cFosSpeed 4.25 build 1453

44 Comentários

Por Thiago Augusto para o Pplware.
Já alguma vez teve “engasgos” no seu acesso à Internet? E na sua rede local? Há coisas do “arco da velha” justamente quando mais precisamos da velocidade máxima da ligação a rede “gela”. Bom, o problema muitas das vezes é a prioridade dentro desse mesmo canal. Que tal dar prioridade e ‘furar a fila’ dos pacotes de dados menos importantes?


desta vez, como é a minha primeira vez que vos escrevo aqui no Pplware vou propor uma solução shareware que compensa quando o assunto é sério.

cFosSpeed é um driver de rede de alta performance para modems DSL e routers. O destaque da aplicação é o recurso de direccionamento de tráfego. É totalmente compatível com os drives convencionais PPPoE com detecção de “roteadores” automática e auto-calibragem. Responde com frequências altas quando usado em jogos on-line e redes P2P (peer-to-peer) como é o caso do eMule ou do Kazaa. As prioridades das classes são totalmente configuráveis.


Janela de indicação do tráfego

Podemos atribuir prioridade a um determinado programa e barrar todo o tráfego de outros. Além disso, podemos também barrar determinados protocolos. Ele cria um gráfico de tráfego para ser analisado, verificando a velocidade das transferências.


Janela de opções do cFos

É importante ser o utilizador a dominar estes pormenores, pois a rede “vive” em torno de regras padronizadas para todos no global, o que nem sempre, diria mesmo, quase nunca se coadunam com as nossas necessidades. No campo das aplicações gratuita, não existe nenhuma aplicação que consiga ombrear com o cFosSpeed, tendo em conta todo o potencial desta ferramenta.

NOTA: Este artigo foi escrito por Thiago Augusto para o Pplware.

Licença: Shareware (uso gratuito por 30 dias)
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/2000/Server 2003/Server 2008/Seven
Download [32bits]: cFosSpeed 4.25 build 1453 [2.04MB]
Download [64bits]: cFosSpeed 4.25 build 1453 [2.39MB]
Homepage: cFos

Partilhar:
Tags:

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de sonoro
    sonoro

    bom programa.. para quem usa p2p..

  2. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Magia, só há a versão 4.24? :S

  3. Avatar de Thiago
    Thiago

    Saudações!
    Primeiramente, obrigado pelo apoio Vitor.
    Apenas um adendo, quando instalei o cfos no meu sistema, eu ficava impaciente quando ele teimava em ficar em cima da barra de rolagem.
    Mas com um pouco mais de paciência em mexer no menu do programa, achei a opção ‘clicar através’, caso esta opção esteja desabilitada.

    Se não, clique com o botão contrário em cima do ícone do programa ao lado do relogio e escolha, ‘Configurações das Janelas>{nome da sua placa de comunicação}>Clicar através’.
    Desde que conheci esta poderosa ferramenta (a uns dois anos atrás) não fico sem.
    Como o Vitor disse:’não existe nenhuma aplicação que consiga ombrear com o cFosSpeed’ não existe ferramenta melhor. Muito boa mesmo!

    Mais uma vez obrigado pelo apoio.
    []’s

  4. Avatar de Céptico
    Céptico

    vou exprimentar =D
    teoricamente é uma aplicação com extremo potencial…vamos lá ver se funciona na prática tb.

    Bom trabalho!!

  5. Avatar de Thiago
    Thiago

    Estou eu a perambular pelo ‘myGoya’ e me deparo com o Vitor M. fazendo seus testes.
    Embora, no momento, offline on myGoya. LOL
    Saudações Vitor

    {beta-tester team!} 🙂

  6. Avatar de Spulva
    Spulva

    THIAGO, nice one,ja tinha ouvido e testado esta aplicaçao num autrora bue longinquo, e de facto, nao funcionou… no meu PC XD na me recordo bem do motivo mas penso qeu ffoi devidoa incompatiblidade… mas depois pus a dar noutro PC e digo, mt bom mesmo… por vezes da para se gastar uns ttrocos nuam cosia boa 😛

  7. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Fiquei com uma dúvida em relação a esta frase : “cFosSpeed é um driver de rede de alta performance para modems DSL e routers.”
    Isto só funciona para ligações DSL, ou funciona também para cabo ?

  8. Avatar de Thiago
    Thiago

    @Ricardo, funciona para cabo, routers, wireless e tudo o que for traferido através de uma estrutura em rede (até os extintos faxModem). Não funciona com Bluetooth, IR {infra-vermelho}, USB, PCMCIA…etc

  9. Avatar de Thiago
    Thiago

    Pessoal! Ja viram um Macbook sem teclado!? Pois é, este foi o lancamento da Apple, chama-se Macbook Wheel! Impressionante (como tudo que a Apple produz)!
    Fonte: http://www.theonion.com/content/video/apple_introduces_revolutionary

    PS. Levaria 2 horas para escrever um curto email urgente!

  10. Avatar de Thiago
    Thiago

    Pena que é um Fake (hoax) da Onion News…………… 🙁

  11. Avatar de Pad
    Pad

    @Thiago

    É fake lol. 😛

  12. Avatar de Alfredo
    Alfredo

    porque é que o utorrent no vista é uma lesma ???

    alguem tem a soluçºao ?

  13. Avatar de Sepas
    Sepas

    @ Alfredo

    Mal configurado?

  14. Avatar de Alfredo
    Alfredo

    dicas para configurar ?

  15. Avatar de Thiago
    Thiago

    @Alfredo
    Confira se a conexão esta certa e a porta esta correta nesta imagem: http://baixaki.com.br/imagens/materias/guiautorrent_2.jpg
    Confira também nas opções se a opção ‘UnPnP’ para configurar automaticamente seu modem.
    Lembro dos pescadores de banda que só engasgam a rede, chamados de ip’s falsos…..para isso recomendo o PeerGuardian……ele possui uma lista negra dos ip’s falsos.
    Link PeerGuardian: http://phoenixlabs.org/pg2/

  16. Avatar de carlos rajas

    @alfredo, muda a porta para 50001 e vê se aí melhora. Aqui deu uma melhorada quando mudei…..Só uso utorrent, é sem dúvida o melhor…

    http://www.delaorden.wordpress.com

  17. Avatar de Bruno Bernardino

    Muito bom artigo Thiago, parabéns!

  18. Avatar de Sepas
    Sepas

    @ Alfredo

    No meu caso mantenho o UPnP desligado e, mantenho melhores velocidades assim, obviamente que tem de se abrir as portas necessairias, fazendo o port forward. Ligar a encriptação e no numero máximo de ligalões tenho 450, e no numero máximo por torrent tenho 90.

  19. Avatar de Bruno Silva
    Bruno Silva

    Tenho uma duvida. Tenho 2 pc’s ligados por cabo crossover a partilhar a net.

    Tenho o cfosspeed instalado no pc onde ligo o modem. Podem-me dar umas dicas para configurar aquilo para rede?

    Porque aqui a net engasga-se toda quando tou com p2p/torrents ligados ( sem exagerar na largura de banda claro)

    Se alguém der uma dicas agradecia.
    Cumps!

  20. Avatar de Daniel Cardoso
    Daniel Cardoso

    É necessário configurar alguma coisa neste programa? Possuo ligação por wireless e criar obter o máximo da minha ligação.
    Cumps!

  21. Avatar de Daniel
    Daniel

    É necessário configurar o programa? Possuo uma rede wireless e criar obter o máximo em utorrent apartir de esta.
    Cumps

  22. Avatar de Alfredo
    Alfredo

    @Thiago

    obrigado , vou testar 🙂 abri a porta no router e instalei o peerguardian 🙂

    valeu

  23. Avatar de Alfredo
    Alfredo

    ……nao me safo . será da versao do utorrent ?
    ja li que há uma versºao melhor …. 1.7 ?

  24. Avatar de Alfredo
    Alfredo

    encontrei isto , aumentei as conexºoes para 50 ….. mas deve ter que se mexer em algo mais …. acho que ficou pior ….

    Universal Tcpip.sys Patch (ja dá tb para o Seven) é o SO que estou a usar .

    acho que vou repor …. as 10 como estava … que TRETAAAA

  25. Avatar de qwerty
    qwerty

    Engraçado… já não me lembrava de ouvir falar neste programa desde os velhinhos tempos do max-pt 🙂

  26. Avatar de Thiago
    Thiago

    @ Daniel
    Não é necessário configurar nada, porém, se quiser barrar algo, terá que entrar nas configurações dele. Poderá usar nos 2 pc’s, pois ele fura fila de entrada e saída de pacotes. Portanto, se apenas um tiver filtrando, o outro terá um timeout maior na transferência por congestionar mais ainda a rede sem necessidade. Coisas menos importantes.

  27. Avatar de Thiago
    Thiago

    @ Alfredo
    Pode ser varias coisas…..uso de outro programa com a mesma porta do uterrent….
    Conexão baixa…..horários de pico alto. (baixo com muitas pessoas conectadas)…
    Seeds inválidos…
    Roteador mal configurado…
    Provedor barrando glutões de banda……enfim
    Somente com um diagnóstico detalhado que saberemos ao certo

  28. Avatar de Thiago
    Thiago

    NOTA: não trabalho para cFos………..\o/

  29. Avatar de Rúben Santos
    Rúben Santos

    Eu já uso este programa à bastante tempo porque uso o e-mule e é só tenho a dizer bem. O acesso à net fica muito mais rápido e não é preciso fazer configurações.

    É shaware, mas todos sabemos como se dá a volta a isso. No google encontra-se facilmente uma keygen para este programa.

  30. Avatar de Bruno Silva
    Bruno Silva

    Se alguém me poder ajudar, agradecia.

  31. Avatar de jorge quintino
    jorge quintino

    boas a todos

    é um programa muito bom já utilizo + 3 anos.

    comprei a licensa ( 20 euros) mas vale a pena.

    tenho sempre as ultimas sem me ralar muito. aconcelho vivamente , os resultados não de imediato, é preciso esperar uns dias par se auto configurar mas depois é sempre a bombar.

    passdos duas semanas desliguem o programa..
    até se passam com os engasganços.

    tenho dito

  32. Avatar de Thiago
    Thiago

    @Bruno Silva
    Não sei o que esta querendo com o programa. Se é ter mais velocidade para navegar em sites, p2p, ftp, etc.

    Ja disse que seria bom instalar nos dois pc’s, visto que entram e saem pacotes de dados dos dois pc’s separadamente e cada um para um propósito.
    O que queres? Dicas de configuração de prioridade? Dar prioridade a um determinado protocolo?
    A disposição……..

    [ ]’s

  33. Avatar de Bruno Silva
    Bruno Silva

    @Thiago

    Penso que estar instalado no PC principal chega.. porque é desde pc que vai sair/entrar tudo.

    Uso p2p/torrents, e por vezes a minha ligação congela durante segundos, e torna-se impossível abrir uma pagina. A dias que não dá para fazer nada na net…

    Tenho o KIS configurado para o cfos ( penso que tenha tudo bem). E tenho o emule no outro pc, e neste momento estou com a net um bocado lenta.

    Será que é preciso fazer alguma coisa no cfos para fazer tudo bem entre os 2 pc’s?

    Obrigado!

  34. Avatar de Thiago
    Thiago

    @Bruno Silva
    Vamos considerar que:
    – Seu provedor de acesso a net não tenha problemas com muitas conexões ao mesmo tempo;
    – Seu firewall esteja dando acesso livre aos programas envolvidos com a net (p2p/torrent/cfos/etc);
    – Os ‘seeds’ do torrent estejam em alta;

    Mexendo nas configurações do cFos, ao clicar com o botão contrário no ícone do cFos, escolha ‘opções’>’Conexões’.
    Repare que o cFos identifica que o uso de um roteador e a direita tem um ícone com ‘ferramentas’, clique e configure de acordo com sua conexão.
    (tipo de conexão…PPPoE, Cable….)
    Cota deixe em branco, ou se o cfos ja configurou uma cota, não mexa (na cota).
    Abaixo tem o tipo de uso : fixa – variável (cooperativa) – variável (não cooperativa)
    Acredito que no seu caso seja a primeira [fixa]. OK…e depois clique em ‘fechar janela e salvar as config.’
    NEXT…..
    Clique no ícone novamente …… ‘opções’>’Opções’.
    Na guia ‘Preferências’, faça a mesma coisa que no passo anterior
    Na guia ‘Programas’, sub-guia, ‘Compartilhamento de Arquivos’, ache o programa que que usar com prioridade alta e ponha o ponteiro em ‘muito alta’
    (se o programa não estiver na lista, poderá incluir na parte final da aba…)
    Na guia ‘Protocolos’, dê prioridade ao protocolo usado no p2p. (exemplo: Limeware usa rede Gnutella)
    NO final tem ‘bittorrent’, dê prioridade muito alta.

    Bom, acho que ja dá um ‘up’ na conexão. Caso tenha mais dúvidas vamos tentando solucionar.
    Espero ter ajudado…..Abraços

  35. Avatar de Thiago
    Thiago

    @ Alfredo
    Aconselho a usar o BitComet turbo, que também gerencia torrents. Veja se ele da conta do gasto. Funciona no Seven.

    Download: http://www.pro-sharing.com/bitcomet_turbo_free.exe

    [ ]’s

  36. Avatar de Bruno Silva
    Bruno Silva

    @ Thiago

    Brigadão pelo tutorial.

    Daqui a uns dias dou noticias, para ver se as dica que me deu surtiram efeito.

    Cumps!

  37. Avatar de Thiago
    Thiago

    @Bruno Silva

    Caso tenha dúvidas das telas de opções……alojei um zip com as Snapshots.
    link do ficheiro: http://www.4shared.com/get/82478582/d99917cf/Screens_Config_cFos.html

  38. Avatar de ZeX
    ZeX

    Nada que substitua o “velho” QoS nos routers desde que bem configurado. 😉

  39. Avatar de Bruno Silva
    Bruno Silva

    No outro PC a net está extremamente lente…

    Então para jogar browsers games é quase impossível… :S

    Algo se passa aqui… 🙁

  40. Avatar de Thiago
    Thiago

    Acho que seria uma boa ligar os dois pcs num router e os dois com o cfos.
    Minha opinião. Mas da forma que descreves o que esta a ocorrer com o outro pc, tente fazer um scan de vírus, mas procure fazer antes do boot. Pois se for constatado presença de vírus, se ele iniciar junto com o boot, será difícil detectar e remover. Recomendo o Hiren postado no pplware: http://www.pplware.com/2009/01/02/hirens-bootcd-97/
    la tem um antivírus para essa finalidade. Ou um rescue cd da Kaspersky.

  41. Avatar de Bruno Silva
    Bruno Silva

    Boas Thiago!!

    Tenho o pc ligado por crossover. Pensava que ter o cfos instalado num pc devia chegar.

    Vírus? Não me cheira que tenha. Tenho sempre muito cuidado com isso. Nunca ando em sites de previsível chegada de vírus, tenho sempre o KIS actulizado e sempre que posso faço sempre um scan aos pc’s e passo também o Malwarebytes’ Anti-Malware ainda uso o peerguardiam

    Então achas que devo instalar o cfos no outro pc? Será que tenho que fazer alguma coisa para não haver conflitos entre os 2 cfos’s?

  42. Avatar de Thiago
    Thiago

    @Bruno
    Bom, mais do que está, pior não vai ficar com o cfos. Não custa nada tentar, ja que está tão ruim assim. use por 30 dias e veja se tens melhora.

    Abraços

  43. Avatar de Alessandro
    Alessandro

    A regral é que deve ser dada prioridade aos dados rápidos (tempo real).

    Ao navegar na internet o programa deve liberar recursos do torrent para o browser (prioridade).

    Terminando a atividade do browser, o programa deve liberar os todos os recursos novamente ao torrent, ou seja, sendo a única atividade da banda, independentemente da prioridade selecionada, ele recebe todos os recursos da conexão.

    Se o usuário por download como prioridade frente a browser, terá lentidão na navegação na internet e de qualquer forma terá que esperar pelo download, pois são geralmente arquivos maiores.

    Em jogos e Skipe a situação muda um pouco, pois são aplicações de maior necessidade de tempo real, o atraso gera lag. Essas aplicações são as que normalmente recebem maior prioridade entre todas.

    É mais ou menos isso.

    Abraços