Avast! Free Home Edition 7.0.1451, o seu PC longe dos vírus!

56 Comentários

Nos dias de hoje o sistema operativo Windows é muitas vezes um alvo de ataques por parte dos vírus, que poderá ser através de um componente de armazenamento, por exemplo, uma pen drive ou através da Internet. Como nunca se sabe quando o Windows poderá sofrer um ataque de um vírus, instala-se um software de prevenção, isto é, um antivírus, para prevenir de eventuais ataques. Para isso apresento-vos o Avast! Free Home Edition, que ajuda a proteger o vosso sistema operativo de futuros ataques!



O Avast! Free Home Edition é um antivírus que oferece as principais soluções de protecção, a destacar a protecção activa em tempo real contra vírus, os quais podem ser através de ficheiros, email, Web, P2P, mensagens instantâneas, rede ou a detecção de aplicações com comportamentos suspeitos.

 

A instalação deste antivírus é destacada pela sua simplicidade, dando várias alternativas através de diferentes graus de complexidade de instalação, isto é, caso seja um utilizador inexperiente o processo de instalação fica à distância de um clique, não sendo necessário qualquer escolha de opções, enquanto para um utilizador experiente já pode escolher várias opções.

 

Num primeiro encontro com o Avast! Free Home Edition fica-se imediatamente impressionado de uma forma positiva devido ao seu visual muito bem construído, intuitivo e muito elegante.

 

No separador inicial temos toda informação acerca do programa juntamente com alguma publicidade, o que é admissível pelo facto de estarmos perante um aplicação totalmente grátis. Neste separador podemos verificar os serviços activos, a versão do antivírus, entre outras informações.

 

Passando agora para um dos processos mais importantes de qualquer antivírus, o processo de verificação de ficheiros infectados. O Avast! Free Home Edition neste aspecto está bastante completo, isto é, dá várias opções verificação ao utilizador, nomeadamente, a verificação rápida (que deve ser feita uma vez por semana), a verificação completa do sistema, a verificação de dispositivos removíveis (por exemplo pen drive, cartões de memória) e a verificação de uma pasta especifica. A verificações podem ainda serem agendadas com repetição, por exemplo semanalmente, e por ultimo possui uma outra verificação importante que é no arranque do Windows, e que pode será agendada para o próximo boot.

 

Os sistemas de protecção no Avast! Free Home Edition estão muito bem divididos em diferentes categorias, nomeadamente, sistema de protecção de ficheiros, protecção de rede, protecção de Internet, protecção de E-mail, entre outros. Caso queiramos ter a informação em modo gráfico de um certo sistema de protecção basta clicar em cima do respectivo sistema e fica-se com uma melhor perspectiva acerca dos ataques.

O Avast! Free Home Edition possui uma protecção adicional, o que poderá ser bom para o utilizador enquanto estão a navegar na Internet. O antivírus durante a navegação vai dando informações acerca da segurança do website que estão a visualizar, isto é, se o website que estão a visualizar poderá afectar o vosso computador.

Por ultimo temos a manutenção, que o sistema de actualização do programa da base dados dos vírus, é um aspecto muito importante, pelo facto para terem a protecção máxima do antivirus, este deverá estar sempre com a ultima actualização. Para além das actualizações podemos visualizar o ficheiros que estão em quarentena, toda a informação acerca da versão do programa e ainda tem uma assistência para utilizadores que tenham dúvidas acerca do programa.

Para quem não deseja, ou não tem possibilidades de gastar dinheiro com um antivírus o Avast! Free Home Edition é sem duvida uma grande opção, pelo pack de funcionalidade de protecção que apresenta.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP / Vista / 7
Download: Avast! Free Home Edition 7.0.1451 | Oficial [84.74MB]
Homepage: ALWIL Software

Partilhar:
Tags:

Comentários

56

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SatoMew
    SatoMew

    MSE (Microsoft Security Essentials) > tudo o resto. Ponto final, parágrafo. 😉

    1. Avatar de Tiago Soares
      Tiago Soares

      Pensas tu. Deves ter o PC cheio de vírus. Falo por experiência própria. Usei-o, experimentei-o por uma semana e voltei ao NOD32 depois disso (porque o meu PC estava lento). Detectou 3 vírus. Ou seja, o MSE deixou entrar 3 vírus numa semana.
      O melhor antivírus free é sem dúvida o Avast, se formos para a liga dos pagos os melhores são o NOD32 e o Kaspersky.

      1. Avatar de SatoMew
        SatoMew

        Então o MBAM também deve ser uma ferramenta sem qualidade, dado que não detecta nada de suspeito no meu PC, tal como acontece com o MSE. 😉

        1. Avatar de RaCcOn

          O pessoal pensa que por o antivirus não detectar nada, não há problemas…lol

          Depois quando alguém lhes diz, “Epah tens o teu PC infectado com virus” a resposta é…”Epah estás maluco, eu até tenho antivirus e tudo…ainda ontem fiz um scan e não tem nada…”

          Lol

          1. Avatar de SatoMew
            SatoMew

            É óbvio que não significa que hajam problemas. Mas isso é uma possibilidade, não uma certeza, a qual só poderá vir a ser se se aplicarem outros mecanismos. Mais ainda, definir o UAC para o nível máximo no Windows 7, prestar muito bem ao software que pede elevação de privilégios, verificar por malware antes de efectuar downloads recorrendo a serviços como o VirusTotal e realizar outra análise, agora local, no PC são todos mecanismos de prevenção e de segurança que, aliados ao bom senso, ajudam a evitar as infecções. 😉

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            Verdade. Mas o MSE é um bom antivirus sim. Muitas vezes dizem que este e aquele não prestam porque depois do instalarem não tocam mais nele…nem o configuram sequer.

        2. Avatar de Hard Nipples
          Hard Nipples

          O PC do meu patrão tinha o MSE instalado, ele disse-me que estava muito lento, confirmei se estava actualizado e fiz um scan completo, não detectou nada. Após uma pesquisa mais detalhada vi que era bem provavel que estivese infectado com um rootkit. Mais tarde vim a confirmar ao enviar uns ficheiros suspeitos para o VirusTotal. Como é que o limpei? Com o AVAST. O MSE nem dava conta de nada.

          1. Avatar de SatoMew
            SatoMew

            E por que não experimentaste a versão grátis do MBAM? Corre on-demand e é suposto ser usado como um complemento do anti-malware actualmente em uso.

            O meu portátil, relativamente moderno e numa categoria ligeiramente elevada, e que corre o Windows 7 x64, ficava lento com o Avast, curiosamente. Assim que o desinstalei, voltou a estar rápido e funcional sem lentidões ou tempos de espera para realizar pequenas e grandes tarefas. 😉

      2. Avatar de Bruno M.
        Bruno M.

        Controlem-se por aqui:
        http://www.av-comparatives.org/images/stories/test/ondret/avc_fd_mar2012_intl_en.pdf

        AV-Comparatives… testes independentes aos A/V..

        1. Avatar de Bruno M.
          Bruno M.

          O link de cima é On-Demand Comparative refrente a Março de 2012.

          Este link é Retrospective Test referente a Novembro de 2012:
          http://www.av-comparatives.org/en/comparativesreviews/detection-test

          1. Avatar de Jose
            Jose

            Novembro de 2012? Eu a pensar que ainda estavamos em Junho.

          2. Avatar de Bruno M.
            Bruno M.

            Óh esperteza, os testes, alguns, são feitos mensalmente, outros trimestralmente e outros semestralmente!!!

            Além do mais, se vires todos os testes anteriores, podes ver quais são os melhores nos testes, os que se mantêm e os que oscilam.

            De referir que são testes independentes e não são testes de uma companhia qualquer.

            Cumps e.. boa sorte com os AV que usam!!

      3. Avatar de Jose
        Jose

        Não venhas para aqui fazer publicidade desnecessária, se queres trolar vai para outro site.

        O avast está a km’s de ser o melhor, está tão abaixo como o AVG.

        1. Avatar de Fábio André Antunes
          Fábio André Antunes

          Colocar Avast e AVG na mesma frase (e nível) revela um extraordinário conhecimento de causa.

  2. Avatar de Sr. Xis

    O MELHOR ANTIVÍRUS DO MUNDO.

    I ♥ AVAST !

  3. Avatar de Emerson
    Emerson

    Recomendo, pois utilizo em casa e no trabalho.

    1. Avatar de RaCcOn

      Espero que no trabalho estejas a usar a versão comercial, pois é ilegal utilizar a versão grátis comercialmente 😉

    2. Avatar de Texugoelectrico
      Texugoelectrico

      Se no trabalho tiveres menos de 10 computadores podes usar o AV da Microsoft, que também é muito bom… Ou se tiveres paciência podes “aturar” o Commodo:p

  4. Avatar de Álvaro Fernandes Saraiva
    Álvaro Fernandes Saraiva

    Eu utilizo o AVIRA Free e até agora não tive problemas.

    1. Avatar de ada
      ada

      Eu uso o eScan… é pouco conhecido em Portugal… mas não tenho razões de queixa. E tem suporte técnico em Portugal, caso dê pró torto. http://www.escan.pt

  5. Avatar de almmpt
    almmpt

    Posso instalar nos pcs da minha empresa?
    Diz que e freeware mas deve ser só para uso doméstico.
    Alguém sabe ao certo a resposta?

    1. Avatar de Mário Sousa

      almmpt, esta versão é somente para utilizadores domésticos. para empresas é necessário adquirir uma licença!

    2. Avatar de Texugoelectrico
      Texugoelectrico

      A ti respondo o mesmo que ao Emerson:

      “Se no trabalho tiveres menos de 10 computadores podes usar o AV da Microsoft, que também é muito bom… Ou se tiveres paciência podes “aturar” o Commodo:p”

  6. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    É o antivírus que instalo em todos os computadores que passam pelas minhas mãos. É rápido, é simples, e é muito, muito completo 🙂

    Acho mesmo que é o único antivírus gratuito que fornece estas características que, noutras suites, só pagas.

  7. Avatar de Eu
    Eu

    Mse +malware bytes são os meus melhores amigos informáticos

  8. Avatar de gpher

    @almmpt
    Podes instalar o Microsoft Security Essentials em empresas até 10 colaboradores.

  9. Avatar de joelson0007
    joelson0007

    “Segurança é um processo, não um produto”. Segurança não é algo que você pega ou compra, como um produto, e coloca no seu sistema. Segurança é uma maneira de pensar, uma série de práticas e comportamentos que, somados, vão tornar seu sistema seguro.
    -Bruce Schneier

    1. Avatar de SatoMew
      SatoMew

      Subscrevo a 100%. 😉

    2. Avatar de Fábio André Antunes
      Fábio André Antunes

      O melhor AV será sempre o próprio utilizador.Infelizmente, 90% dos utilizadores comuns não sabem como o ser.

    3. Avatar de Eu
    4. Avatar de KM
  10. Avatar de carlos
    carlos

    é o que uso e até agora só tenho a dizer bem dele apesar de as vezes ser um pouco chato com as suas notificações

  11. Avatar de Rui
    Rui

    Já experimentei quase todos os antivirus… I ♥ ESET

  12. Avatar de corvo
    corvo

    mse + spybot nunca me deixaram mal =] e ja fiz scan ao disco externamente e limpo

  13. Avatar de RickPinto
    RickPinto

    Uso há muito tempo, na instalação de Pc’s o MSE.
    Dantes usava o avast, mas nem dois meses passavam, e toda a minha “clientela” queixava-se do mesmo –> Virus.

    Desde que uso o MSE, raramente me aparece um. Nestes ultimos tempo, foi só mesmo aquele virus da PSP que apareceu a alguns…

    1. Avatar de Carlos Gabriel Lopes
      Carlos Gabriel Lopes

      Concordo com a opinião, o Microsoft Security Essentials é o melhor antivirus grátis até agora… Agora AVG, Avast, só se quiser o meu pc infectado num ápice…

  14. Avatar de Delf
    Delf

    Presentemente utilizo o ZoneAlarm Free Antivirus + Firewall e está a portar-se lindamente… Por enquanto será a minha última opção.

  15. Avatar de Valente
    Valente

    O Avast, quanto mim é bom mas tem um inconveniente no ser gratuíto. Tem que se validar todos os anos. Veja-se o caso dos Magalhães dos miudos, vinha com o Avast, mas passado um ano fica sem antivirus. Os miudos não sabem, e se calhar os pais menos, que o têm de revalidar.

  16. Avatar de César Oliveira

    Boa noite,

    Os melhores antivirus que usei foram o Avast e o Avira
    Mas gosto mais do AVAST

    Cumprimentos
    César Oliveira
    http://www.profissionalweb.net

  17. Avatar de José Leite
    José Leite

    O Avast é um bom anti-vírus,sem dúvida.Como versão não paga é mesmo dos melhores.Pessoalmente utilizo como anti-vírus o Microsoft Security Essentials 4.1.204.0 Pre-Release(http://www.softexia.com/microsoft-security-essentials.html.Como) protecção contra malware e spyware utilizo o Malwarebytes Anti-Malware,o Spybot e o SUPERAntispyware.Como complemento,ocasionalmente(uma/duas vezes por semana),faço também uma varredura com o Anvi Smart Defender,que também é óptimo e recomendo vivamente.Para limpar o computador faço uma varredura diária com o CCleaner.Nada é tão importante como a segurança e a manutenção do nosso computador.

  18. Avatar de José Leite
    José Leite

    Desculpem,mas não publicaram o meu anterior comentário em relação a este artigo porquê?Fi-lo já há um tempo.Cumprimentos.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas José. Acabo de o libertar do “Spam”

      1. Avatar de José Leite
        José Leite

        Muito obrigado,Pedro Pinto.Já agora,desejo-lhe um óptimo fim-de-semana para si e para todo o pessoal do PPLWARE.

  19. Avatar de Fernando
    Fernando

    A melhor suite que existe é o COMODO Internet Security.
    Antivirus + Firewall + sanbox + Defence+

    Mesmo que um virus seja criado hoje e o antivirus não o detete ainda derá que passar pelo Defence+. Não o deixa instalar porque bloqueia o registo ao virus. Se um programa é estranho ao comodo manda-o logo para o sandbox (executar em modo virtual). O avast copiou muito coisa do comodo. Querem saber mais, o comodo gasta uma media de 15 a 20 Mb de ram e terão toda a proteção que o computador necessita e custo zero. acreditem que até é melhor que muitos antivirus pagos.

    1. Avatar de Egas
      Egas

      Concordo contigo, o comodo nunca me deixou ficar mal, para além de não teres problemas de registos e teres no PC uma protecção completa e gratuita. As desvantagens que encontro no comodo, isto para o utilizador menos habilitado, é de na primeira semana surgirem avisos cada vez que arrancamos um programa pela primeira vez. Recomendo esta suite também

  20. Avatar de dc
    dc

    Por estes lados continuo a confiar no AVAST, mas atenção que isto é só metade da protecção!
    Se puderem ir às configurações e afinarem bem a coisa, ainda melhor, tenham atenção depois à performance, pois quanto mais rigorosa for a protecção, mais se irá ressentir no processamento de tarefas.
    O resto, é carregar onde não devem!
    Instalo este AV em todos os meus clientes, pelo facto de ser User-friendly e ter umas notificações bem explicitas relativas às acções do utilizador.
    As razões de queixa que tenho tido, não é de vírus mas é de sites e downloads que ficam bloqueados, mas quando faço a questão sobre o que andavam a visualizar ou a descarregar de uma forma mais “indirecta”, acabo por perceber que quanto mais o utilizador pensa que está protegido com um AV que o notifica por tudo e por nada, a avisar que o protegeu de A ou B, mais ele experimenta sites e links onde não deveria carregar à partida.
    Ora, se o utilizador deixa-se a analise para si, e não para o AV, metade das infecções não acontecia!
    Quanto à concorrência, reconheço que a solução da ESET seja muito boa, mas o facto de estar a usar um Crack num programa de AV, já levanta questões de até que ponto não poderá corromper a segurança do mesmo, e se posso usar uma solução gratuita e sem chatisses, óptimo!
    Tento optar ao máximo pelo Freeware e Open-Source para evitar “Cracks” e afins.

  21. Avatar de Fábio André Antunes
    Fábio André Antunes

    Como técnico de IT, o Avast faz parte do meu método de actuação sobre PCs potencialmente infectados, desde que comecei a trabalhar na área, pela simples razão de que nenhum outro me permite realizar uma verificação no arranque (Boot Scan) com a garantia de que a respectiva base de dados está actualizada.

    Esta funcionalidade do Avast, em conjunto com o ComboFix e/ou o MBAM, são as únicas ferramentas necessárias para limpar qualquer sistema, onde a eficácia das mesmas é, regra geral, de 100%.

    Falando no âmbito do utilizador, as funcionalidades que oferece (parte delas pagas em qualquer outra Suite) em conjunto com a interface simples, intuitiva e amigável, tornam o Avast extremamente completo e ao mesmo tempo ideal para o utilizador comum.

    1. Avatar de wtv
      wtv

      Concordo. O boot scan é muito útil. Para além desse e do MBAM també gosto de usar o spybot.

  22. Avatar de Fábio André Antunes
    Fábio André Antunes

    Em relação ao MSE, o qual eu pessoalmente utilizo praticamente desde que foi lançado, não pode, na minha opinião, ser comparado com o Avast. São ambos gratuitos sim, mas enquanto que o Avast é indicado para o utilizador comum, o MSE está direccionado para o utilizador mais avançado. Caso contrário, é quase tão mau como um AVG.

    O utilizador avançado conhece e domina práticas e comportamentos que quase lhe permitem a utilização do sistema sem a necessidade de um AV instalado. E digo “quase”, porque estamos a falar de ambiente Windows 🙂

  23. Avatar de Fenando Machado
    Fenando Machado

    Quantos antivirus fazem isto?
    http://www.youtube.com/watch?v=PX6eRvOAdbw

    Comodo é do melhor que pode existir.

  24. Avatar de Deus
    Deus

    Eu uso este anti-vírus e tenho a dizer que é do melhor que encontrei até hoje.
    Parabéns pelo artigo…

  25. Avatar de Falconet
    Falconet

    O melhor antívirus é o “Senso Comum”. É grátis e tudo.
    O Avast sempre me protegeu. Às vezes fazia scans com o NOD32 ou o Panda ou o malwarebytes e nunca tinha nada.

    1. Avatar de wtv
      wtv

      Exactamente!
      O melhor antivirus está entre a cadeira e o monitor.

  26. Avatar de Ricardo Bastos

    Quer me parecer que ninguém aqui conhece HitmanPro 3.6 Second Opinion Malware Scanner.

  27. Avatar de wtv
    wtv

    Já uso o Avast à bastantes anos e acho bom.
    O boot scan dá muito jeito em pc’s já infectados.

    Para complementar uso o Comodo Firewall e parece me um dos melhores free.

    Para spyware e afins uso o Malwarebytes Anti-Malware e o Spybot – Search & Destroy.

    Em casos extremos em que mesmo assim não apanhe os vírus etc…então uso o SUPERAntiSpyware. Este então foi me muito útil no estágio quando limpava bicharada de pc’s de clientes.
    E antes disso tudo usava o CCleaner.

    Mas o melhor antivirus está entre a cadeira e o monitor!