10 Sistemas Operativos pouco falados

85 Comentários

Certamente o leitor já ouviu falar do Windows, Mac OS, Linux (dentro deste, várias distribuições como Ubuntu, Fedora, OpenSuse, Debian, Caixa Mágica, etc.), FreeBSD, Solaris, etc.

Pois então existem outros Sistemas Operativos que provavelmente nem conhece e que têm ideias e objectivos diferentes e interessantes, ao contrário da maior parte dos Sistemas Operativos que falei em cima.

Experimentem os que mais vos interessarem e digam-nos o que acharam!

Sistemas Operativos conhecidos

Grande parte dos Sistemas Operativos de que vou falar em baixo podem ser experimentados através de um software de virtualização como o VirtualBox ou o VMWare, utilizando as imagens .ISO disponibilizados ou mesmo ficheiros criados para o efeito, vejam por isso os respectivos links de Download.

Para mais informações sobre um SO, cliquem no título do mesmo.

1. ReactOS

Objectivo: Executar aplicações desenvolvidas para Windows, num SO Open Source.
Descrição retirada do site:

O ReactOS® é um sistema operativo Livre que visa atingir um elevado grau de compatibilidade com o Microsoft Windows® XP/2003. O ReactOS tem como objectivo fornecer compatibilidade completa tanto com as aplicações como com os controladores desenvolvidos para os sistemas operativos da linha NT® da Microsoft®, por intermédio de uma arquitectura e uma interface pública de programação similares.

O ReactOS é o modelo mais completo de um sistema operativo inspirado no Windows®. Consequentemente, os programadores poderão aprender bastante ao estudar o seu código fonte ou mesmo participando no desenvolvimento do mesmo.

O ReactOS já incorporou e continuará a incorporar funcionalidades de novas versões do Windows® e poderá, por vezes, definir mesmo a vanguarda da tecnologia dos sistemas operativos.

Download: CD de Instalação, Live CD, Ficheiro VirtualBox, VMWare, entre outros

ReactOS - 1

[1] [2] [3]

2. Haiku

Objectivo: Uma “reencarnação” gratuita do BeOS.
Descrição retirada do site: (Tradução Livre)

O Haiku é um Sistema Operativo open source actualmente em desenvolvimento que visa especificamente o uso pessoal de computadores. Inspirado pelo BeOS, o Haiku visa tornar-se um sistema rápido, eficiente, simples de usar, fácil de aprender e ainda muito poderoso para utilizadores de computador de todos os níveis.

O que é tão bom sobre o Haiku afinal?

Os destaques principais que distinguem o Haiku de outros sistemas operativos incluem:

  • Foco específico em computação pessoal.
  • Kernel personalizado desenhado para “responsividade”.
  • Totalmente desenhado a pensar em multi-processamento paralelo para maior eficiência com CPUs multi-processador/core.
  • API OO rica, para um desenvolvimento mais rápido.
  • Base de dados como o sistema de arquivos (OpenBFS) com suporte para metadados indexados.
  • Interface unificada e coesiva.

Download: CD de Instalação, Ficheiro VirtualBox, VMWare, entre outros

Haiku - 1

[1] [2] [3] [4]

3. AROS

Objectivo: Recriar os dias de glória do AmigaOS.
Descrição retirada do site:

AROS é um sistema operativo portável e de Desktop livre com o propósito de compatível com AmigaOS, mas melhorando-o em muitas áreas. O Código Fonte está disponível sobe uma Licença Open Source, que permite a qualquer um melhorá-lo livremente.

O objectivo do projecto AROS é o de criar um Sistema Operativo que:

  • É compatível com AmigaOS 3.1 o mais possível.
  • Possa ser portado para diferentes tipos de arquitecturas de equipamento e processadores, como x86, PowerPC, Alpha, Sparc, HPPA e outros.
  • Deverá ter binário compatível no Amiga e fontes compatíveis em qualquer outro equipamento.
  • Possa correr como uma versão que permaneça só (standalone) e que arranque directamente do disco rígido como um emulador que abre uma janela no sistema operativo existente para desenvolver programas e corra Amiga e aplicações nativos ao mesmo tempo.
  • Melhore sobre as funcionalidades do AmigaOS.

Para atingir este objectivo, usamos um certo número de técnicas. Primeiro que tudo, fazemos um uso intensivo da Internet. Poderá participar no nosso projecto mesmo que só consiga escrever uma única função do Sistema Operativo. A versão mais actual da fonte é acessível 24 horas por dia e remendos (patches) podem ser fundidos nas fontes a qualquer altura. Uma pequena base de dados com tarefas abertas certifica-se de que o trabalho não é duplicado.

Download: CD de Instalação, Live CD, Ficheiro VirtualBox, VMWare, entre outros

AROS - 1

[1] [2] [2]

4. ARAnyM

Objectivo: Manter a Atari ST/TT/Falcon viva.
Descrição retirada do site: (Tradução Livre)

Aranym é um software de máquina virtual (similar ao VirtualBox ou Bochs), concebido e desenvolvido para a execução de SO 32-bit Atari ST / TT / Falcon (TOS, FreeMiNT, Magia e Linux m68k) e TOS/GEM aplicações em qualquer tipo de hardware – seja um clone da IBM (lê-lo como “PC” :-)), um Apple, um servidor Unix, uma estação de trabalho gráfico ou mesmo um computador portátil.

Aranym não se entende como um emulador de Atari Falcon (mesmo que tenha uma compatibilidade com o software bastante elevado Falcon e inclui a maioria dos chips personalizados Falcon incluindo VIDEL e DSP). Aranym é melhor no sentido em que não é vinculada a especificação de uma máquina de Atari existente, de modo que são livres para escolher o processador mais completo (68040 com MMU) e FPU (68882), adicionar as cargas de memória RAM (até 4 GB), o gráficos acelerados pelo host (mesmo com OpenGL) e acesso directo a recursos do host diversos, incluindo som, drives, dispositivos de armazenamento ópticos (CD / DVD-ROM), porta paralela e muito mais.

Download: CD de Instalação, Live CD, entre outros

ARAnyM - 1

[1] [2] [3]

5. Syllable

Objectivo: Providenciar um Sistema Operativo de Desktop amigável (user-friendly).
Descrição retirada do site: (Tradução Livre)

O Syllable é um projecto voluntário, que cria uma família de sistemas operativos de software livre de fácil utilização. Você pode usá-los separadamente, ou você pode usá-los para formar plataformas de rede.

Além de saber que seu computador precisa de um sistema operativo, como precisa de ar para respirar, porque é que se importa? Pensamos que, idealmente, não deve. Os computadores são agora parte da vida moderna. As aplicações fornecem a funcionalidade que precisa. Os sistemas operativos devem fornecer os serviços que as aplicações precisam para fazer a máquina fazer as suas coisas, caso contrário devem sair do caminho, tanto quanto possível. Muitos dispositivos de computador tornaram-se quase invisíveis, no seu microondas e máquina de café, por exemplo, e assim deveria ser também com os sistemas operativos.

E aqui reside o busílis. Máquinas de café e outros dispositivos para fins especiais geralmente conseguem fazer o que deseja, mas muitas pessoas não podem deixar de sentir que os seus computadores pessoais estão muitas vezes a trabalhar contra elas. No entanto, eles são baseados na mesma tecnologia que os pequenos computadores, tão úteis durante todo o dia. Os computadores pessoais são máquinas muito mais poderosas, pelo que também deveriam ser muito mais úteis, não é? Bem, às vezes são, mas muitas vezes não são.

Download: CD de Instalação, Live CD, Ficheiro VirtualBox, VMWare, entre outros

Syllable - 1

[1] [2] [3]

6. KolibriOS

Objectivo: Performance Extrema e tamanho de código compacto.
Descrição retirada do site: (Tradução Livre)

O Kolibri é um pequeno sistema operativo x86 feito em assembler, como hobby. Originou como um “fork” do MenuetOS em 2004 e tem sido desenvolvido principalmente pela comunidade da ex-URSS desde então. A API e ABI estão a ser enriquecidas com características amigáveis para os programadores. A interface de utilizador não é muito boa, mas estamos a tentar melhorá-la também. O seu feedback é muito apreciado, embora a sua ajuda seja sempre muito mais valiosa.

Download: CD de Instalação, Live CD, entre outros

KolibriOS - 1

[1] [2] [3]

7. Plan 9

Objectivo: Pesquisa para além de UNIX.
Descrição retirada do site: (Tradução Livre)

O Plan 9 da Bell Labs é um sistema de investigação desenvolvido nos Laboratórios Bell a partir do final dos anos 1980. Os seus criadores originais e autores foram Ken Thompson, Rob Pike, Dave Presotto, e Phil Winterbottom. A eles juntaram-se muitos outros, com o desenvolvimento contínuo ao longo da década de 1990 até ao presente.

O Plan 9 demonstra uma maneira nova e geralmente mais limpa de resolver a maioria dos problemas dos sistemas. O sistema como um todo, é provável que se sinta familiar aos usuários Unix, mas ao mesmo tempo muito estranho.

No Plan 9, cada processo tem seu próprio namespace mutável. Um processo pode reorganizar, adicionar e remover do seu namespace próprio, sem afectar namespaces de processos independentes. Incluída na mutações de namespaces é a capacidade de montar uma ligação com um servidor de arquivos através de 9P, um protocolo simples de arquivo. A ligação pode ser de rede, um pipe, ou qualquer outro descritor de arquivo aberto para leitura e escrita com um servidor 9P na outra extremidade. Namespaces personalizados são muito usados em todo o sistema, para apresentar novos recursos (por exemplo, o sistema de janelas), para importar recursos de outra máquina (por exemplo, a pilha de rede), ou para navegar para trás no tempo (por exemplo, o sistema de arquivo de dump) .

Download: CD de Instalação, Live CD, entre outros

Plan 9 - 1

[1] [2] [3]

8. FreeDOS

Objectivo: Máxima compatibilidade com software DOS.
Descrição retirada do site: (Tradução Livre)

O FreeDOS é um sistema operativo gratuito compatível com free-DOS para sistemas compatíveis com IBM PC. O FreeDOS é feito de muitos programas diferentes e separados, que agem como “pacotes” para o projecto FreeDOS no total.

Download: CD de Instalação, Live CD, entre outros

FreeDOS - 1

[1] [2]

9. Visopsys

Objectivo: SO pequeno focado no particionamento do disco.
Descrição retirada do site: (Tradução Livre)

O Visopsys é um sistema operativo alternativo para computadores compatíveis com PC. Em desenvolvimento desde o final de 1997, este sistema é pequeno, rápido e open source. Possui uma interface gráfica simples, mas funcional, multitarefa preemptiva e memória virtual. Embora tente ser compatível de várias maneiras, Visopsys não é um clone de qualquer outro sistema operativo.

Download: CD de Instalação, Ficheiro VirtualBox, VMWare, entre outros

Visopsys - 1

[1] [2] [3]

10. Minix

Objectivo: Pequena variante do UNIX e uma ferramenta de aprendizagem.
Descrição retirada do site: (Tradução Livre)

O MINIX 3 é um novo sistema operativo de código aberto projectado para ser altamente confiável, flexível e seguro. Ele é um pouco baseado em versões anteriores do MINIX, mas é fundamentalmente diferente em muitos aspectos fulcrais. O MINIX 1 e 2 foram concebidos como ferramentas de ensino; O MINIX 3 adiciona a nova meta de ser usado como um sistema sério para computadores com recursos limitados e incorporados e para aplicações que requerem alta fiabilidade.

Este novo SO é extremamente pequeno, com a parte que é executada em modo kernel com menos de 6000 linhas de código executável. As partes que correm em modo de utilizador são divididas em pequenos módulos, bem isolados uns dos outros. Por exemplo, cada driver de dispositivo é executado como um processo separado em modo de utilizador de modo a que um bug num driver (de longe a maior fonte de erros em qualquer sistema operativo), não pode bloquear o sistema inteiro. Na verdade, na maioria das vezes, quando um driver bloqueia ele é automaticamente substituído sem que seja necessária qualquer intervenção do utilizador, sem necessidade de reiniciar, e sem afectar os programas em execução. Estas características, a pequena quantidade de código do kernel, e outros aspectos realçam extremamente a fiabilidade do sistema.

Download: CD de Instalação, Live CD, entre outros

Minix - 1

[1] [2] [3]

Fonte: PCPlus

Comentários

85

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de leitorassiduo
    leitorassiduo

    Como é possível ainda ninguém ter comentado este artigo?!

    Mas que grande artigo, gostei mesmo e vou experimentar alguns dos SO’s apresentados.

  2. Avatar de Daniel Belém
    Daniel Belém

    Bom artigo.

    Parabens.

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Pois, parabens pelo trabalho! Gostei de ler

  3. Avatar de Rui Cruz

    O ReactOS é bom para PC’s com pouca RAM. 🙂

    Rui

    1. Avatar de Nuno Nunes
      Nuno Nunes

      Pois é verdade eu já o tentei utilizar no meu pc e não consegui.

  4. Avatar de Bruno Bernardino

    Obrigado leitorassiduo, deu muitas horas de trabalho, acredita.

    1. Avatar de Antonio
      Antonio

      Realmente, é um ótimo artigo. Gostei do ReactOS por ser livre e compativel com aplicativos Windows. E o Haiku por ser bom para desenvolvedores. Mas, vai ser dificil largar o meu openSUSE! Muito dificil. Pra mim, a melhor distribuição Linux…

      1. Avatar de Melech
        Melech

        OpenSUSE, melhor distro…? õ_Ô A sério camarada, continua a experimentar…

        1. Avatar de João Matias
          João Matias

          Também uso openSuse, e para mim também é o melhor, e olha que já experimentei muitas distros.

          Cumprimentos

          1. Avatar de mc lan
            mc lan

            Open the tcheca

    2. Avatar de Carlos Belchior
      Carlos Belchior

      É um grande artigo realmente. Aqui tanto se “guerreia” nas grandes batalhas Linux Vs Windows e finalmente alguem vai poder alcontrar alternativas tipo eu. nunca tive grande coragem em sair definitivamente do Windows uma vez q tenho muito software comprado… Mas ja li algures q o REact OS funciona com aplicações Win32 vou testar 🙂
      cumps
      parabens pelo post

  5. Avatar de Ecchin
    Ecchin

    Há aqui muitas escolhas interessantes. Não há é tempo de voltar a ser noob e aprender a usar um SO de novo 😛
    Não largava o Windows a não ser por hobby ou por necessidade, como quando uso o Ubuntu para recuperar ficheiros de um sistema que não quer arrancar. Não vou trocar agora 15 anos de Windows por outro sistema onde não tenho qualquer à vontade.
    Estive a deitar o olho neste Haiku, parece bem giro. O ReactOS já tinha sido falado aqui no ppw se não me engano. Mas não estará a ficar para trás? Quer dizer, ter como meta compatibilidade com Windows NT e XP é ficar a empatar o trânsito…
    Qualquer dia vou pegar num OS porreiro e rápido para instalar numa máquina velha a ver se ela renasce.

  6. Avatar de Vitor B.
    Vitor B.

    Bom artigo, muito interessante.

  7. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Que grande grande grande artigo.

    Só conhecia 4 destes e já fui utilizador do BEOS. Sinceramente adorava a sua rapidez era uma coisa do outro mundo.

  8. Avatar de M.Manuelito
    M.Manuelito

    É por isto que o pplware é o pplware
    Exclente artigo

  9. Avatar de sandrosfc
    sandrosfc

    Legal mesmo,vou baixar alguns e testar no Virtual Box,deve ser bacana esses SOs 🙂

  10. Avatar de @AntunesK
    @AntunesK

    Bruno Parabéns pelo artigo!!!
    Excelente !!

    Nossa eu não sabia que tinha tantos Sistemas Operacionais até conhecia o projeto ReactOS e Haiku.

    Já vou aproveitar para testar esses outros !

    Abraços

  11. Avatar de Junior
    Junior

    só aqui no ppware 😀

  12. Avatar de Shiryu

    Cá espero um grande futuro para o ReactOS. 🙂

    1. Avatar de kekes
      kekes

      Eu já esperei a muito tempo, mas o seu desenvolvimento é tão lento que já nao sei se vamos ter festa ou nem por isso… A ver vamos o que o tempo nos dá

      Anyway, este e um exelente post, pena algusn SO’s nao terem comunidades grandes de apoio como linux e afins caso contrario teriam pernas para andar…

      PS: Minix nao tem um passado com factos cruzados com o linux ou tou a confundir?

      1. Avatar de João Matias
        João Matias

        O minix foi o S.O. que o Linus Torvalds “pegou” e introduziu o kernel dele. E daí o aparecimento do Linux.

        Cumprimentos.

  13. Avatar de João Sousa Faria
    João Sousa Faria

    Utilizador Windows desde de sempre, utilizador MAC à oito dias, já esqueci por completo o Windows. Utilizador Ubuntu nas horas vagas.

  14. Avatar de myself.pt
    myself.pt

    Porreiro, porreiro éra fazer um estudo do suporte do mais variado hardware por parte desses SO’s.

    Porque a não ser que a ideia seja corrê-los numa VM (o que invalida a sua utilidade) mais importante do que possa eventualmente fazer ou não é o facto de ele funcionar.

  15. Avatar de Giga-Byte
    Giga-Byte

    Se podia viver sem o pplware… poder podia, mas num era a mesma coisa.

    É por causa destes excelentes artigos que sou um pplwaremaníaco e num passo um dia sem cá por os olhos 😛

    1. Avatar de Junior
      Junior

      já somos dois 😀

      1. Avatar de DRM
        DRM

        Já somos três

  16. Avatar de Miguel Pedruco
    Miguel Pedruco

    Excelente artigo!

    Muito bem documentado e de fácil leitura. Tenho de dizer que todos só conhecia dois, os restantes vou testar em ambiente virtual 🙂

    Parabéns pelo artigo 🙂

  17. Avatar de Alexx
    Alexx

    Gostei, mas para máquinas mais limitadas recomendo o Elive, leve e graficamente muito simpático e a prova em como gostei, é que ainda roda num dos hp lá de casa.
    Parabéns pelo artigo.

  18. Avatar de Tiago Lopes
    Tiago Lopes

    Olho para todos estes projectos é dá-me pena.
    Sinceramente.

    Tanto trabalho, tanto esforco, horas e dedicacao de tantos developers disperco, desconhecido e ignorado.

    Num mundo ideal a equipa do ReactOS trabalhava no WINE e todos esses projectos pequenos a trabalhar para um grande (diga-se, por exemplo, linux) via-se um projecto à seria mesmo.

    O mesmo acontece com as distribuições de linux. tanta gente, tanto esforco dissipado… é uma pena

    1. Avatar de Miguel Ribeiro
      Miguel Ribeiro

      O problema é que quando uma coisa fica demasiado grande e conhecida enche de engodo, veja-se o MacOS X Lion. Em relação ao Snow Leopard acho que está piorzito… O windows 7 está estável mas acho que tem muita porcaria que se podia (e devia) tirar. Quanto ao linux não vale a pena falar porque cada distro adiciona as suas particularidades

  19. Avatar de Danilo Luiz

    Mais uma vez o Pplware trazendo informações valiosas!

    Particularmente já tentei usar o Syllable, mas como não consegui instalá-lo na máquina virtual deixei quieto.

    Já tentei usar o BeOS, mas pegava em preto e branco. Atualmente como estou com um Core 2 Quad, fico só com o Windows XP 64 e o Windows Seven 64. É tudo tão prático, que até deixei de lado instalar o FreeBSD ou algum Linux.

    Tenho um Pentium 166, na qual já tentei instalar vários Linux e o FreeBSD. Como não consegui, não vou tentar mais testes, por hora.

    Um dia tomo coragem para instalar e aprender a usar um sistema não-windows. Tenho muitas recomendações é do sistema da maçã.

    1. Avatar de Luis Rosa
      Luis Rosa

      tambem tens este http://www.damnsmalllinux.org/ para o teu pentium 166, eu ja instalei num 486 e funciona.. é um linuxzinho 🙂

  20. Avatar de shev
    shev

    Muitos parabéns pelo artigo!!!

  21. Avatar de Jorge
    Jorge

    Parabéns ppware 😀

    Um grande Post sem dúvida, vai ajudar muitos estudantes sem dúvida 😀

    Nunca ouvi falar destes SO’s, a não ser do Windows e do Linux 😉

    Parabéns (:

  22. Avatar de Red_Acid
    Red_Acid

    Já conhecia o ReactOS, apesar de nunca ter utilizado (pode ser que seja agora depois disto, que o teste numa VM), mas tem aí outros 9 que nem sequer fazer ideia (apesar de também já ter ouvido falar do pai do Haiku, o BeOS).

    Por isso, muitos parabéns, Bruno Bernardino. Grande artigo mesmo.

  23. Avatar de Henrique Morais
    Henrique Morais

    Já experimentei o minix e realmente é bastante bom em termos de estabilidade, só tem um pequeno problema que é em termos de desempenho, de facto a estabilidade tem um custo, esta arquitectura de microkernel prejudica em muito o desempenho.

    1. Avatar de Nuno José
      Nuno José

      Hmm o melhor do BEOS e espera-se que o haiku tb seja, é o seu microkernel que faz com que o desempenho seja fabuloso.

    2. Avatar de João Matias
      João Matias

      humm, e prejudica o desempenho em quê? se tem um kernel de 6000 linhas de código. não pode ser assim tão pesado, penso eu :p

      por acaso nunca experimentei, sou linux user, mas nunca experimentei o minix.

      cumprimentos

  24. Avatar de Nasp

    Este artigo fica nos meus favoritos…. muito bom

    adoro descobrir esta “coisas”

  25. Avatar de Miguel Costa

    :O ainda faltam o DSL, o Puppy, o cloud Gos (o esboço do sistema operativo da google) e um dos meus preferidos CrunchBang

    Há muitos OS para descobrir 😀 mas obrigado por partilhares mais uns quantos aqui com a malta 😉

    A propósito o Caixa mágica já está em condições apresentáveis? foi o único sistema linux q tive de o instalar mais de 5 vezes, e quando funcionou fiquei tão decepcionado e formatei-o passado 10 minutos eheheheheheh

    1. Avatar de Nuno José
      Nuno José

      Isso não são SOs são distribuições de linux.

      1. Avatar de Miguel Costa

        Tal como grande parte dos sistemas operativos abordados neste artigo (Syllable-linux / MenuetOS-unix / MINIX – kernel unix / etc….)

        Poucos sistemas operativos são criados de raiz, porque envolvem esforços monetários enormes. E para além disso é impensável redesenhar controladores de raiz só para satisfazer as necessidades de um único sistema operativo.
        Por isso grande parte do Sistemas operativos que andam para aí, têm todos o kernel em unix, como por exemplo as distribuição linux…

        1. Avatar de Vaurdan

          O MINIX não é baseado em linux!! 🙂

          1. Avatar de kekes
            kekes

            Miguel nao vas mais longe sabes o que significa unix-like?

            A Unix-like (sometimes shortened to *nix to circumvent trademark issues) operating system is one that behaves in a manner similar to a Unix system, while not necessarily conforming to or being certified to any version of the Single UNIX Specification.

            Ou seja nao tem nada a haver…
            Uma distro é uma distro, neste caso sao SO’s totalmente diferentes…

        2. Avatar de Xeon3D

          Menuet OS unix? LOOOOOOOL.

          No comments.

          1. Avatar de Miguel Costa

            ehehehe 😀

            tens toda a razão, e peço desculpa..

            é dos únicos que não descende de um outro kernel 🙂

      2. Avatar de Nuno José

        Pronto acho que ja foram esclarecedores. O macos tb é unix like não é uma distro de unix. Os exemplo que dá são distro de linux não são sistemas operativos. Ubuntu é uma distro não um SO e por favor deixem de chamar ao android um chrome os de SOs tb pois são distros.

  26. Avatar de Pedro Pinto

    Bom artigo Bruno. Xiiilente trabalho!

  27. Avatar de mARCIO mERLONE

    Excelente artigo, mas pecou por não informar o status do projeto, se ativo ou não, e quão estável e usável encontra-se o projeto. Alguns podem ser maduros, mas outros nem beta ainda. Também poderia ter dado alguma noção de hardware recomendável e mínimo de cada um.

  28. Avatar de Vasco Moço

    Excelente artigo. Fiquei com saudades do BeOS!

  29. Avatar de a Friend®
    a Friend®

    Espetaculo de artigo!

    A quantidade de Sistemas que aposto que a grande maioria imagina que existem…

    Se tivesse tempo ia “brincar” com o HAIKU e AROS…

    Parabéns pelo trabalho! 😉

  30. Avatar de dedro
    dedro

    Muito bom artigo!
    Foi bom saber que o projecto Haiko sempre foi em frente. Na altura andei muito intertido com o BeOS 4 e 5 até a empresa “falir”. Ainda aguentei uns tempos com o BeOS 5 mas como o suporte ao hardware sempre foi limitado acabei por abandonar esse S.O. Ainda “ouvi” rumores de um renascer do BeOS mas pensei que não fosse dar em nada.
    ReactOS só o testei uma vez e só não o testei mais por na altura não ter tido muito tempo disponível para tal.
    O FreeDOS ainda se vai usando quando é necessário matar saudades de uma aplicação/jogo daqueles bons tempos passados ao computador.

    P.S.: Também concordo com o comentário do Tiago Lopes, mas se fosse-mos todos fazer/participar no mesmo, a diversidade/inovação perdia-se pois não teria lugar.

  31. Avatar de Eduardo Silva
    Eduardo Silva

    O ReactOS nunca o consegui experimentar ou instalar. O Haiku vinha na última PCguia e também não funcionou nas minhas máquinas.

  32. Avatar de Ricardo Fernandes
    Ricardo Fernandes

    Dos 10, só conhecia 0. :/
    Vou ver se experimento alguns!

  33. Avatar de Xeon3D

    Eu ia jurar que já tinha lido um artigo similar no pplware ou noutro site similar à bem pouco tempo…

      1. Avatar de dethos

        Achei um bom artigo, mas podiam ter colocado apenas o link para o Techradar.

        Quanto aos SO’s, apenas tinha testado o ReactOS e diga-se desde já que a ideia é muito boa e se algum dia vinga-se, ia retirar muitos usuários ao windows e também ao linux.

  34. Avatar de luis lisboa
    luis lisboa

    Porque não referir aqui AIX, HPUX, Solaris e outros que tal? de entre os s.o. referidos no artigo, quantos são os que têm impacto no mercado empresarial? Que tal esta sugestão para um futuro post do pplware, uma abordagem aos s.o. usados em sistemas de alta disponibilidade?
    Cumprimentos a todos!

  35. Avatar de J...
    J…

    Artigo bastante interessante. Para quem gosta de informática assim como quase todos nós visitantes do pplware, é sempre muito bom expandirmos os nossos conhecimentos a nível de SO’s… Eu pessoalmente axo q esse conhecimento é um passo dado bastante grande para um iniciante em informática que é o meu caso… Este provavelmente é um dos melhores artigos já postados neste site, sem dúvida…

  36. Avatar de Sílvio Horta

    @Xeon3D
    First published in PC Plus Issue 288

  37. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    acho q ja conhecia todos, mas é sempre bom mostrar ao mundo q SO’s n se resumem a linux, mac, e win.

    deviam so alterar a parte em q diz ” Kolibri é um pequeno sistema operativo x86 feito em assembler” para assenbly.

    nice post!

    cumps!

  38. Avatar de Dusac
    Dusac

    Artigos destes fazem a diferença! Excelente.

  39. Avatar de Pois
    Pois

    excelente post já tinha lido sobre o ractos o harus e o haiku os outros nunca ouvi falar, sempre a aprender aqui no pplware … há pois e sem os cometários absurdos, longos e maçadores dos macboys e winfans ou vice versa macfans e winboys em guerra…

  40. Avatar de jorjão
    jorjão

    Testem o Elive que é baseado em Debian com ambiente gráfico Enlightenment que é muito leve e até corre nos antiguinhos 486. Testem e digam alguma coisa.
    Para quem tem máquinas em condições experimentem Mandriva 2010 KDE e vão ver o que é um excelente sistema operativo em todo em PT.
    Excelente pplware sempre a difundir Linux.
    Abraço a todos e continuem o bom trabalho.

  41. Avatar de J P
    J P

    nice post.
    /cheers!

  42. Avatar de Stiven
    Stiven

    Já tinha o ReactOS, mas os outros nunca tinha ouvido falar.
    Parabéns pelo artigo. Vou já experimentar alguns.

  43. Avatar de Ramirez
    Ramirez

    Ai k espetakulo nao sabia da existencia destes =)
    Obrigado assim vale a pena
    Continuaçoes

  44. Avatar de MiStEr_QuIm

    Não conhecia nenhum desses SO’s 😐

  45. Avatar de Anfanger
    Anfanger

    Bom artigo. O FreeNAS é uma distribuição baseada no FreeBSD também interessante.

  46. Avatar de Obs
    Obs

    Não querendo menosprezar a substância deste artigo nem o empenho que terá estado envolvido, tenho curiosidade no porque de tanta felicitação a uma simples tradução a um artigo cuja ideia original e pesquisa pessoal são mérito de uma outra produção que não o do tradutor português/pplware.

    1. Avatar de Bruno Bernardino

      É engraçado como partiste para a crítica destrutiva sem confirmar nada do que dizes.

      Lê o outro artigo e lê o que eu escrevi? É uma tradução? Muito má, só se fosse. Nem necessitaria de utilizar a fonte, visto que o artigo fala sobre os Sistemas Operativos de forma diferente, principalmente na abordagem aos mesmos e no porquê de mencionar estes Sistemas Operativos.

      Não te esqueças também que aqui não se ganha dinheiro. Apenas trabalhamos para vos manter informados e, mesmo que se fizesse só uma tradução aqui no pplware(penso que ainda não aconteceu), seria no vosso interesse para terem acesso a informação já traduzida.

      Não vale a pena alongar-me mais, porque quem, como tu, faz uma crítica dessas, não teve qualquer outra intenção que não a de denegrir o trabalho dos outros que, ao contrário de ti, trabalham.

      1. Avatar de Vítor M.

        Bruno, sabes que a inveja é um mal de alguns seres humanos menos “equipados” mentalmente. Ele não se deu ao trabalho de ler e ver as devidas diferença (para melhor no que fizeste) de um artigo devidamente referenciado.

        Claro que tem de haver estes “trolls” se não esta vida era monótona…

        1. Avatar de Obs
          Obs

          Só posso assumir que a minhas minhas palavras foram mais dificeis de ler e interpretar que o texto longo em ingles do artigo.

          Talvez dai a minha dificuldade em perceber a relaçao feita com “critica para denegrir” e com “inveja” está fora da minha compreensão. Ou talvez por ser incapacitado mentalmente…

          Como resultado, parece uma discussão com a namorada que já tem a cabeça feita com alguma ideia que vem sabe-se lá de onde.

          Eu ja aqui tive acesso a bons artigos e julgava apreciar a linguagem e dialogo dos responsaveis.

          1. Avatar de Bruno Bernardino

            Obs,

            ok, estás a fazer o teu papel de desentendido no que disseste, e que realmente disseste qualquer coisa nada de grave e eu ampliei isso.

            Não faças comparações descabidas.

            O que tu disseste nem fazia sentido se o artigo fosse apenas uma tradução.

            As tuas palavras não foram brejeiras mas a tua intenção de escrita foi.

            A minha dificuldade não foi em ler nem interpretar o que disseste, apenas responder, porque sinto sempre que é uma perda de tempo.

          2. Avatar de Obs
            Obs

            Se a intençao fosse essa que tanto mal parece ter causado, nao teria razoes para nao continuar e modificar o meu comportamento para “desentendido”.

            Todo o grau de anonimato presente garante que eu podia falar o que quisesse sem nenhuma necessidade de mudar o discurso de alguma forma.

            Portanto, ainda que tenha chegado essa mensagem, nao foi essa a intençao.

            A expressao que usaste “sinto sempre ” nao pode ser usada para mim visto que é a primeira vez que comunicamos.

  47. Avatar de Tiago S.
    Tiago S.

    Bom artigo. Parabéns!!!

    Cumprimentos,

    Tiago Silva 😉

  48. Avatar de Rui Travassos
    Rui Travassos

    Desconhecia o minix e fiquei curioso…

  49. Avatar de eu
    eu

    tentei o Reactos por live cd e por instalação normal e não consigo.. fica sempre parado, por live cd encrava quando vai começar a instalar, apenas aparece uma l inha de codigo “multi(0)sdfg()sfgblabla” uma coisa assim =)

    e com instalação normal, depois de carregar os dispositivos fica ecra preto.

    acontece o mesmo a alguem?!

    q6600
    asus p5k se/epu

  50. Avatar de monux
    monux

    – Eu tenho um ThinkPad que comprei há 11 anos atrás,que hoje serve de pedestal(realmente) para o monitor que estou usando.
    – Em 1999, Comecei usando o W98 / W Millenium / W2000 / e por aí vai !
    – Neste testei,tudo que era SO que encontrava na Web, com conhecimentos que ia adquirindo de site em site.
    – Sempre optando por distros,que requeria por muito conhecimento,e pouca máquina.(no meu caso pouco conhecimento e pouca maquina)
    – Pois queria aprender com grandes.
    – Testei o Minix,ReacOS,FreeDos,etc…
    – Com o Windows XP Professional (Altamente Customizado e rodando)+ Mandrake 9.0
    – Tudo com 32mb, 3GB (Particionado ao extremo) 166mhz.
    – Hoje Uso e abuso de uma boa máquina e não perdi a mania ,
    – W7 + Ubuntu Remix + Linux Mint
    – a esposa fica loca
    – Abraços

  51. Windows 8 lançamento planeado para 2012…

    Gostei muito do artigo, parabéns. Adicionei um Trackback directamente para o meu Bolg. ;)…

  52. Avatar de Silvestre Carlos

    Que grande artigo. foi de grande utilidade e estou a experimentar alguns dos sistemas supracitado.

  53. Avatar de Scalawag
    Scalawag

    Parabéns a quem traduziu o artigo. Podiam ter acrescentado o QNX e o Solaris.

  54. Avatar de Zangue
    Zangue

    Bom artigo! gostei muito de ler este artigo, não sabia que existiam estes sistemas operativos

  55. Avatar de Paulo Varela
    Paulo Varela

    É apenas para dizer que o link de download do ReactOS está quebrado. 🙂