Android: SMS Backup

45 Comentários

Estamos efectivamente no mundo da informação. A importância de estarmos informados é tal que acumulamos religiosamente tudo o que nos pode vir a ser útil. Assim proliferam as formas de guardar essa informação.

Uma das formas mais rápidas dse nos comunicarmos hoje em dia é via SMS (Short Message Service), então como podemos guardar essa informação que enviamos e recebemos?

Eu cá no meu Android já tenho a solução… vão directas para a minha conta do Gmail!!!

SMS Backup

Este software para Android é de utilização simples. Basta definirmos qual o nosso endereço de email Gmail, a nossa password de acesso e qual a pasta onde colocar a os SMS’s. Depois o software automaticamente trata do resto.

Passamos então a ter os SMS’s guardados numa pasta, quer os recebidos quer os enviados.

Instalem a aplicação pela Android Market e depois chamem-na pelo menu de aplicações. O ícone é o que está apresentado na imagem abaixo.

Na primeira vez que executamos o SMS Backup temos temos obrigatoriamente de configurar as diferentes opções disponíveis, sobre pena de não o conseguirmos usar.

Mas são poucas as hipóteses de configuração:

  • Endereço de Gmail
  • Password da conta
  • Backup automático ou manual
  • Opções avançadas
    • Marcas as novas  mensagens como lidas (no Gmail)
    • “Pasta” a colocar os SMS’s (recomendo que usem a pré-definida pois faz sentido)
    • Número máximo de itens por backup

Depois disto temos de ser nós a ordenar manualmente a primeira execução do backup. Tem mesmo de ser assim, mas as seguintes são completamente automatizadas e após recebermos ou enviarmos um SMS ele efectua uma cópia para o Gmail. As mensagens recebidas são enviadas cerca de 20/30 segundos após serem recebidas e as enviadas podem demorar até 30 minutos a serem colocadas no Gmail.

E pouco mais temos que fazer do lado ou preocupar-nos do telefone. É daqueles softwares que é instalar, configurar e esquecer. Podemos é claro de vez em quando verificar como estão as coisas no SMS Backup. A informação mais importante que podemos ter é a data do ultimo backup que foi realizado com sucesso e essa informação é-nos dada abaixo da barra de progresso do backup.

Depois só temos mesmo de consultar, se necessário, os SMS’s que temos no Gmail. Acedam e vejam que têm mais um marcador, com o nome que escolheram para ser o usado para alojar os backups dos SMS’s. E façam ai a gestão do vosso backup.

Engraçado foi perceber que mesmo que apaguem um SMS no telefone ele fica guardado no Gmail, o que é uma excelente característica. No entanto obriga-nos a fazer um pouco de “limpeza” periódica à pasta SMS’s no Gmail para que não estejamos a acumular lixo.

Adoptei esta ferramenta desde que ela foi apresentada por um dos nossos leitores no artigo anterior sobre software Android. Testem e vão ver que, tal como eu, ficam agarrado a ela!

Caso pretendam basta apontarem o vosso leitor de barras para a imagem abaixo e facilmente instalam o SMS Backup:

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Android
Download: SMS Backup 1.1.1 [222 KB]
Homepage: SMS Backup

Partilhar:
Tags:

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Presumo que tenha sido eu a citar esta app 🙂 É excelente sem dúvida! Só tem um senão, dá para fazer backups mas não restores. De resto 5 estrelas para esta app.

    1. Avatar de Vítor M.

      Se fosses tu os meus parabéns… e já virei a iTunes Store de pernas para o ar e não consigo arranjar algo deste calibre para o iPhone…

      Grande aplicação sim senhor.

      1. Avatar de viperbruno
        viperbruno

        Para WinMO existe e acho estranho nao haver algo parecido para Iphone.

  2. Avatar de Pedro Pinto

    Quando eu tiver um “bicho” desses ja tenho aqui a “papinha” toda feita.

    Bom post Simões. Parabens.

  3. Avatar de NC
    NC

    Este é mais um grande aplicativo para o Android!
    Será que não existe um semelhante para tlm convencionais para guardar sms’s no Gmail, por exemplo Nokia usando o PC Suite?

    Continuação de bons posts.

  4. Avatar de dingas
    dingas

    Porreiro se para além deste backup no gmail ainda desse pra responder as sms’s pelo próprio gmail. Suponho que não tenha esta feature!

  5. Avatar de mcosta
    mcosta

    Não conhecia este! Vou experimentar

  6. Avatar de estigonhof
    estigonhof

    Excelente Post.

    Continuem a recomendar Software Android, de preferência, com maior regularidade.

  7. Avatar de Paulo Silva
    Paulo Silva

    Também existe uma aplicação do género, mas para fazer backups dos contactos.
    Chama se: VCardIO consegues fazer o backup e mais tarde o restore.

    Mas existe ainda outra possibilidade que adorei quando descobri.
    Existe uma opção no android que se a escolheres, sempre que te ligares a Internet ele manda todos os teus contactos para o Gmail, se inserires 1 novo contacto no telemóvel ele depois actualiza automaticamente no Gmail.

    Isto da muito jeito quando instalas uma nova ROM como eu tenho feito no meu HTC Magic e perdes todos os teus contactos após o format ao telemóvel. Mas basta te ligares a Internet, sincronizares o telemóvel ao teu e-mail da Google que ele envia para o telemóvel todos os contactos que anteriormente foram gravados, ajuda bastante

    Cumps

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Realmente a sincronização com as aplicações Google é o que o android tem de melhor.

      1. Avatar de Paulo Silva
        Paulo Silva

        Concordo contigo 🙂
        torna se simples fazeres experiências malucas, porque existem aplicações e serviços que te dão segurança de tudo 🙂

  8. Avatar de Saraiva
    Saraiva

    Boa app!

    Que leitor de códigos usas?

    Thx

  9. Avatar de Paulo Silva
    Paulo Silva

    Secalhar não é o sitio mais indicado, e caso não seja peço desculpa.

    Deixo aqui uma lista para quem tem Android a pouco tempo e não conhece muitas aplicações, ou até mesmo para quem tem.

    Astro – serve para poderes ir, vasculhar, abrir ficheiros/aplicacoes no cartao de memoria.

    aTrackDog – esta aplicação quando existe ligação a Internet, automaticamente procura actualizações de todas as aplicações instaladas no telemóvel.

    HandCent Sms – Excelente aplicação para envio/recepcao de mensagens, podendo usar temas diferentes como o do IPhone.

    Taskiller – Gestor de Tarefas(serve para terminar processos)

    Bluex – Aplicação para gerir o Bluetooth

    BarcodeScanner – Leitor de Codigo de barras, bom para ler codigos de barras das aplicações, na Internet e transferir para o telemóvel.

    E existem bastantes mais.. Quem tiver interessado, basta me perguntar.

    Cumps

    1. Avatar de Pedro Simões

      Paulo,

      Estarias interessado em desenvolver um pouco mais essa tua aptidão?

      O pplware está sempre interessado em novidades e em ter gente com os teus conhecimentos a escrever.

      1. Avatar de Paulo Silva
        Paulo Silva

        Claro, deixo mais algumas aplicações e jogos 🙂

        Aplicações

        HiMsn – Messenger para o Android

        Opera Mini – Browser Opera para navegar na Internet.

        Shazam – Esta aplicação grava a musica que está a tocar no (ambiente local) e com ligação a Internet em pouco instante diz o nome do artista e o nome da musica. (resulta mesmo)

        Metal Detector – uma aplicação que pode dar jeito para quem for a caça ao tesouro xD

        StreamFurious – Esta aplicação usando ligação a Internet, devolve uma lista de rádios, para todos os géneros musicais/informativos/religiosos.

        NDrive – Aplicação para GPS, saiu não a muito tempo e já a instalei, e tá fantástica.

        QuickOffice – Ferramenta para ler ficheiros Word, Excel, PowerPoint etc

        TuneWiki – Para mim o melhor leitor de musica para Android, consegues ao mesmo tempo que toca a musica ler as letras da musica, e uma melhor organização

        Television – programa para ver tv

        Existem Aplicações que dão bastante jeito, que servem por exemplo para atalho, isto é apenas estão no ambiente de trabalho e servem para ligar ou desligar um serviço.

        Exemplo:

        Bluetooth OnOff
        2g3g OnOff
        GPS OnOff
        Wifi OnOff
        SilentMode OnOff

        Jogos

        Teeter – os HTC Magic 32A já vem com este jogo.

        Labyrinth – Muito parecido com o Teeter só que melhor em termos de efeitos.

        Snake – Jogo da Cobra

        Bonsai Blast – do género de puzzle bubble

        Robot Defense – Jogo de estratégia, dos melhores para Android

        Jewels – jogo de combinação de diamantes por cor e género.

        Trap!

        Tic Tac Toe – Jogo do Galo

        OpenSudoku

        Connect Four – 4 em linha

        Humm não me consigo recordar de mais, se entretanto me lembrar de mais algum interessante eu posto, vou deixar umas dicas para quem tem o Android a pouco tempo 🙂

        No ambiente de trabalho se pressionar o ecrã irão aparecer umas opções nas quais estará lá widgets, existem várias aplicações muitas até que eu disse que têm opção para widget.

        Em que é que isto pode ajudar?

        Ajuda na simplicidade de poder usar a aplicação e rapidez.

        Exemplo: Taskiller(Gestor de Tarefas, usado para terminar processos)

        Se criar um Widget para o Taskiller que a uma das opções será miniTaskiller, irá aparecer um mini “visor” onde se encontraram todos os processos caso existam, e se quiser terminar todos basta carregar nesse visor que ele termina tudo.

        Existem muitos widgets para as aplicações.. Só experimentar.

        Peço desculpa pela demora não consegui vir mais cedo ao computador.

        Cumps

    2. Avatar de tymonn
      tymonn

      O ChompSMS é muito melhor que o handcent SMS 😉
      experimenta sir

  10. Avatar de DreamWave
    DreamWave

    Nice App!
    Qual o aparelho que tens Pedro ?
    Já agora, SMS stands for: Short Message Service

    cumps

  11. Avatar de RCS
    RCS

    Para quem tiver um magic32A e gostar de experimentar ROMs,

    aconselho experimentarem a cursorsense. Muito fluída e robusta.

    1. Avatar de Paulo Silva
      Paulo Silva

      Eu aconcelho esta nova ROM, a ROM do novo telemóvel da Google o Nexus One, ROM Eclair 2.1 também é fluida/estavel 🙂 ah e esta ROM da para os Magic 32A e o 32B sem o ficheiro port.

      Cumps

      1. Avatar de lfspaulo
        lfspaulo

        A mesma pergunta que fiz ao RCS se aplica a ti 😉

      2. Avatar de RCS
        RCS

        Quando tiver mais disponibilidade vou experimentar. Ando para experimentar o 2.1 já há algum tempo.

        Algo que também me custa largar é o senseUI. Tem algumas vantagens que já me habituei. Contactos, Câmara, Phone logo ali à mão, shortcuts do phone, etc.

    2. Avatar de lfspaulo
      lfspaulo

      E onde posso encontrar instruções para por essa ROM? (Instruções para um novato, claro)

      1. Avatar de RCS
        RCS

        Instruções sobre instalar roms para novatos:
        http://wiki.xda-developers.com/index.php?pagename=HTC_Sapphire_Hacking

        Tens algumas roms nessa página para experimentar. Eu experimentei a MyHero e gostei.

        Depois ouvi maravilhas da CursorSense e realmente é bastante mais fluida. Contudo para instalar esta rom, tens de trocar o Radio e o SPL o que apresenta maior risco. Se seguires à risca as instruções, como eu fiz, não terás problemas. Aqui está a rom e as instruções:

        Actualizar o radio e o spl: http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=605239

        Rom e suporte:
        http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=592856

  12. Avatar de lfspaulo
    lfspaulo

    Já agora, eu tenho um Magic 32A. Porque é que no OS Monitor aparece que tenho apenas 198MB RAM em vez dos 288MB que deveria apresentar???

    Alguém sabe porquê?

    1. Avatar de Paulo Silva
      Paulo Silva

      Hum diz me só, de que cor é o teu Magic e o que é que diz na parte de tras?

      1. Avatar de lfspaulo
        lfspaulo

        Preto e diz “htc”. De qualquer das formas já arranquei em “Fast Boot”, penso que é assim que se diz, como indicava num site e confirmei que é 32A…

    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      É porque tens esses 198MB disponíveis para as apps. Os restantes estão a ser usados pelo SO.

  13. Avatar de Paulo Silva
    Paulo Silva

    Exacto, e pelo que me respondeste, é mesmo 32A. não faço a mínima então :\

    1. Avatar de lfspaulo
      lfspaulo

      Não será uma limitação do SO de origem? Tens SO de origem ou ROM customizada? Que valor te indica o OS Monitor?

  14. Avatar de Rui Guedes
    Rui Guedes

    Um reparo, SMS é Short Message Service, e não Short Messenger System

  15. Avatar de KaYs3r
    KaYs3r

    Excelente App, já instalei no meu Hero

    1. Avatar de KaYs3r
      KaYs3r

      Uma dúvida, também guarda as MMS?

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Não, mas como recebo poucos tou-me a cagar..

  16. Avatar de MiStEr_QuIm

    Muito útil esse software.

  17. Avatar de Carlos B.
    Carlos B.

    Boas!

    Antes de mais, quero dizer que não tenho sequer oportunidade de ver essa aplicação em funcionamento para poder comparar com a aplicação que vou falar a seguir.

    Sendo que o objectivo principal me parece ser guardar as sms, existe para os dispositivos com win mobile o MyPhone (www.myphone.microsoft.com)

    Tive conhecimento desta aplicação hoje mesmo por isso também não me posso pronunciar muito sobre as opções que ela dá, mas assim à primeira vista, faz um sincronismo típico como o do outlook, onde se pode escolher os dados a guardar, incluindo as sms (a meu ver, a grande falha do sincronismo com o outlook).

    para instalarem no vosso dispositivo, basta meterem o endereço http://www.myphone.microsoft.com/install e fazerem download do .cab
    Partindo do principio que têm uma conta windows live (usada no messenger) podem usar esses dados para sincronizarem os vossos dados.

    Os mesmos ficam depois disponíveis no site, que tem uma capacidade de armazenamento de 200Mb.
    É possível sincronizar
    * Contacts
    * Calendar
    * Tasks
    * Text messages
    * Favorites
    * Photos
    * Videos
    * Music
    * Documents

    Tem ainda uma opção “find lost phone” que deve ter funcionamento semelhante a várias aplicações já faladas aqui no pplware. Quando é feito o sincronismo é possível escolher “my location” como um dos dados a enviar.

    Usem à vossa conta e risco, pois como disse, só hoje descobri isto.

    PS:O comentário foi apenas com o intuito de informar possíveis interessados numa solução idêntica para sistemas MS, que como eu, tb queiram guardar mais dados além dos permitidos pelo outlook sync.

  18. Avatar de zéé
    zéé

    boas, alguem me pode indicar um software compativel com symbian S60 5th edition q dê para tirar os print screen?

    desde já obrigado

  19. Avatar de Toranja
    Toranja

    Peço desculpa a todos.

    Tenho um ASUS P535 com Windows Mobile 5 e procuro um software semelhante para fazer backup e restore das minhas sms, mas… não encontro nada…

    Alguem poderia aconselhar algum?

    Obrigado pela ajuda a todos
    Parabens ao pplware pelo fantastico trabalho realizado pela comudidade de internautas.

    Cumprimentos a Todos

  20. Avatar de BM
    BM

    @Toranja: PIM Backup 2.8

    1. Avatar de Toranja
      Toranja

      Obrigado BM 🙂
      Está instalado e a correr 🙂

  21. Avatar de João
    João

    Este artigo tem uma falha grande: falta dizer que é necessário ter o IMAP activo na conta do GMAIL.

    1. Avatar de João
      João

      Sim, era o problema que tinha.

      Obrigado

  22. Avatar de sr.gomes
    sr.gomes

    exelente apps! mas seguinte qual apps para salvarfazer backup de conversas automaticamente para e-mai (nokia N8)l?

  23. Avatar de Miguel
    Miguel

    Tem algum valor adicional?