Mac – Tabs no Finder

13 Comentários

Tal como no Windows temos o “vício” de abrir as várias pastas em diferentes janelas, no Mac os utilizadores também têm esse “terrível vício” o que por vezes se torna incomodo vermos imensas janelas abertas, podemos não tirar a devida produtividade de tanta janela aberta… desorienta!

Bem, se é utilizador de um Mac, podemos mostrar uma alternativa, mas só para quem tem o sistema operativo Tiger, Leopard ou Snow Leopard.

Antes de começar, devo alertar de que a instalação de qualquer um dos softwares aqui apresentados é da vossa inteira responsabilidade, e que devem obviamente proteger o vosso sistema com a ferramentas de recuperação disponíveis.

Vou apresentar-vos duas opções de programas que servem para gerir de uma forma simples e intuitiva o aglomerado de janelas.

Opção 1 – TotalFinder

Esta aplicação, por agora, é somente dirigida ao sistema operativo Snow Leopard, pois ele tira partido de algumas novas funcionalidades do plugin SIMBL que só estão presentes nos sistemas operativos OS X 10.6 (Snow Leopard), o que não significa que no futuro não venha a ficar disponível para outras versões.

Esta aplicação simplesmente limita-se a colocar Tabs no Finder, ficando este com uma aparência de Google Chrome, ou não fosse este projecto inspirado do próprio browser da Google.

O aspecto do icon do Finder também sofre alterações, ficando este com um aspecto mais “cool” tal como as próprias janelas.

Para além das Tabs, a aplicação vem acompanhada de uma variedade de “Tweaks” para o sistema, de entre os quais eu destaco:

  • Opção para limpar todos os ficheiros .ds_store que o sistema cria por todo o disco rígido e arredores, e também a possibilidade de apresentar/esconder os ficheiros ocultos;
  • Possibilidade e poder executar o antigo Finder e o Novo Finder a partir de atalhos do teclado para maior comodidade
Opção 2 – PathFinder

O PathFinder, é outro gestor de janelas, mas funciona no Tiger, Leopard e Snow Leopard. Como a própria empresa diz, o Path Finder é nada mais, nada menos do que o próprio Finder reinventado e melhorado.

Este programa tem as seguintes funcionalidade:

  • Possibilidade de visualizar duas pastas ou dois volumes, lado-a-lado, numa única janela;
  • Utilização de tabs;
  • Funcionalidade favoritos, como nos browsers, para marcação das pastas/ficheiros que nos interessam ou que mais usamos;
  • Possibilidade de colocar numa ordenação as pastas em primeiro lugar ou simplesmente limitar uma listagem de ficheiros por nome ou extensão;
  • Colocação de acesso ao terminal directamente a partir de qualquer pasta;
  • Providencia uma interface gráfica para executar alguns comandos populares do UNIX.

Licença: Freeware (por agora)
Sistemas Operativos: Mac OS X
Download: TotalFinder (Snow Leopard)
Homepage: Binaryage

Licença: Demo (30 dias)
Sistemas Operativos: Mac OS X
Download: Path Finder (Snow Leopard)
Download: Path Finder (Leopard)
Download: Path Finder (Tiger)
Homepage: Cocoatech

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de a Friend®
    a Friend®

    Gostei bastante da primeira opção.
    Desconhecia por completo!

    Excelente dica. E o aspecto “Cool” no finder ficou original.. 😆

  2. Avatar de Miguel Machado

    Se calhar ainda vou testar a primeira solução. A segunda já conhecia, mas nunca me chamou muito a atenção.

    Bom post 😉

  3. Avatar de Bónus

    Pessoalmente, não gosto. Mas para monitores pequenos (portáteis), até pode dar mais jeito…
    Prefiro usar o exposé para janelas do Finder. Tenho definido o Exposé “Janelas das aplicações” na tecla F2, no botão central do rato e num dos cantos activos do monitor. Assim quando activo o Exposé, ele mostra-me só as janelas do Finder.
    Já agora deixo uma pequena dica:
    Se clicarem num dos atalhos do painel esquerdo do Finder (Documentos, Música, etc.), com a tecla cmd premida, abre-se uma nova janela do Finder para essa pasta. O mesmo acontece com um duplo click em cima de uma pasta.

    1. Avatar de Silva Pacita
      Silva Pacita

      Desconhecia completamente estas opções, mas também continuo a preferir o exposé…
      ps: no novo imac, a tecla é o f3 (não sei se é por o teclado ser diferente dos outros) 😉

      1. Avatar de Bónus

        Eu é que redefini as teclas à minha maneira. 🙂
        Coloquei no F1 o Exposé para todas as aplicações, no F2, o Exposé para janelas da aplicação e no F3, mostrar a secretária.

  4. Avatar de Paulo
    Paulo

    O link da primeira imagem está errado !

    De resto… bom post !!

    1. Avatar de Manuel Rocha

      Corrigido.

      Obrigado pelo reparo.

      Cumps,
      Manuel Rocha

  5. Avatar de Versuri

    No KDE (Linux) o gerenciador de janelas é o Dolphin (há 4 anos) e já possui o sistemas de abas, quebrar a janela para mostrar 2 pastas (ideal para mover arquivos), e outras funcionalidades.

    Nada de novidade para mim.

    Versuri

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      No GNOME o Nautilus também já faz isto há uns tempos. Pena é ainda não possuir a visão por colunas…

  6. Avatar de Thiago
    Thiago

    Saudações!
    Tenho o Snow Leopard e usei as duas opções. Todas muito boas, mas o TotalFinder não tem a opção que necessito, o de arrastar e soltar noutra pasta. Problema resolvido com o PatchFinder. Achei excelente.

    Nota: Nos 2 programas há a opção de visualizar arquivos e pastas ocultos através do menu superior.

    LOL

  7. Avatar de Bruno Melo

    Muito boa esta primeira aplicação, parece o meu chrome 🙂

  8. Avatar de Tiago Carvalho
    Tiago Carvalho

    Conheci o TotalFinder esta semana e tenho vindo a experimentar.. Mas o facto é que depois de estar habituado ao PathFinder que já uso há meses.. É impossível voltar atrás!

    E o TotalFinder é ainda bastante instável, ao contrário do PathFinder que é bastante robusto e com 300mil novas funcionalidades (mantendo pouco espaço em Ram).

    PathFinder, uma aplicação fantástica! Recomento vivamente.

  9. Avatar de André
    André

    Off topic: Como é que alteras a cor das pastas? 😛