5 fantásticas dicas para turbinar o seu Firefox

27 Comentários

A Mozilla tem vindo a realizar um conjunto de alterações significativas no seu browser, o Firefox, com o objetivo de o tornar mais rápido, mais estável e mais seguro. A disputa pelo primeiro lugar no ranking dos browsers parece perdida, pelo menos por agora, mas a verdade é que a concorrência também não tem inovado assim tanto.

Recentemente a Mozilla lançou uma nova versão do Firefox e hoje ensinamos alguns truques que ajudam a tornar este browser ainda mais rápido.

Firefox

#1 Aumento do limite de processos de conteúdo

Se a sua máquina é “poderosa”, então pode aumentar o limite de processos de conteúdo. Por omissão o número de processos definidos é quatro, mas podemos aumentar esse valor até 7. Processos de conteúdo adicionais podem melhorar a utilização de múltiplos separadores, no entanto, o consumo de memória RAM também irá aumentar. Para proceder a esta alteração deve ir a Preferências e procurar por Desempenho. Depois é só aumentar o número de processos.

Firefox

 

#2 Usar a nova cache HTTP

A Mozilla criou uma nova cache HTTP, desenvolvida como o objetivo de melhorar a estabilidade e a velocidade do Firefox. Para ativar esta nova cache basta escrever about:config e procurar o parâmetro browser.cache.use_new_backend. Para ativar devem mudar o valor de zero para um.

Nota: Esta opção já não se encontra disponível na versão 48.

 

#3 Libertar memória

Para libertar memória usada pelo Firefox não precisa de fechar o Firefox. Para tal existe uma funcionalidade escondida,no próprio browser, que se chama “Minimize memory usage” Para acederem a essa função basta que escrevam na barra de endereços about:memory.

 

#4 Desativa animações do Firefox

As animações são sempre efeitos engraçados, mas que por outro lado consomem recursos. Para desativar as principais animações basta escrever na barra de endereços about:config e procurar por animate. Depois basta desativar essas funções, carregando em cada uma delas e mudando o valor de true para false.

 

#5 Restaurar Firefox

Se por algum motivo o seu Firefox apresentar problema, pode sempre restaurar o Firefox. Para tal basta que escreva na barra de endereços about:support e depois é só carregar em Restaurar o Firefox. De frisar que esta ação remove os seus extras e personalizações e restaura as definições do browser para os parâmetros de origem.

Se não é utilizador do Firefox talvez seja uma boa oportunidade para o experimentar. Do que temos testado, o Firefox está bem mais rápido e estável. Com estas cinco dicas podem ainda melhorar o desempenho.


Leia também…

Firefox 58 chega mais cedo e mais rápido e seguro que o Quantum

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de FeMeireles
    FeMeireles

    Boas dicas !

  2. Avatar de Bruh
    Bruh

    Pois, eu ainda estava com alguma esperança nesta nova versão… mas não mudou o suficiente para eu deixar o chrome. No meu computador, o chrome continua a ter melhor desempenho que o firefox. Principalmente em alguns jogos para browsers que, no chrome correm 5 estrelas, mas depois no firefox tornam-se quase impossíveis de jogar.
    Fica a minha opinião, que vale o que vale.

    1. Avatar de WhoCares
      WhoCares

      Nada portanto…

    2. Avatar de asd
      asd

      quanto tempo testaste o Firefox? 5 minutos como muita gente?
      é normal o firefox ser mais lento mal o instalas, o chrome já tem as tuas paginas todas guardadas na chache e carrega as coisas da cache e não da net, tornando-se mais rapido a carregar paginas… Obviamente que se acabaste de instalar o firefox, o seu desempenho é baixo.
      nisso dos jogos o chrome, opera e vivaldi, entre outros, partilham todos o engine Chromium, então fazem o render QUASE igual. no firefox obviamente vai modificar.
      além disso, não sei se ainda é o caso, mas o chrome já vem bundled com Flash player e outros componentes essenciais para os jogos e outras coisas que os usem. o firefox não, por isso tens de instalar esses componentes em separado, como é o caso do flash player.

    3. Avatar de Maats
      Maats

      +1
      Fora as milhentas extensões que o Chrome oferece e que dão bastante jeito.

      1. Avatar de darkvoid
        darkvoid

        O Firefox também muitas extensões.
        Quando passei do Chrome para o Firefox Quantum consegui encontrar todas as que usava no Chrome para Firefox!!!

    4. Avatar de darkvoid
      darkvoid

      Comigo foi ao contrário!
      Sempre usei o chrome, testei o Edge durante uns tempos, queria mesmo gostar dele, mas era mais lento que o chrome e usava mais memoria para quem usa como eu dezenas de tabuladores.
      Depois de sair o Firefox versão quantum experimentei e ao de umas semanas mudei.
      Tudo era melhor, mais rápido, tudo compatível (mais do que o chrome)e usava menos memoria.
      Portanto, também é a minha experiência e vale o que vale!

    5. Avatar de rand
      rand

      boas, podes dizer akguns desses jogos que são mais rápidos no chrome?

  3. Avatar de George Orwell
    George Orwell

    Uma dica para quem usa Firefox no Linux e sofre de aletórios “freezes” que fazem parar o sistema no seu todo, Firefox incluído.
    Tais freezes, consistentes num “overload” de processos, parecem estar relacionados com a interligação entre o Firefox e a placa gráfica, despoletados sobretudo quando o Firefox navega em páginas com muitos vídeos embutidos, pe. Youtube e jornais online.

    Tratando-se de uma gráfica Nvidia Geforce, resolvi este problema, cumulativamente :
    1- Passando do prédefinido driver da Nvidia que não tem tido objecto de quaisquer actualizações para o driver open source : xserver-xorg-video-nouveau , que, pelo contrário, tem vindo a ser actualizado ;
    2- Ir a Preferências, procurar por Desempenho e desabilitar (uncheck) a opção . Esta alteração mal se nota na performance ;
    3– Seguir religiosamente a dica # 1 aqui do Pplware aumentando o número de processos para o máximo, 7
    4- Ir actualizando o driver referido sempre que disponível bem como o Firefox;

    Opcionalmente, para saber o driver que está a funcionar, entrar no Terminal :
    lshw -c video ( e ver o que exibe a linha “configuration” ),
    e para saber mais sobre o driver :
    modinfo

  4. Avatar de Manuel
    Manuel

    E contudo, continua a ter barras de scroll do tempo do Windows 95, enormes e inestéticas. Bem sei que não é isso que faz um bom browser, mas se temos que passar o dia a olhar para ele, mais vale juntar o útil (segurança, rapidez, etc) ao agradável (visual apelativo).

    1. Avatar de asd
      asd

      eu cá não me queixo, até agradeço.
      como o firefox muitos outros programas, a cena é que para teres uma barra mais bonita, perdes funcionalidade, neste caso torna-se mais dificil clicar com o rato… basta olhar para o scroll do Chrome, do Dopamine, do VLC para windows 8 entre muitos outros programas…

      1. Avatar de Manuel
        Manuel

        É a primeira vez, em muito tempo, que ouço alguém dizer que ainda clica com o botão do rato na barra para fazer scroll. Até aceito esse argumento, mas no meu círculo profissional e pessoal, ninguém faz scroll utilizando esse método (ou usam a roda de scroll do rato, ou usam o scroll do touchpad).

        1. Avatar de zé das iscas
          zé das iscas

          então tenta lá ir do início para o fundo de uma página muito grande e vais ver o jeitão que dá ter a barra de scroll!

          1. Avatar de AJMS
            AJMS

            Para isso não é preciso nenhum scroll, o meu FF leva sempre com este add on https://addons.mozilla.org/pt-PT/firefox/addon/scroll-to-top/

  5. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    passo 2, about:config não about.config

  6. Avatar de ZeTolas
    ZeTolas

    Eu só queria era uma extensão como a antiguinha CoolPreviews que deixou mesmo de dar aqui há umas versões atrás (até então só dava com ligeiras alterações no about:config também)…

    Alguém se lembra desta extensão e que me saiba dar uma boa alternativa? (basicamente o que ela fazia era algo tão simples e fantástico como abria uma pequena janela quando se punha o cursor em cima do ícone que criava em cada hiperligação, não sendo por isso necessário abrir outra janela para trabalhar… muito útil nos torrents…)

    1. Avatar de Carlos Santos
      Carlos Santos

      Pois eu só queria a All In One Sidebar e o Tab Mix Plus.
      Apenas por causa destas duas extenções agora usos o Pale Moon.

    2. Avatar de AJMS
      AJMS

      Eu também usava essa extensão ( CoolPreview) e substitui pela ( Imagus ) https://addons.mozilla.org/pt-PT/firefox/addon/imagus/

  7. Avatar de Carneiro
    Carneiro

    Boas pessoal, eu tenho uma questão que nunca encontrei grande resposta! eu queria mesmo começar a usar o Firefox no Pc… o problema que me coloco é todos os Sites favoritos que tenho organizados diretamente na minha conta google, como é que os posso passar para o firefox? Desde já um grande obrigado. abraço e boa semana

    1. Avatar de Pintor
      Pintor

      Tens centenas de tutorias a explicar como isso funciona online.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Carneiro Boa madrugada, é só colocar o mesmo e-mail do google na config. firefox. e pronto

  8. Avatar de Paulo Silva
    Paulo Silva

    A dica #2 Usar a nova cache HTTP no meu firefox 58 não me aparece o parâmetro browser.cache.use_new_backend.

    1. Avatar de Pereira
      Pereira

      “Nota: Esta opção já não se encontra disponível na versão 48.”

      1. Avatar de Paulo Silva
        Paulo Silva

        Pois eu li isso mas também li: “Recentemente a Mozilla lançou o Firefox 58 e hoje ensinamos alguns truques que ajudam a tornar este browser ainda mais rápido.”
        Sendo assim, não faz sentido ser uma dica para turbinar o Firefox actual.

  9. Avatar de Wallase
    Wallase

    Muito obrigado. Apliquei as etapas #3 e #4 e o desempenho no meu note realmente melhorou.

  10. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Eu uso o Firefox 65.0.1 32bit no Linux e ja vou baixar o versão 67 em março. eles estão muito mais rápido e mais leve. vim só parabenizar pelo site que ajudou a config. o firefox de um amigo usa windows 7.