BatteryCare 0.9.8 – Mime o seu portátil

51 Comentários

Após ano e meio de desenvolvimento, eis que chega mais uma versão renovada e cheia de novidades do BatteryCare. Este já conhecido utilitário, desenvolvido em Portugal por Filipe Lourenço, permite monitorizar todos os aspectos relacionados com a bateria do computador portátil e dispõe de funcionalidades que ajudam a maximizar a sua longevidade e autonomia.
Esta ferramenta vem preencher uma das lacunas do Windows, que é o quase desprezo por um dos elementos mais importantes deste aparelho. Simples e fácil de usar, além de leve e não intrusivo, é sem dúvida um “must have” para qualquer utilizador de computador portátil que deseje ter mais conhecimento sobre a manutenção e cuidados com a bateria.



Aproveitei um maior tempo livre nestas férias de verão e assim consegui nesta versão incluir muitas novidades, das quais destaco em primeiro lugar o novo painel de opções. Maior, mais simples e organizado e também moderno, em consonância com o estilo do Windows 7, este novo painel permite assim mais liberdade e expansibilidade no que toca à inclusão de novas funcionalidades. O design do painel de opções traça as linhas modernas que pretendo dar também ao restante programa, especialmente à janela principal que começa a não conseguir fazer juz à qualidade crescente apresentada pelo BatteryCare.

Nesta versão foram adicionados mais 3 novos idiomas: Checo, holandês e polaco.

Como novas funcionalidades destaco a possibilidade de desactivar a sidebar/gadgets em modo de bateria, no Windows Vista e 7 e também uma opção para o cálculo do tempo estatístico, conferindo mais liberdade ao utilizador.

Existe ainda a possibilidade nesta versão de configurar avisos baseados em tempo restante.

Finalmente uma das opções mais aguardadas é a de poder correr o programa no arranque em modo de Administrador, mesmo com o UAC activado. O UAC impede a leitura das temperaturas e a suspensão dos serviços e desta maneira contorna-se este problema, podendo o BatteryCare funcionar a 100% mesmo com o UAC activado.

Existe também a possibilidade de configurar manualmente, com toda a liberdade, as estatísticas relativas aos ciclos da bateria.

Quanto a correcções e melhoramentos, o programa está 33% mais leve na RAM e também no CPU, foram corrigidos alguns bugs e melhorados aspectos como o suporte em sistemas com Tipos de Letra grandes (120dpi) onde anteriormente o ícone de notificação ficava ilegível.

Existe também uma novidade nas leituras de temperaturas dos CPUs Intel, agora a temperatura é calculada com base num ficheiro CSV onde estão as configurações de cada CPU. Este ficheiro é editável, portanto se entretanto for lançado um CPU que não conste da lista, o utilizador pode adicionar manualmente. No entanto, a cada actualização esses dados são actualizados.

Quem quiser acompanhar mais de perto o decorrer do projecto, pode seguir-me nas páginas twitter ou facebook do projecto BatteryCare.

Ficam aqui então todas as novidades desta versão:

  • Novidade: Novo painel de opções com design e usabilidade melhorados.
  • Novidade: Desactivação automática da Sidebar/Gadgets em modo de bateria (Vista e 7).
  • Novidade: É possível ultrapassar as limitações do UAC e correr sempre em modo de administrador.
  • Novidade: Mais opções e configuração para ainda mais personalização.
  • Novos Idiomas: Checo, Holandês e Polaco.
  • Melhoramento: Melhor performance: 33% menos de consumo de memória e uso de CPU reduzido.
  • Melhoramento: Controlo total sobre as estatísticas dos ciclos de descarga.
  • Melhoramento: Melhoramento no sistema de suspensão dos serviços, agora impede a reactivação em modo de bateria.
  • Melhoramento: Compatibilidade total com toda a linha de CPUs Intel Core e Atom, incluindo os recentes Core i.
  • Melhoramento: Novo sistema de cálculo de temperaturas dos CPUs Intel, baseado num ficheiro CSV editável.
  • Melhoramento: Melhor suporte para sistemas com fontes grandes (120dpi), sobretudo ao nível do ícone de notificação.
  • Extensa correcção de bugs e outros ligeiros melhoramentos.

Abaixo as funcionalidades actuais do programa

  • Monitorização das descargas da bateria – O algoritmo avançado permite contabilizar com rigor quando é feito um ciclo de descarga completo. Quando é atingido o número configurado de ciclos de descarga, surge a notificação para a necessidade fazer uma descarga total;
  • Informação completa da bateria – Calcula de forma indutiva o tempo restante estimado em portáteis que se limitam a apresentar a percentagem de bateria. Mostra toda a informação detalhada sobre a mesma tal como nível de desgaste, capacidades, consumo, fabricante, etc;
  • Leitura da temperatura do CPU e do Disco Rígido – O BatteryCare monitoriza constantemente a temperatura do processador (CPU) e do disco rígido (HDD);
  • Comutação automática dos planos de energia – Consoante o estado de alimentação do computador, o BatteryCare permite seleccionar automaticamente o plano de energia que preferir;
  • Controlo sobre Windows Aero e Serviços exigentes – Permite desactivar automaticamente, durante a utilização da bateria, o tema acelerado graficamente e/ou serviços exigentes que contribuem para uma menor autonomia (apenas em Windows Vista ou superior). Assim que esteja ligado à corrente o tema e os serviços são repostos;
  • Informação na área de notificação – Disponibiliza um popup compacto contendo a informação essencial para monitorizar rapidamente o estado da bateria, carga actual, tempo restante, temperaturas e plano de energia activo;
  • Actualizações automáticas – Não existe a preocupação em fazer downloads de novas instalações, pois o programa actualiza-se automaticamente;
  • Leve e imperceptível no sistema – Dada a preocupação com a optimização do uso da bateria, o BatteryCare não interfere na performance do sistema pois apenas usa menos de 0,1% do Processador e Memória.

Peço a todos os que utilizem o programa que me contactem através do site se detectarem algum problema ou tiverem alguma sugestão.

Acerca do benefício da suspensão de serviços e do tema Aero em Windows Vista/7:
O serviço SuperFetch em conjunto com o ReadyBoost, no arranque do sistema ou no resumo da hibernação indexa os ficheiros mais usados durante cerca de 2 a 3 minutos. São estes minutos de intensa actividade no disco e processador que no meu caso consomem logo 5% da bateria sem necessidade. Assim, sempre que ligo o portátil e ele está em bateria, os serviços são suspensos e tenho esses 5% preciosos de autonomia.

A desactivação do tema Windows Aero em bateria também contribui para maior autonomia pois retira a carga sobre a placa gráfica que, ainda que esta seja mínima, consome energia.
Em ambos os casos, assim que se liga o portátil à corrente, os serviços são retomados normalmente e o tema Aero é reposto.

Sintam-se livres para fazer o download e espalhar pelos vossos amigos! E apoiem o software nacional!

Um muito obrigado ao Pplware por apoiar o meu trabalho.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/7 (x86 e x64)
Download: BatteryCare 0.9.8.0 [1.4MB]
Homepage: BatteryCare
Guia: BatteryCare

HTML clipboardNovidade: Novo painel de opções com design e usabilidade melhorados.

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de dajosova
    dajosova

    Vou experimentar primeiro. Depois comento. Obrigado

  2. Avatar de quatro
    quatro

    O que é nacional é bom

  3. Avatar de Pedro Pinto

    Sem dúvida um excelente trabalho…e português! Parabéns Filipe

  4. Avatar de António Mendes
    António Mendes

    “O que é Nacional é bom!”, mas este programa é mesmo bom.

    1. Avatar de António Mendes
      António Mendes

      Já agora, a partir de quantas (des)cargas é que o cálculo do tempo começa a ficar mais perto da realidade?

      1. Avatar de Filipe Lourenço

        Assim que descarregas 5%, precisamente porque a estimativa é baseada na utilização recente, os últimos 5%.

  5. Avatar de Ricardo Pereira

    Sim, é muito bom, mesmo! Do melhor para bateria/energia do pc.

    Mas deixo dois conselhos para todos os que tentam poupar a saúde da bateria do vosso portátil, querendo evitar o aumento do nível de desgaste da mesma.

    1 – Não usem a bateria do portátil;
    2 – Se usarem, nunca a carreguem até mais do que 90/95% e nunca a descarreguem até menos do que 30/35%

    A minha bateria estava com um nível de desgaste de cerca de 25% e efectuei uma descarga até aos 4/5% e carreguei-a até aos 100%, pensando que lhe iria fazer bem…
    Conclusão:
    Ficou com um nível de desgaste de 33,5%!

    Nas baterias mais antigas, ao efectuar o processo que eu fiz, está a dar-se-lhe saúde, mas nas mais recentes, acontece o contrário.

    Para quem perceber algo de informática, de certeza que me vai dar razão.

    Abraço.

    1. Avatar de Filipe Lourenço

      O desgaste já lá estava, só que o sensor estava descalibrado, mostrando-te erradamente um valor de desgaste mais baixo do que o real. Ao usares a quase totalidade das células descarregando até 5%, o que aconteceu foi que calibraste o sensor, fazendo com que este ficasse calibrado para a real capacidade física que as células retêm actualmente, que com o tempo só têm tendência a conseguir armazenar menos energia.

      Lê o guia presente no site do BatteryCare para ficares a perceber um pouco mais sobre baterias de iões de lítio, que pelos vistos ainda há umas noções que desconheces. 🙂

    2. Avatar de -_-'
      -_-‘

      Sou “alguém que percebe algo de informática”, e digo-te que estás errado.
      As baterias actuais não viciam. Podem é perder capacidade devido ao calor, e até ficarem descalibradas.
      Como o Filipe Lourenço disse bem, o desgaste já lá estava. De X em X tempo, deverás fazer descargas completas à tua bateria.
      O pplware colocou por aqui um artigo muito bom sobre este tema, há uns meses atrás.
      Conclusão, tens é que ter cuidado com o calor a que a bateria está sujeita. Esse sim, é o problema. O meu portátil aquece muito, a graças a isso a minha bateria actualmente só dá para 15, 20 minutos.

    3. Avatar de Hugo Cura

      Isso tem a ver com tudo, menos informática 😛
      Por isso é que erraste no diagnóstico.

        1. Avatar de Hugo Cura

          Segundo o que descreveste acima, descarregar até um nível 4/5% provocou um desgaste imediato de +8.5%, e então desaconselhaste que os utilizadores o fizessem.

          Ao dizeres isso está provado que não sabes o funcionamento deste tipo de baterias e muito menos passaste os olhos pelo guia antes de o escreveres (ou se passaste, não valeu de nada).

          1. Avatar de Ricardo Pereira

            Só ainda não tinha entendido o facto de a bateria já se encontrar desgastada mas só quando se efectuasse a descarga total é que se ia alterar o estado de desgaste da mesma para o estado real.

            Aconselhei os utilizadores por uma simples razão… Já devem ter ouvido/visto a notícia de que o Windows 7 notifica (“chateia”) o utilizador quando a bateria ultrapassa os 60% do nível de desgaste, dizendo que a bateria está desgastada, etc…

            Não efectuando as cargas e descargas totais, evita-se este tipo de chatices no Windows 7.

            E o conselho de retirarem a bateria, evita esse problema e evita o desgaste a nível de aquecimento.

            Desde já, peço desculpa se não me fiz entender.

  6. Avatar de jgonca

    [OFF-TOPIC]

    Apenas para avisar que o Galaxy Tab, da Samsung já tem site dedicado: http://galaxytab.samsungmobile.com/

    😉

  7. Avatar de Jorge
    Jorge

    Já utilizo à algum tempo e é um bom programa. só falta mesmo ter um botão pra fazer a calibração:D

    bom trabalho

  8. Avatar de fmc
    fmc

    Vou experimentar
    obrigado
    fmc

  9. Avatar de Pedro Garcia
    Pedro Garcia

    Só falta o Valor das temperaturas aparecerem na barra de notificações para não termos de passar o rato por cima do icon para ver as temperaturas, é que no meu caso ainda demora um pouco o PC mete-se a “pensar” uns 5 segundos”…

    Bom trabalho

  10. Avatar de NazgulTuga
    NazgulTuga

    Gostava de perceber onde é que os meus programas: “FilesTube API” e “Time To Go”, falharam. Ambos têm sistema de feedback, têm o e-mail, e por alguma razão, nunca recebi nenhum tipo de feeback sobre erros, a não ser, erros causados pelo próprio utilizador, por tentar fazer o impossível. Talvez fosse falha minha. Mas lembro-me perfeitamente de implementar erros no “time to go”, para ver se alguém dava com eles, e… ainda assim não recebia nada.

    Os meus trabalhos, aparentemente, não interessam a ninguém, ainda que seja diferentes do usual. Tal como o é este programa. Não percebo porque é que não os meus não tiveram furor nem feedback, e ainda assim haver gente, a descarrega-lo.

    Bom trabalho Filipe! 😉

    1. Avatar de STP
      STP

      Podias deixar link para o teu site. Gostava de ver esses programas.

    2. Avatar de António Mendes
      António Mendes

      Geez. Isso é que é resentimento.
      Quanto aos teus programas, “Time to Go”, fiz um semelhante à uns anos para mim, que o usava apenas para encerrar o pc depois dos downloads. Mas hoje em dia, a maioria dos downloads managers (and alikes) já tem essa opção, logo foi descartado e fora isso, a poucos interessa.
      Quanto ao teu “FilesTube Xml API”, só interessa para quem usa FilesTube, ou seja, uma mão muito pequena de pessoas.
      Uma das razões que não programo para o público geral é por falta de criatividade, de modo a me destacar dos outros, que também é o teu problema.

      E já agora, devianArt? Ao menos faz um site específico para isto, porque só encontrei os posts do pplware no google.

      1. Avatar de NazgulTuga
        NazgulTuga

        Todos os meus trabalhos estão no deviantart. –‘

        http://nazgultuga.deviantart.com/

        1. Avatar de António Mendes
          António Mendes

          Era exactamente isso que me estava a referir.
          Se meteres o teu programa ou o tipo de aplicação no google, tu não apareces(pelo menos na 1ª página).
          Agora, não achas que é mais indicado teres um website apenas para os teus utilitários? E que no mínimo seja em PT e ENG?
          Ou consideras que o devianArt é para o público em geral?

        2. Avatar de António Mendes
          António Mendes

          Continuando, deixa-me que te diga desse pormenor de pôres erros no teu programa de prepósito, que é muito mau, com essa mentalidade não vais longe.
          E se ninguém reclamou, ou o erro era mínimo e não se importam, ou ninguém o usa o suficiente para o notar.

          1. Avatar de NazgulTuga
            NazgulTuga

            Por acaso só o fiz no “time to go”, pela simples razão de ver se ainda assim, com erros, recebia feedbacks.

            Não te ponhas já com ideias, de que ponho erros em todos os meus programas!! –‘

    3. Avatar de Olly

      Não leves a mal mas…
      …pessoalmente o teu software (a mim) não me faz falta. Não tenho utilidade para ele. Ao contrário do BatteryCare que me é extremamente útil.

      Quanto ao feedback (ou falta dele), normalmente o utilizador normal não usa isso: se gosta do programa e ele funciona bem, óptimo. Se tem erros, empanca ou algo assim, apenas desinstala e vai à procura de outro. Não deves sentir-te menosprezado ou ferido no teu orgulho, é a vida.
      Se eu ficasse chateado de cada vez que o design de um sítio meu não fosse comentado/elogiado/criticado já tinha desistido há muito.

  11. Avatar de miguel71
    miguel71

    Descarreguei esta aplicação, mas no que respeita á temperatura indica-me sempre a mesma que é CPU: 59º.
    Eu tenho uma ventoinha ao lado do cp porque ele me aquece muito, quase que queima, por isso ligo a ventoinha, mas o valor é sempre igual (59), esteja quente ou frio.
    Alguém me pode ajudar!?

    1. Avatar de Filipe Lourenço

      Se o CPU não for um Intel Core Series ou um Atom, não é garantido que a leitura de temperatura seja 100% fiável.

      1. Avatar de oporto
        oporto

        Eu tenho um problema diferente:
        Já uso esta aplicação à algum tempo num eeepc 1000h, mas existe um bug no que respeita a leitura da temperatura do processador e do disco. Esta informação só é apresentada quando a aplicação é actualizada e enquanto o computador se encontra na mesma sessão, pois a partir do momento que reenicio o pc a informação deixa de ser apresentada…

        1. Avatar de Filipe Lourenço

          Vai ao novo painel de opções e nas Avançadas tens lá a opção de correr sempre como administrador. Marca essa opção e sempre que o programa arrancar automaticamente com o Windows e se a sessão respectiva pertencer a um utilizador administrador, terás o programa a funcionar a 100%.

      2. Avatar de miguel71
        miguel71

        Tenho o Intel Pentium Dual CPU T3400

        1. Avatar de Filipe Lourenço

          Então faz o seguinte:
          Na pasta: %appdata%\BatteryCare existe um ficheiro de log, envia-mo para batterycaresoftware [at] gmail.com para eu dar uma olhada.

          1. Avatar de miguel71
            miguel71

            Olha Filipe, hoje tentei abrir a aplicação mas não abre dá-me esta informação (is already running), já está em execução, mas não abre.
            o que achas que se passa!?

  12. Avatar de António Mendes
    António Mendes

    Staff do pplware, se puderem apagar o comment repetido, agradecia.
    PS: É normal demorar tanto tempo para ser um comment ser aprovado?

    1. Avatar de Ana Narciso

      Eliminado.

      É normal sim. O nosso sistema anti-spam às vezes bloqueia comentários a mais.
      Cabe depois a algum administrador “desbloquear” esse mesmo comentário. Como nem sempre andamos por lá, pode acontecer uma demora.
      Mas melhor assim do que sem anti-spam, pois não fazem a ideia do lixo que nos chega. 🙂

  13. Avatar de SamC
    SamC

    Excelente utilitário, já o uso há bastante tempo e é de louvar o profissionalismo do programador e a boa vontade em o colocar completamente freeware (sem publicidade).

    As novidades desta versão são óptimas, o facto da temperatura não aparecer caso não fossem dados os privilégios, era um dos motivos que não tinha o programa para correr automaticamente no arranque.

    Parabéns e continuação de bom trabalho

  14. Avatar de canelas
    canelas

    e para desktops?

    1. Avatar de canelas
      canelas

      lol pkê?? não me digam que só há este tipo de programas para portateis???

      1. Avatar de Hawk
        Hawk

        Ele serve para monitorar a bateria e desktop não as possui.

        1. Avatar de canelas
          canelas

          Tem juizo. Tb serve pra monitorizar a temperatura do portatil + o disco.

          1. Avatar de Hugo Cura

            Se era aí que querias chegar (:roll:) valia mais nem teres dito nada, uma vez que o programa consegue fazer isso nos desktops.

  15. Avatar de Xen0n
    Xen0n

    Software nacional e do bom. Uso e recomendo!

    Offtopic: iTunes 10 ja está disponivel pra download!

  16. Avatar de TGRIP
    TGRIP

    Não conhecia, mas já está no meu TOP 5 de aplicações para o meu EEEPC.
    Obrigado Filipe.

  17. Avatar de Emannxx

    Finalmente esta “8ª Maravilha de Portugal” conseguiu por fim às limitações do UAC. Os meus parabéns Filipe pelo trabalho duro.

    A nova janela de configuração está óptima!

    Uma sugestão: Se fosse eu, alteraria as “cores” da temperatura do CPU pois a 60 fica laranja e bastantes portáteis têm essa temperatura em normal funcionamento (60-70ºC), logo muitas pessoas menos dentro do assunto poderão ficar na duvida se o seu processador está a aquecer demasiado… talvez a 65/70 fosse mais indicado para mudar então para Laranja =)

    1. Avatar de Filipe Lourenço

      Talvez tenhas razão, já o fiz no caso do disco, subi os thresholds 5ºC para o laranja e vermelho.

      Obrigado pela 8ª maravilha, deu pra rir um bocado. Deu trabalho sim, mas é extremamente prazeroso trabalhar com qualidade para vós. 🙂

      1. Avatar de Ricardo Pereira

        Isso é verdade, é um grande software e ainda mais verdade é haver em Portugal gente que se dedica com toda a força ao que faz de bom 😉

        Quando comecei a utilizar este software (já não sei qual a versão), desconhecia que tinha sido feita por ti 😛

        Parabéns!

  18. Avatar de julio diniz
    julio diniz

    Parabens! Faz-me lembrar a velhinha “spooler” que trazia uns programas supimpas nacionais

  19. Avatar de jose
    jose

    Boas filipe,
    D
    esde já parabéns pelo programa.
    Bem tenho um portátil novo, e depois de instalar o batterycare reparei que ao tentar hibernar o pc desligava o ecrã e permanecia ligado só desligando no botão de energia. Tomei a iniciativa de ver qual era o programa que me estava a empancar isto, e cheguei ao conclusão que era o batterycare, o que estará a causar isto?:p

    E é mesmo este programa pois eu formatei o pc para tirar o lixo que vem de origem, e só tenho drivers instalados, o eset ss e o dropbox, só quando tento hibernar com o batterycare é que ele não hiberna, com os outros ligados trabalha bem..

    Cumprimentos