Afinal qual o Antivírus que mais afecta a performance do PC?

114 Comentários

Todos os sistemas que têm como base o Windows devem ter instalado um Antivírus! No mercado as ofertas são variadíssimas e hoje um Antivírus (AV) oferece as mais diversas funções. No entanto, tendo este tipo de software um “trabalho” permanente é normal que afecte em parte o rendimento do sistema.

Mas afinal que o AntiVírus que afecta o rendimento de um PC?

avs_2


A empresa AV Comparatives publicou recentemente um relatório bastante completo onde se pode saber qual o impacto na performance do sistema dos mais diversos AntiVírus. Para tal a empresa usou um PC HP, com CPU i5, 4GB de memória RAM, disco rígido mecânico e o Windows 8.1 a 64 bits.

A avaliação do rendimento foi efectuada em análises sistemáticas, usando os softwares PCMark e AV-C.

No geral todos os AVs afectam o rendimento do sistemas mas há alguns que se destacam pela negativa como o F-Secure, Panda e o Trend Micro. Na lista dos AVs que pouco afectam o rendimento destaca-se o Avast, Avira e o Kaspersky Lab.

avs

Mas a empresa apresentou também informação sobre quais os melhores AVs da actualidade. De acordo com o gráfico seguinte podemos ver que o Panda e o Trend Micro são os mais eficazes (dois que se destacam pela negativa ao nível da influência do rendimento). Um destaque também para o Avira e para o Kaspersky que tiveram uma boa percentagem de eficácia.

av_protection_june

Quem trabalha habitualmente com o Windows sabe que é obrigatório possuir uma ferramenta de protecção contra vírus, spyware e demais ameaças malware. Hoje em dia é demasiado perigoso descurar essa obrigatoriedade.

Qual o Antivírus que tem instalado no seu sistema? Acha a avaliação da AV Comparatives justa?

Via DvHardware | Muycomputer

Comentários

114

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nobitazzz
    Nobitazzz

    Uso AVG Internet security e não tenho razão de queixa.

    1. Avatar de Martins
      Martins

      Mas quem é que ainda usa e instala anti-virus no Windows???

      O Windows defender, que vem com o Windows, chega e sobra…

      Tudo o resto é só para criar lentidão no sistema e pop-ups sem sentido…

      Há 3 anos que não uso nenhum antivírus em nenhum computador, senão o que vem com o Windows, e chega e sobra.

      1. Avatar de André
        André

        Talvez o Nobitazzz não tenha Windows 8 / 8.1 😉

      2. Avatar de dajosova
        dajosova

        DISCORDO!!!!!!
        o Windows Defender ainda não faz o que faz uma suite de segurança. Deixa-te lá de extremismos. Sabes bem disso, não sabes???
        Já experimentei vário consoante o tempo de colheita mas há mais de 2 anos que me mantenho fiel ao Kaspersky Internet Security. Faz tudo o que preciso. É de topo!

        1. Avatar de dajosova
          dajosova

          Bem… a verdade é que aqui só se falou de AV e não de suites… mas mesmo assim pelos relatórios independentes sabe-se que o Defender é bom mas há melhores… além de que a maioria das ameaças nem provém de vírus mas sim de malware e spyware… por isso, nunca fiando!

          1. Avatar de Bell
            Bell

            Dejosova, quanta besteira! O melhor antivirus somos nós! Uso o windows defender, tenho somente software original e não tenho problema nenhum!

      3. Avatar de RM_Dragao
        RM_Dragao

        Boas,
        Meu caro já desinfectei dezenas de computadores que apenas tinham o Windows Defender ou o Security Essentials instalado … A alguns, que estavam num estado miserável, infectados por tudo quanto era canto, tive mesmo que fazer uma instalação nova do SO.
        Mas, cada um faz o que lhe aprouver … pode ser que um dia estejas a fazer um pagamento a um banco e alguém esteja a recolher os teus dados de acesso … Boa sorte!

        Nota: Uso o Emsisoft Internet Security e de todos os que testei – sou gestor de sistemas de informação – é de longe o melhor, com uma performance magnífica. Em alternativa o Malwarebytes que também é fantástico.

      4. Avatar de Faustino
        Faustino

        Só facepalms meus.. o teu comentário é absurdo.. o que tu estas a dizer é que o Windows Defender defende o windows? e não precisas de um antivirus? já ouviste falar em “Bypass” ? Crypters? Rootkits? Ring0? acho que não

        Por amor de deus, como se atrevem a dizer que Windows Defender é bom? ponham a mão na consciencia e não digam barbaridades la por não apanharem vírus não quer dizer que seja bom.. desafio-te a comprares um Crypter pago e encryptares um ficheiro malicioso numa Maquina virtual com windows defender e abrires e vais ver se detecta..

        Mas que coisa lol…
        Windows Defender protege? sim.. mas deixa passar virus? deixa sem duvida.. é um dos mais podres e mais fáceis de dar bypass é pesquisar antes.

  2. Avatar de transcendez
    transcendez

    Protegem mais logo mais intrusivos. Por norma e a nível subjectivo desconfio daqueles antivírus “free”. Faço uma análise e ele diz que o pc está limpo…pois está limpo porque o antivírus não detecta a ameaça.
    E amigos do osx ponham-se a pau que eles “andem” aí.
    Usem o pc/mac/linux sempre com permissões de utilizador padrão e não como administrador e assim evitam muita bicharada. Tenho dito.

    1. Avatar de Gonçalo Damas
      Gonçalo Damas

      “Faço uma análise e ele diz que o pc está limpo…pois está limpo porque o antivírus não detecta a ameaça.”
      Essa mentalidade é a mesma que esta: “Vou ao médio ver se tenho cancro. O médico não encontrou nada… não encontrou nada porque não sabe ser médico.”

      1. Avatar de transcendez
        transcendez

        E quantas vezes temos alguma coisa e o médico não fez o exame adequado, por incapacidade dele? Isso não é nada amigo, não se preocupe. Vais pedir segunda opinião e já descobre algo…

        1. Avatar de transcendez
          transcendez

          Quantas vezes chegam-me pc’s às mãos com os antivírus free e sem nada… Instalo um panda,norton, etc e começa logo a apitar….vírus por todos os lados.

    2. Avatar de Dinis
      Dinis

      O Bitdefender free usa o mesmo motor que o pago. A diferença é tem menos funções…

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        O Wolkswagen carocha usa um motor da mesma marca que o Golf 1.8 turbo i.e, a diferença é …

  3. Avatar de Mike
    Mike

    o Kaspersky na lista dos que afectam pouco o rendimento só pode estar ali por engano…

    1. Avatar de Wagner Albuquerque Braga Filho
      Wagner Albuquerque Braga Filho

      Concordo, uso Kaspersky Internet Security a mais de 5 anos e sempre pesou no desempenho do sistema! (porem fico muito feliz e com uma sessação de segurança com ele instalado em minha maquina)

      1. Avatar de TiagoC
        TiagoC

        Qt gb tens de ram? Eu uso Kaspersky e não me queixo.

        1. Avatar de Wagner Albuquerque Braga Filho
          Wagner Albuquerque Braga Filho

          Phenom X4 – 6GB de ram.

          1. Avatar de Wagner Albuquerque Braga Filho
            Wagner Albuquerque Braga Filho

            A questão é que ele não MATA o desempenho do PC, mais sem ele o sistema fica bem mais leve.

          2. Avatar de TiagoC
            TiagoC

            Estranho. Antes tinha 4gb e não tinha problemas. Agora passei para 8gb e continua td bem.

    2. Avatar de daiquiri
      daiquiri

      sim, porque o teu “feeling” é muito mais cientifico que testes

    3. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Usa o Kaspersky Anti-Virus em vez do Internet Security, e fica logo mais leve.

    4. Avatar de Truta
      Truta

      Para quem não sabe ou quem não usa o Kaspersky tem uma opção que quando o PC esta por exemplo em fullscreen a ver um video a jogar um jogo ou a fazer outra actividade, o Kaspersky para tudo o que esta a fazer para deixar o PC correr as App’s no seu desempenho habitual, isto entre muitas outras que o fazem um dos melhores no mercado.

      Muitos instalam mas poucos sabem configurar da maneira correcta, é uma questão de ler e aprender pessoal 😉

      1. Avatar de Morbidos
        Morbidos

        Esse modo também tens no Eset .

      2. Avatar de Paulo
        Paulo

        Porreiro pá !

    5. Avatar de Scrublord
      Scrublord

      Também se enganaram no Avast…

      O ESET e o BD tão atrás? Isto está precisamente ao contrário.
      Acho engraçado (no mínimo), mas seja qual for o teste o Kaspersky se não ganha está imensamente próximo de o fazer 😀

  4. Avatar de Pedra
    Pedra

    Norton! nunca me deixou ficar mal, mas cada um têm o seu preferido 🙂

    1. Avatar de RM_Dragao
      RM_Dragao

      Concordo!

    2. Avatar de RM_Dragao
      RM_Dragao

      Não escrevi tudo … 😛 Concordo, também o testei e está num excelente nível.

      1. Avatar de Waffen SS
        Waffen SS

        Já uso a anos e para mim é o melhor, Norton 360.
        Embora reconheço que não seja dos mais leves. E já agora porque esse não aparece na lista? Por ser suite?

  5. Avatar de Paulo silva
    Paulo silva

    Gostava de saber qual a versão do trendmicro usada no teste.

  6. Avatar de Xico Fininho
    Xico Fininho

    Os testes mudam mas o BitDefender apresenta sempre bons resultados

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Uso o BitDefender Total Security 2015 e não tenho queixa nenhuma… o rendimento do pc continua igual com ou sem anti-virus…

  7. Avatar de Morais
    Morais

    Boa noite,
    Eu uso o Windows Defender, que já vem em todos os pc’s windows. Há mesmo a necessidade de ter um antivírus dos referidos?

    1. Avatar de Ângelo
      Ângelo

      Já faz dois anos que uso apenas o Windows Defender que vem com o Windows 8 e 8.1. Nunca tive problemas até agora.

    2. Avatar de Rogerio Machado
      Rogerio Machado

      Depende do que andas a fazer na Internetji. O melhor anti-vírus é o bom senso 😛

      1. Avatar de Luis Costa
        Luis Costa

        Verdade, eu como não ando na pirataria o risco de intrusão é quase nulo. A usar Linux Mint 17.2 (funciona 5 estrelas) com aplicações populares

        1. Avatar de Dinis
          Dinis

          Não são só os sites de pirataria que te infectam o computador. Ainda há poucos anos o site da PT estava infectado e todos os clientes que usavam a PT como service provider que não tinha anti virus só de entrar no email ficava infectados. Qualquer das formas tu usas Linux que tem muitos menos vírus que o windows ….

      2. Avatar de Cesar Lopes
        Cesar Lopes

        Nem sempre.
        Ao entrar numa página segura da internet, nada te garante que não vais ter uma página derrubada a sofrer um ataque de spoofing (“falsificada”), e o primeiro sinal que vais receber do ataque chegará quando a página já estiver no teu ecrã totalmente assemblada, então já era…

      3. Avatar de RM_Dragao
        RM_Dragao

        +1 muito bem acerca do bom senso …

    3. Avatar de Cesar Lopes
      Cesar Lopes

      Sim
      O Windows defender é apenas um antispyware, não é um antivírus, antivírus é o Microsoft security essential que ja podes ter incluido no teu sistema dependendo de qual é, em outros tens que instalar.

  8. Avatar de José
    José

    Uso Kaspersky Internet Security já há alguns anos e nunca tive problemas.

  9. Avatar de Celso
    Celso

    Por que razão o Comodo nunca vem nestes testes? Sem dúvida, o melhor que já tive até hoje!

    1. Avatar de daiquiri
      daiquiri

      nunca quiseram pagar pelos testes. mas sou da mesma opiniao. o comodo ser deny by default torna-o praticamente infalivel

    2. Avatar de miguel
      miguel

      +1 E respondendo a tua pergunta porque não paga CHULOS. É totalmente grátis para o utilizador comum. A uns quase 10 anos que o uso e nunca apanhei nada ou vi o meu pc a sofrer arrasto por causa do Comodo.

    3. Avatar de Jack
      Jack

      Eu também uso o Comodo Internet Security que é gratis.

    4. Avatar de PretenderPT
      PretenderPT

      Nem mais.

  10. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    O Avast leve no sistema ?? Devem estar é a brincar !! Só se for em máquinas com processadores de última geração,como o que foi utilizado neste estudo da AV Comparatives.Já o tive e verifiquei de imediato,na altura,que a performance do meu PC era baixíssima !! Por isso durante tempos utilizei o Microsoft Security Essentials,antes de mudar há uns tempos para o Windows Defender quando migrei para o programa Windows 10 Pro Insider Preview.Também utilizei durante um tempo,como oferta de um website,o Webroot SecureAnywhere AntiVírus,e foi o melhor antivírus que usei até hoje,mas de longe !! Excelente em tudo !! Em tudo,nunca me deixou mal !! Neste momento utilizo o 360 Total Security da Qihoo,versão 6.8.0.6012 para Windows 10 e estou bastante satisfeito.É bem leve com o benefício de ter protecção suplementar de dois excelentes antivírus como são a Avira e o Bitdefender,junto do motor antivírus da Qihoo.é o chamado três em um,sem se notar nada de especial na performance do PC.Todos os dias este antivírus actualiza a sua base de dados com os três motores o que lhe confere uma poderosa protecção.Deste modo,posso afirmar que estou satisfeito. 🙂

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      não sei então… o meu pc “era” gama média e nunca me pesou muito…. sempre soft

    2. Avatar de Nuno Santos
      Nuno Santos

      +1 360 Total Security da Qihoo, leve, rapido e nada ca entra

  11. Avatar de Pedro
    Pedro

    Se querem estar a par com os resultados mensais de cada antivirus vão a http://www.av-test.org/en/

    Para scan de urls, ficheiros, hash, domain, ip… usem o https://www.virustotal.com/

    Pedro out!
    (drops the mic)

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Já vou…já dormia 😀

    2. Avatar de Homo Erectíssimo
      Homo Erectíssimo

      Pedro,tem aqui um artigo interessante da av-test sobre a performance/endurance dos antivírus e como eles podem afectar a eficiência dos PC’s.(http://www.av-test.org/en/news/news-single-view/endurance-test-does-antivirus-software-slow-down-pcs/.Leiam) e vejam bem os gráficos,com atenção !!

  12. Avatar de Anticorporativista
    Anticorporativista

    Aqui a uns 4 meses mudei de Avast para Avira e noto o PC bem mais rápido no entanto os resultados daí contradizem a minha experiencia… O avast neste momento acho que pesa bem mais no sistema porque para alem de antivirus vem com multiplas funções extra que a mim não me faem falta ( actualização de aplicações, limpeza de browser, etc)

    @ Celso

    O comodo tens razão raramente aparece nestes testes, já o vi a aparecer e tinha um resultado razoavel, usei durante uns tempos, mas mudei porque dava vários falsos positivos. No entanto ainda uso a firewall comodo com o avira

  13. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    Esqueci-me de referir que também utilizei o COMODO Internet Security Premium e era muito bom.Se o Windows 10 for,de facto,um sistema que me agrade voltarei para este antivírus.E por ser gratuito(freeware),ainda mais é apelativo.

    1. Avatar de daiquiri
      daiquiri

      e o único gratuito até para empresas!

  14. Avatar de 123gdvbnn
    123gdvbnn

    dos que usei, mcafee pareceu-me ser o mais “pesado”

  15. Avatar de André Martins
    André Martins

    Uso Kaspersky Internet Security já há alguns anos e nunca tive problemas.

    1. Avatar de ludovico
      ludovico

      Malhoa, és tu!??? 🙂

  16. Avatar de Francisco
    Francisco

    Por haver tanta concorrência entre eles, está visto que são as empresas de anti-virus que criam os virus cada vez mais sofisticados, para manter o próprio negócio. Tal e qual como os advogados, quanto mais confusão e pontas soltas deixarem em todos os assuntos mais trabalho têm… o ganha pão está garantido. Para os técnicos de informática também é bom, “venha a nós o vosso reino!”, pois é, é vida.

  17. Avatar de Francisco
    Francisco

    Por haver tanta concorrência entre eles, está visto que são as empresas de anti-virus que criam os virus cada vez mais sofisticados, para manter o próprio negócio. Tal e qual como os advogados, quanto mais confusão e pontas soltas deixarem em todos os assuntos mais trabalho têm… o ganha pão está garantido. Para os técnicos de informática também é bom, “venha a nós o vosso reino!”, pois é, é vida.

  18. Avatar de diogo
    diogo

    Uso o BitDefender e até agora tudo certo!

  19. Avatar de Pedro Rito
    Pedro Rito

    Panda Free, simplesmente impecavel!

  20. Avatar de Renato
    Renato

    Não uso nenhum há 5 anos. Deixei de usar porque a minha máquina era muito limitada. Com o passar dos anos comprei varias máquinas e nunca mais usei. O bom senso como um utilizador já comentou acima é o melhor anti-virus.

    1. Avatar de Antonio Ferreira
      Antonio Ferreira

      Renato!!!! Tu é o que tem razão! Eu transcrevo tudo o que dizes!
      Não instalem Antivirus !!!!… Mudem de Sistema operativo!!!!

    2. Avatar de Antonio Ferreira
      Antonio Ferreira

      Renato!!!! Tu é o que tem razão! Eu transcrevo tudo o que dizes!
      Não instalem Antivirus !!!!… Mudem de Sistema operativo!!!!

    3. Avatar de Paulo
      Paulo

      O espanhol comprou um burro e como o animal dava muita despesa, parou de lhe dar de comer, passados alguns dias o burro morreu … o espanhol foi a correr para o “face” e logo desabafou … “Ora bolas (em espanhol) agora que já estava desabituado de comer, é que morreu … (em espanhol).

  21. Avatar de Jonas
    Jonas

    Então o avast é o melhor? Não percebi

  22. Avatar de NaRoça
    NaRoça

    Me agradei com o Baidu AV, como instalo no Mint ?

    1. Avatar de str
      str

      Baidu??!!!! Eu ca tinha cuidado com isso, mas parece virus que anti virus

      1. Avatar de NaRoça
        NaRoça

        Sério ????????? : (

  23. Avatar de Jose
    Jose

    Qual o Antivírus que tem instalado no seu sistema?
    – Eu mesmo.

    Acha a avaliação da AV Comparatives justa?
    – Justa? Não, as empresas pagam para os Anti-Virus serem testados pela a AV Comparatives. Logo quem não paga não tem direito a aparecer no teste.

    – Credível? Sim, tanto o Kaspersky como o Avira, sempre foram reconhecidos como os melhores Anti-Virus do mundo, quem diz o contrário são os fanboys e a malta que anda a dormir no mundo da informática.

    1. Avatar de rui pedro
      rui pedro

      O Avira? Melhor anti-vírus do mundo? Bela piada. E depois os fanboys são os outros.

  24. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    Ja usei vários, e os que pareceram sempre equilibrados foram o ESET e Bitdefender, mas o segundo era um pouco instável há uns anos, daí que troquei para o ESET e até hoje parece-me ligeiro e protector.

  25. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Uso Avast e Security Essencials.
    O Avast é extremamente fluído para máquinas antigas.

  26. Avatar de Alex
    Alex

    E o antivirus “nenhum”? qual o seu impacto?

    1. Avatar de daiquiri
      daiquiri

      é a linha branca a picotado. Sim, não ter nenhum fica activado o security essentials ou defender nativo do windows, mais lento que alguns pagos

  27. Avatar de Victor Matias
    Victor Matias

    Um segundo antivirus a trabalhar com o Windows Defender, não é de excluir como vantajoso. Quanto á eficácia dos free antivirus á nossa disposição, tudo o que se possa dizer não passa de expeculações. Basta ver o que aqui se opina àcerca disso. Eu uso o Avast e recentemente tive de recorrer ao Trend micro housecall para me livrar de uma infecção que o Avast deixou passar.

    1. Avatar de TiagoC
      TiagoC

      2 av’s no mm pc costuma dar problemas pq eles entram em conflito um com o outro. Que uses um av e um anti-spyware td bm.

  28. Avatar de RuiB
    RuiB

    Aqui na rede do meu trabalho com cerca de 70 PCs e 20 servidores Windows posso dizer que quando cheguei tinham o Panda, era muito “bonito” mas demasiado permissivo, apanhava só as ameaças base o resto nem dava por isso. Isto para não falar que uma vez isolou um servidor do resto da rede porque o ficheiro das assinaturas estava desactualizado.
    Depois mudamos para o Kaspersky que era optimo a detectar e limpar viroses, mas demasiado pesado nos sistemas. Neste momento temos o Avast, versão paga para empresas e tem cumprido bem mas a consola de administração quanto a mim tem algumas falhas e não é muito prática.

    1. Avatar de Dinis
      Dinis

      Ora aqui está um utilizador, que sem testes, disse grandes verdades… Panda=peso+problemas! Mas se forem ver, a pplware está sempre a dizer bem…

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      É exactamente isso e a história do Sr. Manuel Batata que foi mudar de nome e passou para Sr. José Batata.

  29. Avatar de censo
    censo

    Só uso o defender. O resto so serve para sacrificar o desempenho da máquina. Defender e bom senso, claro.

    1. Avatar de Bell
      Bell

      Correto! O indivíduo te, que sempre usar o bom senso. O windows 10 já vem com AV, cheio de proteção etc.. Se você tiver os softwares originais, windows, jogos e outros e acessar somente sites confiáveis, vai fircar tranquilo, nem precisa de AV. Somente um indivíduo que acessar sites pornos e tem tudo craqueado em sua maquina reclama de desempenho, malwares e outras porcarias! Mude seu estilo de vida e pare de usar AV.

  30. Avatar de Cesar Lopes
    Cesar Lopes

    Repito aqui o que já disse em parte, em reply para ficar mais acessível.
    O Windows defender não é antivírus, é antispyware, as “funções” sobrepõem-se parcialmente mas não totalmente.

    A quem não usa antivírus por fazer uma navegação responsável, fique a saber que é bastante possível falsificar uma página da internet para disponibilizar material perigoso, que o utilizador só vai saber quando o material estiver dentro do seu computador, entenda-se a página no ecrã (spoofing).

    1. Avatar de censo
      censo

      Tas enganado quanto ao defender.

  31. Avatar de Manuel Silva
    Manuel Silva

    Há vários anos uso o MSE/Defender sem problemas de maior.

    Os problemas que tive nunca foram graves… E os 4 vírus que lhe escaparam (no “tempo” do Windows 7) não foram detectados por outros… Um deles foi a primeira variante do Banker32 para bancos portugueses e brasileiros. As definições foram actualizadas mais rapidamente no MSE do que noutros AVs (após submissão das amostras, claro).

    Lembro-me que começou com outro nome… Mas não me lembro qual… Seria Gordian?… Surgiu da compra de uma empresa!

    Quando se fala de malwares, vejo que se nunca se fala em segurança preventiva. A prudência do utilizador e a imunização do sistema são tão fundamentais como ter um antivírus! No que concerne ao segundo ponto, aconselho o Spyware Blaster ou ou o SpyBot Search and DestroyDestroy – Imunização apenas.

    De resto, impacto negativo num sistema ou a eficácia dos antivírus irá sempre ser motivo de debates como este… Podemos aprender com eles e até contribuir positivamente… Ou apenas exercitar a retórica!

    1. Avatar de TiagoC
      TiagoC

      O nome era Giant Antispyware. Mas isso é o Windows defender. O MSE foi feita com a parceria com a Kaspersky.

      1. Avatar de Manuel Silva
        Manuel Silva

        Toda a razão! Obrigado pela info!

        Esse inicial Giant Antispyware não era mau… Acho! Mas depois piorou muito quando virou o primeiro Windows Defender!…

        1. Avatar de TiagoC
          TiagoC

          Sim. Eu adorava o Giant antispyware. Adora o windows defender não presta. Até o Spybot ou o Malwarebytes Anti-Malware são muito melhores.

          1. Avatar de TiagoC
            TiagoC

            Correcção: Sim. Eu adorava o Giant antispyware. Agora o windows defender não presta. Até o Spybot ou o Malwarebytes Anti-Malware são muito melhores.

  32. Avatar de Mordor
    Mordor

    Eset…. Nunca me falhou e no meu sistema é leve e raramente o vejo.
    Avira por razões que não consigo explicar é pesado e torna o meu computador lento. Win 8.1 16gb ram i7

    1. Avatar de Homo Erectíssimo
      Homo Erectíssimo

      Você deve estar é a brincar !! Então com uma máquina com um processador intel i7,com 16 GB de RAM e a correr o Windows 8.1,e ainda vem dizer para aqui que um simples antivírus torna o seu computador lento ?? Olhe,poupe-nos à sua ironia !! Por favor,goze com ignorantes,não com nós !!

  33. Avatar de PTO
    PTO

    Não testaram o Norton? Estranho…

  34. Avatar de Luis
    Luis

    Uso Kaspersky e nao quero outra coisa…

  35. Avatar de MManuelito
    MManuelito

    Eu uso o Microsoft Endpoint Protection em toda a rede e não há razões de queixa, não será dos melhores, mas cumpre a sua função 🙂

  36. Avatar de Bruno Tavares Silva
    Bruno Tavares Silva

    E Comodo Free ?!? O que acham ?

  37. Avatar de Dinis
    Dinis

    O Bit defender, que por algumas publicações e testes é melhor anti vírus (http://www.av-test.org/en/antivirus/home-windows/windows-7/) que a porcaria do Panda e da Trend Micro (só recomenda o Panda quem nunca o usou no final dos anos 90 – Era conhecido por tornart os computadores uma tartaruga e “comer” dll’s essenciasi do Windows) , e nunca foi mencionado no texto, tem a versão free, que não pesa nada no computador, desliga certos serviços quando tenho uma aplicação de ecrã inteiro (=jogos), e em comparação ao avast (que era o que eu usava) ganhei uns 3 segundos no arranque (não parece muito mas tenho um SSD) no computador principal e cerca de 1 min no meu htpc (disco rígido normal). Outra coisa que me parece muito estranha é vocês usarem imagens de outros sites e nem sequer têm uma resolução como deve de ser. Parece sempre que andam “à cata” dos testes que favorecem as vossas marcas “favoritas” (como é possível a Panda ser uma delas, enfim)

  38. Avatar de Dinis
    Dinis

    Só mais uma coisa na av-test.org o Bitdefender é, à vários meses, o com melhor performance (e estou a falar do programa completo e não só o free que ainda é mais leve.

    1. Avatar de Dinis
      Dinis

      De referir que a trendmicro, apesar de ter mais impacto no sistema do que o Bitdefender, é MUITO melhor que o Panda (que na performance fica sempre para os últimos em todos os testes, excepto os que a pplware arranja…

  39. Avatar de João
    João

    Sistema em Linux com conta padrão e só instalar software dos repositórios pois assim é mais seguro. Windows…. ugh…

    1. Avatar de Cesar Lopes
      Cesar Lopes

      Falácia
      Para isso é preciso verificar os hash, mas ninguém faz isso, logo é do piorio

  40. Avatar de Marinho
    Marinho

    Tenho o W8.1 e ontem tive problemas em desligar o pc (fica parado no ecrã azul a dizer que está a desligar mas nunca desliga), estive a pesquisar e encontrei que podia ser da nova actualização do Avast, pelo sim pelo não experimentei desinstalar e o problema ficou resolvido (voltei a instalar e o problema de desligar voltou), alguém já teve esse mesmo problema?

  41. Avatar de Jose
    Jose

    Também Uso o Norton IS.
    Para quem não sabe a Norton/Symantec não quer participar nos testes da Av Comparatives.
    Participa por exemplo nos da AV-Test com bons resultados.

  42. Avatar de Raul Lopes
    Raul Lopes

    Uso o Norton Internet Security há 3 anos e não tenho do reclamar.

    Deus os abençoe!

  43. Avatar de Reginaldo Barreto
    Reginaldo Barreto

    Desde de 2005 venho usando o Eset NOD32 e nunca tiver problemas com performance ou problemas com vírus.
    Tenho ele instalado em servidores e estações de trabalho.

  44. Avatar de Antonio Ferreira
    Antonio Ferreira

    Tenho muitos anos de experiência com a informática e garanto que o problema não está nos antivirus mas sim no sistema operativo que por ser fraco precisa de antivírus. Tenho a dizer que por vezes o maior vírus do nosso comprador é o próprio antivírus! SIM é verdade! Desde o computador que deixa de se mexer , portas de Internet bloqueadas, aplicações algemadas e até o esquema de dizer gratuito nos primeiros tempos e depois propor a compra para poder estar descansado com a protecção! Deixem-se de cenas!…. Instalem em vossos computadores sistemas operativos de verdade e não preciserao de extras para poder trabalhar descansado. O Antivirus é como um ‘bufo’ e o ‘corno’, se não nos dissesse que temos virus ou que a nossa mulher nos anda a trair não saberíamos e seriamos felizes sempre !!!!!!!!!!!!!!!!

  45. Avatar de Antonio
    Antonio

    Boas a todos,
    O melhor AV para qualquer equipamento é ele estando desligado e não funcionando.
    Trabalho com Suporte Técnico e Conheço os AV: AVG. Avast, Microsoft. Todos deixam brechas para invasão das pragas. Tenho instalado o ESET NOD32 e até agora mostra muita competencia em sua proteção. Para completar essa proteção em meu micro, tenho instalado o Malwarebytes. É importante sempre proteger a inicialização e a pagina inicial do seu navegador, assim como a navegação pela Internet. Instale em seu navegador extensões que o proteja.
    Eu utilizo O Chrome.
    WOT 2.6.0
    O WOT mostra em que sites você pode confiar com base nas experiências de milhões de usuários no mundo inteiro.
    Adblock Plus 1.9
    Usado por mais 50 milhões de pessoas, um bloqueador de anúncios grátis para o Chrome que bloqueia anúncios, malware e rastreamento.
    Adblock Super 2.7.6
    A extensão mais popular Chrome: Bloqueie anúncios irritantes no YouTube, Facebook, banners e muito mais.
    Avast Online Security 10.2.0.190
    Avast Browser Security and Web Reputation Plugin.
    Esses são alguns que eu utilizo para minha proteção, para poder localizar-los, entrar em Ferramentas> Configurações> Extensões e pesquisar quais você quer e instalar.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Ó Pai, a Lua que “alumia” as noites aqui em Coimbra (tem mais encanto) é a mesma que “alumia aí na nossa terra ?
      — Ai por onde anda o meu rico dinheirinho …

  46. Avatar de TiagoDm
    TiagoDm

    Como é sabem se o quioo 360 já entra outravez na lista de avs? Para mim é o melhor gratuito

  47. Avatar de jonas
    jonas

    Que lista ruim… Melhor e mais rápido do mundo ha 3 anos é o webroot!

  48. Avatar de Pedro
    Pedro

    Mas alguém reparou que o teste foi feito em 2015 !?!?!? why in the world we still listen to these litle $%&$%&