Tix

    Programo em PHP e uso o NetBeans há uns 5 anos. Inicialmente em Linux e desde 2011 em OS X. Com muita pena minha, os bugs que começaram a surgir depois da versão 7.3 (syntax highlight perde-se em ficheiros HTML+PHP, criação de novos projetos dá erros inexplicáveis de Java – NullPointerException, impossibilidade em abrir ficheiros sem extensão com duplo click, etc etc), levaram-me a procurar alternativas.

    Estou a usar o PHPStorm há dois meses e estou a adorar! Consegui personaliza-lo para ficar bem parecido com o NB, sem bugs e com muitos muitos extras.

    Só sinto falta do gestor de projetos.. no Storm cada janela é um projeto, enquanto que no NB na mesma janela podia ter vários projetos abertos.

    Pena também é o Storm ser pago. mas felizmente fazem descontos de 50% para start-ups 🙂

    Experimentem. O primeiro mês é grátis.

  25. Avatar de Luciano Melo

    Vão me desculpar, mas o melhor editor é o Sublime Text + Plugins.