Cartão de Cidadão – Como aceder à informação?

107 Comentários

De acordo com o artigo 1.º da Lei n.º 7/2007, de 5 de Fevereiro, “o cartão de cidadão é  um documento autêntico que contém os dados de cada cidadão relevantes para a sua  identificação e inclui o número de identificação civil, o número de identificação fiscal, o  número de utente dos serviços de saúde e o número de identificação da segurança social.

Mas como posso eu aceder à informação do cartão de cidadão?

cartao_cidadao_02


A utilização electrónica do Cartão de Cidadão permite, entre outras operações,
realizar:

  • A autenticação electrónica segura (Internet ou por telefone) do cidadão  perante serviços públicos e privados;
  • A geração de assinaturas electrónicas qualificadas, recorrendo ao respectivo certificado disponível no Cartão, que comporta o mesmo valor da assinatura manuscrita;
  • A realização da actividade de confirmação de morada (última fase do  processo de alteração de morada).

Com a mais que provável instalação de portagens nas SCUTS, lembrei-me que hoje seria um bom dia para tratar da viva verde. Foi ao site para o efeito para saber a documentação que precisava e verifiquei que um dos documentos necessários era cartão de cidadão. Como ainda tinha a morada antiga, lá tive eu que ir à procura dos códigos de acesso do cartão paa proceder à alteração da morada.

Mas como ler o cartão de cidadão ao PC?

Leitor do cartão de cidadão

Para começar é necessário um leitor. Existem quatro tipos de leitores no mercado interoperáveis com o Cartão de Cidadão, consoante as funcionalidades necessárias e perfil do cidadão.

  • Leitor “Simples”: Trata-se de um modelo de leitor externo sem PinPad (sem possibilidade de introdução de códigos no leitor) com ligação a um computador pessoal via porta USB;
  • Leitor para Autenticação Telefónica: Trata-se de um modelo de leitor com PinPad (possibilita a digitação de códigos) e sem possibilidade de ligação a outros dispositivos. Permite a leitura do Cartão de Cidadão para geração de uma palavra-chave única gerada no momento, bem com a leitura de Cartões Bancários com chip;
  • Leitor “Misto”: Trata-se de um modelo de leitor com PinPad (possibilita a digitação de códigos), funcionando conectado a um computador pessoal via USB ou desconectado. Reúne as funcionalidades descritas no Leitor Simples e no Leitor para Autenticação telefónica. Permite assim, a leitura do cartão e da execução das suas funcionalidades, bem como possibilita ainda a leitura do Cartão de Cidadão para geração de uma palavra-chave única gerada no momento, bem com a leitura de Cartões Bancários com chip;
  • Leitor “Acessibilidade”: Trata-se de um modelo de leitor com características semelhantes ao do ponto acima “Leitor Misto”, mas desenhado especificamente para cidadãos com deficiências visuais, possuindo funcionalidades que permitem obter feedback sonoro das interacções com o leitor, através de mecanismos de síntese de voz ou semelhantes.

Estes equipamentos poderão ser adquiridos ao Balcão do Cartão de Cidadão, sendo que os primeiros a disponibilizar são os leitores “Simples”.

Aplicação para utilização do cartão de cidadão

No site do cartão do cidadão (ver aqui) está disponível gratuitamente para Windows, Linux e MacOS, uma aplicação para acesso à informação do cartão de cidadão e respectivo manual de instalação/utilização (ver aqui).

cartao_cidadao_00

Para quem não sabe, o nosso cartão de cidadão permite guardar guardar até 1000 bytes de texto.Cada carácter, dependendo se é acentuado ou um símbolo (ex: €), poderá ocupar até 4 bytes.

cartao_cidadao_01

Espaço de opinião

O cartão de cidadão começou a ser emitido em meados de 2006-2007. Assim, gostaríamos de saber a vossa opinião sobre o o que este documento veio mudar/facilitar ou complicar na vida dos portugueses. Usam-no por exemplo para acesso a sites (ex. site das finanças ou imtt) ?

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows, Linux e Mac
Download: Escolha aqui o seu sistema operativo
Homepage: Cartão de Cidadão

Partilhar:
Tags:

Comentários

107

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Eduardo Silva

    Na altura achei uma excelente ideia, mas não sei já porque razão, adiei sempre ir fazê-lo. Fiz dos meus pequenos e comprei o aparelho, com o qual já imprimi cópias do cartão para levar para a escola, actualizei moradas, coloquei notas, etc. O meu fui fazê-lo ontem.

    1. Avatar de Anthony
      Anthony

      Como é que guardas a cópia do cartão, para depois imprimir? Tenho o leitor SCR3310v2.0 e não consigo

  2. Avatar de DoContra
    DoContra

    O Caixa Mágica 16, por exemplo, já tem esse software incluído de origem. Em relação aos leitores, há uns modelos de teclados Dell (usb) já com leitor incorporado. Creio que mais dia menos dia se vai generalizar essa integração.

  3. Avatar de George Orwell
    George Orwell

    Big Brother….

    1. Avatar de lourenço
      lourenço

      tenta ve-lo como 1 controlo feito por “todos” à nossa Responsabilidade…., que teoricamente não deveria ser necessario…, mas sabes como é…, somos Humanos!….

      os 10 mandamentos também não seriam necessários se a humanidade não fosse a humanidade…., mas como é…, !… não ha responsabilidade, não ha liberdade…..

      se me perguntas se concordo com o metodo utilizado por nós, para nos controlar…., então a minha resposta é não…, mas eu não mando sozinho.., e é preferível termos um metodo(não pessimo) do que vivermos “agostos 2011 – Londres” em todo o mundo para sempre!…

      1. Avatar de toze
        toze

        Este lourenço até dá dó

    2. Avatar de Lápis Azul

      1984… “Eles” não irão impor-se… serão desejados!

      1. Avatar de t@ndre
        1. Avatar de Hilário Ramos
          Hilário Ramos

          Qual book?

          1. Avatar de kekes
            kekes

            “1984” de George Orwell

            “The big brother is watching you” 🙂

  4. Avatar de iPlagiator
    iPlagiator

    isso é daquelas coisas que devia ser oferecida grátis com o cartão, já que pagamos pela emissão do cartão..

    1. Avatar de ammile
      ammile

      Ou oferecida a pagar 🙂

  5. Avatar de M.Manuelito
    M.Manuelito

    @Pedro Pinto
    A informação deste post é, sem dúvida, de bastante utilidade. Mas no seguimento desta informação seria também muito útil, um post a ensinar como assinar um documento pdf ou word com a assinatura digital contido no cartão do cidadão.
    Bem sei que em 2010 já houve um artigo “Assinar digitalmente um documento no Word”, mas não é propriamente a esse tipo de assinatura a que me refiro, mas sim à assinatura digital qualificada existente no CC que tem o mesmo valor legal que uma assinatura em papel. Não é que eu não saiba como se faz, mas com o contacto que vou tendo com as pessoas, apercebo-me, não só que muita gente não sabe fazer isso, como ainda há muita confusão entre assinatura digital e assinatura digitalizada (no scanner) e inserida num documento. Não sei se me fiz entender.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim sim, vou meter aqui na minha folhita com com artigos em espera 😀 Entretanto perdi os códigos do cartão e ao que parece tenho de fazer novo cartão de cidadão. Que bela tecnologia!

      1. Avatar de M.Manuelito
        M.Manuelito

        Eu vou para a semana tirar o cartão do Cidadão, mas os códigos meto-os logo no meu e-mail e no telemóvel, porque senão acontece-me o mesmo 🙂

        1. Avatar de Gonçalo
          Gonçalo

          Eu alterei os código no momento de levantar o cartão.

      2. Avatar de djx
        djx

        A assinatura digital para o e-mail também era útil, depois dá lá um jeitinho 😉

      3. Avatar de Bravellir

        🙁 o mesmo aconteceu com um amigo ainda ontem. Inacreditável, mas uma boa fonte de receita para o estado, aposto. Gostava de saber a percentagem de “renovações” por passwords perdidas….

        O artigo sobre a utilização de cartão para assinar pdf’s e/ou gerar certificados era útil.

      4. Avatar de Miguel
        Miguel

        Viva,
        Eu já usei o CC para fazer assinaturas digitais qualificadas. No processo deparei-me com os seguintes problemas:

        – o software fornecido no portal do CC não suporta Linux 64 bits. Em Linux 32 bits (testei no Ubuntu) funciona, mas nem sempre conseguia ler os dados do CC à primeira.

        – encontrar aplicações que assinassem PDFs que fossem gratuitas. Existem várias aplicação que assinam PDFs, mas apenas quando o certificado está num ficheiro. Para assinar a partir de dispositivos como o CC só encontrei uma para Windows, mas na versão mais recente essa funcionalidade passou a estar disponível apenas na versão paga. Já há algum tempo que não pesquiso por aplicações que assinem PDFs, mas quem quiser pode começar por esta lista: http://wiki.cacert.org/PdfSigning

        No entanto, em Linux 32 bits e em Windows a configuração do Thunderbird para assinar emails funciona sem problemas.

      5. Avatar de Carlos Viegas
        Carlos Viegas

        O que podes fazer é gastar as 3 tentativas de digitar o PIN no cartão e ele bloquear. Depois podes ir à loja do cidadão e alegar que tens o PIN bloqueado e eles desbloqueiam. Claro que vão pedir-te um monte de identificações…
        Mas essa de ter que fazer um novo cartão de cidadão… não cabe na cabeça de ninguém!

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Hum, será que funciona? Eles vão-me pedir os códigos e esses eu não tenho

          1. Avatar de Luis
            Luis

            Não, não funciona. Pode-se fazer o desbloqueio presencial, mas com a carta PIN. Ora se eu não tenho essa carta vai dar ao mesmo… portanto a segurança de um cartão de cidadão está sempre num bocado de papel…

      6. Avatar de Renato
        Renato

        Aí está um tema ainda pouco abordado e muito verde mas que já se começa a usar.
        Fico a aguardar com bastanta expectativa um tutorial a explicar as várias assinaturas digitais prós e contras.
        De resto tenho o cartão do cidadão mas sinceramente ainda não comecei a dar um grande uso a isso, até porque ainda não tenho o leitor mas se calhar está na altura de comprar um e começar a explorá-lo.
        Obrigado por mais um grande tutorial, como sempre.

      7. Avatar de Pedro Santos
        Pedro Santos

        Ehehehe… nem os pins de desbloquei tens?
        Já foste…

        A empresa onde trabalho utiliza o CC para assinatura de todos os documentos internos e externos…

        É util…. É inviolável… mas dependendo das versões do CC pode ser um desastre assinar um documento… então com o Win7, nem se fala…

      8. Avatar de Pedro Rodrigues

        Eu já não sei dos meus logo do inicio lol

    2. Avatar de psg
      psg

      Excelente ideia.
      Fico à espera desse tutorial!

    3. Avatar de Paulo39
      Paulo39

      Isso dava realmente um óptimo artigo!

    4. Avatar de Hug
      Hug

      Isso era um boa idea

    5. Avatar de Art
      Art

      Fizeste fizeste…boa observação!!! 😉

  6. Avatar de psg
    psg

    Quando comecei a ler e vi o primeiro screenshot pensei:
    “pronto já me lix**, mais uma facilidade que é só para o Windows e. provavelmente, para o Mac”

    Mas não foi o meu espanto que, uma aplicação governamental (bem sei que existiu o Magalhães..), existe também para Linux.

    Já me safei…

    1. Avatar de DoContra
      DoContra

      Como referi anteriormente, o Caixa Mágica 16 inclui nativamente esse programa. Uso neste momento a versão LXDE numa máquina antiquada e a úcica coisa que me pede, para poder funcionar, é o hardware (leitor físico) que não possuo.
      Já agora, o Magalhães tem instalado exactamente o Caixa Mágica. Não sei se este software está disponível para outras distros, mas é provável. Pelo menos para derivados do Debian/Ubuntu, como é o caso do CM16, é provável. é uma questão de se “escarafunchar” nos repositórios. 😉

      1. Avatar de DoContra
        DoContra

        Para completar a informação e segundo o que diz o respectivo Manual:

        « A Aplicação Cartão de Cidadão requer uma resolução mínima de 1024×768, e é suportada nos seguintes sistemas operativos (32-bit e 64-bit):
         Microsoft Windows XP SP3
         Microsoft Windows Vista SP2
         Microsoft Windows 7
         Mac OS X 10.4.11 (Tiger)*
         Mac OS X 10.5.8 (Leopard)*
         Mac OS X 10.6.4 (Snow Leopard)
         Red Hat Enterprise Linux 5.5
         openSUSE 11.3
         Ubuntu 10.04
         Fedora 13
         Caixa Mágica 15
        *Apenas 32-bit »

  7. Avatar de Jorge Désirat
    Jorge Désirat

    Ainda hoje tive numa cadeira a preparar o uso do certificado digital do cartão de cidadão para o login numa rede wireless com uso do radius 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Queres partilhar essa info?

      1. Avatar de Jorge Désirat
        Jorge Désirat

        em que aspeto?

    2. Avatar de Miguel Ribeiro
      Miguel Ribeiro

      É para ter isso na ESTG? 😛

      1. Avatar de Jorge Désirat
        Jorge Désirat

        por enquanto não, será feito para uma empresa fictícia mas pode vir a ser implementado na estg como deve de ser 🙂

    3. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      Sim, partilha!

  8. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    E onde posso comprar um leitor para o CC?

    1. Avatar de Manuel Rocha

      Pela tua pergunta vê-se claramente que não leste o artigo. Depois do Pedro explicar cada um dos quatro modelos de leitor de cartão de cidadão disponíveis ele colocou a seguinte afirmação: “Estes equipamentos poderão ser adquiridos ao Balcão do Cartão de Cidadão, sendo que os primeiros a disponibilizar são os leitores “Simples”.”

      Penso que assim já responde à tua pergunta.

      Cumprimentos,
      Manuel Rocha

      1. Avatar de Sérgio
        Sérgio

        Peço desculpa pela “diagonalidade” da minha leitura, sim?

    2. Avatar de avoc03
      avoc03

      tambem podes encontrar esses leitores (simples) nas lojas de retalho. por ex: a worten tem, e compras por cerca de 10€

  9. Avatar de QuimC
    QuimC

    Boas pessoal

    na minha actividade profissional do dia a dia, assinar digitalmente é uso comum, possuo uma assinatura digital electrónica emitida por entidade de certificação nacional (multicert) e fornecida pela entidade patronal que tem um custo de 320 € para 3 anos e na qual o leitor simples com pin e puk é fornecido gratuitamente com a renovação ou aquisição da assinatura (pudera, pelo preço de custo, bem que podiam dar 10 leitores). Essa assinatura tal qual como o cartão de cidadão possuem 2 certificados digitais, um de autenticação para uso do cartão e outro de assinatura que são instalados no browser em uso e carecem de certas permissões javascript nas definições do browser para poderem funcionar. Depois de instalados normalmente é pedido o primeiro certificado de autenticação com recurso ao pin para poder-mos digamos abrir ou acerder ao cartão, e no momento de assinar e pedido o certificado qualificado que é a chamada assinatura digital, com isto consigo assinar documentos diversos.
    Assinar na minha ferramenta de trabalho (Vulgo PECP – Plataforma Electrónica de Contratação Publica (neste caso usa-se a plataforma VortalGov)):
    Após carregar os documentos, existe um botão que serve para assinar, ao clicar aí ele vai pedir o certificado qualificado (Assinatura digital) e abre uma janela de ferramentas do browser onde selecionamos o certificado desejado e o documento fica assinado com uma assinatura digital encriptada com uma RSA de 2024 bytes que tem alguns dados visíveis desde nome, empresa, telefone, cargo, função e qualquer coisa assim do Género com imensos caracteres (hdfkjhdjhvjdshadfjgafjvzcnmjfvnjncnvkljd13756471593’kvkjahr30e90wGFTDOIN6foKDSCV <Z) Que é a encriptação/key RSA 2024 bytes da vulgo assinatura digital, entretanto assino também e-mails com a opção que o Outlook tem, assinar um pdf só é possível num writer através das opções do mesmo, no local onde diz assinar documento digitalmente, num reader pdf não dá.

    Para assinar um documento office, seja ele qual for, consultar aqui:
    http://office.microsoft.com/pt-pt/powerpoint-help/assinar-digitalmente-um-documento-do-office-HA010099768.aspx?CTT=1

    espero de alguma forma ter contribuído para esclarecer um pouco, seja assinatura digital qualificada ou cartão de cidadão, ambas tem validade no mundo inteiro, para melhor se compreender é tão válida como se assinar com o punho e caneta, mas NÃO É IGUAL (VISUALMENTE) Á NOSSA ASSINATURA DE PUNHO, é uma assinatura electrónica ou seja para melhor compreender sempre podem consultar esta brochura brasileira que o funcionamento é o mesmo.
    http://www.iti.gov.br/twiki/pub/Certificacao/CartilhasCd/brochura01.pdf

    um abraço
    QuimC

    1. Avatar de K@Kus Lda.

      Viva!…

      Sim senhor, Sr. QuimC…
      Muito bem explicado.
      Já “mataste” as dúvidas a muita gente…
      Não conhecia essa brochura.
      Para quem tem dúvidas acerca do “certificado digital”, isto explica tudo muito bem…

    2. Avatar de M.Manuelito
      M.Manuelito

      Essa brochura do último link é mesmo muito boa e esclarecedora.

    3. Avatar de Eduardo
      Eduardo

      e que programa usa para assinar pdf’s??

      1. Avatar de ccorp
        ccorp

        Tens neste tópico um software desenvolvido pela Câmara Municipal do Porto para esse efeito.

        https://pplware.sitedev.pt/tutoriais/assinar-digitalmente-um-documento-no-word/

  10. Avatar de PedroH
    PedroH

    Boa noite

    Não pesquisei, mas gostaria de perguntar se conhecem um tutorial para trabalhar com o cartão do cidadão em LAMP.

    Existem tutoriais para instalar os certificados no IIS, mas não consigo obter um decente especifico para o Apache e PHP e infelizmente a minha noobness na me auxilia xD.

    Se a Equipa do Pplware achar por bem colocar um tutorial destes agradecia xD

    PS: O Estado bem podia aumentar o espaço do cartão através de uma cloud… Já que a aplicação trata das actualizações no chip, bem podiam os cidadãos utilizar a nuvem para guardar/ler documentos, facturas, movimentos bancários, documentos sobre saude, etc, mas, mais prioritariamente o tipo de sangue da pessoa ( o que devia ser obrigatório aparecer no cartão ).

    Flames welcome xD

    Cumprimentos ao resto do ppl

  11. Avatar de sousa
    sousa

    A ideia do CC até é boa mas persistem alguns problemas. Só as versões para Windows paracem estar actualizadas e não existe versões 32bit para linux. Depois temos um kit de desenvolvimento que pode ir até aos 1300€ sem IVA (o pacote mais caro é o que traz os diferentes cartões: inavalidos, revogados, etc). Se forem vários programadores a desenvolver o valor multiplica e já nem falo em “queimar” cartões. A continuar assim não irão existir muitos sites com suporte para CC. Eu se tivesse tempo fazia o reverse engineering do programita que eles lá têm para download.

  12. Avatar de t@ndre

    estamos a falar para que preço esse do leitor?

    1. Avatar de Nuno Sousa
      Nuno Sousa

      É uma pergunta que não encontrei resposta no site.
      Já agora, aproveito para dizer que o site é do pior que já tenho visto!

    2. Avatar de Emanuel46
      Emanuel46

      Há leitores partir dos 10€.
      Em qlqr caso basta uma pesquisa rápida via Google (“leitor de cartão de cidadão”) para mais esclarecimentos

  13. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Já uma vez dei a ideia…. o Cartão do cidadão tem uma assinatura digital; penso que seria útil um post sobre a assinatura digital com o cartão de cidadão, e uma sugestão de software “free” que permitisse assinar pdf.
    fica uma sugestão (se bem que muito simples..):

    http://www.digisigner.com/

  14. Avatar de martini_man69
    martini_man69

    Bons dias!

    Tb é possivel ler o conteundo com um leitor NFC por exemplo o do Nexus S 🙂

    cumps

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Boas,

      o cartão de cidadão não tem NFC.

      1. Avatar de Sérgio Rebelo

        Venho confirmar o que o Ricardo disse.
        Tenho um N9 e o leitor NFC apenas “reage” ao meu cartão universitário, e aos leitores que dão acesso às salas e registam presenças (ando no ISCTE).

        Cumps,
        Sergio.

  15. Avatar de DoContra
    DoContra

    Boas.

    Ainda sobre o tal teclado Dell que incorpora o leitor de cartões, cá vão duas fotos elucidativas. A ranhura propriamente dita:
    http://i46.servimg.com/u/f46/12/56/40/16/p1110110.jpg
    e com um cartão colocado:
    http://i46.servimg.com/u/f46/12/56/40/16/p1110111.jpg
    Obviamente que há necessidade de se instalar os drivers e software adequados, mas um teclado que já inclui o leitor simplifica imenso a nosa vida.

    1. Avatar de Vítor M.

      Interessante. Desconhecia esta funcionalidade nos teclados. Se bem que existem já empresas onde tudo está indexado ao funcionário e este tem um cartão de identificação para poder trabalhar e nada como ter no teclado o leitor, em vez de ter mais um cabo e uma porta USB ocupada. Muito bem visto.

      1. Avatar de DoContra
        DoContra

        Creio que é no Millennium BCP o trabalhador “pica o ponto” colocando o seu cartão de funcionário no PC do posto de trabalho. Além dessa função (controlara a presença), serve de desbloqueio/acesso ao sistema. Portanto não é “aconselhável” esquecer-se do mesmo em casa… 😉

  16. Avatar de Manuel Gamelas
    Manuel Gamelas

    Relativamente ao CC, alguém me sabe dizer como posso associar o CC ao Portal do Cidadão, Ministério da Saúde e Portal das Escolas, pois já tentei fazer o mesmo e tanto com o IE como com o FF, os certificados nunca funcionam e os serviços de apoio destes organismos não me sabem resolver o problema.
    Grato pela atenção.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Bem, é coisa “simples”, metes o cartão no leitor e pedes para autenticar via cartão de cidadão. (

  17. Avatar de Madwolf
    Madwolf

    Bons dias,

    Tenho um HP EliteBook 8440p que já trás um leitor de cartões incorporado.
    A nível particular já me deu imenso jeito pois necessitava de me registar na Segurança Social Directa para pedir o Cartão de Saúde Europeu, mas sempre que tentava fazer o registo da forma “normal” invariavelmente recebia a informação que o serviço estava com problemas e para tentar mais tarde.
    Experimentei com a utilização do Cartão do Cidadão e não podia correr da melhor forma, fiz o registo sem problemas, (o código para acesso normal vem depois por correio), mas fiquei automaticamente possibilitado de utilizar a SSD através de “login” com o Cartão do Cidadão e nesse mesmo momento solicitei o Cartão de Saúde.
    Nesta experiência que tive só posso falar bem.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Boas,

      Também tenho esse computador e a aplicação do CC não reconhece o meu cartão.

      Tives-te algum problema com drivers?

      Utilizo Win7Enterprise 64bits.

  18. Avatar de Pedro

    Com certeza que já existe em mais sítios, mas no outro dia encontrei isso na Worten, no expositor dos cabos para PC…

    http://www.worten.pt/ProductList.aspx?searchText=cidad%c3%a3o

    Pedro Pinto já é dia 13. Onde está o artigo sobre a assinatura dos PDFs? 😛

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Pedro,

      Comprometi-me com alguma coisa…e falhei??? 🙂

  19. Avatar de K@Kus Lda.

    Só falta mesmo alguém mais entendido nos dizer qual leitor comprar.
    Ou todos têm as mesmas funções?

  20. Avatar de IR
    IR

    A CM loule já o obriga na entrega de projectos, tens q entregar os desenhos dxf com assinatura digital.

  21. Avatar de João P.
    João P.

    “Leitor “Simples”: Trata-se de um modelo de leitor externo sem PinPad (sem possibilidade de introdução de códigos no leitor) com ligação a um computador pessoal via porta USB;”

    Tipo, posso aceder à mina informação, dados, finanças, etc sem ser preciso introduzir qualquer código?

    Se assim fosse era um perigo caso me roubassem o cartão.

    1. Avatar de Nuno J
      Nuno J

      Precisas sempre de introduzir código, no caso desse leitor no teclado do computador.

  22. Avatar de Navyseal
    Navyseal

    Falta o cartão de eleitor embutido nisso…

  23. Avatar de Migas
    Migas

    Querem um conselho de amigo, mas mesmo de amigo… fritem o chip dessa treta todo

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      É mais fácil retirar com um canivete. 😉

      1. Avatar de Migas
        Migas

        Mas assim continua a enviar a sua localização para a base de dados do governo..

  24. Avatar de Diogo Luis

    Serei só eu mas alguém consegue utilizar o CC no Win7???

    Testei em 2 computadores, um 32bits e outro 64bits, e a unica maneira que consegui autenticar-me foi com o Firefox a muito custo. Nem assinar documentos consigo!!!

    1. Avatar de ze
      ze

      Consigo utilizar mas de forma limitada. Não consigo pedir alteração de morada online, mas consegui confirmar após pedir no balcão, por exemplo. Não consigo autenticar-me no site da loja do cidadão, não consigo associar o cartão ao site… problemas que não tive no XP.

    2. Avatar de Daniel Ferreira
      Daniel Ferreira

      Só agora tentei associar o cartão. Win7 c/ IE9 não consegui mesmo depois de tentar tudo o que li, Vista c/ IE9 o mesmo. Só consegui quando desinstalei o IE9 no Vista e com o IE8 consegui à primeira.

  25. Avatar de cenas
    cenas

    a unica coisa que gosto no CC era o antigo nome dele 😀
    “cartão único” era tão mais porreiro….em vez de andar-mos com CC para aqui e CC para ali era CU por todo o lado…

  26. Avatar de wolf
    wolf

    A ideia é boa mas é cara para car… cartão, leitor papeizinhos com senhas etc. Se era para ser mais simples, então foi um falhanço!

  27. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Gostei deste post. Bastante informativo.

    No entanto podiam fazer um tutorial em como assinar um PDF com o cartão de cidadão.

    Ja tentei assinar e nunca consegui fazê-lo de uma forma correta.

  28. Avatar de Zarluk
    Zarluk

    Enfim, bastaria que, à semelhança de outros países, publicassem as sources dos programas. Eu até nem me importava de os compilar e, eventualmente, corrigir um bug ou outro 😉

    Mas não, temos de rezar 3 Pai Nossos e 6 Avé Marias antes de conseguir usar a ‘coisa’ com sucesso 🙁

  29. Avatar de Dinizulu
    Dinizulu

    Tenho o leitor SCR3310v2.0 e não consigo assinar nada com ele, pois na hora de assinar pede para inserir o Smart Card.
    Instalei no win7 – 32 bits e 64 bits e o resultado é o mesmo utilizo o Firefox, ligo o leitor ao PC é reconhecido pelo sistema do Win7, quando introduzo o CC no leitor consigo ler todo o seu conteúdo, aparece a fotografia, vejo a morada com introdução do respetivo pine, mas se for ver agora ao sistema do Win7 o Smatr Card tem um triângulo amarelo, e se pedir para assinar um documento abre a janela, e quando carrego na tecla para assinar pede para introduzir o Smart Card.
    Já li tudo que encontrei já vi os FAQs, e ninguém diz nada sobre o assunto. Já baixei os Drives do site que vem mencionado no manual do leitor, mas piorou quando instalo esses Drives a partir desse momento já não consigo ler mais nada no CC, tive que desinstalar os ditos.
    Se alguém poder dar uma ajuda agradeço desde já.

  30. Avatar de António gama
    António gama

    como posso compare este aparelho gostava de saber o preço

  31. Avatar de J. Silva
    J. Silva

    As Câmaras Municipais há muito que têm as ferramentas necessárias para utilização do CC tanto por parte dos munícipes como dos funcionários (login no ERP e assinaturas digitais em documentos).
    Isto para quem tem software AIRC.
    Nem sempre usam, mas isso já é outra história 🙂

  32. Avatar de Filipe

    Boa tarde

    Estou a desenvolver um software que irá buscar algumas informações directamente ao cartão do cidadão, alguém conhece algum componente para Delphi que faça isso, ou então de que forma é possível ler dados do cartão do cidadão e importar para a bd.

    Abraço

    1. Avatar de pedro
      pedro

      ando a procura do mesmo. Ja encontraste alguma coisa

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Boa tarde Pedro não cheguei a conseguir importar os dados, no caso de conseguires informa pf. um abraço

  33. Avatar de Filipe Nunes Rodrigues
    Filipe Nunes Rodrigues

    Para quem viaja de avião acho que foi um excelente ideia, para que raramente viaja não vejo a necessidade ou utilidade.
    Mas também sou a favor que as coisas evoluem…

  34. Avatar de Edgar
    Edgar

    Boa tarde a todos! Estou fora do pais a trabalhar e comprei um desses leitor de cartoes para poder cancelar a matricula de uma viatura. Agora deparo-me com esse problema do PIN não sei onde o coloquei.. Alguém tem uma solução que possa ajudar? Cumprimentos

  35. Avatar de Joana
    Joana

    ola, gostaria de saber como posso obter de novo os códigos do cartao?, visto que os perdi.

    1. Avatar de Vítor Nogueira
      Vítor Nogueira

      Joana não tem forma… terás de tirar um novo cartão se não sabes teus códigos…

  36. Avatar de Filipe Feliciano

    Boa noite,
    preciso de ajuda, adquiri um leitor de cartões para usar o cartão do cidadão e agora quis usar e fiz a instalação do sistema Mac-Leopard e correu bem e pior foi depois pedir para instalar no Porta-Chaves do Cartão de Cidadão e aí já não encontro o Certificado de Autenticação. O que é que posso fazer?

    Agradeço a ajuda.
    Filipe Feliciano

    1. Avatar de paul crocker

      O certificado de Autenticação do Cartão de Cidadão está sempre no seu cartão de cidadão. Uma copia do certificado publico pode ser feito para instalar por exemplo no windows keystore (a aplicação trayapplet poderá fazer isto) ou no keychain do mac/linux . A aplicação que vem com o middleware official também poderá fazer a copia (pteidgui).

  37. Avatar de paul crocker

    Para ler os dados do cartão do cidadão no seu Android. Uma aplicação da Universidade da Beira Interior. http://cc.di.ubi.pt/?op=paginas/android.html

  38. Avatar de Miguel Pinto
    Miguel Pinto

    Queria saber s departamentos de atendimento ao cidadão são obrigados a ter o dito leitor,pois numa junta d freguesia por n terem o leitor n m ‘podem’ ajudar…a existência do leitor acabava com as duvidas….

  39. Avatar de Luisa Roberts
    Luisa Roberts

    Não consigo obter resposta à simples pergunta. Onde posso renovar o Cartão de Cidadão ( CU ) – Zona de Cascais

  40. Avatar de Jose´F. Silva
    Jose´F. Silva

    O CC apenas veio interessar ao mundo dos informáticos e dos jovens amantes das novas tecnologias. Pretendeu-se dar-lhe funções que ultrapassam o conceito de cidadania, i. é, como cidadão deste país, tenho direito (e a obrigação) a uma IDENTIDADE, devidamente registada após o meu nascimento e que me acompanha toda a vida e me identifica. Tudo o resto são tentativas de cruzamento de dados, são conveniências para os serviços que nos são prestados (saúde, finanças. segurança social) geridos por entidades públicas e que até têm tendência a sr privatizadas) e que não têm a ver com o direito constitucional de identificação como cidadão do país. São serviços apenas. De resto, para as pessoas acima da meia idade, (como eu) é ilegível, tem coisas que só se lêm com lupa e tudo o resto não é utilizado. Por outros lado são cada vez mais as entidades que constroem bases de dados a partir do NIF que se tornou na practica o famoso número único que que se pretendeu evitar há uns anos. A produção, através de umas máquina fotográficas “à la minute” dá como resultado uma foto tipo cadastrado ou condenado…

  41. Avatar de Rita
    Rita

    Boa tarde,
    gostaria de saber se o leitor miniLector EVO permite assinaturas. Quando tento, diz que o pin está bloqueado mas acabei de levantar o CC, nunca foi usado antes.

    1. Avatar de Jose A Cristóvão
      Jose A Cristóvão

      Eu tenho o miniLector EVO e funciona (após o ter reinstalado bem como os drivers). No entanto continuo a não conseguir assinar digitalmente com o CC, “diz” sempre que os certificados não estão disponiveis. Julgo que é um probema de “diálogo” com o sistema operativo (tenho o W7). Tenho conseguido assinar PDFA mas num portatil (que tem o W8 32 btis e com o firefox). Depois de muito penar vou mesmo desinstalar o W7 e por o W8.1.

      1. Avatar de PAUL CROCKER
        PAUL CROCKER

        o problema pode ser q o tray applet não esteja a copiar os certificados para o cert. store do Windows. .pode fazer isto manualmente usando a application do cc..na parte da visualizar dos certs… também pode tentar reinstalar o middleware do estado e verificar as opções do tray applet… mudar para w8..do w7 ..pode dar lhe outros chatices

        1. Avatar de Jose A Cristovão
          Jose A Cristovão

          Obrigado, mas por ora (já) não vou fazer isso, na medida em que subsitui mesmo o W7 pelo W8.1. e….tudo (já) está a funcionar!

  42. Avatar de Carlos
    Carlos

    Boa tarde a todos, seria possível por favor informar quais os serviços que o leitor de cartões permite. Obrigado

  43. Avatar de António
    António

    Se o meu cartão caducar, consigo renovar com o aparelho? Obrigado

  44. Avatar de JBC
    JBC

    Quando uso o CC para assinar um documento a assinatura dá, logo à partida, a indicação que “o documento já foi alterado ou danificado desde a aplicação da assinatura”
    Alguém conhece a razão deste comportamento ?
    Obrigado