Quick hide – Para ter acesso às pastas e ficheiros ocultos

11 Comentários

Existem diversas tarefas no Windows que, no meu entender, deveriam estar mais acessíveis. Não gosto de ter as pastas de sistema “à vista” mas preciso frequentemente delas. O facto de estas estarem escondidas, além de uma maior segurança, tornam o sistemas mais limpo, visualmente!

Irrita-me também ter as extensões escondidas, mas em certas tarefas não ter as extensões visíveis ajuda, principalmente quando trabalho com imagens em determinadas aplicações. Claro que podemos ir aos locais próprios e activar ou desactivar a pedido e até podemos criar atalhos para essa janela

Esta aplicação ajuda e, em caso de ataque de malware, coloca disponíveis estas funções (normalmente atacadas) para o utilizador poder agir. É uma pequena e singela aplicação mas que pode tornar mais fácil nalgumas tarefas.

Um cenário que muitas pessoas utilizam, é criar pastas e colocar um atributo que as mantenham ocultas. com esta ferramenta pode, com um clique e um refresh, mostrar e ocultar essas pastas.

Fica a sugestão.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: Quick hide [217.60KB]
Homepage: Quick Hide

Partilhar:
Tags:

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Caetano
    Pedro Caetano

    Boa tarde,

    Na minha humilde opinião, mais um bloatware publicitado aqui no pplware.
    Em primeiro lugar, gostaria que aprofundasse mais o argumento em que diz as pastas e ficheiros sistema ocultos tornam o sistema mais seguro.
    Em segundo lugar, vou deixar aqui uma alternativa que até ao dias de hoje funcionou (vejam a data do post) e não vejo porque razão haveria de começar a utilizar essa aplicação…
    Sinceramente não troco a minha pastinha de scripts úteis por essa aplicação, visto a portabilidade não se por sequer em causa (nem todos nós utilizamos máquinas no dia-a-dia em que nos podemos dar ao luxo de ter .NET instalado).
    Finalmente deixo aqui o link para o blog onde encontrei o script que tão útil me tem sido: http://www.edbott.com/weblog/2005/05/tip-of-the-day-show-hidden-files-with-a-simple-script/
    Peço que não interprete este post como uma crítica destrutiva, mas sim como uma alternativa viável à utilização (e consequente instalação) de outras aplicações, quando podemos obter o mesmo efeito com um simples vbscript que corre em qualquer máquina windows com menos de 10 anos.

    Cumprimentos

    1. Avatar de Vítor M.

      De maneira nenhuma.

      Quanto ao script, apenas vem confirmar que o que apresento é útil. Pode não ser o mais eficaz para quem domina certas áreas da informática, como o da utilização segura de scripts, mas permite a um utilizador comum, ter acesso instantâneo, sem ter de andar a vasculhar pelas ferramentas do Windows, a pastas ocultas, ficheiros ocultos e demais funcionalidades.

      Depois e porque muitas vezes, depois de ataques de malwware, as pessoas deixam de ter acesso ao paivel de controlo e às pastas Local, esta ferramenta consegue mostrar os ficheiros ocultos para podermos agir, por exemplo, em pastas temporárias dentro das pastas de sistema, que estão ocultas. É lá muitas vezes que está a correr o problema.

      Quanto à segurança dos ficheiros e pastas ocultas, apenas um apontamento: longe da vista… longe da tecla Delete. E mais não digo. 😀

      Como é uma singela aplicação, tão singela que nem tamanho tem para ser apelidado de bloatware.

      E obrigado pela partilhares a tua opinião e experiência.

      1. Avatar de karlos
        karlos

        Em bom português, paivel de controlo, significa: painel de controlo.Hihihi…

  2. Avatar de bejense
    bejense

    Nao funciona no win7 32…

    A utilidade? é obvia pedro caetano… eu tenho o hide system files activo pq não quero ver 3 ficheiros no meu desktoop (thumbs.db, dekstop.ini, etc) pq torna o desktoop «feio» alem disso ao copiar uma pasta nao preciso de copiar o thumbs.db caso selecione tudo.

    A alternativa de teclar + E, , tools, view, show hiden files and folders e depois voltar a fazer tudo de novo é aborrecida e time consuming.

    Correr um script em VB (ou ate uma macro do windows para fazer isso) e correr um .exe de 200kb para mim é indiferente, com a vantagem q o icon do .exe fica + bonito na toolbar 🙂

    é pena é nao funcionar….

    1. Avatar de Vítor M.

      Tem de funcionar. A utilização que faço é no Windows 7 a 32bits do meu VAIO. 😉

    2. Avatar de karlos
      karlos

      Funciona no Win7 x64, depois de fazer refresh.

  3. Avatar de Pedro Caetano
    Pedro Caetano

    Caros,
    Obrigado por partilharem a vossa opinião relativamente aos comentários que fiz.
    O problema não é a aplicação em si ter 200kb, mas sim a dependência em .NET que essa sim, é bastante pesada.
    Vou evocar um conceito que explica de forma simples aquilo que quero dizer (não tomem isto como uma provocação, pois é um bom modus operandi): KISS (Keep It Simple, Stupid).
    Quanto a manter os ficheiros ocultos com o intuito de evitar que sejam removidos inadvertidamente, lembro que não devemos utilizar a conta de administração (que consegue escrever/apagar ficheiros sem restrições) no dia-a-dia 🙂

    Cumprimentos

    1. Avatar de Vítor M.

      Pois, isso é interessante, volto a frisar, para quem domina o conceito de informática segura,obviamente a grande maioria dos utilizadores dos “computadores” não domina.

      Então depois da chegada do projecto e-escolas e e-escolinhas (grandes projectos na minha opinião) o número aumentou, daqueles que de informática percebem muito pouco e que só lá vão na tentativa/erro.

      Concordo com o KISS numa óptica do utilizador que entenda o conceito de administrador do sistema operativo. 🙂

  4. Avatar de LMSS
    LMSS

    Também qualquer um que tenha um pouco de conhecimentos fácilmente acede a essas pastas.
    Mas para tornar-lo visualmente melhor é uma boa dica 🙂

  5. Avatar de Miguel Ferreira

    ainda não testei.. mas a todos que andam para ai a falar mal do dotNET.. lembrem-se apenas que deve ter o java instalado (ocupa o mesmo) lol.. mas o windows vista (ou superior) vem com o dotnet 2.0 na base do systema.. e abaixo disso, é quase impossivel não ter pelo menos o 2.0 instalado… e mesmo numa maquina com mais de 10 anos, não vejo motivo para não ter instalado, não é isso que faz a maquina ficar mais lenta 😛

  6. Avatar de phixie
    phixie

    Boa dica, isto faz poupar alguns cliques e algum tempo.

    (Obs: Deve ser difícil encontrar um PC com Windows mais ou menos actual sem dotNet, salvo erro a versão mais antiga suportada pela MS é o XP com SP3 e penso que já traz .net)