Loja de Apps do Windows e Windows Phone atinge novo máximo

27 Comentários

A eterna luta das lojas de aplicações rege-se pelo número de aplicações que cada uma disponibiliza. Os números tendem a pender para os sistemas operativos que mais quota de mercado têm, mas as restantes continuam a crescer.

A Microsoft não tem andado arredada desta luta, em lugares do fundo da tabela. Mesmo com esta posição, revelou agora que a sua loja de aplicações atingiu o número de 560 mil aplicações.

store_1

A informação sobre o número de aplicações disponíveis nas stores dos sistemas operativos é por norma um indicador importante da adesão que este tem e até terá no futuro.

Várias análises mostram que as lojas mais representativas neste momento estão associadas ao Android e ao iOS, o que não é algo estranho pois estes são os dois sistemas operativos com maior expressão.

Recentemente foi revelado que a loja de aplicações da Google terá passado a da Apple e, neste momento, é a loja com maior número de aplicações

Mas a Microsoft tem investido de forma muito forte na expansão da sua loja de aplicações e, agora, anunciou que a sua loja atingiu as 560 mil aplicações disponíveis.

Quando comparado com os valores de outras lojas, como os 1,43 milhões de aplicações do Google Play ou os 1,21 milhões de aplicações da Apple Store, o universo de aplicações da Microsoft é muito reduzido, mas mostra que tem crescido e muito. Em Março de 2013 apenas contabilizava 50 mil aplicações.

É importante verificar que estes números agora apresentados pela Microsoft contemplam as suas duas plataformas. Estão aqui contidas as aplicações dedicadas ao Windows 8 e seguintes e também do Windows Phone.

store_2

A informação relativa a estes números foi apresentada pela Microsoft no seu site Microsoft by the Numbers, onde a empresa apresenta vários dados referentes às suas aplicações e às suas plataformas.

Não tendo apresentado valores em separado para os dois sistemas operativos, calcula-se que a oferta de aplicações para o Windows Phone seja superior à do Windows 8, com as primeiras a rondar as 360 mil e as segundas os 200 mil.

Uma das queixas mais recorrentes dos utilizadores que transitam para o sistema operativo móvel da Microsoft é precisamente a inexistência de algumas aplicações, ditas essenciais.

O suporte dos programadores tem-se alargado e o Windows Phone é hoje olhado com outros olhos e aparece mais apelativo, em parte por ter já uma base de utilizadores muito maior face ao que tinha em anos anteriores.

Existe ainda um fosso muito grande entre a loja de aplicações da Microsoft e as restantes, mas lentamente a diferença vai-se esbatendo e o Windows tem uma oferta consistente e madura.

via Microsoft by the Numbers

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alex
    Alex

    Se tivessem menos e maior filtragem seria melhor.

    O android está cheio de copias de apps, que requerem permissões sem nexo nenhum para o funcionamento da mesma,sõ com root é que se pode ter aquele menu do 4.3 no 4.4 nao é? (appops ou algo do genero).

    1. Avatar de minie
      minie

      no wp as app também pedem permissões. vai la ver

  2. Avatar de Loureiro
    Loureiro

    O problema não é só a quantidade de apps, mas também a qualidade das mesmas.
    Eu não sou utilizador de Windows Phone (se bem que ultimamente tenho considerado a hipótese devido ao novos lumias terem excelente preço qualidade), mas sempre recebi feedback da falta de apps nos lumia e derivados e da má qualidade e desempenho das apps quando comparado a android ou IOS.
    Mesmo em apps mais conhecidas e utilizadas, como as do facebook. Mesmo assim, espero que a MS recupere um bocado do mercado, sou conhecedor do mundo android, e fã, mas um pouco de competição faz muito bem ao nosso amigo verde (e azul :P).
    Ainda assim, acho que a MS satisfaz razoavelmente bem a demanda do consumidor mais comum, que não é tão exigente e que usa o seu dispositivo para as mais básicas atividades.

    1. Avatar de WPMM
      WPMM

      Quem é que se queixa da falta de apps? São os utilizadores pu os jornalistas e quem não usa?
      O que eu vejo por aí é quem não usa a queixar-se, o que é estranho.

  3. Avatar de rand
    rand

    Em vez de medirem numeros deviam medir a qualidade das aplicações, tanto a play store como a windows store estão cheias de lixo.

    –Não faço qualquer comentário sobre apple store porque não tenho experiência com a mesma

    1. Avatar de nmjhj

      posso confirmar que a da apple tb tem lixo

      1. Avatar de Manell
        Manell

        lixo todas tem mas a da apple e a que tem melhores apps de longe, eu nem gosto do ios mas sou obrigado a ter ipad so mesmo pela qualidade das apps ser brutal. (uso ipad como caderno digital, livros, substitui todo o papel em apenas 400gramas)

        1. Avatar de Pedro Nunes
          Pedro Nunes

          Tenho um surface rt e faz exactamente a mesma coisa que o teu ipad faz… sublinho, tomo notas, saliento… enfim um monte de coisas… E nunca me senti obrigado a despaxar o surface, pelo contrário. Adoro e não podia estar mais contente…

  4. Avatar de Paulof
    Paulof

    Realmente o WP não tem 1.8 milhões de apps como o Android,mas quem é que precisa de tantas?Para mim 180000 são mais do que suficientes,apesar de só usar 18000,mas se ainda excluir as 1800 que basicamente fazem a mesma coisa,ou seja tenho 180 apps se fotografia,se calhar 18 chegam perfeitamente.

  5. Avatar de sakura
    sakura

    http://microsoft-news.com/minecraft-pocket-edition-tops-30-million-paid-downloads/
    It costs about $6.99!
    Vão continuar a igonrar a loja do windows???
    as boas apps são pagas, so que a ms faz app s de top free. o teclado virtual do windows phone é 100X melhor que ios , android ou bb……. xim, etc.

  6. Avatar de Rui C

    Quando o numero de apps é baixo, qualquer aumento é enorme.

  7. Avatar de Manell
    Manell

    o grande problema do WP chama se falta de apps oficiais e a pior music app que ja vi chamada xbox music (coisa mais lenta e sem nexo, a do WP8 era bem melhor). O pior e que n existe melhor, ja no android a melhor e a powerAmp mas ha outras boas tb.

    1. Avatar de WPMM
      WPMM

      MixRadio, uma das melhores apps de música mesmo quando comparando com as apss Android.
      Lá por não conheceres, não digas que não existen.

      1. Avatar de Fil

        sublinho! nokia mixradio foi das melhores apps de música que já tive num smartphone. gratuita e com a possibilidade de ter radios offline sem pagar nada por isso (atualiza uma 100 músicas quinzenalmente por defeito, ou quando o utilizador pretender). Muito boa mesmo.

    2. Avatar de NokTham
      NokTham

      ModernMusic procura e testa

  8. Avatar de Tavares
    Tavares

    E qual o interesse de ter 2 Milhões,1 Milhão ou 500 Mil apps?? A esmagadora maioria têm a mesma função e o que as diferencia é a quantidade de dados que “sacam” ao utilizador para depois venderem a terceiros!! Para mim o que conta e a qualidade e a utilidade e olhando para as que fazem parte natívamente do SO…25/30 apps na loja são mais que suficientes!!

  9. Avatar de Pedro Neves
    Pedro Neves

    Nao e verdade, que nao faltem apps e que tenham as mesmas funcionalidades (comparando com Android).
    Eu comecei a utilizar ha 4 dias (utilizava Android no galaxy S2 cyanogenmod).
    Mas a qualidade e quantidade de apps nao e a mesma coisa.
    Dizer que nao existe falta de apps é nao ser realista de todo, existem paginas de web com listagens de apps que faltam.
    Contudo ganhei estabilidade.

    1. Avatar de Pedro Neves
      Pedro Neves

      – email cliente do windows nao se compara ao K9 do android
      (nao tem pesquisa de folders de IMAP, parte grafica,
      gestao de contas multipas mais dificil)
      – perdi apps de Alarme (iRisco), so fazem para android

    2. Avatar de Pedro Neves
      Pedro Neves

      – perdi o TeamViewerQS, que utilizava para escrever no android atravez do PC
      – perdi algo parecido ao AirDroid
      – perdi Meo Wifi
      – perdi o Meo Drive
      – perdi chrome (o IE do WP e muito mau!)
      – perdi apps de backup import /export de contactos, calendar, sms , para ficheiro

    3. Avatar de Pedro Neves
      Pedro Neves

      – as mobile apps da Syno DS File/ DS Audio/ DS Download, nao funcionam em SSL (https).

      1. Avatar de Pedro Neves
        Pedro Neves

        Tem a ver pelo facto do windows nao aceitar self signed certs .
        Eu devia poder decidir que root certs quero, ou selfsigned certs aceito.

  10. Avatar de Pedro Neves
    Pedro Neves

    – email cliente do windows nao se compara ao K9 do android
    (nao tem pesquisa de folders de IMAP, parte grafica,
    gestao de contas multipas mais dificil)
    – perdi apps de Alarme (iRisco), so fazem para android

  11. Avatar de Pedro Neves
    Pedro Neves

    Alguem me explica porque tenho problemas em fazer posts neste forum ?
    Parece que nao ceita certas palavras.
    Se e o caso podiam dizer quais sao, ou dar uma mensagem de erro quando isso acontece.
    Sou so eu, ou alguem mais tem este problema ?

    1. Avatar de Pedro Neves
      Pedro Neves

      Tenho que andar a dividir o meu texto para verificar o que aceita e nao aceita e fazer posts multiplos.

  12. Avatar de Paulo Oliveira
    Paulo Oliveira

    tenho um amigo que tem um lumia,e sinceramente não me fascina SO esquisito,demasiado colorido… não lhe acho piada,claramente o pior dos SO existente no mercado.

    1. Avatar de Fil

      são gostos… fiquei muito satisfeito com a peformance do lumia 520 face a outros androids de baixa gama. aproveitava muito melhor a RAM e a memória capacitiva, conseguindo desta forma tirar mehor partido da máquina sem ter que formatar de 3 em 3 meses. Em equipamentos de baixa gama aconselho o wp. Em alta gama, os equipamentos aguentam bem o açambarcamento de RAM e memória. 🙂

  13. Avatar de Edmar
    Edmar

    WF sem dúvida, o meu tem 4 meses e nunca travou. O SO é leve e rápido, a tela inicial é ótima. Em relação a loja nunca fiquei na mão, todos apps que preciso eu encontro, Já foram 42. Vai da necessidade e gosto de cada um a escolha de um celular.