7-Zip 9.16 Beta – Um (des)compressor robusto

20 Comentários

Esta ferramenta é uma chave inglesa para compactar e descompactar ficheiros. Além de ter um excelente desempenho a comprimir os dados, tem um leque de compatibilidade que permite ser usado em todos os cenários. Deixo a sugestão aos utilizadores do Magalhães, onde estas ferramentas são pérolas úteis e gratuitas.


Suporta os formatos 7z (nativo), ZIP, CAB, RAR, ARJ, GZIP, BZIP2, TAR, CPIO, RPM e DEB. A sua taxa de compressão varia entre 30-50% melhor que o formato ZIP. Se quer uma solução gratuita com qualidade, então opte por usar o 7-Zip.

Principais alterações nesta versão:

  • Adicionado o suporte para ficheiros TAR com mais de 8GB
  • Suporte para NSIS melhorado
  • Resolução de outros pequenos bugs

Leia aqui as novidades desta versão.

Licença: Open-Source
Sistemas Operativos: Windows 2k/9x/XP/Vista / 7
Download [32bits]: 7-Zip 9.16 Beta [1.04MB]
Download [64bits]: 7-Zip 9.16 Beta [1.29MB]
Homepage: 7-Zip

Partilhar:
Tags:

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de BMJ
    BMJ

    Eu uso esta ferramenta, e é a minha preferida no campo de compressão/descompressão.

    Aviso só o pessoal a não usar a versão 64b, pois eu já compactei varias ficheiros em 64b e descompactar em 64b funciona bem, mas quando se descompacta em 32b dá erros de CRC e não descompacta alguns ficheiros….

  2. Avatar de Miguel Barbosa

    É uma boa ferramenta, mas uso o Peazip que é excelente e gratuita 😉

    1. Avatar de Carlos Santos
      Carlos Santos

      Esta ferramenta também é excelente e é gratuita.

      Alem do mais tem vindo a ganhar popularidade entre certos meios de transferência de ficheiros.

      O que só vem a comprovar as suas capacidades 😉

      1. Avatar de Miguel Barbosa

        Uma das grandes vantagens, é a existir também para Linux.

        Para quem usa dual boot windows, linux, é uma boa escolha, assim nota menos a diferença..

  3. Avatar de Volpix
    Volpix

    Alguém me sabe dizer, entre o 7-zip e o WinRAR, qual descomprime mais rápido? Uso Windows 7 x64.

    1. Avatar de -_-'
      -_-‘

      7-zip, já testei isso. Comprime e descomprime mais rapidamente.

    2. Avatar de killer
      killer

      Sem nenhum teste oficial, por conclusões minhas, o 7zip é mais rapido que o winrar. Para mim esta aplicação bate o winrar em quase tudo.

      Cumprimentos

    3. Avatar de Jose
      Jose

      Andam mal informados, a não ser que tenham testado com ficheiros de 5Mib, o WinRAR é mais rápido que o 7-Zip.

      Testado com ficheiros de 6Gib, o 7-Zip começa a morrer.

  4. Avatar de Olly

    Usei durante muito tempo mas vi-me obrigado a mudar para o WinRAR apenas por causa de um pequeno pormenor:
    Em caso de dados corrompidos, quando estou a descompactar um ficheiro dividido em várias partes ele não me sabe dizer qual delas é que está corrompida. O WinRAR diz, o que me poupa muitas dores de cabeça.
    De resto é 5 estrelas e recomendo.

    1. Avatar de vitor
      vitor

      Voltei para o winrar exactamente pela mesma razao. Para alem disso o winrar pode por vezes corrigir esses ficheiros corrompidos e a velocidade de extracção não é assim tao grande para se justificar a mudança.

  5. Avatar de R
    R

    Uso, gosto e recomendo.
    Ainda há pouco instalei num pc. 😉

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    Excelente ferramenta 🙂

  7. Avatar de João Henriques
    João Henriques

    Não esquecer o universal extractor, que extrai tudo, mas quando digo tudo, é mesmo TUDO!

    Em linux não há nada como alterar o .bashrc e adicionar o seguinte:

    extract () {
    if [ -f $1 ] ; then
    case $1 in
    *.tar.bz2) tar xvjf $1 ;;
    *.tar.gz) tar xvzf $1 ;;
    *.tar.xz) tar xvJf $1 ;;
    *.bz2) bunzip2 $1 ;;
    *.rar) unrar x $1 ;;
    *.gz) gunzip $1 ;;
    *.tar) tar xvf $1 ;;
    *.tbz2) tar xvjf $1 ;;
    *.tgz) tar xvzf $1 ;;
    *.zip) unzip $1 ;;
    *.Z) uncompress $1 ;;
    *.7z) 7z x $1 ;;
    *.xz) unxz $1 ;;
    *.exe) cabextract $1 ;;
    *) echo “\`$1′: unrecognized file compression” ;;
    esac
    else
    echo “\`$1′ is not a valid file”
    fi
    }

    Passam a poder extrair tudo pelo terminal sem ter que decorar flags.

    1. Avatar de João Dias
      João Dias

      Também há o 7-Zip para Linux.
      Funciona bem em x86 e x64. Tanto a comprimir, como a descomprimir.

      1. Avatar de João Henriques
        João Henriques

        Sem dúvida, mas para quem utiliza o terminal não é nada prático ter que chamar um programa para cada tipo de extensão, fora as flags que são precisas.

        Ao modificar o .bashrc da forma que indiquei, basta escrever “extract $1” ($1 é o argumento) e voilá! Mais simples é complicado.

  8. Avatar de Sketi

    Qual é a difrença entre o 32bits e o de 64bits? :s

    1. Avatar de Volpix
      Volpix

      O 64 bits apenas funciona em sistemas x64, e penso que será mais rápido.

  9. Avatar de Fernando

    Também uso e estou satisfeito!

  10. Avatar de estrénico
  11. Avatar de CC
    CC

    Utilizo e recomendo – até há 4 ou 5 anos na empresa tinhamos licenças do Winzip, que entretando foram descontinuadas e uniformizamos tudo com 7Zip.
    Atenção a que as versões 9.xx são betas, daí terem alguns bugs, nomeadamente alguns que não existem na 4.65.
    O mais irritante (para mim) é um problema que ocorre quando tentamos extrair vários ficheiros de uma só vez para pastas com o nome do ficheiros (“Extrair para \*”): A extracção é feita sobre uma directoria temporária _winzip_~ – o problema é que como são vários ficheiros aparentemente o 7Zip tenta uma de duas coisas: extrair vários ficheiros ao mesmo tempo sobre a mesma directoria ou começa a extrair o 2º ficheiro ANTES de renomear a pasta do ficheiro anterior.
    Não perdi muito tempo a analisar esta questão, mas detectei-a quando precisei de uma só vez vários ficheiros comprimidos que dentro tinham ficheiros com o mesmo nome – comecei a receber mensagens de alerta a dizer que o ficheiro já existia – e este problema mantém-se na 9.16.
    Já agora: ao comparar o WinZip / Winrar, etc com o PKZIP convém não esquecer os termos da licença: os 2 primeiros são PAGOS, logo o PKZIP é também uma boa alternativa em termos de legalidade do software.
    Por outro lado o formato RAR dá alguns problemas com alguns antivirus, nomeadamente nas versões empresariais; aqui o 7zip apresenta uma outra vantagem: lê diversos formatos mas apenas cria ficheiros em 7z e zip – o que facilita a uniformização em termos empresariais.