Ambiente gráfico KDE no Windows? Sim, é possível

13 Comentários

Para quem nunca experimentou, o KDE é um ambiente gráfico para os sistemas operativos, sendo muito conhecido do mundo Linux. Devido ao enorme sucesso, um grupo de programadores criaram o projecto ”KDE para o Windows”, com o objectivo de portar o KDE e todas as aplicações que dele fazem parte, de modo a correrem de forma nativa no Windows.

kde_6

Porquê o KDE no Windows?

A resposta é relativamente simples. Se pretendermos usar as aplicações no windows que normalmente são nativas no KDE como por exemplo o Dolphin, Amarok, Okular, etc então o KDE para Windows é a solução.

Como instalar?

1) Obtemos o ficheiro de instalação aqui. Definimos qual a forma de instalação. No meu caso escolhi “Install from Internet

kde_1

2) Escolhemos quais os pacotes a instalar

kde_2

Lista de pacotes adicionais a serem instalados

kde_4

Instalação dos pacotes

kde_5

Finalização do processo de instalação do KDE para Windows

kde_3

Depois de instalado basta ir ao menu de programas e procurar por KDE

kde_7

Exemplo do Okular no Windows

kde_8

Aqui fica um vídeo com passos de instalação e demonstração de algumas explicações

Licença: GPL

Sistemas Operativos: Windows

Download: KDE para Windows 4.4.0 [1,92 MB]

Homepage: Windows.KDE

Partilhar:
Tags:

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Revolução Digital

    É um bom princípio. Pena é algumas aplicações não funcionarem ainda mas como tempo eles chegam lá 🙂

    Agora mesmo bom era portarem todo o ambiente gráfico para o Windows 😀 Ou será que estou a pedir muito?

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Acho que estás a pedir muito, se o queres a todo, usa o Linux xD

    2. Avatar de edmar
      edmar

      Quer um linux misturado com XP – baixe e teste o KDuXP 1.96 – Nunca mais vais querer saber de XP e companhia.

      1. Avatar de kekes
        kekes

        Mas o objectivo é outro, estar farto da shell do XP e querer usar a do KDE 😉

  2. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    acho um bocado foleiro sinceramente.

    isto no fundo de DE tem pouco pelo q vi, apenas acaba por pôr a correr aplicaçoes de KDE em windows, e nao corre o desktop environment em si. o window manager e etc nao continua a ser o do windows?
    n vejo qual o objectivo mesmo.. se alguem quer realmente correr KDE porque nao usar Linux q é sem duvida um melhor sistema operativo?! ai sim tira se total proveito do DE.

    cumps

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Só é melhor quando começar a sair software, jogos e hardware 100% compatível com ele, até o Windows continua a frente.

      Na parte de hardware já suporta grande parte.

      Software, temos software secundário.

      Jogos, é o que mais falta.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Gilherme,

      O Window Manager é o mesmo, no entanto podes usar o do KDE assim como os restantes programas. Quantas vezes ja te aconteceu estares no Windows (nao sei se o fazes) e dizeres assim: Quem me dera ter aquela aplicação que uso no Linux. Isto pode ser uma solução 🙂

      Abraço

  3. Avatar de DeuX
    DeuX

    Acho o titulo um pouco enganador, “Ambiente gráfico KDE no Windows?”, uma vez que não é portado o ambiente gráfico mas sim certas e determinadas aplicações. No entanto acho a idea bastante útil, tanto para aqueles que usam linux e windows em dual boot (uma vez que podem ter aquela aplicação que tanto gostam em Linux a correr no windows), como para aqueles que se querem inicar no Linux (podem desta form experimentar algumas das aplicações oferecidas pelo KDE sem se aventurarem no mundo do Linux).

  4. Avatar de Jack

    O Winblows não merece o KDE!!

    1. Avatar de tymonn
    2. Avatar de Merlin
      Merlin

      Também concordo!

      WindOoze não merece KDE. Não é por nada, é apenas por todos aqueles T-Ã-O defensores de que o WindOoze é que é bom.

      Terem KDE disponível vai-lhes aumentar (ainda mais) o ego LOL

  5. Avatar de Fernando
    Fernando

    A maioria dos programas KDE que uso não estão no repositório do kde para windows

    Ainda são poucos os programas, por enquanto não compensa

  6. Avatar de Laeston
    Laeston

    Testei no windows 7, não presta, continua sem mudar o papel de parede e na parte office so vem algo equivalente ao bloco de notas. Deus ajude estes desenvolvedores eles estão na direção certa mas ainda não dá para usar de forma rápida e fácil. acredito que falta também tutoriais que facilitem a usabilidade. penso que seria um sucesso um oficce que fosse gratuito e ao abrir nos programas da microsofte não mudasse a configuração do usuario e que ao editar algo da microsofte não alterasse senão onde o usuario editasse. é logico que vocês estão na direção certa oro para que seja grande o sucesso de pessoas tão inteligentes.