Disponíveis várias actualizações da Apple

73 Comentários

Esta semana era de grande expectativa para todos os que têm dispositivos Apple. Esperava-se a saída do iOS5, com todas as novidades que tinham sido apresentadas.

Depois de ontem ter sido disponibilizado para download a nova versão do iTunes, necessária para que pudessem fazer essa actualização, passámos do dia a visitar frequentemente os servidores da Apple à procura de novidades.

E essas novidades apareceram, excedendo as expectativas e trazendo outras novidades.



Todas as novidades que foram lançadas hoje giram em torno de outro serviço que a Apple tornou público ontem, o iCloud. Na verdade, para além de actualizações e melhorias já esperadas, a Apple teve de preparar os seus sistemas operativos para que se pudessem integrar com o iCloud.

Assim, todos os que têm a nova versão do Mac OS X, o Lion, vão-se deparar com duas actualizações. A mais importante dela é a versão 10.7.2 do Mac OS X, que, tal como dito antes, para além de correcções ao sistema operativo, prepara-o para a completa integração com o iCloud. Surgiu por exemplo o Find my Mac, uma ferramenta que, tal como o Find my iPhone, dá a conhecer a posição geográfica do vosso Mac.

Naturalmente que podem ainda encontrar para actualização a mais recente versão do iOS, a 5. Esta versão foi apresentada na última KeyNote e traz mais de 200 melhorias e novidades, segundo a Apple. As novidades que o iOS 5 traz foram já apresentadas aqui no Pplware, no dia da KeyNote. Podem encontrá-las neste artigo.

Instalem então as novidades da Apple e digam de vossa justiça. Tudo parece começar a girar em torno do iCloud e a Apple começa a levar os seus utilizadores para a Nuvem!

Para obterem as novidades devem actualizar primeiro o iTunes no vosso Mac ou Windows e depois então tratem de colocar a versão 5 do iOS no vosso iDevice. As novidades para o Lion, necessitam apenas que verifiquem a necessidade de actualização.

A Apple tem estado também a lançar algumas novas aplicações para iOS, também elas apresentadas na KeyNote. Já aqui apresentámos a primeira, o Find My Friends, AirPort Utility… entre outras que estão a ser disponibilizadas.

Depois de uma KeyNote que muitos consideraram pouco conseguida, a Apple começa a disponibilizar tudo o que apresentou como novidades. Pode ser que agora que, ao terem contacto com essas novidades, os utilizadores vejam realmente o potencial do que foi apresentado.

Artigos relacionados

Homepage: Apple

Partilhar:
Tags:

Comentários

73

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago Veríssimo
    Tiago Veríssimo

    Boas!

    Fiz as actualizações da Apple para o Mac e tudo bem. Fui fazer a do iOS 5 e deu-me 2 vezes erro no servidor, à 3a tentativa lá consegui começar, mas após isso o iPhone entrou em modo recuperação e agora não estou a conseguir recuperar pelo iTunes!

    Não fiz Jailbreak ao iPhone. Que eu posso fazer? Já tentei milhentas vezes fazer recuperação pelo iTunes e nada!!!

    1. Avatar de Vítor M.

      Calma, um dos erros que ter surgido, o 3200, deve-se ao facto dos servidores da Apple estarem congestionados e quando o teu iPhone tenta certificar o ID na Apple, recebe como retorno o erro. Tenta mais tarde um pouco e verás que fica a funcionar.

      Caso não consigas, segue este post:

      https://pplware.sitedev.pt/apple/nao-espere-instale-ja-o-ios-5-no-seu-iphone-ipad-ou-ipod-touch/

      A versão que aí está é a final.

    2. Avatar de Tiago Veríssimo
      Tiago Veríssimo

      Caso aconteça a mais alguém o que fiz foi:

      Desactivei a firewall, fechei o iTunes e corri o comando no Terminal como Administrador:

      dscacheutil -flushcache

      E funcionou a recuperação, agora vamos ao iOS 5…

      1. Avatar de Vítor M.

        Importante essa informação sim senhor.

  2. Avatar de António Borges
    António Borges

    Já instalei em todos os meus equipamentos (MacBook, iMac, iPhone, iPad) e é realmente fantastico! super simples e rápido! Agora é só esperar pelo lançamento do iPhone 4S

    Cumprimentos

  3. Avatar de TrollmaN
    TrollmaN

    Done 🙂

  4. Avatar de TGRIP
    TGRIP

    Bons dias.
    A minha dúvida é, como retirar as aplicações todas do screen do meu Ipad que o IOS 5 pôs.
    São montes delas que eu não uso para nada e não gosto de ter o visor principal cheio de apps não removíveis. (Mensagens, Lembretes, iTunes, FaceTime, Quiosque)
    Gosto das coisas limpinhas =P

    Muito obrigado pelo o vosso trabalho.

    1. Avatar de Vítor M.

      Mete tudo dentro de uma pasta.

      1. Avatar de Tiago Dias

        Exacto… Embora não se possam eliminar, podem ser todas colocadas dentro de uma pasta.

        A única que não se pode colocar em pastas é o Quiosque, porque trata-se já de uma espécie de pasta (e abre como uma).

        1. Avatar de TGRIP
          TGRIP

          Muito obrigado por esta dica, não conseguia por em pasta, e pensáva que não dáva…. Por causa do quiosque.

          Cumps

        2. Avatar de aver
          aver

          Esse também se consegue. Cria-se um pasta arrastando um símbolo para cima de outro. Enquanto a pasta treme arrasta-se para lá o símbolo do Quiosque.
          http://techcrunch.com/2011/10/13/how-to-hide-newsstand-icon-in-a-folder/

    2. Avatar de Hugo Cura

      No iOS falta um launcher (acima da lista de aplicações), com homescreens e eventualmente widgets. Só assim cada utilizador tem tudo organizado como mais gosta (e não igual a todos os outros) e com mais conteúdo além de apenas ícones e ícones dentro de ícones.
      Lá para o iOS 6 aparece isso 🙂

      1. Avatar de Tiago Dias

        Em relação aos widgets, sim, dão jeito para acesso rápido à informação, mas duvido que alguma vez implementem isso como está feito no Android. Mas não há dúvida que mais cedo ou mais tarde vão ter que arranjar forma de dar acesso mais rápido às informações (já começaram agora, levemente, com o iOS 5).

        Quanto aos ícones e sua organização, gosto da forma como é feita no iOS, cada um organiza os ícones como quiser :). Mas claro, isso é uma questão de gosto pessoal, no entanto não é algo que seja imprescindível mudar.

        Uma coisa que continuo a não perceber porque não é implementada, é o acesso rápido ao activar/desactivar de conectividades. O SBSettings no cydia funciona perfeitamente, até já têm uma actualização para a integração com o centro de notificações, e a Apple continua a teimar não permitir isso nativamente, o que é uma estupidez. Tal como puseram informações meteorológicas e financeiras no centro de notificações, não lhes custava nada por um “SBSettings oficial” também… Isso sim é uma necessidade, mais até que widgets!

  5. Avatar de Pedro

    Bom dia a todos, ontem a noite tentei actualizar o IOS5 no meu iphone 4 mas depois de tentar 3 vezes desisti, dava-me sempre um erro: “An internal error occurred”

    Alguém teve este problema?

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim, tenta mais tarde, li que haviam alguns casos desses e era devido á demora na resposta dos servidores da Apple em validar o ID do iPhone.

    2. Avatar de Tiago Dias

      Ocorreram muitos erros desse género ontem.. eram milhões de iDevices a ser actualizados, os servidores ressentiram-se.

      Eu cheguei mesmo a ficar com o iPod em modo de restauro durante umas horas, mas é uma questão de irem tentando até estar menos concorrida a actualização 😛

  6. Avatar de ruimgp
    ruimgp

    Dá para o Snow Leopard?

  7. Avatar de Tiago
    Tiago

    Boas…

    Para quem não tem apenas “idevices” vale a pena usar o icloud para sincronizar calendários, contactos, etc? Não é melhor sincronizar directamente à conta da google? Que vos parece?

    1. Avatar de Vitor Santos
      Vitor Santos

      Se quiseres sincronizar entre Macs ou Mac e Windows (com o Outlook instalado), penso que vale a pena.. No meu caso, corrigo um problema que tinha com o Hotmail (o correio não era devidamente sincronizado em todos os meus PC’s).. 🙂

  8. Avatar de Rui
    Rui

    E onde está a versão do ICloud para instalar em Windows?? Alguem sabe?? Já existe?? Obrigado

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Obrigado a todos.

    1. Avatar de Vitor Santos
      Vitor Santos

      iCloud para Windows -> http://support.apple.com/kb/DL1455

      😉

  9. Avatar de Ryan
    Ryan

    O iCloud esta muito parecido ao Ubuntu One. Pode ter umas funcoes a mais mas o conceito e o mesmo. Eu testei o Ubuntu One e quando tiver um bocadinho vou ver o tal iCloud. Nao estoua a gostar de ver essa coisa de localizar a minha maquina. Pode dar jeito e verdade mas ja chega de ver o telefone a ser seguido e agora tambem o MAC… nao, nao pode. E verdade que mesmo sem ter iCloud e possivel “seguir” o computador. De qualquer das formas o que tenho no Ubuntu podem tirar-me tudo o que la tenho que ficam na mesma. Nao vao la encontrar nada de interessante.
    A Apple o que tem de melhor e o marketing. Vende fazendo parecer que ha por ai qualquer coisa mesmo de novo quando ja existe por ai SkyDrive, Google Docs, dropbox e outros.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Eh, a diferença entre o iCloud e os que disseste é que é automático.

      Se bem que automático também já o Windows Live Mesh.

      A diferença é que o iCloud é mais completo, de certa forma é o Windows Live Mesh+ActiveSync+Windows Live Outlook Connector.

      1. Avatar de Andre
        Andre

        A Google Account no Android faz isso também,
        Calendários, emails, livros, documentos, contactos, … tudo na rede que sincroniza com todos os aparelhos Android com a nossa Google Account.

        Nada de novo a não ser para quem nunca teve um serviço destes…

    1. Avatar de aver
      aver

      Não é erro, vai ser lançado um iPhone 4 de 8GB. A curiosidade é quanto ao preço/condições das operadoras.

      1. Avatar de Tiago Dias

        Eu já perdi esperança de ver boas ofertas em tudo o que seja iPhone, mesmo neste de 8GB. Ou são caríssimos sem contrato, ou são baratos e com contrato caríssimo… nunca foge muito disso..

        1. Avatar de Ryan
          Ryan

          Ha alguma coisa de baixo custo na Apple? Eles querem fazer-se passar por uma marca Premium ou de luxo ou como quizeres chamar. o perfil de quem compra este produtos passa por pessoas que gostam de tecnologia ou por alguem que gosta de estar na moda.

          1. Avatar de Tiago Dias

            É e não é.

            Concordo com o que dizes, mas acrescento também a culpa das operadoras, que se aproveitam nos contratos). Nos EUA os valores dos contratos são mais baixos, e têm níveis de ordenados maiores. Aqui no nosso país, como o pessoal é todo rico e nem há desemprego, ganhamos menos e temos as coisas mais caras 😀

    2. Avatar de Cristiano
      Cristiano

      Procura sobre os anuncios e depois perguntas se foi erro ou nao, penso que será melhor…

      NAO nao é erro, a apple vai lançar um iphone de mais baixo custo.

      Quero ver é se a vodafone tambem adere a ele.

  10. Avatar de mig
    mig

    Bom dia ppl

    Tenho um ipod 2G, não há nada que “possa fazer” para ter icloud? É que a apple já não actualiza este device!

  11. Avatar de Tiago
    Tiago

    Tento actualizar o meu MBP e dá um erro inesperado quando vai reiniciar para instalar…

    O download fiz sem problemas.

  12. Avatar de Visitante
    Visitante

    Para se ter acesso à iCloud é preciso ser cliente Apple?
    Cumprimentos.

    1. Avatar de lourenço
      lourenço

      deixa-me explicar as coisas desta maneira:

      se para seres cliente apple, precisas de ser cliente apple, então a resposta a tua pergunta é sim!….

      mas n precisas de ter necessariamente nenhum idevice, seja ele macintosh, ipad, itouch, iphones, ipods, itunes… etc..

      ou seja, podes só aceder ao site: http://www.icloud.com e criares 1 conta e usar o acesso a coisas pelo site…,

      mas deixa-me que te diga, que se o teu objectivo é não ser cliente apple, e por acaso quiseres usar icloud, sendo o icloud 1 serviço da apple, automaticamente passas a ser cliente apple…,

      1. Avatar de Visitante
        Visitante

        Não é por vir a ser cliente Apple, o caso é que sempre quis ter algum iDivice mas para já ainda não tive posses monetárias para ele, de qualquer forma adoro os serviços Apple, vi o video de funcionamento da iCloud no site oficial e simplesmente achei fantástico.
        Já reparei que dá para usar em Windows, de qualquer forma, um muito obrigado pela informação que me deste.
        Este serviço é gratuito se percebi até aos 5Gb é isso?
        Cumprimentos.

      2. Avatar de Tiago Dias

        lourenço, as coisas não são bem assim.

        Para se usar o iCloud é necessário ter um Apple ID e configurar o mesmo num iDevice com iOS5 ou num Mac com OSX Lion.

        “To use iCloud, first set it up with your Apple ID on a device with iOS 5 or a Mac with OS X Lion 10.7.2.”

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Se não tens nenhum iDevice para que é que queres o iCloud?

      No Windows tens o Windows Live Mesh que faz essencialmente a mesma coisa (até o limite de 5GB no SkyDrive é igual).

      No Ubuntu tens o Ubuntu One.

      1. Avatar de Visitante
        Visitante

        hmm. Tens razão, obrigado pela explicação.
        Cumprimentos.

  13. Avatar de Rui
    Rui

    AJUDA:
    O Icloud cria o seu proprio calenário que depois apareçe no outlook como calendário Icloud. Mas eu já tenho o calendario base do outlook. Agora no outlook quando agendo algo, agendo no calendario que ja tinha. Sendo que o que sincroniza com o iphone é o icloud, o que agendo no normal não me apareçe. Podem pensar: “ok, entao agenda no outlook no calendario do icloud e ja te apareçe no iphone.”
    Certo, mas o problema é que quando alguem marca uma reuniao comigo e me envia o convite da reuniao, eu aceito a mesma e vai sempre parar ao calendario geral do outlook e portanto nao fica no calendario icloud.

    Cumprimentos e obrigado.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Eh…

      E se receberes os emails com as marcações das reuniões também no iPhone? Se depois as aceitares também aí, não ficam na agenda do iPhone (e consequentemente no iCloud)?

    2. Avatar de Paulo Angelim

      Amigo Rui, estou com o mesmo problema e não sei como resolvê-lo. O Outlook não permite que façamos qualquer alteração no calendário do Icloud no PC. Só aceita se fizermos a alteração a partir de um dispositivo Apple, como Ipad ou Iphone. É ridículo!

  14. Avatar de André Correia
    André Correia

    Boas
    Expliquem-me uma coisa: o novo ios5 não nos ia permitir também receber os relatórios de entrega das mensagens (SMS) ?
    Alguém me pode explicar?
    Abraços

    1. Avatar de Vítor M.

      E permite, desde que o destinatário também o permita.

      1. Avatar de André Correia
        André Correia

        Ou seja, só funciona de iphone para iphone certo?

        1. Avatar de Vítor M.

          Sim e se isso estiver activo.

          1. Avatar de André Correia
            André Correia

            Pena não ser para qualquer telemóvel.

  15. Avatar de Valter Pinho

    Digam-me…essa actualização do iPhoneOS 5 já tem a funcionalidade de “Crossfade” no leitor de música tal como tinha o iPod Nano 4G ?

  16. Avatar de mig
    mig

    Bom dia ppl
    Tenho um ipod 2G, não há nada que “possa fazer” para ter icloud? É que a apple já não actualiza este device!

  17. Avatar de Bónus Betclic

    Boas,
    Estou a ter problemas de envio de emails pelo Mail.app com a conta @me.com. Diz que o servidor está offline. Presumo que seja derivado à sobrecarga dos servidores.
    Alguém tem o mesmo problema?

    1. Avatar de Bónus Betclic

      No entanto, se enviar directamente pelo iCloud, os email são enviados…

  18. Avatar de Melo
    Melo

    Boas!
    Possuo um iPhone 3Gs e gostaria de saber se posso instalar o IOS 5 . Li num forum de que após a instalação do 5.0 o VoiceOver ficou lento. Como portador de deficiência visual tenho receio de ficar apeado.
    Cumps.
    Melo

  19. Avatar de Filipe
    Filipe

    Problema: fiz o upgrade para o iOS5 e agora não consigo recuperar o backup que tinha, ou seja, não consigo recuperar contactos, fotos, emails, etc. Como calcularão estou bastante preocupado (e furioso, claro). Já fiz pesquisas pela net e parece haver um número elevado de pessoas com o mesmo problema. Alguém tem esse problema? Mais importante ainda, alguém já se cruzou com uma solução?
    Muito obrigado.

  20. Avatar de Pedro Oliveira
    Pedro Oliveira

    Actualizei o meu iphone 4, há cerca de meia hora. O processo foi rapidíssimo, tanto de download como de instalação. Ainda não vi com atenção, mas a interface contínua fluída, sem lags.

    Como estava a ver que os servidores iam ficar assoberbados de trabalho, preferi esperar para esta tarde.

    De todos modos, se verificar algo de estranho comunico.

    Cumps

  21. Avatar de efe
    efe

    O STANZA (que para mim é o melhor ebook reader) não funciona no IOS 5.
    Estou a testar outros ebook readers (o ibook é muito básico), mas até agora nada chega á altura do Stanza …

  22. Avatar de beta-v
    beta-v

    Boas,

    actualizei o meu MBP e activei a conta iCloud, agora passo a ter uma conta de utilizador… Não consigo remover nas opções/definições de utilizadores, a conta de utilizador convidado só desaparece e terminar sessão do iCloud.

    Há como desactivar a conta de utilizador convidado mas manter o iCloud activo?!

    Cumps

    1. Avatar de beta-v
      beta-v

      *convidado só desaparece se terminar sessão do iCloud

  23. Avatar de Tiago C.
    Tiago C.

    Bem pessoal, fui so eu k vi que os icones do launchpad estao MAIORES ? …nignuem viu isso, no update da Apple? …..
    Bem eu gostava de diminuir um pouco o tamanh, preferia como antes. Posso dizer que sou um apple fanboy….mas dois tiros, dois melros……um no iOS….sem geolocalizaçao nos lembretes 🙁 ….e agora, launchpad….mais alguma coisa Apple? 🙁

  24. Avatar de NT
    NT

    Boas,

    Só me pergunto, quando é que sai a atualização para bloquear os certificados da ‘diginotar’ todos os outros (microsoft, mozzila, google e afins) já o fizeram e a “Maçã” continua sem sequer falar no assunto.
    Já agora para que quiser saber mais http://en.wikipedia.org/wiki/DigiNotar

    1. Avatar de NT
      NT

      Para correcção… Já actualizaram o MacOS ficando apenas de fora o IOS..

  25. Avatar de ruimgp
    ruimgp

    Não consigo compreender (ou será que consigo?!?) o facto de não ser compatível com o Snow Leopard e ter uma versão para o Windows! Enfim, cada vez mais a Apple me desilude…

  26. Avatar de Valter Pinho

    Ainda ninguem me consegue dizer se esta nova versão tem ou não crossfade ???? Pessoal, basta irem às definições de “Música” ou “iPod” e verificarem se lá tem na área “Reprodução” ou “Geral” essa opção de Crossfade

    1. Avatar de Pedro Simões

      Eu não a encontrei onde disseste…

  27. Avatar de Tiago
    Tiago

    Tento actualizar o meu MBP e dá um erro inesperado quando vai reiniciar para instalar…

    O download fiz sem problemas.

    Alguém?

  28. Avatar de mig
    mig

    TO: Vitor M.

    Bom dia ppl
    Tenho um ipod 2G, não há nada que “possa fazer” para ter icloud? É que a apple já não actualiza este device!

  29. Avatar de Melo
    Melo

    Boas!
    desculpem a insistência, mas gostaria de saber o seguinte:
    1 – Posso instalar o OS5 no iPhone 3Gs sem causar problemas, nomeadamente, uma maior lentidão?
    2 – Tudo o que tenho atualmente no iPhone permanecerá após a instalação do novo IOS 5?
    3 – O número de apps instaladas no iPhone influência o seu desempenho, mesmo quando não as estamos a utilizar?
    Desde já o meu obrigado pela ajuda.
    Cumps.
    Melo

    1. Avatar de Vítor M.

      O iOS 5 no 3GS está mais optimizado do que o actual que tens, presumo que seja o 4.3.5. Vais gostar do desempenho.

  30. Avatar de mig
    mig

    Bom dia ppl

    Tenho um ipod 2G, não há nada que “possa fazer” para ter icloud? É que a apple já não actualiza este device!? Ja tinha colocado esta questão anteriormente, sorry!

  31. Avatar de Luis Caldo
    Luis Caldo

    Olá a todos fiz a actualização do Iphone 4 mas não tenho todas as funcionalidades a funcionar , aconteceu a mais alguém?

    1. Avatar de Vítor M.

      Deves ter tudo, diz-me o que achas que não tens sff que eu digo-te onde as podes encontrar.

      1. Avatar de Luis Caldo
        Luis Caldo

        botao da camara no ecrã bloqueado
        central de notificaçoes , não aparecem por segundos
        quando estou a usar uma aplicação na parte superior do ecrã

        1. Avatar de luis caldo
          luis caldo

          Já descobri tenho tudo azelhvce minha Obg