Novo Android NDK suporta OpenGL ES 2.0

21 Comentários

Boas notícias para todos os developers e possuidores de um telemóvel com Android. Quem se queixava dos jogos, pois eram muito melhores para o iPhone do que para Android, pode finalmente dormir descansado. Esta terceira versão do NDK (Native Development Kit) tem como maior novidade a introdução do OpenGL, que faz com que as aplicações (em especial os jogos) possam estar mais robustas graficamente.

A pensar na GDC (Game Developers Conference), a equipa do Android resolveu lançar o novo NDK, quase como um presente a todos os developers.

O único senão desta grande noticia, passa por apenas os dispositivos com Android 2.0 ou superior poderem ser beneficiados. Esta restrição aos dispositivos mais antigos, levanta mais uma vez a questão de fragmentação que esta plataforma pode estar a sofrer.

Fragmentação à parte, continua a ser uma excelente noticia a todos os “amantes” desta plataforma que continua a evoluir a um excelente ritmo. Para além disso, foi levantada a possibilidade do Unreal Engine poder vir para a plataforma Android e para o iPhone, o que são excelentes noticias.

Homepage: Android Developers Blog

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Gaspar
    Pedro Gaspar

    Cá vai o meu magic rolar jogos à seria 😀

    Quanto ao problema da fragmentaçãop do sistema opeartivo não acho grande problema, vai saindo sempre actualizações do sistema para os dispositivos…
    O HTC Dream tambem suporta o android 2.1 tal como o mais recente Google One.. é uma questão de actualizar….

    Pode-se falar e de diferenças de hardware….

    1. Avatar de valentino tuga
      valentino tuga

      o magic não é 1.5?

    2. Avatar de Jorge E.
      Jorge E.

      eu ja tive Android 2.0 no magic, agora voltei ao 1.5 temporáriamente, pq a ROM que usava não tinha HTC Sense, que eu não prescindo.

      Quanto a esta notícia, acho excelente, mt embora duvide que possa fazer grande uso disto no magic, mesmo com android 2.1, é que não me parece que este processador aguente grande coisa mas… qd testar saberei :p

  2. Avatar de mmick
    mmick

    dispositivos NAO baseados em Snapdragon/OMAP 3 geralmente nao tem suporte para opengl 2.0 no HW dai que mesmo com android 2.1 nao darao.

  3. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Bom bom era o opengl voltar a ser desenvolvido à séria pq desde saíu o directx9 ficou muito atrás.

    1. Avatar de phoenux
      phoenux

      Apesar de não ser especialista no tema, das opiniões que tenho lido, o opengl aparenta ter melhores características que o direct X: http://www.bspcn.com/2010/01/08/why-you-should-use-opengl-and-not-directx/

      Por outro lado, esta especificação está a crescer a um ritmo alucinante com o lançamento à uns dias das versões 3.2 e 4 e a introdução de novas inovações todos os 6 meses. Infelizmente ainda falta que os fabricantes de hardware e software implementem estas especificações nos seus produtos para que possamos beneficiar destas inovações.

  4. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    Finalmente o Android na corrida. Até o Maemo, com uma quota irrisória já tinha jogos fantásticos, era um passo até termos o Android optimizado para tal. Mas que a Google nesta situação demorou muito, sim é verdade.

    1. Avatar de mmick
      mmick

      Se a google demorou imagina a Nokia/S60v5 que ainda anda com joguinhos à-lá 80286…
      Eu com um Samsung i8910 (e o Satio, e o Vivaz, etc) com suporte (HW) a OpenGL 2.0 e temos que “viver” com jogos do mais básico que há…

      1. Avatar de viperbruno
        viperbruno

        Tenho de te dar razao mas a culpa aqui não é só da Nokia. O facto é que o sistema suporta OpenGL mas a versão 1.0 que é ridicula neste momento. Mesmo assim ainda permitiu alguns grandes titulos Ngage.

        Agora que o sistema é Open-source estas lacunas deveram de ser corrigidas, mas apenas na versão 4 (Symbian ^4) que vai ser lançada no final do ano. Até lá nada e como o Symbian não permite upgrades, estás feito.

        Esse e outros motivos fizeram-me levar ao Maemo, mais precisamente o N900. O unico calca nhar de aquiles é a bateria. De resto digo que fazes uma boa compra. Posso dar um exemplo de desperdicio de recursos para justificar o porque de comprar o N900 que em teoria não está no topo. Tens o HD2 que é bem melhor que o N900 em termos de hardware mas o sistema não permite tirar proveito em termos graficos disso. Comprar o HD2 seria uma relação amor/odio, alem de ser mais caro, teria de rezar que o WinMO 7 fosse algo de jeito e até lá seria mais para dar nas vistas do que outra coisa qualquer. Tens jogos a rodar em 10pfs enquanto que no N900 nunca vai abaixo dos 30.

        1. Avatar de mmick
          mmick

          O N900 vive do suporte 3rd party e mesmo assim ainda nao vi em nenhum lado mais que uma duzia de jogos engraçados.
          A verdade é que tirando o iPhone nao há mais nenhum SO em que façam algo de jeito.
          Como dizes: HD2, N900, i8910 e todos os outros baseados em SoCs rápidos 600-1000MHz com CPU + GPU e OpenGL 2.0 ES andam a correr jogos criados para 3D software em SINGLE CORE ARM11 a 369-434Mhz (ou semelhantes)…
          Parece que a ninguém está para aí virado… 🙁

          1. Avatar de viperbruno
            viperbruno

            Não concordo quando dizes que no N900 a compilação está mal feita. O que é, é que a quota do Maemo é tão pequena que ninguem lhe vai pegar mesmo que seja a unica alternativa viavel ao Iphone…

            Pior ainda, cresce o facto de não se saber o futuro da plataforma, se continua com a mesma base e apenas existe fusao de tecnologias ou se vai haver um corte com o passado para se realizar a fusao.

            Eu digo que, para jogos mesmo comprem um ipod touch, fica pelo mesmo preço do que o Iphone (N900 + Ipod) e permite ter a grande variadade de jogos dessa plataforma. Assim não correm o risco de ficarem sem bateria por causa dos jogos, pois qq aparelho no mercado sofre desse problema… Depois teem o N900 para algo a seria 🙂

  5. Avatar de paulo
    paulo

    é possivel instalar o android 2.0 no htc magic? onde tem manuais para isso?

    1. Avatar de fnascimento
      fnascimento

      Procura no xda developers na secção para Android

    2. Avatar de fnascimento
      fnascimento

      E sim é possível instalar a versão do Android que quiseres, neste momento a mais estável é a 1. 6

    3. Avatar de tsa
      tsa

      Eu tenho no meu a versão 2.1, com o tema do nexus.

  6. Avatar de L.Mata
    L.Mata

    Mas fragmentação porque? Se há fragamentação a culpa é dos fabricantes. A HTC ainda a pouco lançou uma actualização do androide para a 2.1 para alguns dos seus dispositivos que vinham com a 1.6 nao foi?

    É so a comunidade pressionar para que isso aconteça noutras marcas.

    1. Avatar de João Campinhos

      A fragmentação está a ser um problema nesta plataforma que tem afastado os developers. Um pouco como o Windows Mobile de à uns tempos para cá.

      Talvez tenha sido por isso que o Google anunciou a versão 2.1 para todos os dispositivos, com mais ou menos funcionalidades. Isto porque não se admite que saia agora um dispositivo Android com a versão 1.5. É ridiculo e para o consumidor comum é quase como comprar gato por lebre.

    2. Avatar de mmick
      mmick

      a comunidade pressionar? LOL só se for com a falta de compra… ainda nao conheci UM abaixo-assinado (mesmo com milhares de pessoas) que caísse numa empresa de telemóveis e surtisse algum efeito. O “melhor” que fizeram foi lançar um novo aparelho e quem quisesse que comprasse 😀

  7. Avatar de dajosova
    dajosova

    Qual a tradução para “developers” ?????????

    1. Avatar de João Campinhos

      A tradução mais aproximada seria desenvolvedores, mas eu acho uma palavra tão feia que prefiro developers.

      1. Avatar de dajosova
        dajosova

        De acordo.