Windows Phone está a atrair cada vez mais programadores

48 Comentários

O Windows Phone não tem registado um crescimento apenas ao nível das vendas. De acordo com um estudo recente, a comunidade de programadores para Windows Phone está também a aumentar e com o lançamento do Windows 10 especula-se que alguns programadores mudem até de plataforma devido às oportunidades e retorno financeiro que este “novo” sistema operativo pode trazer.

nokia-lumia-920-pureview-windows-phone-8


O estudo pertence à VisionMobile e os resultados mostram que o Android continua a ser a plataforma que reúne a maior comunidade de programadores. O IOS é a segunda plataforma a fazer parte do ranking e a comunidade de programadores do Windows Phone ocupa a terceira posição.

No caso da plataforma da Microsoft, este é já o segundo ano consecutivo que se verifica um crescimento da comunidade de programadores. Apesar de ainda registar uma percentagem baixa (30%), comparativamente ao Android e iOS, o Windows Phone tem conseguido atrair programadores , tendo a loja de Apps do Windows Phone atingido recentemente um novo máximo.

plataforma_00

A VisionMobile refere que os “pequenos” têm apostado no Windows Phone, até porque há menos concorrência. Por outro lado, os melhores programadores não consideram o Windows Phone “interessante” para ganhar dinheiro.

Com o lançamento do Windows 10 (e provável sucesso), talvez muitos programadores passem a apostar forte nesta nova plataforma tendo em conta as oportunidade e retorno financeiro.

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mike
    Mike

    É uma boa plataforma, se bem que algumas das alterações que estão a fazer para o Win10 estão a roubar-lhe a identidade.

    Continua a ser a minha plataforma de escolha.

    1. Avatar de ptpedropt
      ptpedropt

      mais 1 ano e passa para 2º lugar

      1. Avatar de ptpedropt
        ptpedropt

        o titulo está errado,
        Windows.. for Phones

    2. Avatar de luis rocha
  2. Avatar de transcendez
    transcendez

    Quanto mais variedade melhor. O ideal seria ter as mesmas app’s que os outros players do mercado. Os users saem a ganhar.

    1. Avatar de Mota
      Mota

      +1

      Comentário acertado! Eu uso android, pq gosto de android. Quando achar que o WP é melhor, não terei qualquer problema em mudar.

      Quando mais houver por onde escolher melhor para nós consumidores finais.

      PS: Infelizmente a quantidade de apps na play store não é necessáriamentea algo melhor, muitas vezes existem apps que acho incrivel sequer a google deixar lá estarem.

    2. Avatar de Marco
      Marco

      a microsoft está a apostar nas universal applications, o que quer dizer que uma aplicação desenvolvida para o windows 10 correrá na xbox, nos tablets e nos telemóveis, com as devidas adaptações. Mas na sua maioria será o mesmo código, o que leva a quem faz um spotify para windows desktop faz para windows phone sem grande trabalho. Espero para ver que vai apanhar o barco.

  3. Avatar de JJ
    JJ

    Desde que mantenham o nível de qualidade… são bem vindos!

    1. Avatar de Raimas
      Raimas

      Exato! Centrado no utilizador e não nas apps. Espero que se mantenha assim.

  4. Avatar de João
    João

    “O Windows Phone não tem registado um crescimento apenas ao nível das vendas”. Há links que confirmem este crescimento nas vendas ? Posso estar enganado, mas eu pensava que o windows phone estava a decrescer nas vendas e na quota de mercado em relação ao ano passado.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      De certo que no windows central encontras isso, mas sei que sim, tem crescido em nivel de vendas devido aos dispositivos low end serem bastante fiaveis e fluidos. O que nao subiu foram os ganhos, pois como disse foram os dispositivos low end

    2. Avatar de Mikes
      Mikes

      A vendas subiram mas como o mercado dos smarphones subiu bastante, as vendas não foram suficientes para subir quota de mercado).
      O facto de se vender mais não quer dizer que a quota aumente – aliás, se não me engano até a Apple passa pelo mesma situação porque o Android roubou a maior fatia desse aumento de mercado.

  5. Avatar de felyzardo
    felyzardo

    curiosidade, não se fala em novos lumia ?

    1. Avatar de NewJ
      NewJ

      Está difícil, devem estar à espera da saída com W10 oficial.

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      Está clarissimo que para o Windows correr bem precisa de 1GB de RAM. Poderá correr em aparelhos de 512MB, mas será de uma forma limitada.
      Assim sendo, parece-me que a melhor dica neste momento para quem vai comprar smartphones com WP é melhor apostar em aparelhos com 1GB (pelo menos).

      1. Avatar de Mike
        Mike

        De um Mike para outro: não concordo. Tenho o Technical preview no meu 630 Dual SIM e, bugs aparte, porta-se bastante bem para ser uma versão tão inicial.

        1. Avatar de NewJ
          NewJ

          Certo, mas não te enganes a ti próprio, com W10 vai fazer falta 1Gb para teres um telemóvel totalmente funcional, e estas atualizações mostram precisamente esse caminho, até a nova gama baixa, o 435 vem com 1Gb.

        2. Avatar de Mikes
          Mikes

          Sim, acredito que sim.
          No entanto, parece-me que a tendência de actualizarem os aparelhos para 1GB é indício de alguma coisa. Mas é apenas a minha opinião, nada mais.

          1. Avatar de Mike
            Mike

            É indício que ia ser estranho e parecer mal ainda lançarem modelos de 512MB 😛

            De todo o uso que dou ao telefone, a única coisa que noto que beneficiava de mais RAM é o Skype, em 512MB é absolutamente horrendo. No entanto, no Win10 porta-se consideravelmente melhor, sendo a mesma app.

    2. Avatar de zet
      zet

      Deviam era colocar um 1G no630 tb

  6. Avatar de Mikes
    Mikes

    Nota: estava a referir-me ao Windows 10.

  7. Avatar de Maria
    Maria

    Bom dia. comprar um ipad air 2 ou um surface pro 3 substitui-o bem? Ou devo gastar mais um pouco e ir para um macbook air? Só preciso de browser e office..

    1. Avatar de z3ro
      z3ro

      O Surface é o tablet mias produtivo do mercado, e o Office do Ipad é tipo uma versão limitada do mesmo, logo… ainda assim, se não quiseres algo tao caro como o SP3, os tablets Windows baratos até se portam bastante bem!

    2. Avatar de Pedro'O
      Pedro’O

      Compara o Surface Pro 3 ao mackbook, nao ao Ipad… estão em segmentos diferentes no meu ponto de vista.

    3. Avatar de Mikes
      Mikes

      o iPad não está no mesmo patamar que o Surface Pro 3.
      Se usas o Office acho que deves por de parte o iPad.
      Se não queres gastar tanto dinheiro para cheagres ao Surface Pro 3, tens outros híbridos mais baratos que servem para o que queres, p.ex., os Asus Transformer, os Lenovo, etc.
      Pessoalmente entre o Surface Pro 3 e o Macbook Air, eu comrparia sem pensar o Surface por vários motivos: é mais portátil, é mais prático e acho que já vem com o Office (pelo menos com licença de 1 ano para o Office 365) – se tiveres conta MS e se o teu ambiente for mais Windows que OSX, acho que deves apostar em equipamentos com Windows (por uma questão de melhor integração do ecossistema MS em multiplataforma).

      1. Avatar de Maria
        Maria

        falei em ipad por precisar apenas para coisas basicas, mas sim o office é um must para a faculdade. Da para usar o surface na cama sem medo do pó ou aquecer muito como os portateis aquecem? É que o ipad como funciona sem ventoinhas nao corre esses riscos

        1. Avatar de Mikes
          Mikes

          O Surface Pro 3 tinha um problema de sobreaquecer mas acho que já foi corrigido (era um problema de firmware e não de hardware).

    4. Avatar de filipe
      filipe

      Olá Maria, na minha opinião acho que ficarias melhor servida com um surface pro 3, Ipads é mais para lazer.

    5. Avatar de RedM
      RedM

      Se for trabalhar em documentos em cima do colo ou de uma secretária o melhor é o Macbook air. Se for só para consultar documentos acho que iPad é melhor uma vez que Surface é muito mais caro.

      1. Avatar de jafOSteS
        jafOSteS

        Para escrever alguns documentos excel ou word, gosto de usar na cama e detesto ouvir ventoinhas dai ter excluido pcs com windows, embora o surface pareca bom nesse aspecto mas tenho varias revistas tb que no ipad existem e n sei se existem no surface

        1. Avatar de jafOSteS
          jafOSteS

          Sou a maria mas isto mudou me o nome n sei bem porque*

      2. Avatar de jafOSteS
        jafOSteS

        gosto de usar na cama e detesto ouvir ventoinhas dai ter excluido pcs com windows, embora o surface pareca bom nesse aspecto mas tenho varias revistas tb que no ipad existem e n sei se existem no surface

        1. Avatar de Mikes
          Mikes

          Pois, isso das ventoinhas não sei como se comporta o SP3. Eu tenho um Surface RT que não tem ventoinhas, mas o SP3 acho que tem tanto o sistema passivo como activo.

      3. Avatar de Mikes
        Mikes

        O Surface também permite trabalhar no colo e em secretária porque tem teclado e touchpad. 😉

  8. Avatar de Carlos
    Carlos

    Menos era complicado.

  9. Avatar de João Simões

    Confirmo! Eu por exemplo, como não tenho Mac lá em casa mas tenho todo o licenciamento de Visual Studio e afins, o desenvolvimento do meu jogo passou por lançar para Android e agora a migração para Windows Phone/8. Entretanto lá terei de adquirir algum Mac ou arranjar alguma forma manhosa de desenvolver em VM ou assim para lançar no iOS.

    A vantagem de migrar para Windows Phone, principalmente para quem tem experiência em .NET, é que o desenvolvimento é extremamente semelhante a WPF ou Silverlight, apenas com limitações de funcionalidades a usar.

  10. Avatar de Fernando Rodrigues
    Fernando Rodrigues

    Uau! Grande subida! de 28% para 30%!!! O iOS aumentou 3% e Blackberry 2% contudo o Windows Phone é que é a notícia…
    Acho estranho a pplware destacar em demasia o Windows Phone ultimamente… Há algum interesse por trás destas noticias?

    1. Avatar de transcendez
      transcendez

      A meu ver não há nada encoberto. São notícias e é sempre bom “agitar as águas”.

    2. Avatar de R7cardo
      R7cardo

      Uau e saberes analizar graficos, que se reparares o wp não cresceu so este ano, mas sim á varios anos consecutivos e esta tendencia é para se manter com a chegada do W10 ao contrario de outros que uns anos crescem outros descem e isto sim é que é a noticia.

      1. Avatar de Fernando Rodrigues
        Fernando Rodrigues

        Pois… mas és tu quem não sabes interpretar gráficos. Todos as outras também reforçam e/ou mantêm as suas posições no ranking, com a especial atenção no Mobile Browser. Se fizeres uma outra análise, vais ver que este aumento do WP não é directamente proporcional a descida de outras plataformas. Logo, não dou tanto mérito.

        Para além do gráfico há uma informação no artigo que não abona essa subida do WP: são os “pequenos” programadores que têm apostado no WP porque há menos concorrência e que os melhores não consideram o WP interessante para ganhar dinheiro.

        Repare que não sou contra a subida do WP, apenas não gosto é de notícias e comentários distorcidos. Até reforçam o novo máximo de aplicações atingido pela WP Store, mas esquecem-se que recentemente a loja da Google ultrapassou a da Apple atingindo os 1,43 milhões de aplicações e que a loja Apple terminou o ano de 2014 com a maior faturação de sempre.

        A impressão que que fica é que ultimamente a Microsoft anda a ser levada ao colo pela comunidade pplware, a tal ponto que ate já vaticinam o sucesso antecipado do novo WP10.

    3. Avatar de NewJ
      NewJ

      Esta atenção ao Windows Phone significa que o S.O. está a crescer e isso deve refletir-se nos utilizadores que visitam este site e no número de comentários. Também quem o conhece sabe que tem muito potencial para ser o melhor S.O. móvel a curto prazo. E qual é o teu problema?

  11. Avatar de Filipe Cordeiro
    Filipe Cordeiro

    É bom ver que cada vez mais programadores estão a apostar no WP, mas se esse aumento não se reflectir também num melhoraremto da qualidade das aplicações não serve de nada.
    Durante cerca de 1 ano utilizei o Lumia 625 e mudei recentemente para o Asus Zenfone 5 (android), o que motivou-me a voltar ao sistema android foi a falta de qualidade de algumas aplicações. O Internet Explorer crashava com alguma regularidade e a gestão de tabs está longe do Chrome e do Safari. O Meo Music para WP é simplesmente tão mau que custa a compreender como é possível estar na loja de aplicações. Não tem modo offline, não tem opções para avançar ou recuar nas músicas (se a música tiver 2 minutos de intro de pura estática, vais ter que os ouvir), e o maior problema de todos é quando simplesmente a aplicação corta uma música a meio e passa para a seguinte ou mesmo quando decide no final de uma música não passar para a seguinte. Outra aplicação com muitos problemas é a Meo Go, que após alguns segundos fazia freeze à imagem (o som continuava normalmente). Não esquecer também a falta de algumas aplicações oficiais (Youtube e Twitch por exemplo) embora existam boas alternativas.

    O sistema WP é bom, mas a qualidade das suas aplicações precisa de estarem ao nivel do sistema operativo. Em termos de hardware os 512 Mb de Ram deixaram ser suficientes, espero que todos os novos equipamentos venham equipados com pelo menos 1 Gb de Ram. A nivel de processadores têm estado bem servidos, mas precisam de melhorar nos ecrãs.

  12. Avatar de rodrigo
    rodrigo

    oi…
    Faltou o Lumia 920 Cyan :C quero windows 10 ??????

  13. Avatar de sakura
    sakura

    O que importa é o $$$$$$$$$$.

    1 licença, ios, andoid, windows desktop, phone, linux, solaris, xbox, psp, etc……
    .net sim pode usr c# mas tb, java, obective-c, c, c++….. +35lang a que quiser.

    para quê usar old…. tek.

  14. Avatar de Luiz Luz
    Luiz Luz

    Infelizmente a Microsoft não tem como desenvolver uma forma de instalação segura (técnica e jurídica) do Windows para Tablets e celulares que não venham com ele embarcado.
    Já imaginou? Pegar algum Samsung ou Sony e poder instalar Windows 10? Seria Legal. Iria se popularizar pois ambas as empresas tem habito de abandonar seus aparelhos…
    Infelizmente tem o problema dos drivers e ainda teria os usuários “inteligentes” que tentariam fazer isto com bateria acabando ou desconectar cabos no meio de processo…
    Esta turma certamente processaria a Microsoft no fim.

  15. Avatar de Arnaldo Dam
    Arnaldo Dam

    É de lovar o crescimento do wp
    Assim volto a a usar o Lumia deixei de la por falta de alternativas com os App
    Até porque sempre gostei mas Actualmente uso Android