Bloquear o computador com o telemóvel

14 Comentários

Quando li este artigo no Lifehacker a primeira reacção foi sorrir. Foi porque é uma ideia muito interessante, básica e simultaneamente exequível.

Na prática é como estar frente ao portátil, a máquina sabe que estamos ali, se nos ausentarmos o sinal bluetooth deixa de chegar ao computador, este depreende que nos ausentamos e ordena ao Windows que execute o WIN+L.

É verdade, bloqueia a máquina por não receber o sinal do nosso telefone. Claro que se o alcance do telemóvel, ou PDA, for grande, se a antena do portátil permitir uma excelente recepção, podemos não o bloquear mesmo estando já longe da máquina!

Agora a ideia é de facto muito interessante.

Blue Lock é uma aplicação open source para Windows que permanentemente monitoriza por proximidade o sinal Bluetooth emitido pelo seu telefone. Caso esteja fora do alcance de recepção de sinal, o pc bloqueia o acesso ao seu conteúdo, somente quando voltar ao alcance do sinal, este fica novamente disponível.

Caso o alcance seja satisfatório, então terá uma aplicação que o protege dos olhares alheios, pode vaguear em segurança que o seu portátil estará a salvo dos bisbilhoteiros.

Para Mac existe o Home Zone, que faz também este serviço mas permite um vasto leque de outras fantásticas opções. Será motivo de um futuro post provavelmente.

Pessoalmente não consegui testar, a versão não corre no Vista, pelo menos não consegue encontrar o dispositivo Bluetooth, como podem ver na imagem, se alguém o conseguir pode deixar nos comentários as impressões e resultados.

Licença: GNU
Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista
Download: Blue Lock [251.22KB]
Homepage: Blue Lock

Partilhar:
Tags:

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Guerreiro
    Guerreiro

    De facto é bastante interessante, digmaos que é algo diferente, escusamos de nos preocupar se nos esquecemos de bloquear o PC ou não, basta andar com o télemovel no bolso.

    Muito interessante.
    Cumps

  2. Avatar de Gohwisk
    Gohwisk

    Problema é esquecer o telemóvel ao lado do portatil.

  3. Avatar de Edufer
    Edufer

    Isto só funciona em portatteis??
    Eu tenho um adaptador no meu pc e agora pergunto uma coisa…
    Se alguem sacar o adapatdor o pc continua blokeado certo??

    è q era isto memo q eu andava a precisar..hehe

    Abraços e bom fim de semana

  4. Avatar de Pedrokas
    Pedrokas

    E caso uma pessoa perca o telemovél ou seja assaltado?
    Como fazer depois? LOL
    Parece ser uma aplicaçao engraçada e inovadora.

    Abraços

  5. Avatar de Tiago
    Tiago

    @Pedrokas, nesse caso é só meter a password 😉

  6. Avatar de BlinZK
    BlinZK

    Esquecer o telemóvel no emprego, seria uma grande chatice! 😛
    Para alem disso, parece-me pouco pratico. O PC teria que ter o bluetooth sempre em acção. Para não falar do telemóvel, que ficaria sem bateria em pouco tempo.
    Como ideia experimental, acho engraçado 🙂

  7. Avatar de marquesb
    marquesb

    E se faltar a bateria ao telefone?! :))

  8. Avatar de Duarte
    Duarte

    Não é um conceito novo. Aliás, é tão antigo como o bluetooth pois com o aparecimentos dos primeiros telemóveis com esta tecnologia surgiu a adaptação de sistemas semelhantes para funcionar com telemóveis. Tenho ideia de ter sido com o Nokia 6600. Dependendo tipo de trabalho pode ser útil mas…

    Existe o mesmo sistema mas com um emissor que trazemos no bolso, dispensando assim o telemóvel! No entanto torna-se chato o bloqueia e desbloqueia sempre que temos que ir buscar algo.

  9. Avatar de Miguel Machado

    É sem duvida uma ideia bastante interessante…O mal é que tanto a bateria do telemovel como a bateria do próprio computador sofrem bastante com o uso permanente do Bluetooth.

    Fico a espera do post para Mac. De momento uso o IalertU, que esta bastante engraçada, apesar de lhe dar pouca utilidade…

    http://www.youtube.com/watch?v=Imd1fh04T_8

  10. Avatar de Miguel Machado

    É sem duvida uma ideia bastante interessante…O mal é que tanto a bateria do telemovel como a bateria do próprio computador sofrem bastante com o uso permanente do Bluetooth.

    Fico a espera do post para Mac. De momento uso o IalertU, que esta bastante engraçada, apesar de lhe dar pouca utilidade…

    http://www.youtube.com/watch?v=Imd1fh04T_8

  11. Avatar de Resgate
    Resgate

    Parabens pelo excelente post!!

  12. Avatar de carlos pedro
    carlos pedro

    n funcionou aki ele n acha o despositivo.

  13. Avatar de PEDROLAS112
    PEDROLAS112

    O PROGRAMA E MXM FIXE ATINU BUEX…….FIKEM BEM BGDA

  14. Avatar de helder franco
    helder franco

    helderxmx@gmail.com

    EU ja instalei a aplicação e não funciona! :S